Início

Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva questões de Polícia Militar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1141Q1077212 | Filosofia, O Sujeito Moderno, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Podemos considerar que são fundamentalmente duas as grandes transformações que levaram à revolução científica do século XVII: 1) Do ponto de vista da cosmologia, a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; a formulação da noção de um universo infinito e a concepção do movimento dos corpos celestes, principalmente da Terra; 2) do ponto de vista da ideia de ciência, a valorização da observação e do método experimental e a utilização da matemática como linguagem da física, proposta por Galileu. A ciência moderna rompe com a separação antiga entre a ciência, o saber teórico, e a técnica, o saber aplicado, integrando ciência e técnica e fazendo com que problemas práticos no campo da técnica levem a desenvolvimentos científicos e que hipóteses teóricas sejam testadas na prática, a partir de sua aplicação na técnica.

(Danilo Marcondes. Iniciação à História da Filosofia – Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, p. 168. Adaptado)

Considerando as colocações do texto sobre as transformações que propiciaram o surgimento da ciência moderna, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1142Q1077724 | Direito Constitucional, Administração Pública, Soldado PM de 2a Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

A respeito da Administração Pública, assinale a alternativa que está de acordo com a Constituição Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1143Q1077727 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Tecnólogo de Administração Policial Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

As prerrogativas de delegar, avocar atribuições, dar ordens e fiscalizar atividades de órgãos subordinados, bem como o dever de apurar infrações funcionais e aplicar sanções administrativas aos agentes públicos decorrem, respectivamente, dos poderes administrativos denominados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1144Q1058017 | Português, Sintaxe, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Texto associado.
Quando estava entrando na adolescência, no início dos anos 90, era um hábito passar vários finais de semana na casa do meu avô, uma pessoa extremamente sistemática.

Tinha dias que eu ficava com ele enquanto ele “catava milho”, como minha avó chamava seu hábito de ficar datilografando. Eu gostava muito de fazer companhia para ele. Lembro-me, como se fosse hoje, das histórias que me contava. Eram histórias verídicas, fatos que ele havia vivido e que ele me contava e recontava diversas vezes, como se fossem inéditas a cada vez. E eu sempre as ouvia com muita atenção e admiração, afinal, ele foi meu único referencial de pai.

Foi o meu avô quem me ensinou a ser íntegro, respeitar os mais velhos e batalhar para ser alguém na vida. Ele sempre usava como exemplo de fracasso pessoas muito próximas, geralmente membros da nossa família, que ele tentou aconselhar, ajudar e dar um direcionamento, mas que foram teimosos e estavam colhendo os frutos ruins de sua teimosia, de não o terem ouvido.

Agora adulto, vejo que muitas coisas no meu caráter herdei dele: sou sistemático, gosto de estudar, ler e escrever. E algo de que sempre gostei e aprendi, nas tardes e noites ao lado dele, foi a conversar com os mais velhos e a saber ouvi-los.


Os mais velhos têm muito a contribuir com nossas vidas, independentemente da classe social e origem. Deles podemos extrair momentos preciosos de sabedoria e vivência, porém, para isso, é importante tentar compreendê-los e imaginar como as coisas seriam na época deles, ou na perspectiva deles.

Eu trabalho há quase 10 anos na Previdência Social. Lá atendo, predominantemente, idosos. Pessoas que, na maioria das vezes, além de serem atendidas, querem ser ouvidas. O tempo que passei com o meu avô me auxilia no meu trabalho hoje.

Atendi um senhor de cerca de 70 anos que me inspirou a escrever este texto. Tive necessidade de escrever isso porque, por incrível e estranho que pareça, senti nele o cheiro do meu avô.



(Ruy Carneiro Giraldes Neto. O cheiro do meu avô.
www.folhadelondrina.com.br, 04.03.2014. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a frase está em conformidade com a norma-padrão de concordância verbal e nominal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1145Q1077729 | Legislação dos Municípios do Estado de São Paulo, Legislação do Município de São Paulo, Tecnólogo de Administração Policial Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Com relação ao Sistema de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1146Q1077222 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

Leia o trecho inicial da crônica de Machado de Assis para responder à questão.


[19 maio de 1888]


Bons dias! Eu pertenço a uma família de profetas après coup1 , post factum2 , depois do gato morto, ou como melhor nome tenha em holandês. Por isso digo, juro se necessário for, que toda a história desta lei de 13 de maio estava por mim prevista, tanto que na segunda-feira, antes mesmo dos debates, tratei de alforriar um molecote que tinha, pessoa de seus dezoito anos, mais ou menos. Alforriá-lo era nada; entendi que, perdido por mil, perdido por mil e quinhentos, e dei um jantar.

Levantei-me eu com a taça de champanha e declarei que, acompanhando as ideias pregadas por Cristo, há dezoito séculos, restituía a liberdade ao meu escravo Pancrácio; que entendia que a nação inteira devia acompanhar as mesmas ideias e imitar o meu exemplo; finalmente, que a liberdade era um dom de Deus que os homens não podiam roubar sem pecado.

