Início

Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva questões de Polícia Militar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q1077318 | Sem disciplina, Pontuação, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.

Para Lilia Schwarcz, Brasil está reescrevendo

a história da escravidão

“É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil. Revogam-se as disposições em contrário.” Com menos de 20 palavras, a escravidão foi abolida no Brasil há 130 anos, em 13 de maio de 1888.

Para a historiadora Lilia Schwarcz, o 13 de maio não deve ser uma data de celebração, mas sim de reflexão sobre o papel do Brasil, que foi o último dos países das Américas a abolir formalmente a escravidão mercantil.

Além disso, Schwarcz propõe que a abordagem do tema deixe de focar apenas os aspectos que mostram os africanos como vítimas passivas e abarque a resistência dos escravizados, para propagar o conhecimento de que os escravos e escravas não foram trazidos para cá pacificamente — evidenciando, assim, a violência que permeou o fenômeno da miscigenação brasileira.

(Luiza Calegari. Revista Exame.

https://exame.abril.com.br. 13.05.2018. Adaptado)

O uso das aspas no primeiro parágrafo do texto serve ao propósito de sinalizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

862Q1077348 | Direito da Criança e do Adolescente, Crimes e Infrações Administrativas do Eca, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

A viatura composta pelos Sd PM “X” e Cb PM “Y” (encarregado) foi acionada para atender a uma ocorrência no Hotel “Z”. No local, os Militares do Estado são cientificados pelo hóspede “K” (solicitante que telefonou ao COPOM) de que o Hotel “Z” está hospedando um adolescente de 16 (dezesseis) anos, desacompanhado dos pais ou responsável, sem autorização escrita desses ou de autoridade judiciária.

O Cb PM “Y está correto ao afirmar, ao solicitante “K”, de que essa situação tipifica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

863Q1077367 | Conhecimentos Gerais, Meio Ambiente, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

A ecologia está em toda parte: Mas que ecologia? “Preservar o meio ambiente é, para a Louis Vuitton, muito mais do que uma obrigação: é um imperativo, um motor de competividade”, explica o grupo especializado em artigos de luxo. Entre 1993 e 2021, o número de países europeus cujo governo conta com um ministro ligado aos partidos da ecologia política passou de um para onze. O bom resultado obtido pelos Verdes nas eleições legislativas alemãs de 26 de setembro de 2021 (14,8%), por exemplo, pode ser mais bem avaliado quando detalhamos as características sociológicas de um eleitorado mais jovem, urbano, ocidental, abastado e feminino. O partido obteve os votos de apenas 8% dos trabalhadores braçais.

(Benoît Bréville e Pierre Rimbert. “Os ecologistas no poder: amornar a fervura”.Le monde diplomatique Brasil, dezembro de 2021. Adaptado.)


O excerto faz um balanço do movimento ambientalista europeu,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q1077373 | Sociologia, Cidadania e Movimentos Sociais, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Em relação às populações indígenas, a Constituição Estadual Paulista (1989)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q1077393 | Administração Pública, Sistema Integrado de Administração, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Mário, com 18 anos de idade, soldado do Exército brasileiro, convocado para o serviço militar obrigatório, e Pedro, com 40 anos de idade, oficial do Exército brasileiro há 12 anos, pretendiam concorrer a cargos eletivos na eleição municipal que se avizinhava.
Sobre o fato apresentado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q1057200 | Português, Interpretação de Textos, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.

Leia o texto, para responder à questão.

É conceito da moda. Usam em encontros motivadores. Na Física, é a volta à forma original após uma deformação. O termo se origina da capacidade de ricochetear, de saltar novamente. Por extensão, usamos para falar de quem sofre pressão e consegue manter seus objetivos.
Uma pessoa resiliente ideal teria três camadas. Na primeira, suporta: recebe o golpe sem desabar. Ouve a crítica e não “desaba”, vive a frustração sem descontrole, experiencia a dor e continua de pé. A primeira etapa da resiliência é administrar o golpe, o revés, o erro, a decepção. O tipo ideal que estamos tratando sabe a extensão da dor, mas se considera (ou é de fato) mais forte do que as ondas das adversidades.
O segundo estágio é a recuperação/aprendizagem. Combinam-se os dois conceitos. Sinto o golpe, não desmonto (fase um) e ainda recupero a posição anterior ao golpe com o acréscimo de algo novo. Toda dor contém sua lição. Ninguém duvida disso. O resiliente consegue aprender com o golpe sentido.
O terceiro momento do modelo perfeito é a ressignificação da estratégia e da consciência a partir do aprendizado. O tipo aqui descrito nunca se vitimiza, mesmo se for a vítima. Não existe lamúria ou sofrimento para o mundo. A dor existe, foi sentida, houve reação com aprendizado e dele surgiu um novo ser, mais forte e mais sábio.
É bom descrever tipos perfeitos. Quase sempre são inexistentes. São como a biografia de santos medievais: sem falha, diamantes sem jaça; modelos e, como tal, inatingíveis. Existe um propósito didático de mostrar a perfeição para nós que chafurdamos no lodo da existência banal. Todos temos graus variados de resiliência diante da vida. Ninguém é o tipo ideal. Uma coisa não invalida a outra.
Como narrativa de santos, o modelo perfeito serve como para indicar o ponto no qual não me encontro, porém devo reagir para almejá-lo. Sempre é bom ser resiliente e todos os palestrantes e livros têm razão: sem resiliência em algum grau, épico ou homeopático, é impossível enfrentar o mundo.
O conto extraordinário de Kafka, Um Artista da Fome, fala de um homem com extrema resiliência para aguentar jejuns prolongados. Era um herói! Ao final, emitiu a verdade surpreendente. Ele não era um homem de vontade férrea, apenas nunca havia encontrado um prato que… o seduzisse realmente. Seu paladar nunca fora tentado. Creio ser a receita geral da resiliência: a serenidade diante das coisas que, na verdade, não nos atingiram. Esperança ajuda sempre.

