Início

Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva questões de Polícia Militar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1421Q1077916 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Medicina Intensiva, Polícia Militar SP, VUNESP

Dentre as opções a seguir, assinale a que contém o melhor tratamento para vômitos associados à quimioterapia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1422Q1077932 | Psiquiatria, Retardo Mental, Médico Psiquiatria, Polícia Militar SP, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre os transtornos psiquiátricos que ocorrem em comorbidade com retardo mental (RM).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1423Q1077942 | Psiquiatria, Transtornos Mentais Orgânicos, Médico Psiquiatria, Polícia Militar SP, VUNESP

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de demência potencialmente reversível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1424Q1077687 | Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, Psiquiatria, Polícia Militar SP, FGV, 2022

O tratamento com eletroconvulsoterapia (ECT) atualmente é considerado terceira linha de tratamento para transtornos do humor e transtornos psicóticos, em especial para casos de pouca resposta ao tratamento farmacológico convencional. Entretanto, em alguns casos e populações especiais, a ECT pode ser priorizada no tratamento.
Assinale a opção que não constitui uma dessas situações ou populações especiais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1425Q1077698 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria, Polícia Militar SP, FGV, 2022

A Síndrome de Burnout passou a ser reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença ocupacional e está classificada na CID-11.
Sobre a Síndrome de Burnout, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1426Q1077191 | Português, Ortografia, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Texto associado.

Carteira de motorista terá formato de cartão de crédito e recursos antifraude


A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) vai mudar de formato e de material em 2019. No lugar do papel-moeda entra o plástico, com mais recursos antifraude. O processo de obtenção deve ser simplificado.

Na proposta que está sendo estudada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os motoristas terão que fazer exames médicos a cada cinco anos, sem que seja necessário pagar taxa, apresentar documentação e tirar outra foto no Detran, para receber outra CNH, como acontece hoje. Após o condutor completar 55 anos, a periodicidade dos exames cai para dois anos e meio. A partir dos 70 anos, passam a ser feitos anualmente.

A nova regra só será possível com a adoção de tecnologias de segurança. Conforme a Resolução 718 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a nova carteira terá o formato de um cartão de crédito e reunirá dados cadastrais do motorista tanto na parte impressa quanto na memória digital. A ideia é que as informações possam ser lidas por smartphones dotados de aplicativos desenvolvidos para agentes de trânsito.

Sérgio Yoshioka, mestre em engenharia da computação, afirma que unir dados biométricos e cadastrais que possam ser lidos digitalmente praticamente elimina as possibilidades de fraude.

O especialista diz que seria importante utilizar tecnologia de leitura facial, a mesma já disponível em alguns celulares. Com isso, não haveria a necessidade de apresentar o documento em uma blitz, por exemplo.

O Departamento Nacional de Trânsito diz que “as empresas que produzirão as carteiras serão previamente credenciadas e posteriormente habilitadas pelos Detrans, seguindo o mesmo modelo de negócio atual”. Esse processo ainda não teve início.

O cronograma publicado pelo Contran prevê que as novas carteiras sejam emitidas a partir de janeiro, mas são esperados atrasos.

(Eduardo Sodré. Folha de S.Paulo, 25.08.2018. Adaptado)

Com o Novo Acordo Ortográfico, não mais se emprega o acento agudo em palavras como “heroico” e “jiboia”. Outra palavra que deixou de ser acentuada em conformidade com essa mesma regra está destacada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1427Q1056975 | Português, Interpretação de Textos, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

A disciplina do amor

Foi na França, durante a Segunda Grande Guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Ficava na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta para casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam- -lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo o caminho, animado atrás dos mais íntimos.
Mas logo voltava, atento ao seu posto, para ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Com o passar dos anos, as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva do soldado com um primo, os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem soldado partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando? Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
(Lygia Fagundes Telles. A disciplina do amor. Rio de Janeiro: Ed. Rocco.
9a ed. 1998.Adaptado)
Ao afirmar que – as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. –, o narrador sugere que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1428Q1077475 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Medicina Física e Reabilitação, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Um paciente paraplégico por TRM nível T2 entra no Pronto Socorro com um quadro de elevação de pressão arterial, sudorese e palidez.
Além de investigar a etiologia, devemos imediatamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1429Q1077486 | Medicina, Doenças Reumatológicas e do Sistema Imunológico, Medicina Física e Reabilitação, Polícia Militar SP, FGV, 2022

O diagnóstico de fibromialgia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1430Q1077748 | Informática, Editor de Apresentações, Soldado PM de 2 Classe, Polícia Militar SP, FGV, 2024

No contexto dos aplicativos Microsoft Office 2016, avalie as afirmações a seguir:

I. No Word 2016, a ferramenta "Comparar Documentos" permite mesclar automaticamente o conteúdo de dois documentos diferentes em um único documento.

