Início

Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva questões de Polícia Militar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q1078011 | Direito Constitucional, Direitos Individuais, Sargento, Polícia Militar SP, FGV, 2024

Determinada guarnição da Polícia Militar de São Paulo capturou, em flagrante, Caio, acusado de praticar o crime de racismo, encaminhando-o, na sequência, à Delegacia de Polícia.

Nesse cenário, considerando as disposições da Constituição Federal, é correto afirmar que a autoridade policial
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1382Q1078013 | Direito Penal, Concurso de Pessoas, Sargento, Polícia Militar SP, FGV, 2024

João, em comunhão de ações e desígnios com uma pessoa não identificada, abordou Maria, que caminhava pelo Centro de São Paulo, afirmando que a mataria caso ela não entregasse sua carteira. Nesse contexto, uma guarnição da Polícia Militar, ao presenciar a cena, imediatamente deu voz de prisão ao criminoso, encaminhando-o à autoridade policial. Durante o interrogatório em sede policial, João ofereceu R$5.000,00 (cinco mil reais) ao Delegado de Polícia, para que este deixasse de lavrar o flagrante, proposta imediatamente recusada.

Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, é correto afirmar que João responderá, em concurso, pelos crimes de roubo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1383Q1077503 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Dentista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Com relação às doenças sistêmicas ou síndromes associadas ao desenvolvimento de pigmentação melânica oral e/ou facial, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Síndrome de Peutz-Jeghers o paciente apresenta máculas pigmentadas isoladas ou coalescentes frequentemente mostrando distribuição periorificial.
II. A Doença de Addison apresenta pigmentação café-com-leite de margens irregulares que pode acometer a face e, mais raramente, a mucosa oral.
III. Na Síndrome de McCune-Albright há pigmentação associada ao aumento dos níveis plasmáticos do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) e consequente estimulação dos melanócitos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1384Q1077506 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Dentista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Com relação às doenças que acometem as glândulas salivares, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A sialometaplasia necrosante manifesta-se como um aumento de volume que depois torna-se ulcerado.
( ) A sialoadenose manifesta-se como um aumento de volume não ulcerado.
( ) A hiperplasia adenomatoide manifesta-se como um aumento de volume não flutuante e não ulcerado.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1385Q1078037 | Português, Sintaxe, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Texto associado.

Leia o trecho do romance Encarnação, de José de Alencar, para responder à questão.


Conheci outrora uma família que morava em São Clemente.

Havia em sua casa agradáveis reuniões de que fazia os encantos uma filha, bonita moça de dezoito anos, corada como a aurora e loura como o sol.

Amália seduzia especialmente pela graça radiante, e pela viçosa e ingênua alegria, que manava dos lábios vermelhos, como dos olhos de topázio, e lhe rorejava1 a lúcida beleza.

Sua risada argentina era a mais cintilante das volatas2 que ressoavam entre os rumores festivos da casa, onde à noite o piano trinava sob os dedos ágeis da melhor discípula do Arnaud.

Acontecia-lhe chorar algumas vezes por causa de um vestido que a modista não lhe fizera a gosto, ou de um baile muito desejado que se transferia; mas essas lágrimas efêmeras, que saltavam em bagas dos grandes olhos luminosos, iam nas covinhas da boca transformar-se em cascatas de risos frescos e melodiosos.

Tinha razão de folgar.

Era o carinho dos pais e a predileta de quantos a conheciam. Muitos dos mais distintos moços da corte a adoravam. Ela, porém, preferia a isenção de menina; e não pensava em escolher um dentre tantos apaixonados, que a cercavam.

Os pais, que desejavam muito vê-la casada e feliz, sentiam quando ela recusava algum partido vantajoso. Mas reconheciam ao mesmo tempo que formosa, rica e prendada como era, a filha tinha o direito de ser exigente; e confiavam no futuro.

Outra e bem diversa era a causa da indiferença da moça.