(Leandro Karnal. Os heróis da resiliência. Disponível em:

https://cultura.estadao.com.br. Acesso em 20.01.2021. Adaptado)

Os conceitos que caracterizam adequadamente as três camadas da pessoa resiliente, como descritas nos parágrafos 2º , 3º e 4º , são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q1058002 | Português, Sintaxe, Cabo PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.
Beijos, nunca mais



1 Ouço dizer que, por causa da Covid, os beijos foram banidos do cinema. Por mais longa a quarentena antes das filmagens, não se pode arriscar a saúde dos atores – a não ser que eles se beijem de máscara. Mas talvez nem tudo esteja perdido. Muitos filmes do passado souberam transmitir intenso romantismo ou sensualidade sem recorrer ao beijo. Duvida? Eis alguns.


2 Em “A Estranha Passageira”, de Irving Rapper, Bette Davis pede um cigarro a Paul Henreid. Ele tira dois cigarros, coloca-os na boca, acende ambos e passa um deles a Bette. Um beijo seria mais explícito? Em “Férias de Amor”, de Joshua Logan, William Holden e Kim Novak fazem uma das maiores danças da história sem se tocarem. Poucas vezes o cinema foi tão romântico – a coreografia dizia tudo.


3 Em “A Dama e o Vagabundo”, desenho de Walt Disney, os dois cães comem no mesmo prato na cantina italiana e, sem querer, seus focinhos se unem por um fio de macarrão.


4 E eu poderia citar três das histórias mais românticas de todos os tempos, em que o herói não chega nem perto de beijar a heroína. “O Corcunda de Notre Dame”, filmado em 1923, em 1939, e em 1956, em todos havia atores famosos no papel do Corcunda apaixonado por Esmeralda – sem beijo. “O Fantasma da Ópera” em que, com ou sem máscara, aquele monstro sem nariz era imbeijável.


5 E, claro, King Kong, em que, em suas inúmeras versões, o galã tragicamente apaixonado nunca pôde sequer aproximar seus grandes lábios dos lábios da mocinha.



(https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2020/09/
beijos-nunca-mais.shtml Adaptado)
Assinale a alternativa que está em conformidade com a concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

868Q1079021 | Português, Sintaxe, Cabo Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2025

Assinale a frase em que a expressão “graças a” está empregada de forma adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

869Q1079031 | Engenharia Química e Química Industrial, Operações Unitárias, Cabo Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2025

O descarte incorreto de lixo eletrônico, como aparelhos celulares e computadores usados, tem provocado preocupações tanto ambientais quanto econômicas, por conta da presença de vários metais nas placas e peças desses dispositivos. Para recuperar esses metais e reduzir os danos gerados, é preciso separá-los dos materiais plásticos e cerâmicos que também compõem as placas eletrônicas.
Após moagem das placas eletrônicas, o processo mais adequado para separar metais sólidos das demais partes trituradas não metálicas é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

870Q1057531 | Português, Sintaxe, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Texto associado.

Atenção: a questão deve ser respondida a partir do Texto I.



Texto I


“É preciso fazer uma reflexão. O turismo e os turistas que chegam a Florianópolis causam uma agonia. A invasão das praias mostra um retrato do Brasil popular, mas sem nenhuma delicadeza. Me sinto encurralado pelos hábitos de mal gosto de grande parcela dos turistas que acham que som alto à beira mar e lixo jogado em todo canto fazem parte do relax das férias. Não compreendo essa identidade do brasileiro do quanto mais bagunçado melhor. Tudo pode em nome da liberdade individual e do politicamente correto. E não bastasse o comportamento dos que chegam de fora, os locais acabam cooperando, liberando seus instintos, juntando-se à bagunça geral. E os preços então? Uma explosão numérica sem limites. Mas enfim, deve ser essa a tão sonhada identidade brasileira.”

