Início

Questões de Concursos Polícia Militar RJ

Resolva questões de Polícia Militar RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q6092 | Direitos Humanos, Noções de Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

A Constituição Federal, em vigor, determina direitos para as pessoas que são presas. Os itens abaixo propõem-se a descrever alguns desses direitos.

Leia-os e marque a opção correta.

I. O direito de permanecer calado.
II. O direito à identificação dos responsáveis por sua prisão.
III. O direito à assistência de advogado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q6108 | Legislação de Trânsito CTB, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

O Código de Trânsito Brasileiro determina os casos em que o infrator será submetido a curso de reciclagem.

Leia alguns destes possíveis casos e, em seguida, marque a opção correta.

I. Quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial.
II. Quando condenado judicialmente por delito de trânsito.
III. A qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q17618 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Marina pensou em uma equação formada pela soma da quarta potência de X com o cubo de X mais o dobro do quadrado de X, cujo resultado é 8 menos o quádruplo de X. O conjunto S formado pelas raízes complexas da equação pensada por Marina é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q17657 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Sobre o conceito de cidadania é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q17625 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

As nuvens originam-se de pequenas gotas de água ou gelo que flutuam em suspensão nas camadas mais elevadas da troposfera. Formam-se pela condensação do vapor. Sobre os tipos básicos de nuvens é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q6089 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

Art. 91 - Têm voto nestas eleições primárias:
1°. - os cidadãos brasileiros que estão no gozo de seus direitos políticos. [...]

Art. 92 - São excluídos de votar nas assembleias paroquiais: [...]
5°. - os que não tiverem de renda líquida anual cem mil réis por bens de raiz, indústria, comércio ou empregos.
[...]

Art. 94 - Podem ser eleitores e votar nas eleições dos Deputados, Senadores e membros dos Conselhos de Província os que
podem votar na Assembleia Paroquial.

Excetuam-se:

1°. - os que não tiverem de renda líquida anual duzentos mil réis por bens de raiz, indústria, comércio ou emprego. [...].
Art. 95 - Todos os que podem ser eleitores são hábeis para serem nomeados Deputados.

Excetuam-se :

1°. - os que não tiverem quatrocentos mil réis de renda líquida, na forma dos artigos 92 e 94. [...]
3°. - os que não professarem a religião do Estado.

Constituição Política do Império do Brasil, de 25 de março de 1824.

De acordo com o texto e seus conhecimentos, é correto afirmar que a Constituição de 1824 estabelecia o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q485199 | Geografia, População Brasileira, Soldado, Polícia Militar RJ, PM RJ

O Estado do Rio de Janeiro se caracteriza por apresentar macrocefalia urbana, ou seja, a cidade do Rio de Janeiro é muito maior do que as outras, abrigando quase metade da população do Estado. Além disso, cidades importantes e populosas como Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo localizam-se no seu entorno, estabelecendo uma grande Região Metropolitana.

Sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, podemos afirmar que ela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q17642 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

No aplicativo Microsoft Powerpoint 2007, pode- se formatar o plano de fundo através das opções “Formatar Plano de Fundo...”. Todas as alternativas remetem a opções de preenchimento passíveis de seleção, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q239157 | Informática, Editor de Apresentações PowerPoint e Impress, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

No aplicativo Microsoft Powerpoint 2007, pode- se formatar o plano de fundo através das opções “Formatar Plano de Fundo...”. Todas as alternativas remetem a opções de preenchimento passíveis de seleção, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q6091 | Direitos Humanos, Noções de Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

A casa é asilo inviolável do indivíduo. De acordo com a Constituição Brasileira em vigor, uma pessoa só pode penetrar na casa de outra em algumas situações.

Assinale uma dessas situações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q17665 | Espanhol, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Texto associado.
TEXTO I
La enseñanza del español en el sistema educativo brasileño: situación y posibles actuaciones (ARI)


Tema: La Ley 11.161 de 2005 abrió nuevas perspectivas para la enseñanza del español en Brasil. Se analizan aquí su actual situación en el sistema educativo brasileño no universitario y las posibles líneas de actuación.

Resumen: La Ley brasileña 11.161 de 2005 supone que el español es de oferta obligatoria por el centro y de matrícula optativa por el alumno en la Enseñanza Media, estableciendo un plazo de cinco años para su implantación. Esta medida ha generado diversas hipótesis sobre el presente y el futuro del español en Brasil. El presente ARI pretende mostrar cual es la situación actual, los problemas a afrontar para la plena implementación de la Ley y las posibles actuaciones a realizar por España.