Pancrácio, que estava à espreita, entrou na sala, como um furacão, e veio abraçar-me os pés. Todos os lenços comovidos apanharam as lágrimas de admiração. Caí na cadeirae não vi mais nada. De noite, recebi muitos cartões. Creio que estão pintando o meu retrato, e suponho que a óleo.

No dia seguinte, chamei o Pancrácio e disse-lhe com rara franqueza:

– Tu és livre, podes ir para onde quiseres. Aqui tens casa amiga, já conhecida e tens mais um ordenado, um ordenado que...

– Oh! meu senhô! fico...

– Um ordenado pequeno, mas que há de crescer. Tudo cresce neste mundo: tu cresceste imensamente. Quando nasceste eras um pirralho deste tamanho; hoje estás mais alto que eu. Deixa ver; olha, és mais alto quatro dedos...

– Artura não qué dizê nada, não, senhô...

– Pequeno ordenado, repito, uns seis mil-réis: mas é de grão em grão que a galinha enche o seu papo. Tu vales muito mais que uma galinha.

– Justamente. Pois seis mil-réis. No fim de um ano, se andares bem, conta com oito. Oito ou sete. Pancrácio aceitou tudo: aceitou até um peteleco que lhe dei no dia seguinte, por me não escovar bem as botas; efeitos da liberdade. Mas eu expliquei-lhe que o peteleco, sendo um impulso natural, não podia anular o direito civil adquirido por um título que lhe dei. Ele continuava livre, eu de mau humor; eram dois estados naturais, quase divinos.

Tudo compreendeu o meu bom Pancrácio: daí para cá, tenho-lhe despedido alguns pontapés, um ou outro puxão de orelhas. E chamo-lhe besta quando lhe não chamo filho do diabo; coisas todas que ele recebe humildemente, e (Deus me perdoe!) creio que até alegre.

(Machado de Assis. Bons dias. www.dominiopublico.gov.br. Adaptado)

1 après coup: [francês] pós-golpe.

2 post factum: [latim] depois do fato.

Considere os vocábulos destacados e enumerados na seguinte passagem do texto:


Levantei-me eu com a taça de champanha e declareique (1), acompanhando as ideias pregadas por Cristo, há dezoito séculos, restituía a liberdade ao meu escravo Pancrácio;que (2)entendiaque (3)a nação inteira devia acompanhar as mesmas ideias e imitar o meu exemplo; finalmente,que (4)a liberdade era um dom de Deus que (5) os homens não podiam roubar sem pecado.


O vocábulo que tem função pronominal, ou seja, que retoma e substitui uma expressão substantiva no texto, é o identificado pelo número

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1147Q1077993 | Medicina, Oncologia, Médico Radiologia, Polícia Militar SP, VUNESP

Assinale a alternativa que apresenta o tumor renal hiperecogênico, associado à esclerose tuberosa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1148Q1077226 | Sem disciplina, Morfologia, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

Os antigos


Os antigos invocavam as Musas.

Nós invocamo-nos a nós mesmos.

Não sei se as Musas apareciam –

Seria sem dúvida conforme o invocado e a invocação. –

Mas sei que nós não aparecemos.

Quantas vezes me tenho debruçado

Sobre o poço que me suponho

E balido “Ah!” para ouvir um eco,

E não tenho ouvido mais que o visto –

O vago alvor escuro com que a água resplandece

Lá na inutilidade do fundo…

Nenhum eco para mim…

Só vagamente uma cara,

Que deve ser a minha, por não poder ser de outro.

E uma coisa quase invisível,

Exceto como luminosamente vejo

Lá no fundo…

No silêncio e na luz falsa do fundo…

(Fernando Pessoa. Poemas de Álvaro de Campos. São Paulo, Saraiva, 2013, p. 156)

Assinale a alternativa correta no que se refere à linguagem empregada no poema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1149Q1077228 | Matemática, Aritmética e Problemas, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

No ano passado, uma empresa investiu R$ 108 milhões em projetos e programas relacionados ao meio ambiente, o que correspondeu a 4% do valor total dos investimentos que ela fez o ano todo. O valor dos investimentos realizados por essa empresa no ano passado, com exceção do valor investido em projetos e programas relacionados ao meio ambiente, foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1150Q1058030 | Português, Sintaxe, Sargento, Polícia Militar SP, FGV, 2024

Assinale a frase em que não ocorre a presença de uma oração consecutiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1151Q1077230 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Apolo é funcionário público e praticou um ato de improbidade administrativa. Nessa hipótese, portanto, a Constituição Federal dispõe, expressamente, que, para esse ato específico, Apolo estará sujeito, dentre outras, às seguintes sanções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1152Q1057520 | Português, Morfologia, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Texto associado.

