Início

Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva questões de Polícia Militar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q658150 | Não definido, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

Com relação ao emprego de motocicletas no Programa de Radiopatrulha – Atendimento “190” (Diretriz PM3-4/02/12), é correto afirmar que as Radiopatrulhas com emprego de Motocicletas (RPM):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

642Q449101 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa que está em conformidade com a Constituição Federal no que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q388832 | História, História Geral, Serviço Auxiliar Voluntário, Polícia Militar SP, VUNESP

A Revolução Francesa (1789)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q657021 | Não definido, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

Assinale a alternativa que contém afirmação em consonância com o quanto previsto no Código Penal Brasileiro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

645Q375283 | Português, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

Considerando a correspondência entre as formas verbais e o emprego do pronome, conforme a norma-padrão, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase.
Se soubéssemos mais detalhes a respeito de como foi criada a Polícia Militar, ________________________ melhor desde a sua criação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

646Q330997 | Matemática, Soldado, Polícia Militar SP, VUNESP

Em uma loja de produtos automotivos, na compra de 4 pneus em promoção, o comprador pode optar por pagar à vista o valor de R$ 900,00 ou em duas parcelas de R$ 500,00, sendo a primeira no ato da compra e, a segunda, após um mês. No caso do pagamento parcelado, a segunda parcela terá um acréscimo de R$ 100,00, cuja porcentagem, em relação ao valor dessa parcela, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q673527 | Direito Processual Penal Militar, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

Nos termos das Instruções para correspondência na Polícia Militar (I-7-PM), é correto afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

648Q692872 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Brasil Eu Fico.
Minas Gerais, uai, uai
São Paulo, sai da frente!
Guanabara, como é que é?
Bahia, oxente!
E os meus irmãozinhos lá do norte?
Este é o meu Brasil
Cheio de riquezas mil
Este é o meu Brasil
Futuro e progresso do ano 2000
Quem não gostar e for do contra
Que vá prá... [...]
(https://www.letras.mus.br/wilson-simonal/1803895/brasil-eu-fico-print.html)
A canção foi composta por Jorge Ben e gravada pelo cantor Wilson Simonal em dezembro de 1970. A música expressava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

649Q658440 | Não definido, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

A Lei no 13.491/2017 alterou o art. 9o do Código Penal Militar e promoveu uma ampliação da competência da Justiça Militar. Ao lado dos crimes propriamente militares e impropriamente militares, a referida legislação instituiu os crimes militares por extensão.
Diante do exposto, é correto afirmar que o Código Penal Militar considera crime militar, em tempo de paz,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

650Q336198 | Matemática, Soldado, Polícia Militar SP, VUNESP

Uma pessoa comprou vários sabonetes, todos da mesma marca, alguns com 50 g e outros com 90 g, num total de 40 unidades. O preço de um sabonete de 50 g era R$ 0,70 e o de 90 g era R$ 1,20. Sabendo-se que no total dessa compra foram gastos R$ 35,50, então o número comprado de sabonetes de 50 g foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q682827 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

No Microsoft Outlook 2010, em sua configuração padrão, tem-se os dados de uma mensagem que foi enviada.
De: Antonio
Para: Andrea
Cc: Rodrigo
Cco: Fernando
Ao receber a mensagem, Rodrigo clicou no botão Encaminhar. Assinale a alternativa que indica a quantidade de destinatários que o aplicativo automaticamente preenche na nova mensagem que será preparada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

652Q667251 | Direito Penal, Crimes contra o Patrimônio 327 Receptação, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

Sujeito que se dispõe a vender em rede social, a pedido de amigo seu, mediante comissão, cachorro roubado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

653Q687290 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

No Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração original, um usuário está em modo de apresentação, exibindo o segundo slide, em uma apresentação de 10 slides, sem nenhum slide oculto, tampouco animações, transições, ou botões de ação.
Assinale a alternativa que indica a(s) tecla(s) que deve(m) ser pressionada(s) para finalizar a apresentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q702678 | Não definido, Soldado, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Para superar os Estados Unidos e se tornar o principal produtor do mundo, o Brasil expandiu por anos as lavouras
destinadas ao produto. Só entre 2000 e 2014, a área destinada a plantar essa commodity no interior do País – em
estados como Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão – cresceu 87%. Boa parte dela abrigava vegetação nativa,
originalmente.
                       (https://super.abril.com.br/tecnologia/o-avanco -mapeado-pela-nasa/ Acesso em 18.05.2019. Adaptado)
O texto descreve a expansão da produção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

655Q195770 | Espanhol, Aluno Oficial CFO, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto a seguir e responda às questões de números 61 a 70.

Desigualdad social en América Latina: el reto de la doble incorporación, social y de mercado

