Início

Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva questões de Polícia Militar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q1079009 | Sociologia, Meio Ambiente e Sociedade, Cabo Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2025

Distritos da cidade de São Paulo onde moram mais pessoas negras tiveram mais alagamentos, inundações e deslizamentos nos últimos dez anos. A conclusão é de um levantamento exclusivo da Agência Pública a partir dos dados da Defesa Civil do município. No período, os dez distritos com mais ocorrências do tipo possuem população negra acima da média da cidade.
Disponível em: https://apublica.org/2024/02/bairros-perifericos-e-de-maioria-negrasao-os-mais-afetados-por-desastres-em-sao-paulo/ Acesso: 08 Mai 2025.

Avalie se o estudo apresentado no texto evidencia que:
I. Os locais pesquisados apresentam maior violência policial, presença de grupos armados e atuação de facções criminosas.
II. Os bairros com maior população negra apresentam uma qualidade de vida inferior e concentram um número maior de desastres.
III. A situação de racismo ambiental dessas áreas se manifesta por meio da desproporcionalidade na exposição a impactos ambientais negativos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

822Q1079028 | Física, Eletricidade, Cabo Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2025

Duas esferas puntiformes e idênticas estão carregadas com cargas iguais e separadas no vácuo. Quando as esferas estão a 0,2 m de distanciamento, a força elétrica entre elas é de 4000 N.
Para que a intensidade da força elétrica seja igual a 250 N, as esferas devem ficar separadas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

823Q1079029 | Química, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Cabo Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2025

Recentemente o mundo acompanhou a escolha de um novo papa. Quando o conclave papal se reúne para a eleição, a fumaça da queima das cédulas dos cardeais indica o resultado. A fumaça branca é a sinalização que uma decisão foi tomada. Tal fumaça é produzida a partir da mistura de clorato de potássio, lactose e breu (resina de pinheiro).
O sal inorgânico utilizado na produção da fumaça branca possui a seguinte fórmula química:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

824Q1077789 | Segurança Pública, Conhecimento Técnico Profissional em Segurança Pública, Cabo PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Nos termos do Procedimento Operacional Padrão – processo nº 1.01.00 – Abordagem de pessoa a pé, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

825Q1077336 | Direito Penal Militar, Espécies de Crimes Militares, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos crimes militares em tempo de paz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

826Q1058953 | Matemática, Probabilidade, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Em um pote, há 60 balas, todas de mesmo tamanho e formato, embaladas individualmente. Desse total, 25 são balas de leite com recheio de chocolate, 15 são balas de café sem recheio, e as demais são balas de frutas também com recheio de chocolate. Retirando-se aleatoriamente uma bala desse pote, a probabilidade de que ela tenha recheio de chocolate é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

827Q1077743 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais sobre Ciência, Soldado PM de 2 Classe, Polícia Militar SP, FGV, 2024

A empresa americana Tesla é uma referência no crescente mercado dos veículos elétricos. Sob a liderança do empresário Elon Musk, a companhia permaneceu por anos como a maior fabricante desse segmento no mundo.
Fonte: Olhar Digital https://encurtador.com.br/stMZ4
No entanto, nos últimos meses, ela foi superada pela concorrente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

828Q1077760 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Alguns filósofos da ciência, entre os quais Karl Popper (1902-1994), afirmaram que a reelaboração científica decorre do fato de ter havido uma mudança no conceito filosófico-científico da verdade. Na nova concepção, o falso é a perda da coerência de uma teoria, a existência de contradições entre seus princípios ou entre estes e alguns de seus conceitos.

(Marilena Chaui. Convite à Filosofia, 2008. Adaptado.)

De acordo com o excerto, para Karl Popper, a avaliação de uma teoria científica na contemporaneidade deve considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

829Q1077783 | Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Proteção, Cabo PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

No tocante à pena de morte, é correto afirmar que o Pacto San José da Costa Rica possui a seguinte previsão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

830Q1077815 | Direito Penal Militar, Espécies de Crimes Militares, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Assinale a alternativa que contempla um crime que possui uma causa de aumento de pena para a hipótese de ser praticado diante da tropa, ou em público.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

831Q1077620 | Veterinária, Nutrição, Veterinário, Polícia Militar SP, FGV, 2022

As vitaminas são micronutrientes essenciais na dieta e devem ser fornecidas na medida ideal de modo a não acarretar problemas devido à sua deficiência e nem ao seu excesso no organismo.
Sobre a deficiência de vitaminas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

832Q1059269 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado PM de 2 Classe, Polícia Militar SP, FGV, 2025

Ricardo gasta atualmente 60% de seu salário em gastos essenciais. Segundo alguns especialistas, o ideal é que os gastos essenciais representem, no máximo, 50% do salário.

