Início

Questões de Concursos Polícia Militar RJ

Resolva questões de Polícia Militar RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q238475 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Considere as afirmativas abaixo: 


I - O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europeia do século XIX, em franca expansão. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre os indivíduos, ao bem estar do todo social.
II - Segundo Durkheim, o fato social é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
III - A educação na visão de Max Weber objetiva transmitir a existência coletiva, o que nada mais é do que o modo especificamente humano de conservação da espécie. 

 Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q216837 | Medicina, Oficial de Saúde Cirurgia Vascular, Polícia Militar RJ, CRSP

A fístula arteriovenosa adquirida da artéria renal pode ocorrer associada ao carcinoma renal. Qual o melhor meio diagnóstico a ser empregado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q238347 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Os irmãos Alan, Bruno, Caio e Danilo, estavam sentados à mesa para tomar o café da manhã, e eis que um deles derrubou leite na toalha. A mãe deles procurou saber quem derramou o leite na toalha, ao que Alan logo se prontificou a responder que não o fez. Bruno disse que foi Caio e Danilo disse que foi Bruno. Caio, por sua vez, disse que Danilo está mentindo. Sabendo que apenas um dos irmãos não diz a verdade, é correto afirmar que quem derrubou o leite na toalha da mesa foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q240647 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.

                             ANO NOVO, VIDA NOVA
                                                                                                               Moacyr Scliar

1º Vida é dor, e acordo com dor de dentes. O dia é  belíssimo, um sol de verão invade o barraco; quanto a  mim, choro de dor. Choro também por outras razões,  mas principalmente de dor. 

2º Vida é combate. De nada me adianta ficar  deitado. Levanto-me e começo a fazer ginástica. Ao  fletir o tronco, dou com o bilhete da Francisca, em cima  da cadeira.

3º Escrever é uma conquista recente de Francisca,  que frequenta, com muito sacrifício, um curso noturno  de alfabetização. A caligrafia melhora dia a dia,  constato, desdobrando a mensagem que, infelizmente,  não me dá outros motivos de satisfação: Francisca  acaba de me deixar, optando por um estivador – o que  afinal de contas está bem de acordo com a falta de  sensibilidade dela, mas me cria problemas: quem vai  cozinhar? Quem vai arrumar o barraco? Quem vai me  arranjar dinheiro para o cinema? Ai, vida é  preocupação. 

4º Mas a vida também é alegria. O Sol brilha, a  ginástica me faz bem, e, se Francisca me deixou, mulheres não me faltarão. Aliás, não guardo nenhum  rancor a Francisca. Ela nunca esteve à minha altura.  Porque, se hoje moro em barraco, é por opção: fui  criado por um tio rico, e nada me faltou a não ser o  tédio. Por causa deste me tornei hippie. Depois resolvi  profissionalizar-me e me tornei pobre de verdade. Foi  assim que vim morar neste barraco, a princípio sozinho;  mais tarde trouxe a Francisca, então uma simples  empregada doméstica, uma analfabeta. Agora ela me  deixou. Mas não tem nada, vamos em frente, amanhã  será outro dia. 

5º A dor de dentes, momentaneamente aliviada,  retorna feroz. Preciso ir ______ dentista, concluo. Cachaça com fumo não vai me adiantar, principalmente se a gente não tem – como é o meu caso – nem cachaça  nem fumo. Nestas horas me arrependo um pouco de ter deixado o lar do meu tio. Pelo menos, não deveria ter  jogado fora o cartão de crédito que ele me deu.

6º Decido ir ao dentista da associação beneficente  da vila, que trata os pobres de graça. O dentista é uma  bela pessoa, gordinho e simpático; examina-me  rapidamente e decide que o caso é de extração. Posso  escolher, informa-me; extração com anestesia (o que  me custará uma módica quantia), ou sem. Escolho sem,  e berro quando o dente é arrancado. O dentista pensa  que eu grito de dor, mas se engana; berro de satisfação  pelo dinheiro poupado. Gastar só para me tornar  insensível? Absurdo. Vida é sofrimento; sofrer é tragar  a vida a grandes goles, conforme explico ao dentista ao  me despedir, com a boca cheia de sangue. 