En economías de mercado, cualquier esfuerzo por superar la desigualdad de manera sostenible requiere mejorar la participación de las personas en el mercado laboral. Ello supone que exista un número suficiente de trabajos formales, tanto públicos como privados, con protección social y una adecuada remuneración. A esta forma ideal de participación en el mercado laboral la llamamos incorporación de mercado. La incorporación de mercado es, sin embargo, condición insuficiente para reducir la desigualdad. Primero, la expansión rápida de trabajo formal puede ocurrir junto a un crecimiento aún más rápido de las ganancias de las empresas y de los salarios de quienes tienen mayores cualificaciones, con lo cual la desigualdad aumenta. Segundo, la dependencia exclusiva del sueldo para hacer frente a todos los problemas expone a las personas a riesgos impredecibles (como los accidentes y las enfermedades) y a riesgos difíciles de afrontar de manera individual (como el envejecimiento y la discapacidad). Ello conduce a quiebres de ingreso y al deterioro de la calidad de vida de amplios sectores de la población, tanto pobres como no. Las mujeres, particularmente las de menores ingresos, son quienes se ven particularmente afectadas por la ausencia de adecuados servicios sociales. El trabajo no remunerado femenino compensa la falta de estos servicios, inhibiendo la participación de las mujeres 67 mundo del trabajo formal o forzando interrupciones recurrentes, lo cual a su vez acentúa las desigualdades socioeconómicas y de género. Esta falta de servicios incrementa también las brechas de género entre trabajadoras altamente calificadas pero subutilizadas. ¿Cuánto han avanzado durante la última década los países en materia de doble incorporación? ¿Se han promovido los derechos laborales y la negociación colectiva? Y en términos de incorporación social, ¿ha aumentado la inversión por habitante? Nuestro análisis del período 2000-2010 en cinco países sudamericanos muestra claramente mejoras en la incorporación social y de mercado. En los cinco países el empleo formal aumentó y la cobertura de los programas sociales se expandió. Más aún, estos países fueron capaces de proteger el trabajo formal y la inversión social de una de las crisis más graves del último siglo, ocurrida entre el 2008 y el 2012. De los cinco países, Brasil y Uruguay mostraron los mayores cambios en términos de incorporación social y de mercado, simultáneamente. Los restantes tres países, Bolivia, Chile y Perú, en cambio, avanzaron más en materia de incorporación social que de mercado.

(Extraído de http://www.vocesenelfenix.com, mayo de 2013. Adaptado)

De acordo com a manchete do texto, el reto de la doble incorporación consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q595935 | Inglês, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

No trecho do primeiro parágrafo “It is not a police force in the traditional sense – its agents are not able to arrest criminals”, o travessão pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

657Q596027 | História, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Mesmo depois de inaugurado o regime republicano, nunca, talvez, fomos envolvidos, em tão breve período, por uma febre tão intensa de reformas como a que se registrou precisamente nos meados do século [XIX] e especialmente nos anos de 51 a 55. Assim é que em 1851 tinha início o movimento de constituição das sociedades anônimas; na mesma data funda-se o segundo Banco do Brasil [...]; em 1852, inaugura-se a primeira linha telegráfica na cidade do Rio de Janeiro. [...] Em 1854 abre-se ao tráfego a primeira linha de estradas de ferro do país. (Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil, 1995)
Pode-se explicar essa intensificação das atividades econômicas do período pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q200041 | Inglês, Aluno Oficial CFO, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões:


The Right to a “Custody Hearing” under International Law

by Maria Laura Canineu
February 3, 2014

        A person who is arrested has a right to be brought promptly before a judge. This is a longstanding and fundamental principle of international law, crucial for ensuring that the person’s arrest, treatment, and any ongoing detention are lawful.
        Yet, until now, Brazil has not respected this right. Detainees often go months before seeing a judge. For instance, in São Paulo state, which houses 37 percent of Brazil’s total prison population, most detainees are not brought before a judge for at least three months. The risk of ill-treatment is often highest during the initial stages of detention, when police are questioning a suspect. The delay makes detainees more vulnerable to torture and other serious forms of mistreatment by abusive police officers.
        In 2012, the UN Subcommittee on Prevention of Torture and Other Cruel, Inhuman or Degrading Treatment or Punishment reported that it had received “repeated and consistent accounts of torture and ill-treatment” in São Paulo and other Brazilian states, “committed by, in particular, the military and civil police.” The torture had allegedly occurred in police custody or at the moment of arrest, on the street, inside private homes, or in hidden outdoor areas, and was described as “gratuitous violence, as a form of punishment, to extract confessions, and as a means of extortion.”
        In addition to violating the rights of detainees, these abusive practices make it more difficult for the police to establish the kind of public trust that is often crucial for effective crime control. These practices undermine legitimate efforts to promote public security and curb violent crime, and thus have a negative impact on Brazilian society as a whole.
        The right to be brought before a judge without unnecessary delay is enshrined in treaties long ago ratified by Brazil, including the International Covenant on Civil and Political Rights (ICCPR) and the American Convention on Human Rights. The United Nations Human Rights Committee, which is responsible for interpreting the ICCPR, has determined that the delay between the arrest of an accused and the time before he is brought before a judicial authority “should not exceed a few days,” even during states of emergency.
        Other countries in Latin America have incorporated this right into their domestic law. For instance, in Argentina, the federal Criminal Procedure Code requires that in cases of arrest without a judicial order, the detainee must be brought to a competent judicial authority within six hours.
        In contrast, Brazil’s criminal procedure code requires that when an adult is arrested in flagrante and held in police custody, only the police files of the case need to be presented to the judge within 24 hours, not the actual detainee. Judges evaluate the legality of the arrest and make the decision about whether to order continued detention or other precautionary measures based solely on the written documents provided by the police.
        The code establishes a maximum of 60 days for the first judicial hearing with the detainee, but does not explicitly say when this period begins. In practice, this often means that police in Brazil can keep people detained, with formal judicial authorization, for several months, without giving the detainee a chance to actually see a judge.
        According to the code, the only circumstance in which police need to bring a person before the judge immediately applies to cases of crimes not subject to bail in which arresting officer was not able to exhibit the arrest order to the person arrested at the time of arrest. Otherwise, the detainee may also not see a judge for several months.

                                         (www.hrw.org. Editado e adaptado)

No trecho do terceiro parágrafo – The torture had allegedly occurred in police custody… – o termo allegedly equivale, em português, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

659Q388814 | História, História Geral, Serviço Auxiliar Voluntário, Polícia Militar SP, VUNESP

Uma das características do feudalismo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

660Q408024 | Direito Administrativo, Contratos, Especialista em Administração, Polícia Militar SP, CETRO

Sobre os casos de anulação ou invalidação de um contrato, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.