Início

Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva questões de Polícia Militar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1321Q1077499 | Odontologia, Prótese, Dentista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Nas reabilitações protéticas, a montagem dos modelos no articulador semi-ajustável é uma etapa de grande importância. Nesta etapa, os valores médios recomendados para o ângulo da guia condilar e o ângulo de Bennett são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1322Q1077500 | Odontologia, Prótese, Dentista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Para a confecção de próteses parciais fixas metalo-cerâmicas parafusadas sobre implantes dentários com conexão interna, os intermediários protéticos mais indicados para possibilitar a adequada passividade da sobrestrutura, mesmo quando não há paralelismo ideal entre os implantes, são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1323Q1077246 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

. Considere o seguinte caso hipotético: Uma viatura composta pela guarnição do Cb PM “X” e do Sd PM “Y”, ao sair da sede da Cia, por volta das 23h e ligar a sirene para fins de teste, percebem que um determinado indivíduo, que estava nas proximidades, se assusta e corre em direção a uma residência, adentrando-a rapidamente. O Cb PM “X” desembarca da viatura e se dirige à mesma residência, adentrando logo atrás do indivíduo e constatando, no interior da residência, grande quantidade de drogas ilícitas.
Diante dessa situação e nos termos da Ordem de Serviço PM3-2/02/18-CIRCULAR - Busca Domiciliar e da Ordem de Serviço PM3-11/02/18-CIRCULAR – Uso de dispositivos luminosos (faróis/giroflex) e/ou sonoros (sirenes/buzinas) pelas viaturas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1324Q1077795 | Português, Ortografia, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Texto associado.
Pesquisa Fapesp: Como você enxerga as relações
atuais entre indígenas e brancos no Brasil?


Marta: O país tem um racismo enorme contra não brancos, incluindo negros e indígenas. O racismo contra os índios se traduz de duas maneiras. Uma delas deriva dos tempos do colonialismo e os vê como iguais à natureza: são ingênuos, não precisam entrar em universidades e, se usarem celular, deixarão de ser índios. Por muito tempo, no Brasil, se considerou que os indígenas não tinham capacidade de raciocinar, viviam em sociedades simples e se equiparavam a crianças. Por isso, precisavam ser tutelados pelo Estado. O outro tipo de preconceito é o oposto: o índio é selvagem, equiparado a um animal. Isso tudo tem raiz na ignorância da população. O artigo 26-A da Lei Federal nº 9.394, de 1996, torna obrigatório o estudo das histórias e culturas afro-brasileira e indígena. Porém essa prática não está disseminada. Temos mais livros didáticos sobre afro-brasileiros do que sobre indígenas.



(Trecho de entrevista da demógrafa e antropóloga Marta Maria
do Amaral Azevedo da Unicamp à revista Pesquisa Fapesp.
Em: https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado)
No Brasil, causa certo _______ o fato de que muitas pessoas têm _____ derivadas dos tempos do colonialismo e, por isso, ______ os índios como ingênuos. A _______ é achar que eles não podem raciocinar.

De acordo com a norma ortográfica vigente, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1325Q1078051 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Nos grandes grupos de vertebrados, o sistema cardiovascular apresenta variações em relação à anatomia do coração e à trajetória do sangue arterial e do sangue venoso nesse sistema. Dessa forma, o coração do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1326Q1078052 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

A Constituição Federal expressamente prevê que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1327Q1077288 | Matemática, Álgebra, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

Um sargento organizou um grupo de soldados em 16 filas, com 2 soldados na primeira fila e 3 soldados a mais em cada fila subsequente: 2, 5, 8, 11, ... Se o sargento organizasse o mesmo grupo de soldados em filas de 14 soldados cada uma, o número total de filas seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1328Q1077293 | Química, Transformações Químicas, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

