Início

Questões de Concursos Polícia Militar RJ

Resolva questões de Polícia Militar RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q216990 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Das intervenções destacadas abaixo, de acordo com seus objetivos, assinale aquela que está mais indicada para o treinamento motor de pacientes com disfunção cerebelar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q240004 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.

Leia o texto:
FÁBRICA
“Nosso dia vai chegar
Teremos nossa vez
Não é pedir demais
Quero justiça
Quero trabalhar em paz
Não é muito o que lhe peço
Eu quero um trabalho honesto
Em vez de escravidão
Deve haver algum lugar
Onde o mais forte
Não consegue escravizar
Quem não tem chance
De onde vem a indiferença
Temperada a ferro e fogo?
Quem guarda os portões da fábrica?
O céu já foi azul, mas agora é cinza
O que era verde aqui já não existe mais
Quem me dera acreditar
Que não acontece nada de tanto brincar com fogo
Que venha o fogo então
Esse ar deixou minha vista cansada
Nada demais”.

(Legião Urbana. Fábrica. CD Dois, EMI, 1997.)

Com base na letra da música podemos relacioná-la e interpretá-la como crítica da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q216967 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Dos fatores citados abaixo, assinale aquele que NÃO é um mecanismo causal da instabilidade postural na doença de Parkinson.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q216724 | Medicina, Oficial de Saúde Cardiologia, Polícia Militar RJ, CRSP

Considerando o volume diastólico final (VDF) e o volume sistólico final (VSF), a fração de ejeção (FE) pode ser definida pela seguinte fórmula:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q239035 | Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Relativamente aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, marque logo abaixo a única resposta correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q239014 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Leia o texto a seguir:

 “A mudança da corte para o Brasil era um plano muito antigo em Portugal, mas em 1807 o príncipe regente não tinha escolha: ou fugia ou muito provavelmente seria preso e deposto por Napoleão Bonaparte, como aconteceu alguns meses mais tarde com a monarquia espanhola. Se não havia alternativa, também não se justifica o uso de malabarismo semânticos para amenizar ou disfarçar o que de fato ocorreu: uma fuga pura e simples, apressada, atabalhoada, sujeita a erros e improvisações. A pressa foi tanta que, na confusão da partida, centenas de caixas repletas de prata das igrejas e milhares de volumes da preciosa Biblioteca Real, entre outras coisas, ficaram esquecidos no cais de Belém, em Lisboa”.

    (GOMES, Laurentino. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil. 2.ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007. p.23.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre os antecedentes da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil e as transformações posteriores que decorreram deste ato, considere as afirmativas a seguir: 

I - Nesta época Portugal era governado pelo príncipe regente D. João, em lugar de sua mãe D. Maria I, doente mental. D. João tentou contemporizar, lançando mão de um expediente: propôs à Inglaterra que apenas fingiria atender às exigências francesas, ou seja, declararia guerra, fecharia os portos e expulsaria os ingleses apenas aparentemente. Chegou mesmo a propor o casamento de seu filho de nove anos, D. Pedro, com uma sobrinha de Napoleão.
II - Uma das pretensões de D. João ao vir para o Brasil era trazer consigo o acervo da Biblioteca Real, pois temia que ele fosse destruído pelo exército napoleônico. Este zelo com o acervo da Biblioteca Real deve-se ao fato de um terremoto que a destruiu no ano de 1755. Juntamente com a reconstrução da cidade, iniciou-se a restauração do acervo. Posteriormente a acervo foi mandado para o Brasil e ano de 1810, por decisão de D. João, foi fundada, na cidade do Rio de Janeiro, a Biblioteca Real, hoje chamada de Biblioteca Nacional.
III - O Rio de Janeiro passou a contar com estruturas típicas de capital. Foi estabelecida a Biblioteca Real, surgiu a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal a funcionar no Brasil, foram instaladas gráficas e diversos setores de prestação de serviços antes inexistentes. IV - Em represália pela invasão de Portugal, D. João declarou guerra à França e invadiu a Guiana Francesa, em 1809, devolvendo-a em 1817, após um acordo de paz realizado com Napoleão Bonaparte. 