(PRATA, Anselmo. Turismo em Santa Catarina – Vale a pena? Disponível em https://www.ronaud.com/sociedade/turismo-em-santa-catarina/)

“É preciso fazer uma reflexão.”
Transformando-se a oração reduzida “fazer uma reflexão” por uma oração desenvolvida adequada, a forma correta seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q1077265 | Conhecimentos Gerais, Economia, Soldado da Polícia Militar de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

A região do Golfo tem sido afetada nos últimos meses por uma instabilidade que ameaça o fluxo de uma commodity de interesse mundial. Seis navios foram atacados desde maio em meio à escalada de tensão entre o Irã e os EUA. No ano passado, os EUA impuseram novas sanções contra Teerã por causa do programa nuclear iraniano. Algumas das medidas têm como alvo as exportações dessa commodity do Irã, que é o centro de sua economia. O Irã, em retaliação, aumentou a quantidade de urânio enriquecido e ontem elevou seu teor de enriquecimento.

(Estadão. https://internacional.estadao.com.br, 07.07.2019. Adaptado)

A commodity e a região estratégica tratados no excerto correspondem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

872Q1077790 | Segurança Pública, Técnica Policial, Cabo PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Nos termos do Procedimento Operacional Padrão – processo nº 1.02.00 – Abordagem Policial com viatura “4 rodas”, assinale a alternativa que apresenta, entre outras, uma ação inerente à abordagem de pessoas sob fiscalização de polícia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

873Q1077281 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

As manifestações recentes contra o racismo estrutural no Brasil e no mundo reatualizaram os princípios da declaração sobre a raça e os preconceitos raciais proclamada pela Conferência Geral da UNESCO, em 1978.

Leia o trecho da Declaração a seguir.

Artigo 1º §1. Todos os seres humanos pertencem à mesma espécie e têm a mesma origem. Nascem iguais em dignidade e direitos e todos são parte integrante da humanidade.

§2. Todos os indivíduos e os grupos têm o direito de serem diferentes, de se considerarem diferentes e de serem vistos como tal. Contudo, a diversidade das formas de vida e o direito à diferença não podem, em quaisquer circunstâncias, servir de pretexto para os preconceitos raciais; não podem legitimar, de direito ou de fato, qualquer prática discriminatória, nem servir de fundamento para a política do apartheid, que constitui a mais extrema forma do racismo.

§3. A identidade de origem não afeta de modo algum o fato de os seres humanos poderem viver de forma diferente, nem prejudica a existência de diferenças baseadas na diversidade das culturas, do meio ambiente e da história, nem o direito de manter a identidade cultural.

Com relação ao texto, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

874Q1077292 | Matemática, Aritmética e Problemas, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

Em certa cidade, verificou-se que a quantidade de assaltos ocorridos em cada mês era inversamente proporcional ao número de policiais presentes no patrulhamento das ruas nesse mês. Sabe-se que, em abril, 400 policiais estiveram presentes no patrulhamento e 30 assaltos ocorreram, e que, em maio, o número de assaltos caiu para 24. O número de policiais que estiveram presentes no patrulhamento no mês de maio foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

875Q1077299 | Direito Processual Penal, Princípios Fundamentais do Direito Processual Penal, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

Oficial de Polícia Militar investigava, por meio de procedimento próprio, a prática de infração disciplinar por determinado policial militar. Com objetivo de obter provas do ilícito funcional, o oficial interceptou diretamente ligação telefônica realizada entre o policial investigado e terceira pessoa. De acordo com a Constituição da República, a prova obtida com o grampo telefônico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

876Q1077312 | Conhecimentos Gerais, Política Nacional, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Em fevereiro de 1978, no Rio de Janeiro, foi fundado o primeiro Comitê Brasileiro pela Anistia (CBA). E o que até então se apresentava como uma medida de justiça restaurativa se transformou numa afirmativa de direitos – a “face imprescindível das liberdades democráticas”, sublinhou a Carta de Princípios do CBA paulista, criado em maio de 1978. Os CBAs foram a senha para o início de um movimento memorável – a campanha pela anistia ampla, geral e irrestrita –, que unificou as forças de oposição, reuniu artistas e intelectuais, ganhou a opinião pública, e transbordou para a rua em passeatas, comícios e atos públicos. (Lilia M. Schwarcz e Heloísa M. Starling, Brasil: uma biografia, p. 479) A Lei da Anistia de agosto de 1979 foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

877Q1077330 | Direito da Criança e do Adolescente, Acesso à Justiça à Criança e ao Adolescente, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

878Q1057188 | Português, Sintaxe, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

Texto associado.
TEXTO IV

Postam-se em forma de crescente os bravos:
Ávida turba mulheril no entanto
O rito sacro impaciente aguarde.
Brincam na relva os folgazões1 meninos,
Em quanto os mais crescidos, contemplando
O aparato elétrico das armas,
Enlevam-se2; e, mordidos pela inveja,
Discorrem lá consigo: – Quando havemos,
Nós outros, d’empunhar daqueles arcos,
E quando levaremos de vencid
a As hostes3 vis do pérfido Gamela!