II. No Excel 2016, a função “SOMASE” permite somar valores em um intervalo que atendam a um critério especificado.

III. No PowerPoint 2016, o recurso "Slide Mestre" é usado para aplicar animações específicas a cada elemento individual de um slide.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1431Q1077241 | Direitos Humanos, Direito Internacional dos Direitos Humanos, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

Com relação à Declaração dos Direitos do Homem (ONU, 1948), é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1432Q1078010 | Direito Penal, Crimes contra a Administração Pública, Sargento, Polícia Militar SP, FGV, 2024

João, empresário, comentou com Matheus, amigo de longa data e comerciante, a violência crescente no Município Alfa. Nesse contexto, Matheus, agindo com dolo, solicitou, para si, a quantia de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a pretexto de influir em ato a ser praticado por Caio, policial militar, consistente no aumento do patrulhamento ostensivo na região do estabelecimento comercial de João.

Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, é correto afirmar que Matheus responderá pelo crime de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1433Q1077245 | Legislação Estadual, Legislação do Estado de São Paulo, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

A Lei Federal no 13.106/2015 acrescentou o seguinte crime ao Estatuto da Criança e do Adolescente:
Art. 243. Vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica:
Pena – detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.” (NR)
Nos termos da Ordem de Serviço PM3-2/03/15-CIRCULAR, o Policial Militar, ao se deparar com ocorrência de flagrante delito a este tipo penal, restando evidenciada autoria e materialidade, entre outros procedimentos, deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1434Q1077504 | Odontologia, Odontopediatria, Dentista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Na infância, é comum o desenvolvimento de um quadro que se caracteriza clinicamente pela presença de múltiplas lesões ulceradas, precedidas por vesículas que podem estar localizadas em qualquer área da mucosa oral, mas que mostram predileção pela gengiva.
Esta condição é chamada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1435Q1077506 | Odontologia, Patologia Oral e Maxilofacial, Dentista, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Com relação às doenças que acometem as glândulas salivares, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A sialometaplasia necrosante manifesta-se como um aumento de volume que depois torna-se ulcerado.
( ) A sialoadenose manifesta-se como um aumento de volume não ulcerado.
( ) A hiperplasia adenomatoide manifesta-se como um aumento de volume não flutuante e não ulcerado.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1436Q1078036 | Português, Morfologia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Texto associado.

Leia o trecho do romance Encarnação, de José de Alencar, para responder à questão.


Conheci outrora uma família que morava em São Clemente.

Havia em sua casa agradáveis reuniões de que fazia os encantos uma filha, bonita moça de dezoito anos, corada como a aurora e loura como o sol.

Amália seduzia especialmente pela graça radiante, e pela viçosa e ingênua alegria, que manava dos lábios vermelhos, como dos olhos de topázio, e lhe rorejava1 a lúcida beleza.

Sua risada argentina era a mais cintilante das volatas2 que ressoavam entre os rumores festivos da casa, onde à noite o piano trinava sob os dedos ágeis da melhor discípula do Arnaud.

Acontecia-lhe chorar algumas vezes por causa de um vestido que a modista não lhe fizera a gosto, ou de um baile muito desejado que se transferia; mas essas lágrimas efêmeras, que saltavam em bagas dos grandes olhos luminosos, iam nas covinhas da boca transformar-se em cascatas de risos frescos e melodiosos.

Tinha razão de folgar.

Era o carinho dos pais e a predileta de quantos a conheciam. Muitos dos mais distintos moços da corte a adoravam. Ela, porém, preferia a isenção de menina; e não pensava em escolher um dentre tantos apaixonados, que a cercavam.

Os pais, que desejavam muito vê-la casada e feliz, sentiam quando ela recusava algum partido vantajoso. Mas reconheciam ao mesmo tempo que formosa, rica e prendada como era, a filha tinha o direito de ser exigente; e confiavam no futuro.

Outra e bem diversa era a causa da indiferença da moça.

Amália não acreditava no amor. A paixão para ela só existia no romance. Os enlevos3 de duas almas a viverem uma da outra não passavam de arroubos de poesia, que davam em comédia quando os queriam transportar para o mundo real.

Tinha sobre o casamento ideias mui positivas. Considerava o estado conjugal uma simples partilha de vida, de bens, de prazeres e trabalhos.

Estes não os queria: os mais ela os possuía e gozava, mesmo solteira, no seio de sua família.

Era feliz; não compreendia, portanto, a vantagem de ligar-se para sempre a um estranho, no qual podia encontrar um insípido companheiro, se não fosse um tirano doméstico.

Estes pensamentos, Amália não os enunciava, nem os erigia em opiniões. Eram apenas os impulsos íntimos de sua vontade; obedecendo a eles, não tinha a menor pretensão à excentricidade.

Ao contrário, como sabia do desejo dos pais, aceitava de boa mente a corte de seus admiradores. Mas estes bem percebiam que para a travessa e risonha vestal4 dos salões, o amor não era mais do que um divertimento de sociedade, semelhante à dança ou à música.

Conservando a sua independência de filha querida, e moça da moda, Amália não nutria prejuízos contra o casamento, que aliás aceitava como uma solução natural para o outono da mulher.

Ela bem sabia, que depois de haver gozado da mocidade, no fim de sua esplêndida primavera, teria de pagar o tributo à sociedade, e como as outras escolher um marido, fazer-se dona-de-casa, e rever nos filhos a sua beleza desvanecida.