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q439014 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Soldado, Polícia Militar RJ, PM RJ

A Constituição Federal, em vigor, determina que quaisquer pessoas podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público. Considere os itens abaixo, referentes às determinações da Constituição quanto a esse assunto.

I. Essa reunião não pode frustrar outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

II. Para as pessoas se reunirem, é necessária a autorização da autoridade competente.

III. Existem restrições ao número de pessoas presentes à reunião.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q216935 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Em relação à atividade física (treinamento aeróbio) na esclerose múltipla, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q216862 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO é efeito da terapia de restrição e indução do movimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q216888 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Na avaliação qualitativa da marcha, é um parâmetro de normalidade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q216947 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Em relação ao comando neural da atividade muscular, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q216797 | Medicina, Oficial de Saúde Cardiologia, Polícia Militar RJ, CRSP

Em pacientes com extremidades longas, envergadura dos braços excedendo a altura, segmento inferior mais longo do que o superior e aracnodactilia, o diagnóstico é compatível com uma síndrome onde podemos encontrar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q216886 | Medicina, Oficial de Saúde Cirurgia Vascular, Polícia Militar RJ, CRSP

Os cinco sintomas e sinais básicos, conhecidos como os 5 Ps (em inglês), aparecem no(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q216928 | Fisioterapia, Oficial de Saúde Fisioterapia Neurológica, Polícia Militar RJ, CRSP

Lesões nas áreas 5 e 7 do córtex parietal ocasionam dificuldade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q240041 | Espanhol, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.

TEXTO I

La enseñanza del español en el sistema educativo

brasileño: situación y posibles actuaciones (ARI)

Tema: La Ley 11.161 de 2005 abrió nuevas

perspectivas para la enseñanza del español en Brasil. Se

analizan aquí su actual situación en el sistema

educativo brasileño no universitario y las posibles

líneas de actuación.

Resumen: La Ley brasileña 11.161 de 2005 supone

que el español es de oferta obligatoria por el centro y de

matrícula optativa por el alumno en la Enseñanza

Media, estableciendo un plazo de cinco años para su

implantación. Esta medida ha generado diversas

hipótesis sobre el presente y el futuro del español en

Brasil. El presente ARI pretende mostrar cual es la

situación actual, los problemas a afrontar para la plena

implementación de la Ley y las posibles actuaciones a

realizar por España.

Análisis: La aprobación en 2005 de la Ley 11.161,

conocida como "Ley del español", culminó un largo

proceso histórico seguido por la enseñanza del español

en Brasil. Al tiempo, supone el punto de partida de

diversas iniciativas educativas, culturales, políticas y

económicas.

Un análisis de la enseñanza del español en el sistema

educativo brasileño no universitario debe contemplar

como elementos básicos las características del propio

sistema educativo brasileño y la evolución de la

enseñanza del español dentro de él, un breve análisis de

la "Ley del español" y las dificultades para su

implementación, y los datos generales de la situación

actual. Por último, se plantean algunas líneas de

actuación posibles para la acción institucional española.

Antes de entrar en ellos, conviene señalar el auge que la

enseñanza del español tiene hoy en Brasil, habiéndose

incrementado su demanda, en los últimos 15 años, a

niveles nunca vistos, tanto en el ámbito estrictamente

educativo, como en el empresarial.

Las causas son varias: el hecho de que Brasil tiene

frontera con siete países hispanohablantes; sus

relaciones comerciales con países hispanohablantes (el

20% de sus importaciones y el 25% de sus

exportaciones); el número de hispanohablantes no

brasileños en Brasil, que estimamos ligeramente

superior a un millón (0,6% de la población total); el

número de brasileños que habla español, que sin duda

es aún mayor pero es difícil de estimar; y el factor que

más ha contribuido a la expansión del español en

Brasil, el MERCOSUR.

Si bien su presente y futuro es controvertido, es

indudable que su mera existencia resulta esencial para

el español en Brasil, considerando que la lengua

española ha de ocupar un importante papel en este

proceso de integración regional. Asimismo, en el

ámbito educativo, ha generado interesantes iniciativas

en el denominado MERCOSUR–educativo.