Análisis: La aprobación en 2005 de la Ley 11.161, conocida como “Ley del español”, culminó un largo proceso histórico seguido por la enseñanza del español en Brasil. Al tiempo, supone el punto de partida de diversas iniciativas educativas, culturales, políticas y económicas. Un análisis de la enseñanza del español en el sistema educativo brasileño no universitario debe contemplar como elementos básicos las características del propio sistema educativo brasileño y la evolución de la enseñanza del español dentro de él, un breve análisis de la “Ley del español” y las dificultades para su implementación, y los datos generales de la situación actual. Por último, se plantean algunas líneas de actuación posibles para la acción institucional española. Antes de entrar en ellos, conviene señalar el auge que la enseñanza del español tiene hoy en Brasil, habiéndose incrementado su demanda, en los últimos 15 años, a niveles nunca vistos, tanto en el ámbito estrictamente educativo, como en el empresarial. Las causas son varias: el hecho de que Brasil tiene frontera con siete países hispanohablantes; sus relaciones comerciales con países hispanohablantes (el 20% de sus importaciones y el 25% de sus exportaciones); el número de hispanohablantes no brasileños en Brasil, que estimamos ligeramente superior a un millón (0,6% de la población total); el número de brasileños que habla español, que sin duda es aún mayor pero es difícil de estimar; y el factor que más ha contribuido a la expansión del español en Brasil, el MERCOSUR. Si bien su presente y futuro es controvertido, es indudable que su mera existencia resulta esencial para el español en Brasil, considerando que la lengua española ha de ocupar un importante papel en este proceso de integración regional. Asimismo, en el ámbito educativo, ha generado interesantes iniciativas en el denominado MERCOSUR-educativo. El español en el sistema educativo brasileño Vistas las causas, debemos analizar, con objeto de situar al español en el mismo, el sistema educativo brasileño. Lo primero que destaca es su dimensión: casi 60 millones de alumnos (un 60% en la Enseñanza Fundamental) en una superficie que dobla la UE. A ello hay que sumar la atribución competencial a municipios, estados y gobierno federal, o las importantísimas diferencias territoriales. Su sistema educativo refleja la complejidad y diversidad de Brasil.

Conclusiones: La actual situación del español en Brasil es indisoluble de una trayectoria histórica más corta y de menor importancia de lo que suele pensarse. La confluencia de factores económicos, sociales y culturales, entre los que destaca el proceso de integración regional, ha posibilitado alcanzar los niveles actuales. Hoy, después de la promulgación de las reformas legislativas analizadas, el español se imparte y se estudia en todo el país, tanto en niveles universitarios como no universitarios y, asimismo, tiene gran importancia en el ámbito de la enseñanza no reglada: academias o cursos de variada naturaleza. Todos los estados han realizado, con desigual fortuna, actuaciones específicas para su enseñanza. Sin embargo, el futuro del español en Brasil presenta sombras, con carencias de formación y recursos educativos. En el mejor de los supuestos, la enseñanza del español seguirá estando lejos de la posición del inglés, en una situación de lengua de menor prestigio y desfavorecida con respecto a ésta en cuanto a la oferta y a los medios asignados para su enseñanza. En estas circunstancias, la acción institucional española, en la actualidad ya importante con la presencia de distintas Agencias y Ministerios, tiene aún mucho que aportar a la presencia del español en Brasil. Este análisis ha intentado sugerir algunas posibles líneas de actuación que, sin duda, serían imposibles de aplicar sin los recursos necesarios, que han de proceder tanto de las autoridades educativas brasileñas como de las agencias españolas y, por qué no, del sector privado representado por las empresas españolas presentes en Brasil.

Álvaro Martínez-Cachero Laseca Administrador civil del Estado y director del Instituto Cervantes de Porto Alegre
http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/rielcano/contenido? WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_es/zonas_es/lengua+y+cultura/ari14 0-2009
Son razones para el incremento de la búsqueda del estudio del español en Brasil, MENOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q17647 | Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Sobre polícia e os direitos humanos, marque a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q17656 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Sobre o conceito de marginalidade na visão sociológica é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q6097 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

No Brasil, o reconhecimento dos direitos humanos ainda é muito restrito.

Marque a única situação em que podemos considerar que existe o reconhecimento de direitos humanos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q17637 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Na maioria dos processadores de texto (exemplo: Microsoft Word) é possível alterar o alinhamento horizontal de um texto através de configurações disponíveis no software. No exemplo abaixo exposto, o seguinte tipo de alinhamento foi aplicado:

“O Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, recebe, desde esse sábado (12), o qualifying do São Paulo Challenger de Tênis. A competição é realizada com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e contará com a presença de tenistas de vários países da América do Sul e da Europa. O classificatório será disputado durante todo o fim de semana e vale quatro vagas na chave principal.”

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q17626 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Sobre a formação da vegetação da floresta amazônica é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q6087 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

O Regimento de Tomé de Sousa é considerado por alguns uma espécie de “primeira constituição brasileira”, sendo enviado ao governador pelo próprio rei D. João III de Portugal.

No ano de 1548, o governo português estabeleceu, no Brasil, o Sistema de Governo Geral, que tinha como um dos principais objetivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q6094 | Direitos Humanos, Noções de Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

A Constituição Federal, em vigor, determina que quaisquer pessoas podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público.

Considere os itens abaixo, referentes às determinações da Constituição quanto a esse assunto.

I. Essa reunião não pode frustrar outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.
II. Para as pessoas se reunirem, é necessária a autorização da autoridade competente.
III. Existem restrições ao número de pessoas presentes à reunião.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q8566 | Matemática, Oficial Administrativo, Polícia Militar RJ, VUNESP

Um fio de barbante foi cortado em pedaços iguais, cada um deles com 5 cm de comprimento. Se esse mesmo fio de barbante tivesse sido cortado em pedaços iguais, cada um deles com 3 cm de comprimento, seriam obtidos 16 pedaços a mais. O número de pedaços cortados, cada um deles com 5 cm de comprimento, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.