Início

Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva questões de Polícia Militar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q1059134 | Matemática, Geometria Espacial, Soldado PM de 2a Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Um objeto feito em madeira maciça tem o formato de prisma reto com base no formato de losango, cujas diagonais medem 5 cm e 6 cm. Se o volume de madeira contido nesse objeto é de 450 cm3 , então sua altura, comparada à medida da maior diagonal da sua base, é maior em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1102Q1078848 | Direito Processual Penal Militar, Prisão, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

No que concerne à Prisão em Flagrante prevista no Código de Processo Penal Militar, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1103Q1058890 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

180 soldados serão posicionados no pátio do quartel, arrumados em linhas e colunas, de maneira a formar um retângulo perfeito. Sabe-se que tanto o número de linhas quanto o número de colunas do retângulo não podem ser menores que 5.
O maior número de arrumações possíveis para esse retângulo de soldados é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1104Q1077836 | Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, Tenente Farmacêutico, Polícia Militar SP, VUNESP

Uma paciente grávida foi levada a um pronto-socorro apresentando convulsões e ficou internada.

Ao ser examinada, apresentava edema e pressão arterial de 210/160 mmHg. Alguns outros exames laboratoriais foram pedidos: proteinúria = 3,0 g/24 horas; dosagem de AST = 35 U/L; e dosagem de ALT = 38 U/L.

Concluiu-se que a referida paciente apresenta uma condição específica da gestação (ainda não totalmente explicada), que provavelmente a levou à fase convulsiva. Essa condição é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1105Q1057384 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

Há 500 anos, começava viagem que provou que a Terra é redonda


Em setembro de 1522, chegava ao porto espanhol de Sanlúcar de Barrameda (próximo a Sevilha, no sul da Espanha) uma estranha embarcação com o casco perfurado. Os 18 homens que compunham a tripulação vinham muito magros, com barbas e cabelos longos. Na pele queimada de sol, traziam feridas mal curadas.

Quando desembarcaram, suplicaram por velas de cera. Queriam ir até a igreja mais próxima acendê-las em agradecimento aos céus por terem retornado à terra, depois de três anos no mar.

Da última vez que a embarcação havia partido daquele porto, estava acompanhada de outras quatro naus, e a tripulação era de 243 marinheiros. Durante os anos no mar, aqueles homens enfrentaram tempestades capazes de destruir frotas inteiras, batalhas campais, rebeliões, naufrágios, doenças desconhecidas e frio. No meio do mar, passaram sede e fome severas. Depois de devorar os ratos, comeram pedaços de couro que cobriam os barcos.

Com muitas perdas e só alguma carga valiosa a bordo, os viajantes retornavam de uma expedição que parecia fadada a ser vista como um fracasso. Ainda assim, a primeira viagem a contornar a Terra, que neste 2019 completa 500 anos de seu início, entrou para a história como um dos maiores feitos da humanidade.

Para alguns, tal saga, iniciada pelo português Fernão de Magalhães, é comparável à chegada do homem à Lua. Para outros, trata-se de façanha ainda maior, por ser a primeira viagem que efetivamente descobriu o planeta Terra.

“Há um paralelismo feliz desta viagem com a ida à Lua. Os astronautas nos anos 1960, antes mesmo de chegarem à Lua, sempre falavam de Magalhães, Vasco da Gama e Colombo como pessoas inspiradoras, homens que fizeram algo, em certos aspectos, mais difícil do que eles estavam fazendo”, explica o historiador português João Paulo Azevedo de Oliveira e Costa.

De fato, em 1970, quando a Apollo 13 sofreu um grave acidente no espaço, só conseguiu retornar à superfície da Terra com ajuda remota dos engenheiros nos EUA. “Isso não existia para os navegadores. Não havia comunicação com Lisboa ou Sevilha, e os riscos eram maiores”.

(Fabrício Lobel e Marcelo Pliger, “Há 500 anos, começava viagem

que provou que a Terra é redonda”. https://www1.folha.uol.com.br.

15.09.2019. Adaptado)

No trecho inicial do último parágrafo – De fato, em 1970, quando a Apollo 13 sofreu um grave acidente no espaço... –, a expressão destacada confirma que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1106Q1077871 | Medicina, Cirurgia Geral, Médico Urologia, Polícia Militar SP, VUNESP

Paciente de 67 anos, masculino, apresenta-se no pós-operatório de RTU de bexiga. A lesão era única, de 2 cm; o exame anatomopatológico revela T1 de alto grau. A melhor conduta para esse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1107Q1077365 | História, História do Brasil, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

A oligarquia cafeeira, como detentora dos maiores poderes políticos no período republicano, é responsável por algumas das deformações mais profundas da sociedade brasileira. Toda participação democrática na vida política se reduz aos grupos de pressão oligárquicos em disputa pelo controle das matérias que afetam os seus interesses.

(Darcy Ribeiro. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, 2008. Adaptado.)