O arsênico foi o agente envenenador de escolha na Idade Média, tendo essa preferência se mantido até o início do século XX. Várias de suas características contribuíram, em grande parte, para essa popularidade: o aspecto inofensivo; a insipidez ou o sabor levemente adocicado, podendo ser facilmente misturado aos alimentos; a fácil obtenção; a evolução insidiosa dos sintomas de intoxicação, simulando doença; e a presença nos líquidos de embalsamamento – uma vez embalsamada a vítima, tornava-se impossível a prova do envenenamento. GONTIJO, B. e BITTENCOURT, F. Anais Brasileiros de Dermatologia. 2005; 80(1):91-5. Adaptado.
Com relação às características eletrônicas do arsênico (número atômico 33), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Possui elétrons distribuídos em três níveis eletrônicos. ( ) Seu elétron de maior energia ocupa o nível P. ( ) Possui cinco elétrons na camada de valência.
As afirmativas são, segundo a ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1329Q1077553 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Medicina Intensiva UTI, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Texto associado.
Os cateteres de Swan-Ganz são menos utilizados atualmente do que na década de 1990, mas ainda servem ao propósito de investigar etiologia de choque em pacientes críticos, assim como para titulação de inotrópicos e aferir pressões de enchimento, dentre outras utilidades.
O catéter em questão foi introduzido com sucesso e foram realizadas as seguintes medidas:
Pressão Venosa Central (PVC) = 2mmHg. Pressão de Artéria Pulmonar Média (PAPM) = 14mmHg. Pressão de Artéria Pulmonar Ocluída (PAPO) = 6mmHg. Índice Cardíaco = 1,8L/min/m².
De acordo com as informações acima, é correto afirmar que, provavelmente, trata-se de um choque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1330Q1078850 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

O núcleo deste princípio é a procura de produtividade e economicidade e, o que é mais importante, a exigência de reduzir os desperdícios de dinheiro público, o que impõe a execução dos serviços públicos com presteza, perfeição e rendimento funcional.

O enunciado refere-se ao princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1331Q1079363 | História, História Geral, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

O aperto de mãos de Hitler e Chamberlain: em 22 de setembro de 1938, Adolf Hitler encontrou o Primeiro Ministro britânico Neville Chamberlain na Alemanha. Oito dias depois, de volta à Inglaterra, Chamberlain sugeriu paz com o ditador alemão. O objetivo do encontro entre os dois era debater a tomada da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, pela Alemanha Nazista. Chamberlain acreditava que Hitler estava preocupado apenas com os Sudetos, e achava que a guerra poderia ser evitada.

(Real Clear Politics, 8 Handshakes That Changed History. 22.05.2012. Adaptado)

O episódio descrito é característico da chamada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1333Q1078855 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

No que concerne à responsabilidade civil dos militares do Estado, é correto afirmar que a Constituição Federal adota a teoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1334Q1077578 | Farmácia, Análises Clínicas, Farmacêutico, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Para o exame de urina de rotina, pode-se lançar mão de conservantes, entretanto estes podem apresentar desvantagens. Correlacione os conservantes listados a seguir às suas desvantagens.
1. Timol 2. Formaldeído 3. Fluoreto de Sódio 4 Tolueno 5. Ácido Bórico
( ) Inibe os testes de glicose, hemoglobina e leucócitos nas tiras reagentes.
( ) Age como agente redutor interferindo com testes químicos para glicose, hemoglobina e estearase leucocitária.
( ) Flutua na superfície das amostras e adere nas vidrarias.
( ) Pode precipitar cristais quando em grande quantidade.
( ) Interfere com testes de precipitação ácida para proteínas. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1335Q1079376 | Português, Morfologia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão

Os leitores da revista podem achar estranhos os nomes Jorchual, Carkelys, Marvinia e Lourds. Mas todos eles são de pessoas que poderiam perfeitamente ter nascido no Brasil. São estudantes esforçados que sonham em seguir uma boa carreira. Donas de casa preocupadas com o bem-estar dos filhos. Profissionais liberais com garra para trabalhar. Por terem nascido e viverem na Venezuela, porém, mesmo para as coisas mais elementares, como comprar carne em um açougue ou expressar sua opinião pessoal, eles precisam batalhar. Desde fevereiro, centenas de milhares de venezuelanos como eles foram às ruas protestar, na maioria das vezes pacificamente, contra o governo. O presidente Nicolás Maduro reagiu colocando todas as forças de segurança do Estado, além de milícias paramilitares, para reprimir as manifestações e espalhar o terror entre os cidadãos que ousam se organizar para lutar por seus direitos.