Até lá, porém, era e queria ser flor. Das suas lições de botânica lhe ficara bem viva esta recordação, que o fruto só desponta quando as pétalas começam a fanar-se: se vem antes disso, eiva5.


(Encarnação, 2003.)


1rorejar: gotejar.

2volata: série de notas musicais executadas rapidamente.

3enlevo: êxtase, deleite.

4vestal: sacerdotisa da deusa romana Vesta; mulher muito bonita que devia guardar rigorosa castidade.

5eivar: falhar.

“Ela bem sabia, que depois de haver gozado da mocidade” (17º parágrafo)
A palavra sublinhada pertence à mesma classe de palavras do termo sublinhado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1437Q1077276 | História, História do Brasil, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

A respeito das constituições republicanas brasileiras, correlacione as datas das Cartas Constitucionais listadas na coluna da esquerda às características apresentadas na coluna da direita. (1) 1891 (2) 1937
(3) 1967 (4) 1988
( ) Concedeu amplos poderes ao Executivo e incorporou atos institucionais que estabeleceram a suspensão dos direitos políticos e do habeas corpus. ( ) Estabeleceu o fim da censura nos meios de comunicação, o direito de voto aos analfabetos e a redução da jornada semanal de 48 para 44 horas. ( ) Baseou-se nos ideais positivistas e consolidou o princípio republicano federalista, além de estabelecer três Poderes, ficando extinto o Poder Moderador. ( ) Inspirou-se em ideais fascistas e instituiu a censura prévia aos meios de comunicação, além de permitir ao presidente nomear interventores nos estados.

Assinale a opção que indica, segundo a ordem apresentada, a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1438Q1078045 | Português, Morfologia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Texto associado.

Leia a crônica “Liberdade”, de Clarice Lispector, para responder à questão.



Houve um diálogo difícil. Aparentemente não quer dizer muito, mas diz demais.


— Mamãe, tire esse cabelo da testa.

— É um pouco da franja ainda.

— Mas você fica feia assim.

— Tenho o direito de ser feia.

— Não tem!

— Tenho!

— Eu disse que não tem!


E assim foi que se formou o clima de briga. O motivo não era fútil, era sério: uma pessoa, meu filho no caso, estava-me cortando a liberdade. E eu não suportei, nem vindo de filho. Senti vontade de cortar uma franja bem espessa, bem cobrindo a testa toda. Tive vontade de ir para meu quarto, de trancar a porta a chave, e de ser eu mesma, por mais feia que fosse. Não, não “por mais feia que fosse”: eu queria ser feia, isso representava o meu direito total à liberdade. Ao mesmo tempo eu sabia que meu filho tinha os direitos dele: o de não ter uma mãe feia, por exemplo. Era o choque de duas pessoas reivindicando — o que, afinal? Só Deus sabe, e fiquemos por aqui mesmo.


(Clarice Lispector. A descoberta do mundo, 1999.)

Ao se transpor a fala “— Mamãe, tire esse cabelo da testa.” (2º parágrafo) para o discurso indireto, o verbo sublinhado assume a forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1439Q1077793 | Português, Sintaxe, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Texto associado.
Pesquisa Fapesp: Como você enxerga as relações
atuais entre indígenas e brancos no Brasil?


Marta: O país tem um racismo enorme contra não brancos, incluindo negros e indígenas. O racismo contra os índios se traduz de duas maneiras. Uma delas deriva dos tempos do colonialismo e os vê como iguais à natureza: são ingênuos, não precisam entrar em universidades e, se usarem celular, deixarão de ser índios. Por muito tempo, no Brasil, se considerou que os indígenas não tinham capacidade de raciocinar, viviam em sociedades simples e se equiparavam a crianças. Por isso, precisavam ser tutelados pelo Estado. O outro tipo de preconceito é o oposto: o índio é selvagem, equiparado a um animal. Isso tudo tem raiz na ignorância da população. O artigo 26-A da Lei Federal nº 9.394, de 1996, torna obrigatório o estudo das histórias e culturas afro-brasileira e indígena. Porém essa prática não está disseminada. Temos mais livros didáticos sobre afro-brasileiros do que sobre indígenas.



(Trecho de entrevista da demógrafa e antropóloga Marta Maria
do Amaral Azevedo da Unicamp à revista Pesquisa Fapesp.
Em: https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado)
Considerando-se a regência nominal, o trecho destacado em – Por muito tempo, no Brasil, se considerou que os indígenas não tinham capacidade de raciocinar… – está reescrito de acordo com a norma-padrão em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1440Q1077548 | Medicina, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva UTI, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Pacientes submetidos à posição prona em UTI no caso de Síndromes do Desconforto Respiratório do Adulto moderadas a graves (relação PaO2/FiO2 < 150) apresentam menor mortalidade que os pacientes mantidos em posição supina.
Assinale a opção que indica o parâmetro que, após a prona, avaliado individualmente em cada paciente, indica menor letalidade com essa conduta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.