A situação abordada no excerto remete a questões políticas presentes na Primeira República brasileira, tal como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1108Q1077887 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Médico Urologia, Polícia Militar SP, VUNESP

Paciente de 25 anos apresenta-se no ambulatório de DST com história de úlcera em pênis há 2 semanas, sem história de vesículas. Refere alguns contatos sexuais sem preservativo. Utilizando-se da abordagem sindrômica das DST, a melhor conduta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1109Q1059467 | Matemática, Geometria Plana, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.

Considere a elaboração, pelo Centro de Inteligência da Polícia Militar (CIPM), de um planejamento estratégico para a deflagração de uma operação policial ostensiva em uma região R, com alta incidência do tráfico de drogas. A questão têm como referência essa proposição.

Na região R, um terreno especialmente visado, na forma de um quadrilátero, tem medidas dos lados, em metros, dadas pela sequência a + 1, 2a, a2 – 1, b, cujos termos formam, nessa ordem, uma progressão aritmética crescente. Nessas condições, é correto afirmar que a soma das medidas dos lados desse terreno é, em metros, igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1110Q1059239 | Matemática, Aritmética e Problemas, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Em um grupo de 500 pessoas, algumas já haviam doado sangue e as demais nunca haviam doado. Como resultado de uma campanha de conscientização, 30% das pessoas desse grupo que nunca haviam doado sangue fizeram uma doação. Após a campanha, o número de pessoas que já haviam feito uma doação de sangue correspondeu a 37% do total de pessoas nesse grupo. O número de doadores de sangue desse grupo antes da campanha era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1111Q1077173 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Hoje, a média aritmética simples das idades de 15 amigos é de 45 anos. Excluindo-se a menor e a maior idades das pessoas desse grupo, a média aritmética simples das demais idades é de 44 anos. Se a diferença entre essa maior e essa menor idades é 19 anos, então a menor idade é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1112Q1059514 | Matemática, Álgebra, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Uma pessoa possui um móvel com algumas gavetas, e quer colocar em cada uma delas o mesmo número de blusas. Ao realizar a tarefa percebeu que, colocando 7 blusas em cada gaveta, 3 blusas ficariam de fora, porém, não seria possível colocar 8 blusas em cada gaveta, pois ficariam faltando 2 blusas na última gaveta. O número total de blusas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1113Q1059280 | Matemática, Aritmética e Problemas, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Um grupo é formado por 60 turistas, entre homens, mulheres e crianças. O número de crianças no grupo é um a mais do que o quádruplo do número mulheres. Sabendo que nesse grupo há menos do que 7 homens, a diferença entre o número de mulheres e o de homens é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1114Q1058006 | Português, Crase, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Texto associado.
Firmo andava pelos oitenta anos, mas quem o visse a cavalo, no campo, não lhe daria tanta idade.

Era um caboclo atirado, musculoso e rijo; grandes olhos negros brilhavam-lhe no rosto queimado pelos verões e os cachos do seu cabelo rolavam-lhe pelos ombros largos.

Velho, embora “ninguém lhe chegava ao pé sem muito jeito”, como ele próprio dizia sorrindo com os seus dentes limados, agudos como pontas de frechas. Apesar de alquebrado e enfermo, andava com arrogância e notava-se-lhe na voz, áspera e forte, o hábito de comando.

Em tempos de festa, quando vinham para a mesma eira moças do lugar e de longe, Firmo saltava na roda, sapateando, rasgando na viola a tirana dos campeiros, e quem ousava pegar no verso do caboclo?! As tabaroas morenas sorriam com os olhos fascinados e unidas desfaziam-se das flores para que o cantador as fosse pisando no sapateado. Por isso Firmo andava sempre de ponta com os companheiros e, mais de uma vez, o descante acabou varrido à faca; mas quem ficasse do lado do caboclo podia estar descansado – nunca fugiu de arrelia, fosse com um, fosse com dez ou mais.


(Coelho Neto, Sertão. Adaptado)



Vocabulário:
tirana: canção
tabaroa: pessoa que vive no interior, na roça
descante: canto
arrelia: confusão, desavença
O uso do acento indicativo da crase atende à norma-padrão em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1115Q1077212 | Filosofia, O Sujeito Moderno, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Podemos considerar que são fundamentalmente duas as grandes transformações que levaram à revolução científica do século XVII: 1) Do ponto de vista da cosmologia, a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; a formulação da noção de um universo infinito e a concepção do movimento dos corpos celestes, principalmente da Terra; 2) do ponto de vista da ideia de ciência, a valorização da observação e do método experimental e a utilização da matemática como linguagem da física, proposta por Galileu. A ciência moderna rompe com a separação antiga entre a ciência, o saber teórico, e a técnica, o saber aplicado, integrando ciência e técnica e fazendo com que problemas práticos no campo da técnica levem a desenvolvimentos científicos e que hipóteses teóricas sejam testadas na prática, a partir de sua aplicação na técnica.