DIAS, Gonçalves. Os Timbiras, 1857. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000117.pdf. Acesso em 28/07/2020.

1 aquele que tem bom gênio, que gosta de divertir-se, brincalhão.
2 deleitar-se, deliciar-se, encantar-se.
3 inimigo, adversário.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa acerca de concordância verbal e nominal, analise as afirmativas a seguir.
I. No primeiro verso, também seria correta a forma singular do verbo (“posta-se”), por haver sujeito indeterminado. II. No nono verso, o verbo “empunhar” poderia estar flexionado também no plural (“empunharmos”). III. O adjetivo “vis”, no décimo primeiro verso, está corretamente concordando com o substantivo a que se refere (“hostes”) em número e gênero.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

879Q1057710 | Português, Sintaxe, Soldado PM de 2a Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Assinale a alternativa que preenche, respectivamente e de acordo com a norma-padrão de concordância nominal, as lacunas do texto a seguir:
Foi________ rapidamente uma verificação das ocorrências envolvendo menores, para que fosse________ providência imediata, antes do meio-dia e______ . As conclusões da averiguação seguem ______ao relatório final do setor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q1057202 | Português, Morfologia, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.

Leia o texto, para responder à questão.

É conceito da moda. Usam em encontros motivadores. Na Física, é a volta à forma original após uma deformação. O termo se origina da capacidade de ricochetear, de saltar novamente. Por extensão, usamos para falar de quem sofre pressão e consegue manter seus objetivos.
Uma pessoa resiliente ideal teria três camadas. Na primeira, suporta: recebe o golpe sem desabar. Ouve a crítica e não “desaba”, vive a frustração sem descontrole, experiencia a dor e continua de pé. A primeira etapa da resiliência é administrar o golpe, o revés, o erro, a decepção. O tipo ideal que estamos tratando sabe a extensão da dor, mas se considera (ou é de fato) mais forte do que as ondas das adversidades.
O segundo estágio é a recuperação/aprendizagem. Combinam-se os dois conceitos. Sinto o golpe, não desmonto (fase um) e ainda recupero a posição anterior ao golpe com o acréscimo de algo novo. Toda dor contém sua lição. Ninguém duvida disso. O resiliente consegue aprender com o golpe sentido.
O terceiro momento do modelo perfeito é a ressignificação da estratégia e da consciência a partir do aprendizado. O tipo aqui descrito nunca se vitimiza, mesmo se for a vítima. Não existe lamúria ou sofrimento para o mundo. A dor existe, foi sentida, houve reação com aprendizado e dele surgiu um novo ser, mais forte e mais sábio.
É bom descrever tipos perfeitos. Quase sempre são inexistentes. São como a biografia de santos medievais: sem falha, diamantes sem jaça; modelos e, como tal, inatingíveis. Existe um propósito didático de mostrar a perfeição para nós que chafurdamos no lodo da existência banal. Todos temos graus variados de resiliência diante da vida. Ninguém é o tipo ideal. Uma coisa não invalida a outra.
Como narrativa de santos, o modelo perfeito serve como para indicar o ponto no qual não me encontro, porém devo reagir para almejá-lo. Sempre é bom ser resiliente e todos os palestrantes e livros têm razão: sem resiliência em algum grau, épico ou homeopático, é impossível enfrentar o mundo.
O conto extraordinário de Kafka, Um Artista da Fome, fala de um homem com extrema resiliência para aguentar jejuns prolongados. Era um herói! Ao final, emitiu a verdade surpreendente. Ele não era um homem de vontade férrea, apenas nunca havia encontrado um prato que… o seduzisse realmente. Seu paladar nunca fora tentado. Creio ser a receita geral da resiliência: a serenidade diante das coisas que, na verdade, não nos atingiram. Esperança ajuda sempre.

(Leandro Karnal. Os heróis da resiliência. Disponível em:

https://cultura.estadao.com.br. Acesso em 20.01.2021. Adaptado)

Observe a relação de sentido estabelecida pela conjunção “e” entre os enunciados da passagem – Ouve a crítica e não “desaba”. Essa mesma relação de sentido está presente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.