Início

Questões de Concursos Polícia Militar MG

Resolva questões de Polícia Militar MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q700265 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Em relação ao hipotireoidismo autoimune, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

762Q815664 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Oficial, Polícia Militar MG, FCC

No que concerne à Lei n. 11.340/06, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

763Q685866 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Paciente procura ambulatório de clínica geral com quadro de edema. Laboratorialmente apresenta ureia sérica variando de 55 a 70 mg/dL, creatinina sérica variando de 1,9 a 2,4 mg/dL e o exame de urina mostrando a presença de cilindrúria hemática e proteínas ++. A dosagem de complemento total e frações (CH50, C3 e C4) é normal. O quadro clínico mais compatível com os achados acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

764Q703510 | Medicina, Tenente Clínica Médica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Quanto à avaliação dos pacientes com as características clínicas de cólica biliar comparada à colecistite aguda, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

765Q685499 | Medicina, Tenente Cirurgia Geral, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

As lesões que ocorrem na vigência de uma colecistectomia contribuem com mais de 80% de todas as lesões iatrogênicas do ducto biliar. Durante a laparoscopia ou colecistectomia convencional, a lesão do colédoco é uma complicação incomum, mas devastadora. Com base nisso, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

766Q692296 | Medicina, Tenente Cirurgia Geral, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Você está de plantão no PA-HPM e atende paciente de 62 anos, hipertensa e obesa, queixando dor em fossa ilíaca esquerda irradiada para a região inguinal ipsilateral, associada à febre e inapetência, há cerca de dois dias. Refere constipação intestinal crônica, mas é a primeira vez que apresenta esse quadro. Ao exame, a paciente encontra-se corada, hidratada, afebril, frequência cardíaca de 102 bpm, com dor à palpação abdominal em fossa ilíaca esquerda, apresentando defesa voluntária e massa palpável nesta topografia. Foi solicitada Tomografia
Computadorizada de abdome, que evidenciou borramento da gordura pericólica à esquerda, sem ar ou líquido livre na cavidade. Com relação ao diagnóstico do quadro acima descrito, marque a alternativa
CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

767Q690829 | Medicina, Tenente Cirurgia Pediátrica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Na hidronefrose unilateral, com rim contralateral normal, a conduta CORRETA após o nascimento será a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

768Q686671 | Medicina, Tenente Psiquiatria, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Transtornos psiquiátricos são frequentes no período perinatal. Sobre o uso de psicofármacos na gravidez e lactação, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

769Q687802 | Medicina, Tenente Anatomia Patológica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Sobre as neoplasias pancreáticas é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

770Q694359 | Medicina, Tenente Anatomia Patológica, Polícia Militar MG, PM MG, 2019

Segundo o Manual de Padronização de Laudos da SBP, em relação ao carcinoma ductal “in situ” (CDIS) da mama é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

771Q888596 | Odontologia, Flúor, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

O uso do flúor é essencial na prevenção da cárie da população em geral, e, por isso, a fluoretação da água é reconhecida como o fator primordial de declínio da prevalência da cárie dentária na população brasileira. Sendo legalmente disciplinada, torna-se obrigatória a fluoretação da água de abastecimento público (FROIS, 2013).

Com base no enunciado, analise as assertivas abaixo:

I - A fluorose apresenta-se em distribuição simétrica entre os dentes homólogos, sendo os dentes mais afetados os molares, incisivos inferiores e caninos.

II - O uso da água fluoretada deve-se dar em quantidade adequada e de forma contínua para que a prevenção seja efetiva, pois, a interrupção definitiva da fluoretação, bem como o nível baixo de flúor torna a medida ineficaz, bem como o nível elevado pode causar a fluorose dentária.

III - O flúor em quantidade elevada, ou seja, acima de 0,8 mg/l de água, consumido em um determinado período pode causar fluorose desde a mais moderada à mais severa.

