Início

Questões de Concursos Polícia Militar SC

Resolva questões de Polícia Militar SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q238832 | Português, Morfologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Texto associado.

Texto I
Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai.
 (Rui Barbosa)

Considerando o aumentativo dos substantivos, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q688397 | Raciocínio Lógico, Equivalências e Negações Lógicas, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, INCAB, 2019

Considerando a proposição “se Pedro nadar, então ficará em forma”, assinale a alternativa logicamente correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q17330 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Santa Catarina, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

Indique a alternativa em desacordo com a Lei Complementar nº 587/2013 do Estado de Santa Catarina, no que concerne aos requisitos para ingresso nas carreiras das instituições militares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q239921 | Matemática, Conjuntos numéricos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Em um colégio com 520 alunos, 330 estudam inglês, 185 estudam espanhol e 63 estudam ambas as línguas. Pela teoria dos conjuntos pergunta-se: Quantos alunos não estudam nenhuma das duas línguas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q17321 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

Observe atentamente a regência estabelecida e marque a alínea correspondente:

I. Nós assistimos na região do Alto Vale do Itajaí.
II. Assistiram o jogo e foram embora.
III. O soldado assistiu o garoto na hora em que recebeu o tiro.
IV. Este é um direito que assiste ao consumidor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q5463 | Legislação de Trânsito CTB, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Constitui infração gravíssima, punida com pena de multa e apreensão do veículo, conduzi-lo:

I. Com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação violado ou falsificado.
II. Sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante.
III. Com dispositivo antirradar.
IV. Com a cor ou característica alterada.
V. Com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q18289 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Santa Catarina, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

Considerando as disposições da Constituição do Estado de Santa Catarina, relacione as colunas abaixo:

(1) Polícia Civil
(2) Polícia Militar
(3) Corpo de Bombeiros Militar
(4) Defesa Civil

( ) Organizada com base na hierarquia e na disciplina, subordinada ao Governador do Estado, cabe, nos limites de sua competência, além de outras atribuições estabelecidas em Lei, exercer a polícia ostensiva relacionada com a preservação da ordem e da segurança pública.

( ) Subordina-se ao Governador do Estado, cabendo-lhe, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração das infrações penais, exceto as militares.

( ) Dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, tem por objetivo planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas e situações emergenciais.

( ) Cabe, nos limites de sua competência, além de outras atribuições estabelecidas em lei, realizar os serviços de prevenção de sinistros ou catástrofes, de combate a incêndio e de busca e salvamento de pessoas e bens e o atendimento pré-hospitalar.

Assinale a opção cuja sequência numérica completa corretamente a segunda coluna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q238597 | Português, Interpretação de Textos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Texto associado.

Texto I
Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade, volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai.
 (Rui Barbosa)

Considerando a presença de figuras de linguagem nas frases, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q240260 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

Leia atentamente o texto e responda:

Apelo (Dalton Trevisan)

Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa.
Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido
na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço,
o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho. Com os dias, Senhora,
o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de
jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor
deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos.
Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda,
a todas as aflições do dia. Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate ? meu jeito de querer
bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.
Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe,
sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora,
por favor.

O termo destacado corresponde a um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q5457 | Conhecimentos Específicos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Todo policial militar, mesmo não estando em serviço, deve observância, entre outros, aos seguintes preceitos de ética:

I. Amar a verdade e a responsabilidade com fundamento da dignidade pessoal.
II. Respeitar a dignidade da pessoa humana.
III. Ser discreto em suas atitudes maneiras e em sua linguagem escrita e falada.
IV. Proceder de maneira ilibada na vida pública e na particular.
V. Conduzir-se, mesmo fora do serviço ou na inatividade, de modo que não sejam prejudicados os princípios da disciplina, do respeito e o decoro policial-militar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q18288 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Santa Catarina, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

Os _______________________ funcionarão como órgãos de primeiro grau da Justiça Militar, constituídos na forma da lei de organização judiciária, com competência para processar e julgar, nos crimes militares definidos em lei, os militares estaduais. Como órgão de segundo grau funcionará o______________________, cabendo-lhe decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas deste artigo retirado da Constituição do Estado de Santa Catarina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q17349 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

Quem comete crime contra o patrimônio, excetuadas as hipóteses previstas no artigo 183 do Código Penal, em prejuízo de ascendente ou descendente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q53666 | Informática, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SC, AOCP, 2018

No Microsoft Word 2013, versão em português, uma das funcionalidades bastante utilizadas e difundidas na literatura é denominada Localizar. Qual é o comando de atalho que permite realizar a abertura do Localizar dentro do Microsoft Word 2013?

Obs.: O caractere “+” foi utilizado apenas para interpretação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q17320 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

Assinale a alternativa que preenche com exatidão as lacunas.

Estou aqui desde _____ 10 h, mas só poderei ficar até _____ 12h e 30min, porque _____ 13h 30min assistirei _____ sessão solene de troca de comando da Polícia Militar, precisando, para isso, dirigir-me _____ Rua 7 de Setembro e ir _____ Academia Militar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q5439 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Texto associado.
Texto I
Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus
pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te
estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade,
volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas
palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai.
(Rui Barbosa)
Considerando a frase extraída e adaptada do texto: “as palavras que sempre te restarão”, a alternativa que apresenta, na ordem em que aparecem as palavras, a classificação morfológica correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q239554 | Legislação de Trânsito CTB, CAPÍTULO XV DAS INFRAÇÕES, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Constitui infração gravíssima, punida com pena de multa e apreensão do veículo, conduzi-lo:


I. Com o lacre, a inscrição do chassi, o selo, a placa ou qualquer outro elemento de identificação violado ou falsificado.


II. Sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante.


III. Com dispositivo antirradar.


IV. Com a cor ou característica alterada.


V. Com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q685949 | Raciocínio Lógico, Equivalências e Negações Lógicas, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, INCAB, 2019

Assinale a alternativa que contém uma proposição equivalente à sentença “se Paulo é brasileiro, então João é espanhol”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q17329 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

A intranet e a extranet são sistemas de rede construídas sobre o modelo da internet, usando os mesmos recursos como Protocolos TCP/IP, HTTP, SMTP e FTP para transferência de arquivos. O que diferencia ambas é a forma de acesso. Sobre a Intranet e a Extranet podemos afirmar que:

I. A extranet possui acesso irrestrito ao seu conteúdo.
II. A Intranet é uma rede interna, fechada e exclusiva.
III. A intranet possui acesso irrestrito ao seu conteúdo.
IV. A extranet é o compartilhamento de duas ou mais redes intranet.

Quais afirmações estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q17342 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

O fato ocorrido antes da vigência da lei que o define como crime não poderá, por ela, ser alcançado. Trata- se de princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q240545 | Português, Morfologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Texto associado.

Texto II
Ao entrar para a Caserna, uma das primeiras lições que é ensinada ao soldado combatente é que "missão dada é missão cumprida". Lições, estas, que vêm educar o jovem soldado a vida na dura vida de quartel, regida pela hierarquia e disciplina.

extraído de http://nuncafalhara.blogspot.com/2008/06/soldado-qual-sua-misso.html

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.