Amália não acreditava no amor. A paixão para ela só existia no romance. Os enlevos3 de duas almas a viverem uma da outra não passavam de arroubos de poesia, que davam em comédia quando os queriam transportar para o mundo real.

Tinha sobre o casamento ideias mui positivas. Considerava o estado conjugal uma simples partilha de vida, de bens, de prazeres e trabalhos.

Estes não os queria: os mais ela os possuía e gozava, mesmo solteira, no seio de sua família.

Era feliz; não compreendia, portanto, a vantagem de ligar-se para sempre a um estranho, no qual podia encontrar um insípido companheiro, se não fosse um tirano doméstico.

Estes pensamentos, Amália não os enunciava, nem os erigia em opiniões. Eram apenas os impulsos íntimos de sua vontade; obedecendo a eles, não tinha a menor pretensão à excentricidade.

Ao contrário, como sabia do desejo dos pais, aceitava de boa mente a corte de seus admiradores. Mas estes bem percebiam que para a travessa e risonha vestal4 dos salões, o amor não era mais do que um divertimento de sociedade, semelhante à dança ou à música.

Conservando a sua independência de filha querida, e moça da moda, Amália não nutria prejuízos contra o casamento, que aliás aceitava como uma solução natural para o outono da mulher.

Ela bem sabia, que depois de haver gozado da mocidade, no fim de sua esplêndida primavera, teria de pagar o tributo à sociedade, e como as outras escolher um marido, fazer-se dona-de-casa, e rever nos filhos a sua beleza desvanecida.

Até lá, porém, era e queria ser flor. Das suas lições de botânica lhe ficara bem viva esta recordação, que o fruto só desponta quando as pétalas começam a fanar-se: se vem antes disso, eiva5.


(Encarnação, 2003.)


1rorejar: gotejar.

2volata: série de notas musicais executadas rapidamente.

3enlevo: êxtase, deleite.

4vestal: sacerdotisa da deusa romana Vesta; mulher muito bonita que devia guardar rigorosa castidade.

5eivar: falhar.

Quando repetido em uma oração, a fim de reforçar a mensagem, o objeto direto classifica-se como pleonástico. Identifica-se esse tipo de objeto direto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1386Q1077280 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

explicações diversas sobre como funciona o intelecto humano, posteriormente reunidas nas correntes de pensamento denominadas empirismo e criticismo.
Nesse sentido, essas correntes consideram que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1387Q1077795 | Português, Ortografia, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Texto associado.
Pesquisa Fapesp: Como você enxerga as relações
atuais entre indígenas e brancos no Brasil?


Marta: O país tem um racismo enorme contra não brancos, incluindo negros e indígenas. O racismo contra os índios se traduz de duas maneiras. Uma delas deriva dos tempos do colonialismo e os vê como iguais à natureza: são ingênuos, não precisam entrar em universidades e, se usarem celular, deixarão de ser índios. Por muito tempo, no Brasil, se considerou que os indígenas não tinham capacidade de raciocinar, viviam em sociedades simples e se equiparavam a crianças. Por isso, precisavam ser tutelados pelo Estado. O outro tipo de preconceito é o oposto: o índio é selvagem, equiparado a um animal. Isso tudo tem raiz na ignorância da população. O artigo 26-A da Lei Federal nº 9.394, de 1996, torna obrigatório o estudo das histórias e culturas afro-brasileira e indígena. Porém essa prática não está disseminada. Temos mais livros didáticos sobre afro-brasileiros do que sobre indígenas.



(Trecho de entrevista da demógrafa e antropóloga Marta Maria
do Amaral Azevedo da Unicamp à revista Pesquisa Fapesp.
Em: https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado)
No Brasil, causa certo _______ o fato de que muitas pessoas têm _____ derivadas dos tempos do colonialismo e, por isso, ______ os índios como ingênuos. A _______ é achar que eles não podem raciocinar.