El español en el sistema educativo brasileño

Vistas las causas, debemos analizar, con objeto de

situar al español en el mismo, el sistema educativo

brasileño. Lo primero que destaca es su dimensión: casi

60 millones de alumnos (un 60% en la Enseñanza

Fundamental) en una superficie que dobla la UE. A ello

hay que sumar la atribución competencial a municipios,

estados y gobierno federal, o las importantísimas

diferencias territoriales. Su sistema educativo refleja la

complejidad y diversidad de Brasil.

Conclusiones: La actual situación del español en Brasil

es indisoluble de una trayectoria histórica más corta y

de menor importancia de lo que suele pensarse. La

confluencia de factores económicos, sociales y

culturales, entre los que destaca el proceso de

integración regional, ha posibilitado alcanzar los

niveles actuales.

Hoy, después de la promulgación de las reformas

legislativas analizadas, el español se imparte y se

estudia en todo el país, tanto en niveles universitarios

como no universitarios y, asimismo, tiene gran

importancia en el ámbito de la enseñanza no reglada:

academias o cursos de variada naturaleza. Todos los

estados han realizado, con desigual fortuna, actuaciones

específicas para su enseñanza.

Sin embargo, el futuro del español en Brasil presenta

sombras, con carencias de formación y recursos

educativos. En el mejor de los supuestos, la enseñanza

del español seguirá estando lejos de la posición del

inglés, en una situación de lengua de menor prestigio y

desfavorecida con respecto a ésta en cuanto a la oferta y

a los medios asignados para su enseñanza.

En estas circunstancias, la acción institucional

española, en la actualidad ya importante con la

presencia de distintas Agencias y Ministerios, tiene aún

mucho que aportar a la presencia del español en Brasil.

Este análisis ha intentado sugerir algunas posibles 17

líneas de actuación que, sin duda, serían imposibles de

aplicar sin los recursos necesarios, que han de proceder

tanto de las autoridades educativas brasileñas como de

las agencias españolas y, por qué no, del sector privado

representado por las empresas españolas presentes en

Brasil.

Álvaro Martínez–Cachero Laseca

Administrador civil del Estado y director del Instituto Cervantes de Porto Alegre

http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/rielcano/contenido?

WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_es/zonas_es/lengua+y+cultura/ari14

0–2009

Son razones para el incremento de la búsqueda del estudio del español en Brasil, MENOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q240760 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Leia o texto: 


“Logo depois, a PF prende também Gilberto Gil. Os dois são levados para quartel da Polícia do Exército, na rua Barão de Mesquita. Passam o reveillon de  1969 na cadeia. Lá Caetano encontra outros presos, como Ênio Silveira, dono da editora Civilização Brasileira (a mesma dos livros de Bertrand Russell), que lhe empresta O estrangeiro, de Camus. Depois, é transferido para um outro quartel, em vila militar no subúrbio de Deodoro, zona norte do Rio. Na cela ao lado, Gil divide espaço com Paulo Francis, Ferreira Gullar e outros intelectuais. Caetano vai parar na barbearia do quartel e perde a cabeleira “selvagemente grande” cultivada por quase dois anos. Após dois meses na cadeia, são transferidos para Salvador e lá permanecem confinados por mais quatro meses. Proibidos de se apresentar em público e de dar entrevistas, tomam o caminho do exílio. Ao embarcar para Londres, um dos policiais afirma para Caetano: 

- Não volte nunca mais. E, se pensar em voltar se entregar logo que chegue para nos poupar trabalho”.

(MARCELO, Carlos. 1970 – Renato Russo: o filho da revolução. Rio de Janeiro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q216709 | Medicina, Oficial de Saúde Cardiologia, Polícia Militar RJ, CRSP

escore de risco TIMI (TIMI risk score) indica a probabilidade de morte, infarto ou revascularização de urgência em 14 dias após síndrome coronariana aguda.
Em relação ao TIMI 0, o TIMI 7 aponta para uma probabilidade de risco de eventos quantas vezes maior?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q239930 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

A seguinte alternativa não remete a um aplicativo nativamente presente no sistema operacional Microsoft Windows XP:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q216925 | Medicina, Oficial de Saúde Cirurgia Vascular, Polícia Militar RJ, CRSP

A úlcera de Martorell aparece no quadro de hipertensão arterial e é causada e preferencialmente localizada, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.