Leia o poema “Adeus, meus sonhos!”, do poeta Álvares de Azevedo, para responder à questão.


Adeus, meus sonhos, eu pranteio e morro!

Não levo da existência uma saudade!

E tanta vida que meu peito enchia

Morreu na minha triste mocidade!


Misérrimo! votei meus pobres dias

À sina doida de um amor sem fruto…

E minh’alma na treva agora dorme

Como um olhar que a morte envolve em luto.


Que me resta, meu Deus?!… morra comigo

A estrela de meus cândidos amores,

Já que não levo no meu peito morto

Um punhado sequer de murchas flores!

(Lira dos vinte anos, 1996.)

Há na segunda estrofe um pronome relativo que se refere a um termo antecedente. Esse termo antecedente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1153Q1078007 | Direito Processual Penal, Das Provas, Sargento, Polícia Militar SP, FGV, 2024

Uma guarnição da Polícia Militar do Estado de São Paulo recebeu a determinação de cumprir um mandado de busca e apreensão expedido pelo Poder Judiciário, com o objetivo de apreender determinados bens no domicílio de Caio.
Nesse contexto, antes de ir ao local, os policiais militares analisaram, com detalhes, a legislação processual, em especial a parte que versa sobre a busca e apreensão.

Nesse cenário, considerando as disposições do Código de Processo Penal, é incorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1154Q1057532 | Português, Ortografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Texto associado.

Atenção: a questão deve ser respondida a partir do Texto I.



Texto I


“É preciso fazer uma reflexão. O turismo e os turistas que chegam a Florianópolis causam uma agonia. A invasão das praias mostra um retrato do Brasil popular, mas sem nenhuma delicadeza. Me sinto encurralado pelos hábitos de mal gosto de grande parcela dos turistas que acham que som alto à beira mar e lixo jogado em todo canto fazem parte do relax das férias. Não compreendo essa identidade do brasileiro do quanto mais bagunçado melhor. Tudo pode em nome da liberdade individual e do politicamente correto. E não bastasse o comportamento dos que chegam de fora, os locais acabam cooperando, liberando seus instintos, juntando-se à bagunça geral. E os preços então? Uma explosão numérica sem limites. Mas enfim, deve ser essa a tão sonhada identidade brasileira.”

(PRATA, Anselmo. Turismo em Santa Catarina – Vale a pena? Disponível em https://www.ronaud.com/sociedade/turismo-em-santa-catarina/)

A forma impressa do Texto I mostra um problema de correção, que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1155Q1078012 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Sargento, Polícia Militar SP, FGV, 2024

Determinado policial, no âmbito da Polícia Militar do Estado de São Paulo, reputando-se prejudicado por ato de superior hierárquico, pretende ingressar com pedido de reconsideração. Dessa forma, antes de o interpor, o agente público resolveu analisar a legislação de regência, para atuar da forma mais adequada.

Nesse cenário, considerando as disposições da Lei Complementar Estadual no 893/2001, o agente concluiu, corretamente, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1156Q1077254 | Português, Pontuação, Soldado da Polícia Militar de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”

Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário do distrito, depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.

E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente.

E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”

E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

(Rubem Braga, Meu ideal seria escrever... Elenco de cronistas modernos. Adaptado)

É correto afirmar que o emprego de dois-pontos no último parágrafo tem a função de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1157Q1077257 | Português, Sintaxe, Soldado da Polícia Militar de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa que preenche as lacunas de acordo com a norma-padrão de regência e emprego de pronomes.

Todos devem se preocupar com a Amazônia, _________ futuro está nas mãos de nossa geração, _________ estão depositadas as esperanças de nossos filhos. Resta saber se _________ darão continuidade a nossa tarefa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1158Q1078050 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Ostras, polvos e caracóis se assemelham em muitas características morfológicas e fisiológicas, mas existem diferenças entre eles. O estudo taxonômico desses animais permite incluí-los no mesmo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1159Q1077816 | Direito Processual Penal Militar, Processo Penal Militar e Sua Aplicação, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Nos termos do Código de Processo Penal Militar, nas infrações permanentes, considera-se o agente em flagrante delito, enquanto não cessar a permanência. Assinale a alternativa que contenha um crime militar considerado permanente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1160Q1057599 | Português, Interpretação de Textos, Anestesiologia, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Leia o fragmento a seguir.
Regra geral, as grandes metrópoles sofrem problemas de segurança pública, as quais apresentam elevadas taxas de delitos. Em contrapartida, as pequenas localidades costumam oferecer melhores condições de segurança.
De certa forma, isto prende-se com a população em massa, uma vez que os milhões de habitantes de uma grande cidade acabam por ficar no anonimato (as pessoas não se conhecem). Já nas pequenas cidades é menos provável que uma pessoa cometa algum crime ou delito sem que ninguém fique a saber.
(Conceito de Segurança Pública)
Sobre o que é expresso no fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.