(Veja, 16.04.2014. Adaptado)


No contexto em que as informações estão organizadas, o pronome vocês poderia substituir, sem prejuízo de sentido ao texto, a passagem destacada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1336Q1079381 | Matemática, Aritmética e Problemas, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Em alguns ônibus, para cada litro de diesel comum abastecido são acrescentados 200 mililitros de biodiesel (diesel de óleos vege­ tais), cujo custo, por litro, é 18% maior que o do diesel comum.”

(O Estado de S. Paulo, 12.04.2014. Adaptado)

Considere os ônibus A e B, com tanques de combustíveis de capacidades iguais e inicialmente vazios, e admita que:

• No tanque do ônibus A sejam colocados 250 litros de diesel comum, e em seguida seja adicionada certa quantidade de biodiesel, na proporção indicada na notícia, enchendo-o completamente.
•O tanque do ônibus B seja totalmente preenchido somente com diesel comum.

Nessas condições, é correto afirmar que o custo do abastecimento do ônibus A terá, em relação ao do ônibus B, um acréscimo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1337Q1079387 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
A tecnologia e o futuro do policiamento

O policiamento - como todas as demais atividades - está sendo reimaginado na era das montanhas de dados, sob a expectativa de que uma análise mais ampla e profunda sobre crimes passados, combinada a algoritmos1 sofisticados, possa ajudar a prever futuros delitos. Trata-se de uma prática conhecida como “policiamento preditivo” e, ainda que exista há apenas alguns anos, muitos especialistas a veem como uma revolução na forma pela qual o trabalho policial é realizado.
Um exemplo é o departamento de polícia de Los Angeles, que está usando um software chamado PredPol. O software começa pela análise de anos de estatísticas criminais disponíveis, depois divide o mapa de patrulha em zonas (de cerca de 45 metros quadrados) e calcula a distribuição e frequência de crimes em cada uma delas. Por fim, informa aos policiais sobre as probabilidades de local e horário de crimes, o que permite que eles policiem de maneira mais intensa as áreas sob ameaça.
A atraente ideia que embasa o policiamento preditivo é a de que é muito melhor prevenir um crime antes que aconteça do que chegar depois e investigá-lo. Assim, mesmo que os policiais em patrulha não apanhem o bandido em flagrante, sua presença no lugar certo e na hora certa pode exercer efeito dissuasório2.
A lógica parece sólida. Em Los Angeles, houve um declínio de 13% na criminalidade. A cidade de Santa Cruz, também usuária do PredPol, viu queda de 30% no número de furtos.
Mas, apesar do mérito inegável do novo sistema, há quem questione sua eficácia, uma vez que as ações da polícia não podem ser guiadas apenas pela interpretação de números aproximados. Isso porque, nos regimes democráticos, a polícia precisa de causa provável - alguma forma de prova, e não apenas um palpite - para deter e revistar alguém na rua.
Também há o problema dos crimes que passam sem denúncia. Embora a maioria dos homicídios seja denunciada, muitos estupros e furtos residenciais não são. Mesmo na ausência desse tipo de denúncia, a polícia continua a desenvolver métodos de descobrir quando algo de estranho acontece em um bairro. Os críticos do policiamento preditivo temem que esse conhecimento obtido pela análise atenta que os policiais fazem de seu entorno seja substituído pela análise exclusiva das estatísticas. Se apenas dados sobre crimes que foram registrados em queixas formais forem usados para prever futuros crimes e orientar o trabalho policial, algumas formas de crime poderão passar sem registro - e, com isso, sem qualquer repressão.
As recompensas do policiamento preditivo podem ser reais, mas seus perigos também o são. A polícia precisa sujeitar seus algoritmos a um rigoroso exame externo e enfrentar a questão das distorções implícitas que carreguem.