De acordo com a norma ortográfica vigente, as lacunas do enunciado devem ser preenchidas, respectivamente, com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1388Q1077293 | Química, Transformações Químicas, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

O arsênico foi o agente envenenador de escolha na Idade Média, tendo essa preferência se mantido até o início do século XX. Várias de suas características contribuíram, em grande parte, para essa popularidade: o aspecto inofensivo; a insipidez ou o sabor levemente adocicado, podendo ser facilmente misturado aos alimentos; a fácil obtenção; a evolução insidiosa dos sintomas de intoxicação, simulando doença; e a presença nos líquidos de embalsamamento – uma vez embalsamada a vítima, tornava-se impossível a prova do envenenamento. GONTIJO, B. e BITTENCOURT, F. Anais Brasileiros de Dermatologia. 2005; 80(1):91-5. Adaptado.
Com relação às características eletrônicas do arsênico (número atômico 33), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Possui elétrons distribuídos em três níveis eletrônicos. ( ) Seu elétron de maior energia ocupa o nível P. ( ) Possui cinco elétrons na camada de valência.
As afirmativas são, segundo a ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1389Q1077295 | Biologia, Moléculas, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

Em 1978, o dissidente búlgaro Georgi Markov morreu depois de ter sido ferido pela ponta de um guarda-chuva, em uma rua de Londres. Durante a autópsia, foi encontrada em sua perna uma bolinha de metal que continha uma substância venenosa. A análise posterior da substância revelou que ela atuava como uma enzima, removendo uma base púrica (adenina) do RNA dos ribossomos, inativando-os e causando a morte da célula. A ação dessa substância é letal, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1390Q1077301 | Informática, Planilhas Eletrônicas, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

Uma prática comum no MS Excel é a definição de intervalos de células para uso em fórmulas. Nesse contexto, considere os intervalos exibidos a seguir, definidos de acordo com a notação usada no MS Excel.
B3:D9 C5:$C$7 A6:E6 A$1:G10
Assinale o intervalo de células que está incluído em todos os intervalos acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1391Q1078849 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

O grande fundamento deste princípio é o excesso de poder, e o fim a que se destina é exatamente o de conter atos, decisões e condutas de agentes públicos que ultrapassam os limites adequados, com vistas ao objetivo colimado pela Administração, ou até mesmo pelos Poderes representativos do Estado.

O enunciado refere-se ao princípio da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1392Q1077572 | Farmácia, Farmácia Hospitalar e Comunitária, Farmacêutico, Polícia Militar SP, FGV, 2022

De acordo com a Portaria 344/1998 e suas atualizações, que rege a dispensação de medicamentos sujeitos à controle especial, analise as afirmativas a seguir.
I. O farmacêutico é o responsável por analisar as prescrições e só pode aviar ou dispensar os medicamentos quando todos os itens da receita e da notificação de receita estiverem devidamente preenchidos.
II. As prescrições via receita ou da notificação de receita possuem validade por 60 dias, a partir da data do preenchimento.
III. O cadastramento de medicamentos no SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) é exclusiva do farmacêutico responsável pelo estabelecimento, que deve ser cadastrado no sistema como usuário e senha própria.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1393Q1078852 | Direito Administrativo, Poderes da Administração, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Prerrogativa concedida aos agentes administrativos de elegerem, entre várias condutas possíveis, a que traduz maior conveniência e oportunidade para o interesse público.

O enunciado refere-se ao poder
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1394Q1077329 | Direito Processual Penal, Da Prisão e da Liberdade Provisória, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Em relação às medidas cautelares diversas da prisão previstas no Código de Processo Penal, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1395Q1077339 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dever policial militar nos termos do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1396Q1079387 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
A tecnologia e o futuro do policiamento