Sem alterar seus gastos atuais de qualquer espécie, para que Ricardo passasse a ter os gastos essenciais dentro do que é considerado ideal, ele teria que ter um aumento salarial de, no mínimo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

833Q1079027 | Física, Física Térmica, Cabo Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2025

Um estudante no nível do mar recebe um termômetro com escala termométrica desconhecida. Para estudá-lo, seu professor propõe que o termômetro seja inserido em um recipiente contendo água com gelo.
Nesse caso, o termômetro acusa um valor de −4. Em seguida, o professor pede que o termômetro seja inserido em um recipiente com água em ebulição. O estudante verifica que o termômetro passa a indicar +116.
A única temperatura em que o termômetro estudado e um outro termômetro graduado na escala Celsius indicam a mesma temperatura é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q1057283 | Português, Ortografia, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Leia o fragmento a seguir:
Já _____ alguns anos que movimentos de defesa dos animais pregam que animais não ______________ em cativeiro. Essa e outras pautas _____ ganhado cada vez mais espaço na mídia, mas eles defendem que não é o suficiente. ___________ de questões que carecem ainda de ampla discussão na sociedade e no âmbito legislativo.
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a opção que apresenta os termos que completam, corretamente, as lacunas do fragmento acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

835Q1077265 | Conhecimentos Gerais, Economia, Soldado da Polícia Militar de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

A região do Golfo tem sido afetada nos últimos meses por uma instabilidade que ameaça o fluxo de uma commodity de interesse mundial. Seis navios foram atacados desde maio em meio à escalada de tensão entre o Irã e os EUA. No ano passado, os EUA impuseram novas sanções contra Teerã por causa do programa nuclear iraniano. Algumas das medidas têm como alvo as exportações dessa commodity do Irã, que é o centro de sua economia. O Irã, em retaliação, aumentou a quantidade de urânio enriquecido e ontem elevou seu teor de enriquecimento.

(Estadão. https://internacional.estadao.com.br, 07.07.2019. Adaptado)

A commodity e a região estratégica tratados no excerto correspondem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q1057198 | Português, Interpretação de Textos, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.

Leia o texto, para responder à questão.

É conceito da moda. Usam em encontros motivadores. Na Física, é a volta à forma original após uma deformação. O termo se origina da capacidade de ricochetear, de saltar novamente. Por extensão, usamos para falar de quem sofre pressão e consegue manter seus objetivos.
Uma pessoa resiliente ideal teria três camadas. Na primeira, suporta: recebe o golpe sem desabar. Ouve a crítica e não “desaba”, vive a frustração sem descontrole, experiencia a dor e continua de pé. A primeira etapa da resiliência é administrar o golpe, o revés, o erro, a decepção. O tipo ideal que estamos tratando sabe a extensão da dor, mas se considera (ou é de fato) mais forte do que as ondas das adversidades.
O segundo estágio é a recuperação/aprendizagem. Combinam-se os dois conceitos. Sinto o golpe, não desmonto (fase um) e ainda recupero a posição anterior ao golpe com o acréscimo de algo novo. Toda dor contém sua lição. Ninguém duvida disso. O resiliente consegue aprender com o golpe sentido.
O terceiro momento do modelo perfeito é a ressignificação da estratégia e da consciência a partir do aprendizado. O tipo aqui descrito nunca se vitimiza, mesmo se for a vítima. Não existe lamúria ou sofrimento para o mundo. A dor existe, foi sentida, houve reação com aprendizado e dele surgiu um novo ser, mais forte e mais sábio.
É bom descrever tipos perfeitos. Quase sempre são inexistentes. São como a biografia de santos medievais: sem falha, diamantes sem jaça; modelos e, como tal, inatingíveis. Existe um propósito didático de mostrar a perfeição para nós que chafurdamos no lodo da existência banal. Todos temos graus variados de resiliência diante da vida. Ninguém é o tipo ideal. Uma coisa não invalida a outra.
Como narrativa de santos, o modelo perfeito serve como para indicar o ponto no qual não me encontro, porém devo reagir para almejá-lo. Sempre é bom ser resiliente e todos os palestrantes e livros têm razão: sem resiliência em algum grau, épico ou homeopático, é impossível enfrentar o mundo.
O conto extraordinário de Kafka, Um Artista da Fome, fala de um homem com extrema resiliência para aguentar jejuns prolongados. Era um herói! Ao final, emitiu a verdade surpreendente. Ele não era um homem de vontade férrea, apenas nunca havia encontrado um prato que… o seduzisse realmente. Seu paladar nunca fora tentado. Creio ser a receita geral da resiliência: a serenidade diante das coisas que, na verdade, não nos atingiram. Esperança ajuda sempre.