1 algoritmo: conjunto das regras e procedimentos lógicos que levam à solução de um problema.
2 dissuasório: que convence ou tenta convencer a desistir.



No trecho do sexto parágrafo – Se apenas dados sobre crimes que foram registrados em queixas formais forem usados para prever futuros crimes e orientar o trabalho policial, algumas formas de crime poderão passar sem registro – e, com isso, sem qualquer repressão. – a conjunção Se, em destaque, expressa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1338Q1079390 | Português, Pontuação, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
A tecnologia e o futuro do policiamento

O policiamento - como todas as demais atividades - está sendo reimaginado na era das montanhas de dados, sob a expectativa de que uma análise mais ampla e profunda sobre crimes passados, combinada a algoritmos1 sofisticados, possa ajudar a prever futuros delitos. Trata-se de uma prática conhecida como “policiamento preditivo” e, ainda que exista há apenas alguns anos, muitos especialistas a veem como uma revolução na forma pela qual o trabalho policial é realizado.
Um exemplo é o departamento de polícia de Los Angeles, que está usando um software chamado PredPol. O software começa pela análise de anos de estatísticas criminais disponíveis, depois divide o mapa de patrulha em zonas (de cerca de 45 metros quadrados) e calcula a distribuição e frequência de crimes em cada uma delas. Por fim, informa aos policiais sobre as probabilidades de local e horário de crimes, o que permite que eles policiem de maneira mais intensa as áreas sob ameaça.
A atraente ideia que embasa o policiamento preditivo é a de que é muito melhor prevenir um crime antes que aconteça do que chegar depois e investigá-lo. Assim, mesmo que os policiais em patrulha não apanhem o bandido em flagrante, sua presença no lugar certo e na hora certa pode exercer efeito dissuasório2.
A lógica parece sólida. Em Los Angeles, houve um declínio de 13% na criminalidade. A cidade de Santa Cruz, também usuária do PredPol, viu queda de 30% no número de furtos.
Mas, apesar do mérito inegável do novo sistema, há quem questione sua eficácia, uma vez que as ações da polícia não podem ser guiadas apenas pela interpretação de números aproximados. Isso porque, nos regimes democráticos, a polícia precisa de causa provável - alguma forma de prova, e não apenas um palpite - para deter e revistar alguém na rua.
Também há o problema dos crimes que passam sem denúncia. Embora a maioria dos homicídios seja denunciada, muitos estupros e furtos residenciais não são. Mesmo na ausência desse tipo de denúncia, a polícia continua a desenvolver métodos de descobrir quando algo de estranho acontece em um bairro. Os críticos do policiamento preditivo temem que esse conhecimento obtido pela análise atenta que os policiais fazem de seu entorno seja substituído pela análise exclusiva das estatísticas. Se apenas dados sobre crimes que foram registrados em queixas formais forem usados para prever futuros crimes e orientar o trabalho policial, algumas formas de crime poderão passar sem registro - e, com isso, sem qualquer repressão.
As recompensas do policiamento preditivo podem ser reais, mas seus perigos também o são. A polícia precisa sujeitar seus algoritmos a um rigoroso exame externo e enfrentar a questão das distorções implícitas que carreguem.

1 algoritmo: conjunto das regras e procedimentos lógicos que levam à solução de um problema.
2 dissuasório: que convence ou tenta convencer a desistir.



Assinale a alternativa em que a passagem do texto está reescrita corretamente, no que se refere à pontuação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1339Q1077859 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico Anestesia, Polícia Militar SP, VUNESP

Paciente de 19 anos, vítima de acidente automobilístico, apresenta hematoma subdural e sinais de hipertensão intra­ craniana. Após iniciada a anestesia, para se reduzir a pressão intracraniana, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.