IV - A fluorose ocasiona a formação do esmalte com um menor conteúdo mineral e maior porosidade, sendo caracterizada por áreas brancas sem brilho e opacas no esmalte, podendo sofrer manchamentos da cor amarelado a marrom e, quando em situação severa, podem ocorrer cavidades marcadas pela fragilidade dos dentes.

Estão CORRETAS as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

772Q888608 | Odontologia, Cistos e Tumores, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2002), assinale a alternativa que contém apenas fatores de risco para o câncer bucal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

773Q888599 | Odontologia, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

O biofilme dental é um depósito microbiano de ocorrência natural, sendo considerado um dos fatores causadores das doenças cárie e periodontal. A equipe de saúde deve sempre estimular o paciente para que ele remova de forma eficaz o biofilme dental, evitando, desta forma, o desenvolvimento dessas doenças. Marque a alternativa INCORRETA com relação aos meios e dispositivos de controle do biofilme dental:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

774Q888602 | Odontologia, Lei nº 11889 de 2008, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

De acordo com a Lei n º 11.889, de 24 de dezembro de 2008, que regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

775Q888600 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

Os instrumentais odontológicos apresentam várias formas e tamanhos de acordo com a sua função e aplicabilidade. Segundo Palmier et al. (2021), assinale a alternativa CORRETA sobre os instrumentais odontológicos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

776Q888598 | Odontologia, Farmacologia na Odontologia, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

Considerando o atendimento odontológico aos pacientes com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), segundo Pinto (2019), assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

777Q888597 | Odontologia, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

O cirurgião-dentista e sua equipe têm papel fundamental nas ações e procedimentos de prevenção, controle e tratamento da doença periodontal. Marque “V” para a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s) e, ao final, responda ao que se pede:

( ) A gengivite limita-se aos tecidos moles e cemento enquanto que a periodontite envolve apenas o ligamento periodontal e osso alveolar.

( ) O TSB (técnico em saúde bucal) executa os procedimentos básicos periodontais e de controle e manutenção com protocolos que incluem: exames de mensuração, procedimentos de raspagem subgengival, polimento, tratamentos com flúor e aplicação de medicamentos para diminuir a sensibilidade radicular.

( ) Quando a doença está em níveis muito avançados, dentes hígidos podem ser perdidos por falta de suporte.

( ) A sondagem periodontal é realizada com o objetivo de mensurar a profundidade do sulco gengival e detectar a presença de sangramento gengival.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

778Q888614 | Odontologia, Código de Ética Odontológica, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

O Código de Ética dos Profissionais de Odontologia, aprovado pela Resolução 118/2012, do Conselho Federal de Odontologia, preceitua como dever fundamental, elaborar e manter atualizados os prontuários de pacientes, conservando-os em arquivo próprio. Segundo Palmier et al. (2021), com relação aos prontuários odontológicos, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

779Q888603 | Odontologia, Patologia oral e Maxilofacial, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

O conhecimento sobre a transmissão de doenças nos consultórios odontológicos contribui para que os cirurgiões-dentistas e sua equipe realizem os procedimentos odontológicos de maneira mais segura, incorporando à sua rotina de trabalho as particularidades em relação às condutas clínicas perante os portadores das hepatites virais.

Com relação às hepatites virais, analise as assertivas abaixo:

I - A hepatite B não é transmitida por abraço, beijo, aperto de mãos, tosse ou espirro, nem pelo compartilhamento de talheres.

II - O ideal é que indivíduos vacinados realizem o teste anti-HBs 60 dias após o esquema completo de vacinação.

III - Medidas de proteção contra a hepatite C são similares à prevenção contra a hepatite B, como a biossegurança adequada nos procedimentos odontológicos.

IV - Ainda não existe vacina contra o vírus da hepatite C, em virtude, principalmente, da ocorrência de mutações frequentes do vírus.

Estão CORRETAS as assertivas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

780Q888605 | Odontologia, Técnico em Saúde Bucal, Polícia Militar MG, PMMG, 2024

Com relação às condutas recomendadas após a exposição a material biológico por profissionais de saúde, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.