(Leandro Karnal. Os heróis da resiliência. Disponível em:

https://cultura.estadao.com.br. Acesso em 20.01.2021. Adaptado)

É correto afirmar que, no texto, a descrição da pessoa resiliente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

837Q1057200 | Português, Interpretação de Textos, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.

Leia o texto, para responder à questão.

É conceito da moda. Usam em encontros motivadores. Na Física, é a volta à forma original após uma deformação. O termo se origina da capacidade de ricochetear, de saltar novamente. Por extensão, usamos para falar de quem sofre pressão e consegue manter seus objetivos.
Uma pessoa resiliente ideal teria três camadas. Na primeira, suporta: recebe o golpe sem desabar. Ouve a crítica e não “desaba”, vive a frustração sem descontrole, experiencia a dor e continua de pé. A primeira etapa da resiliência é administrar o golpe, o revés, o erro, a decepção. O tipo ideal que estamos tratando sabe a extensão da dor, mas se considera (ou é de fato) mais forte do que as ondas das adversidades.
O segundo estágio é a recuperação/aprendizagem. Combinam-se os dois conceitos. Sinto o golpe, não desmonto (fase um) e ainda recupero a posição anterior ao golpe com o acréscimo de algo novo. Toda dor contém sua lição. Ninguém duvida disso. O resiliente consegue aprender com o golpe sentido.
O terceiro momento do modelo perfeito é a ressignificação da estratégia e da consciência a partir do aprendizado. O tipo aqui descrito nunca se vitimiza, mesmo se for a vítima. Não existe lamúria ou sofrimento para o mundo. A dor existe, foi sentida, houve reação com aprendizado e dele surgiu um novo ser, mais forte e mais sábio.
É bom descrever tipos perfeitos. Quase sempre são inexistentes. São como a biografia de santos medievais: sem falha, diamantes sem jaça; modelos e, como tal, inatingíveis. Existe um propósito didático de mostrar a perfeição para nós que chafurdamos no lodo da existência banal. Todos temos graus variados de resiliência diante da vida. Ninguém é o tipo ideal. Uma coisa não invalida a outra.
Como narrativa de santos, o modelo perfeito serve como para indicar o ponto no qual não me encontro, porém devo reagir para almejá-lo. Sempre é bom ser resiliente e todos os palestrantes e livros têm razão: sem resiliência em algum grau, épico ou homeopático, é impossível enfrentar o mundo.
O conto extraordinário de Kafka, Um Artista da Fome, fala de um homem com extrema resiliência para aguentar jejuns prolongados. Era um herói! Ao final, emitiu a verdade surpreendente. Ele não era um homem de vontade férrea, apenas nunca havia encontrado um prato que… o seduzisse realmente. Seu paladar nunca fora tentado. Creio ser a receita geral da resiliência: a serenidade diante das coisas que, na verdade, não nos atingiram. Esperança ajuda sempre.

(Leandro Karnal. Os heróis da resiliência. Disponível em:

https://cultura.estadao.com.br. Acesso em 20.01.2021. Adaptado)

Os conceitos que caracterizam adequadamente as três camadas da pessoa resiliente, como descritas nos parágrafos 2º , 3º e 4º , são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

838Q1058001 | Português, Ortografia, Cabo PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.
Beijos, nunca mais



1 Ouço dizer que, por causa da Covid, os beijos foram banidos do cinema. Por mais longa a quarentena antes das filmagens, não se pode arriscar a saúde dos atores – a não ser que eles se beijem de máscara. Mas talvez nem tudo esteja perdido. Muitos filmes do passado souberam transmitir intenso romantismo ou sensualidade sem recorrer ao beijo. Duvida? Eis alguns.


2 Em “A Estranha Passageira”, de Irving Rapper, Bette Davis pede um cigarro a Paul Henreid. Ele tira dois cigarros, coloca-os na boca, acende ambos e passa um deles a Bette. Um beijo seria mais explícito? Em “Férias de Amor”, de Joshua Logan, William Holden e Kim Novak fazem uma das maiores danças da história sem se tocarem. Poucas vezes o cinema foi tão romântico – a coreografia dizia tudo.


3 Em “A Dama e o Vagabundo”, desenho de Walt Disney, os dois cães comem no mesmo prato na cantina italiana e, sem querer, seus focinhos se unem por um fio de macarrão.


