Início

Questões de Concursos Polícia Militar DF

Resolva questões de Polícia Militar DF comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q238866 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, FUNIVERSA

Nos dias de hoje, o agronegócio desempenha papel relevante na pauta das exportações brasileiras. Em larga medida, o avanço obtido pelo país na produção de alimentos deve-se ao trabalho de uma instituição científica voltada para o campo e com reconhecimento internacional. Essa instituição é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

382Q238438 | Legislação Estadual, Legislação do Distrito Federal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta no tocante à Lei Orgânica do Distrito Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

383Q464261 | Direito Penal Militar, Crimes Militares, Soldado, Policia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, de acordo com a doutrina e a jurisprudência dominantes no âmbito do direito penal militar.

Os crimes militares, em tempo de paz, somente podem ter como sujeito ativo um militar, não compreendendo, em tais situações, o civil.

  1. ✂️
  2. ✂️

384Q733900 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Policial Militar, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Quanto ao direito processual penal, julgue os itens de 86 a 100. A lei processual penal considera em flagrante delito aquele que é perseguido pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, logo após cometer infração penal, e ainda quem é encontrado com instrumentos, armas e objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. Nessas situações, a autoridade policial tem o dever legal de prender o agente do fato delituoso.
  1. ✂️
  2. ✂️

386Q239145 | Direito Processual Penal, Das Provas, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, FUNIVERSA

Quando a infração penal deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

387Q737635 | Direito Processual Penal, Processo em Geral, Policial Militar PM Sargento, Policia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Astrogildo, deputado distrital, durante uma discussão, efetuou seis disparos de arma de fogo em Manoel, em frente a um bar localizado em um município do estado de Goiás. Carlos, policial-militar, ao chegar ao local para atender à ocorrência, observou Manoel caído em decúbito dorsal com sangue jorrando da artéria femoral e viu que três disparos o atingiram no coração. Como só restava a Manoel pouquíssimo tempo de vida, Carlos resolveu sair em perseguição a Astrogildo após este ter largado a arma do crime próximo a Adilson, seu assessor parlamentar. Sem lograr êxito, Carlos retornou ao local do crime, onde verificou que a arma havia sumido, identificou o morto, retirando seus documentos, que estavam no bolso da sua calça, arrolou como testemunhas André, de 30 anos de idade, e Marcos, de 16 anos de idade, que presenciaram o fato, e adotou todos os demais procedimentos que lhe competiam.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Carlos deveria ter evitado revistar Manoel, exceto se isso tivesse sido feito a pedido do delegado de polícia da área.

  1. ✂️
  2. ✂️

388Q239241 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, FUNIVERSA

A prática da tortura é crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia, bem como por sua prática responde, também, aquele que podendo evitar se omite (conduta omissiva). Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

389Q735385 | Direito Processual Penal, Competência, Policial Militar, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Quanto ao direito processual penal, julgue os itens de 86 a 100. O foro por prerrogativa de função assegura a determinados agentes públicos e aos detentores de mandatos eletivos o direito de serem julgados por tribunais específicos. No caso de um prefeito municipal e dois deputados federais, em concurso de agentes, praticarem crimes contra a administração pública, o juízo competente será o Superior Tribunal de Justiça.
  1. ✂️
  2. ✂️

390Q460464 | Direito Penal, Princípios do Direito Penal, Policial Militar, Polícia Militar DF, IADES

O princípio da fragmentariedade, que apresenta fundamental importância para a consecução do Direito Penal, é corolário dos princípios da intervenção mínima e da reserva legal. Nesse sentido, segundo esse princípio, o direito penal deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

391Q390615 | Direito Penal, Criminologia, Soldado Policial Militar, Policia Militar DF, IADES, 2018

Assinale a alternativa que apresenta funções da criminologia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

392Q815002 | Legislação Federal, Lei n 10826 2003 Estatuto do Desarmamento, Policial Militar Especialista, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do Estatuto do Desarmamento, julgue os itens que se seguem à luz da Lei n.º 10.826/2003. Se uma pessoa for presa em flagrante delito por disparar arma de fogo em lugar habitado, esse crime será inafiançável.
  1. ✂️
  2. ✂️

393Q464294 | Direito Penal Militar, Jurisdição e Competência, Policial Militar Especialista, Policia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue os itens de 126 a 130. Considere que determinado PM, em momento de lazer, sem estar de serviço, tenha se desentendido com militar estadual da reserva remunerada e, após discutirem, tenha nele causado graves lesões corporais. Nesse caso, o agressor será processado e julgado pela justiça comum.
  1. ✂️
  2. ✂️

394Q367575 | Enfermagem, Policial Militar Especialista, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Exames de escarro e urina são frequentemente solicitados para a avaliação de indivíduos, cabendo à equipe de enfermagem a coleta e o encaminhamento das amostras. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Para a coleta de urina de 24 horas, deve-se orientar o paciente a guardar toda a urina eliminada nesse período, armazenando-a em recipientes limpos e secos, os quais devem ser mantidos refrigerados. A primeira urina do início da coleta deve ser totalmente desprezada.
  1. ✂️
  2. ✂️

395Q52572 | Direito Administrativo, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, IADES, 2018

A nomeação para cargo público depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos. Assim, segundo a Lei n° 8.112/1990, é requisito básico para a investidura em cargo público o (a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

397Q359237 | Enfermagem, Policial Militar Especialista, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Uma mulher com 58 anos de idade está internada em um hospital para se recuperar de um acidente vascular cerebral. A paciente, que depende de ajuda para os cuidados com a higiene, não é capaz de deambular, está com sondas vesical e nasogástrica e tem recebido o banho no leito.

Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.

Os cuidados com a sonda vesical dessa paciente incluem a limpeza perineal com água e sabão pelo menos duas vezes ao dia ou após evacuação, a fixação da sonda na parte interna da coxa e o esvaziamento frequente da bolsa de drenagem a fim de não permitir acúmulo de urina.
  1. ✂️
  2. ✂️

398Q401042 | Direito Administrativo, Bens Públicos, Oficial Capelão Católico, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Flávio foi nomeado administrador regional em janeiro de 2007 por ato do governador. Ao tomar posse, Flávio decidiu não fazer declaração pública de seus bens sob a alegação de proteção e segurança de sua família, já que possui três filhos menores. A assessoria jurídica do governador instruiu Flávio de que, na qualidade de administrador regional, ele não estaria obrigado a declarar publicamente seus bens. Nessa situação, a assessoria jurídica acertou quanto à instrução dada a Flávio, pois a obrigatoriedade de declaração pública de bens é imposta apenas ao governador, ao vice-governador e aos secretários de governo.
  1. ✂️
  2. ✂️

399Q464329 | Direito Penal Militar, Crimes militares, Policial Militar PM Sargento, Policia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao direito penal militar, julgue seguintes itens.

Um sargento da PMDF condenado a quinze anos de reclusão, pela prática de crime militar de homicídio doloso, deve cumprir sua pena em uma penitenciária militar. Não havendo penitenciária militar disponível, o referido sargento deverá cumprir sua pena em recinto fechado de estabelecimento militar, pois é vedado que ele a cumpra em estabelecimento prisional civil.

  1. ✂️
  2. ✂️

400Q807734 | Legislação Federal, Policial Militar PM Cabo, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüente, relativos a algumas classificações presentes no CTB.

Se Marcos está habilitado para conduzir veículo motorizado com 2.500 kg brutos totais e com capacidade para transportar sete passageiros, então ele está habilitado na categoria C.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.