7º Cuspindo glóbulos pelos caminhos empoeirados  da vila, desço _____ cidade, com o propósito de
arranjar um café, senão o da manhã, pelo menos o da  tarde: são quase três horas. 

8º O movimento nas ruas do centro me surpreende. Uma quantidade enorme de pessoas, nas ruas, nas lojas. E aí me dou conta: é 31 de dezembro. O último dia do ano! 

9º Vida é emoção. Lembro-me de como eu e o tio  comemorávamos a passagem do ano: muito doce, muita  champanha. Meu tio, esqueci-me ______ dizer, era  importador de vinhos finos, de modo que o champanha  era sempre do melhor, embora eu custasse um pouco a  me embebedar com ele. A noite de 31 de dezembro era  de sonhos e esperanças. Lembrando-me disso sento na  sarjeta e choro, choro...

Em todas as alternativas o “que” exerce a mesma função, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q216841 | Medicina, Oficial de Saúde Cirurgia Vascular, Polícia Militar RJ, CRSP

Na medição rotineira de pressão arterial nos membros superiores, foi encontrada em um paciente uma diferença de 20 mmHg entre um membro superior e outro, sem sintomas.
Pode-se afirmar que há uma estenose arterial

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q238447 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre os padrões climáticos da superfície terrestre é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q239835 | Espanhol, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.
TEXTO I La enseñanza del español en el sistema educativo  brasileño: situación y posibles actuaciones (ARI) Tema: La Ley 11.161 de 2005 abrió nuevas  perspectivas para la enseñanza del español en Brasil. Se analizan aquí su actual situación en el sistema  educativo brasileño no universitario y las posibles líneas de actuación.  Resumen: La Ley brasileña 11.161 de 2005 supone  que el español es de oferta obligatoria por el centro y de  matrícula optativa por el alumno en la Enseñanza  Media, estableciendo un plazo de cinco años para su  implantación. Esta medida ha generado diversas  hipótesis sobre el presente y el futuro del español en  Brasil. El presente ARI pretende mostrar cual es la  situación actual, los problemas a afrontar para la plena  implementación de la Ley y las posibles actuaciones a  realizar por España. Análisis: La aprobación en 2005 de la Ley 11.161,  conocida como “Ley del español”, culminó un largo  proceso histórico seguido por la enseñanza del español  en Brasil. Al tiempo, supone el punto de partida de  diversas iniciativas educativas, culturales, políticas y económicas. Un análisis de la enseñanza del español en el sistema  educativo brasileño no universitario debe contemplar  como elementos básicos las características del propio  sistema educativo brasileño y la evolución de la  enseñanza del español dentro de él, un breve análisis de  la “Ley del español” y las dificultades para su  implementación, y los datos generales de la situación  actual. Por último, se plantean algunas líneas de  actuación posibles para la acción institucional española. Antes de entrar en ellos, conviene señalar el auge que la  enseñanza del español tiene hoy en Brasil, habiéndose  incrementado su demanda, en los últimos 15 años, a  niveles nunca vistos, tanto en el ámbito estrictamente  educativo, como en el empresarial. Las causas son varias: el hecho de que Brasil tiene  frontera con siete países hispanohablantes; sus relaciones comerciales con países hispanohablantes (el  20% de sus importaciones y el 25% de sus exportaciones); el número de hispanohablantes no  brasileños en Brasil, que estimamos ligeramente superior a un millón (0,6% de la población total); el  número de brasileños que habla español, que sin duda  es aún mayor pero es difícil de estimar; y el factor que  más ha contribuido a la expansión del español en Brasil, el MERCOSUR. Si bien su presente y futuro es controvertido, es  indudable que su mera existencia resulta esencial para el español en Brasil, considerando que la lengua  española ha de ocupar un importante papel en este proceso de integración regional. Asimismo, en el ámbito educativo, ha generado interesantes iniciativas en el denominado MERCOSUR-educativo. El español en el sistema educativo brasileño  Vistas las causas, debemos analizar, con objeto de situar al español en el mismo, el sistema educativo  brasileño. Lo primero que destaca es su dimensión: casi  60 millones de alumnos (un 60% en la Enseñanza  Fundamental) en una superficie que dobla la UE. A ello  hay que sumar la atribución competencial a municipios,  estados y gobierno federal, o las importantísimas  diferencias territoriales. Su sistema educativo refleja la  complejidad y diversidad de Brasil. Conclusiones: La actual situación del español en Brasil  es indisoluble de una trayectoria histórica más corta y  de menor importancia de lo que suele pensarse. La  confluencia de factores económicos, sociales y  culturales, entre los que destaca el proceso de  integración regional, ha posibilitado alcanzar los  niveles actuales. Hoy, después de la promulgación de las reformas  legislativas analizadas, el español se imparte y se estudia en todo el país, tanto en niveles universitarios como no universitarios y, asimismo, tiene gran importancia en el ámbito de la enseñanza no reglada:  academias o cursos de variada naturaleza. Todos los  estados han realizado, con desigual fortuna, actuaciones  específicas para su enseñanza. Sin embargo, el futuro del español en Brasil presenta  sombras, con carencias de formación y recursos educativos. En el mejor de los supuestos, la enseñanza  del español seguirá estando lejos de la posición del  inglés, en una situación de lengua de menor prestigio y desfavorecida con respecto a ésta en cuanto a la oferta y  a los medios asignados para su enseñanza. En estas circunstancias, la acción institucional  española, en la actualidad ya importante con la  presencia de distintas Agencias y Ministerios, tiene aún  mucho que aportar a la presencia del español en Brasil. Este análisis ha intentado sugerir algunas posibles  líneas de actuación que, sin duda, serían imposibles de  aplicar sin los recursos necesarios, que han de proceder  tanto de las autoridades educativas brasileñas como de  las agencias españolas y, por qué no, del sector privado  representado por las empresas españolas presentes en  Brasil.                                                                                                               Álvaro Martínez-Cachero Laseca                                    Administrador civil del Estado y director del Instituto Cervantes de Porto Alegre                                                             http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/rielcano/contenido?                                 WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_es/zonas_es/lengua+y+cultura/ari14                                                                                                                                                          0-2009