4 E eu poderia citar três das histórias mais românticas de todos os tempos, em que o herói não chega nem perto de beijar a heroína. “O Corcunda de Notre Dame”, filmado em 1923, em 1939, e em 1956, em todos havia atores famosos no papel do Corcunda apaixonado por Esmeralda – sem beijo. “O Fantasma da Ópera” em que, com ou sem máscara, aquele monstro sem nariz era imbeijável.


5 E, claro, King Kong, em que, em suas inúmeras versões, o galã tragicamente apaixonado nunca pôde sequer aproximar seus grandes lábios dos lábios da mocinha.



(https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2020/09/
beijos-nunca-mais.shtml Adaptado)
No trecho do 5º parágrafo – ... o galã tragicamente apaixonado nunca pôde sequer aproximar... –, o termo destacado traz um acento diferencial.
De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, a mesma situação ocorre com o termo destacado na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

839Q1058002 | Português, Sintaxe, Cabo PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.
Beijos, nunca mais



1 Ouço dizer que, por causa da Covid, os beijos foram banidos do cinema. Por mais longa a quarentena antes das filmagens, não se pode arriscar a saúde dos atores – a não ser que eles se beijem de máscara. Mas talvez nem tudo esteja perdido. Muitos filmes do passado souberam transmitir intenso romantismo ou sensualidade sem recorrer ao beijo. Duvida? Eis alguns.


2 Em “A Estranha Passageira”, de Irving Rapper, Bette Davis pede um cigarro a Paul Henreid. Ele tira dois cigarros, coloca-os na boca, acende ambos e passa um deles a Bette. Um beijo seria mais explícito? Em “Férias de Amor”, de Joshua Logan, William Holden e Kim Novak fazem uma das maiores danças da história sem se tocarem. Poucas vezes o cinema foi tão romântico – a coreografia dizia tudo.


3 Em “A Dama e o Vagabundo”, desenho de Walt Disney, os dois cães comem no mesmo prato na cantina italiana e, sem querer, seus focinhos se unem por um fio de macarrão.


4 E eu poderia citar três das histórias mais românticas de todos os tempos, em que o herói não chega nem perto de beijar a heroína. “O Corcunda de Notre Dame”, filmado em 1923, em 1939, e em 1956, em todos havia atores famosos no papel do Corcunda apaixonado por Esmeralda – sem beijo. “O Fantasma da Ópera” em que, com ou sem máscara, aquele monstro sem nariz era imbeijável.


5 E, claro, King Kong, em que, em suas inúmeras versões, o galã tragicamente apaixonado nunca pôde sequer aproximar seus grandes lábios dos lábios da mocinha.



(https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2020/09/
beijos-nunca-mais.shtml Adaptado)
Assinale a alternativa que está em conformidade com a concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

840Q1057517 | Português, Morfologia, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Texto associado.

Para responder à questão, leia o trecho inicial da crônica “Em preto e branco”, de Carlos Drummond de Andrade, publicada originalmente em 16.06.1970.


No momento, somos milhões de brasileiros vendo a Copa do Mundo em preto e branco, e algumas dezenas vendo-a colorida. Faço parte da primeira turma, porém não protesto contra o privilégio da segunda. Talvez até sejamos nós, realmente, os privilegiados, pois nos é concedido o exercício livre da imaginação visual, esse cavalinho sem freio. Podemos ver o estádio de Jalisco recoberto das tonalidades mais deslumbrantes, os atletas mudando continuamente de matiz, fusões e superposições cromáticas, efeito de luz que só o cinema e os crepúsculos classe extra do Arpoador têm condição de oferecer-nos. Pelé, o mágico, vira arco-íris, na instantaneidade e gênio de suas criações. E tudo é ballet de cor a que vamos assistindo ao sabor da inventiva, na emoção das jogadas, desde que sejamos capazes de inventar. Ao passo que nossos poucos colegas aparentemente mais afortunados, reunidos a convite da Embratel diante da TV em cores, já têm o espetáculo pintado, bandeiras e uniformes dos jogadores com seus tons intransferíveis, os grandes painéis de publicidade com as tintas que apresentam nos muros do mundo inteiro. Levam desvantagem perante nós, os de imaginação solta. Não podem conceber cores novas, todas já estão carimbadas. Sinto vontade de convidá-los a vir para junto de nós, os preto-e-brancos; será que aceitam?

(Carlos Drummond de Andrade. Quando é dia de futebol, 2014.)

Pode ser reescrito na voz passiva o seguinte trecho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.