O policiamento - como todas as demais atividades - está sendo reimaginado na era das montanhas de dados, sob a expectativa de que uma análise mais ampla e profunda sobre crimes passados, combinada a algoritmos1 sofisticados, possa ajudar a prever futuros delitos. Trata-se de uma prática conhecida como “policiamento preditivo” e, ainda que exista há apenas alguns anos, muitos especialistas a veem como uma revolução na forma pela qual o trabalho policial é realizado.
Um exemplo é o departamento de polícia de Los Angeles, que está usando um software chamado PredPol. O software começa pela análise de anos de estatísticas criminais disponíveis, depois divide o mapa de patrulha em zonas (de cerca de 45 metros quadrados) e calcula a distribuição e frequência de crimes em cada uma delas. Por fim, informa aos policiais sobre as probabilidades de local e horário de crimes, o que permite que eles policiem de maneira mais intensa as áreas sob ameaça.
A atraente ideia que embasa o policiamento preditivo é a de que é muito melhor prevenir um crime antes que aconteça do que chegar depois e investigá-lo. Assim, mesmo que os policiais em patrulha não apanhem o bandido em flagrante, sua presença no lugar certo e na hora certa pode exercer efeito dissuasório2.
A lógica parece sólida. Em Los Angeles, houve um declínio de 13% na criminalidade. A cidade de Santa Cruz, também usuária do PredPol, viu queda de 30% no número de furtos.
Mas, apesar do mérito inegável do novo sistema, há quem questione sua eficácia, uma vez que as ações da polícia não podem ser guiadas apenas pela interpretação de números aproximados. Isso porque, nos regimes democráticos, a polícia precisa de causa provável - alguma forma de prova, e não apenas um palpite - para deter e revistar alguém na rua.
Também há o problema dos crimes que passam sem denúncia. Embora a maioria dos homicídios seja denunciada, muitos estupros e furtos residenciais não são. Mesmo na ausência desse tipo de denúncia, a polícia continua a desenvolver métodos de descobrir quando algo de estranho acontece em um bairro. Os críticos do policiamento preditivo temem que esse conhecimento obtido pela análise atenta que os policiais fazem de seu entorno seja substituído pela análise exclusiva das estatísticas. Se apenas dados sobre crimes que foram registrados em queixas formais forem usados para prever futuros crimes e orientar o trabalho policial, algumas formas de crime poderão passar sem registro - e, com isso, sem qualquer repressão.
As recompensas do policiamento preditivo podem ser reais, mas seus perigos também o são. A polícia precisa sujeitar seus algoritmos a um rigoroso exame externo e enfrentar a questão das distorções implícitas que carreguem.

1 algoritmo: conjunto das regras e procedimentos lógicos que levam à solução de um problema.
2 dissuasório: que convence ou tenta convencer a desistir.



No trecho do sexto parágrafo – Se apenas dados sobre crimes que foram registrados em queixas formais forem usados para prever futuros crimes e orientar o trabalho policial, algumas formas de crime poderão passar sem registro – e, com isso, sem qualquer repressão. – a conjunção Se, em destaque, expressa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1397Q1077344 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

No setor de fotocópias de uma empresa, há 3 impressoras que, trabalhando juntas e sem interrupções, imprimem 120 folhas em um minuto. Se apenas 2 dessas impressoras estiverem trabalhando, também sem interrupções, o número de folhas que elas imprimem juntas, em 20 minutos, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1398Q1077346 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Quatro rapazes, Marcos, Pedro, Joel e Rui, trabalham no mesmo setor de uma empresa. Sabe-se que na segunda-feira:

•  Rui chegou depois de Marcos e antes de Pedro;

•  Joel chegou antes de Marcos.

O último desses rapazes a chegar na segunda-feira foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1399Q1077859 | Medicina, Envenenamentos e Acidentes, Médico Anestesia, Polícia Militar SP, VUNESP

Paciente de 19 anos, vítima de acidente automobilístico, apresenta hematoma subdural e sinais de hipertensão intra­ craniana. Após iniciada a anestesia, para se reduzir a pressão intracraniana, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1400Q1077869 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Anestesia, Polícia Militar SP, VUNESP

Comparando­se o metabolismo do oxigênio da criança com o do adulto, pode­se dizer que as curvas de dissociação da hemoglobina do neonato e do lactente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.