“Si bien su presente y futuro es controvertido…” Sustituyendo “si bien” por una de las opciones abajo el sentido no cambia si se opta por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q216838 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

É um cuidado preventivo com o ombro hemiplégico na fase de internação hospitalar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q216883 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Coloque V ao lado das sentenças verdadeiras e F nas falsas e, em seguida, assinale a sequência correta.

( ) A maioria dos AVCs ocorre em pacientes que têm aterosclerose cerebral.

( ) A hipertensão arterial crônica não exerce influência sobre o processo aterosclerótico.

( ) Cardiopatias e AVC estão altamente correlacionados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q240536 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre o conceito de cidadania é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q52543 | Direito Administrativo, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, IBADE, 2017

A respeito das estatais - empresas públicas e sociedades de economia mista, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q239555 | Direito Constitucional, Direitos Individuais e Garantias, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Diz o inciso II do artigo 5º da CF: “II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q216982 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

São testes específicos para a avaliação do tônus muscular:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q216856 | Medicina, Oficial de Saúde Cardiologia, Polícia Militar RJ, CRSP

Qual o organismo microbiológico mais frequentemente responsável agente etiológico da endocardite infecciosa em valva protética implantada há mais de 12 meses?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q216842 | Medicina, Oficial de Saúde Cardiologia, Polícia Militar RJ, CRSP

O sopro diastólico da insuficiência aórtica aguda grave tem as seguintes características:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q238786 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

No início de 1945, antes do término oficial da Segunda Guerra Mundial, os vencedores – Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido – realizaram duas conferências: a Conferência de Yalta e de Postdam. Sobre os objetivos da Conferência de Yalta é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q240769 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Marina pensou em uma equação formada pela soma da quarta potência de X com o cubo de X mais o dobro do quadrado de X, cujo resultado é 8 menos o quádruplo de X. O conjunto S formado pelas raízes complexas da equação pensada por Marina é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q240374 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

O termo “darwinismo social” está relacionado ao pensamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q433704 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Soldado, Polícia Militar RJ, PM RJ

A casa é asilo inviolável do indivíduo. De acordo com a Constituição Brasileira em vigor, uma pessoa só pode penetrar na casa de outra em algumas situações.

Assinale uma dessas situações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.