(Danilo Marcondes. Iniciação à História da Filosofia – Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, p. 168. Adaptado)

Considerando as colocações do texto sobre as transformações que propiciaram o surgimento da ciência moderna, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1116Q1058016 | Português, Morfologia, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Texto associado.
Quando estava entrando na adolescência, no início dos anos 90, era um hábito passar vários finais de semana na casa do meu avô, uma pessoa extremamente sistemática.

Tinha dias que eu ficava com ele enquanto ele “catava milho”, como minha avó chamava seu hábito de ficar datilografando. Eu gostava muito de fazer companhia para ele. Lembro-me, como se fosse hoje, das histórias que me contava. Eram histórias verídicas, fatos que ele havia vivido e que ele me contava e recontava diversas vezes, como se fossem inéditas a cada vez. E eu sempre as ouvia com muita atenção e admiração, afinal, ele foi meu único referencial de pai.

Foi o meu avô quem me ensinou a ser íntegro, respeitar os mais velhos e batalhar para ser alguém na vida. Ele sempre usava como exemplo de fracasso pessoas muito próximas, geralmente membros da nossa família, que ele tentou aconselhar, ajudar e dar um direcionamento, mas que foram teimosos e estavam colhendo os frutos ruins de sua teimosia, de não o terem ouvido.

Agora adulto, vejo que muitas coisas no meu caráter herdei dele: sou sistemático, gosto de estudar, ler e escrever. E algo de que sempre gostei e aprendi, nas tardes e noites ao lado dele, foi a conversar com os mais velhos e a saber ouvi-los.


Os mais velhos têm muito a contribuir com nossas vidas, independentemente da classe social e origem. Deles podemos extrair momentos preciosos de sabedoria e vivência, porém, para isso, é importante tentar compreendê-los e imaginar como as coisas seriam na época deles, ou na perspectiva deles.

Eu trabalho há quase 10 anos na Previdência Social. Lá atendo, predominantemente, idosos. Pessoas que, na maioria das vezes, além de serem atendidas, querem ser ouvidas. O tempo que passei com o meu avô me auxilia no meu trabalho hoje.

Atendi um senhor de cerca de 70 anos que me inspirou a escrever este texto. Tive necessidade de escrever isso porque, por incrível e estranho que pareça, senti nele o cheiro do meu avô.



(Ruy Carneiro Giraldes Neto. O cheiro do meu avô.
www.folhadelondrina.com.br, 04.03.2014. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o vocábulo destacado teve sua posição alterada em relação ao trecho original, mantendo-se a correção da norma-padrão de colocação pronominal da língua portuguesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1117Q1077988 | Medicina, Gastroenterologia, Médico Radiologia, Polícia Militar SP, VUNESP

Mulher de 30 anos, assintomática, durante exames de rotina apresentou ao ultrassom nódulo hepático isoecogênico ao parênquima, único bem delimitado com 4,5 cm de diâmetro, subcapsular no lobo hepático direito. Realizou tomografia computadorizada que demonstrou, na fase sem contraste, lesão sólida bem delimitada com área central hipoatenuante, estrelada. Após a infusão endovenosa do meio de contraste iodado, a lesão apresentou intenso realce na fase arterial com rápido clareamento “wash-out”, nas fases portal e de equilíbrio, e realce tardio da área central hipoatenuante.
Provavelmente, o diagnóstico será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1118Q1058021 | Português, Sintaxe, Sargento, Polícia Militar SP, FGV, 2024

Um líder político antigo declarou:

Estamos condenados a viver em paz.

Se substituirmos o infinitivo “viver” por uma forma verbal desenvolvida, a forma correta seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1120Q1058334 | Português, Problemas da Língua Culta, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Texto associado.
Leia o fragmento de Memórias Póstumas de Brás Cubas para responder a questão.


Naquele dia, a árvore dos Cubas brotou uma graciosa flor. Nasci; recebeu-me nos braços a Pascoela, insigne parteira minhota, que se gabava de ter aberto a porta do mundo a uma geração inteira de fidalgos. Não é impossível que meu pai lhe ouvisse tal declaração; creio, todavia, que o sentimento paterno é que o induziu a gratificá-la com duas meias dobras. Lavado e enfaixado, fui desde logo o herói da nossa casa. Cada qual prognosticava a meu respeito o que mais lhe quadrava ao sabor. Meu tio João, o antigo oficial de infantaria, achava-me um certo olhar de Bonaparte, coisa que meu pai não pôde ouvir sem náuseas; meu tio Ildefonso, então simples padre, farejava-me cônego.


Meu pai respondia a todos que eu seria o que Deus quisesse; perguntava a todos se eu me parecia com ele, se era inteligente, bonito...

(Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas. Adaptado)
Transposta para o discurso direto, a passagem – Meu pai respondia a todos que eu seria o que Deus quisesse; perguntava a todos se eu me parecia com ele, se era inteligente, bonito... – assume a seguinte redação, de acordo com a norma-padrão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.