Início

Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva questões de Polícia Militar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q1057990 | Português, Sintaxe, Cabo PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.
Problemas ou preocupações com o dinheiro?




1 “Problemas” são coisas reais, tangíveis, quotidianas, que lidam com as contas - a bancária e as que precisam de ser pagas. “Preocupações” são outra história: ansiedades ou desejos que só existem nas nossas cabeças. Eis a tese do filósofo John Armstrong em “Como se preocupar menos com dinheiro”.


2 Mas voltemos ao início: você tem problemas ou preocupações com o vil metal? Se são problemas, lamento, nada a fazer: a questão é mesmo matemática. É preciso pagar o aluguel, as despesas da casa, a educação dos filhos. O básico do básico, a que poucos escapam.


3 Mas Armstrong não escreve o livro para enfrentar essas necessidades básicas – e implacáveis. Ele sobe um degrau para falar das “preocupações” com o dinheiro, ou seja, sobre o que acontece depois das necessidades básicas estarem satisfeitas.


4 Sim, pagamos o aluguel da casa. Mas queremos uma casa melhor. Sim, temos roupa no corpo e comida na mesa. Mas queremos aquela grife e aquele jantar no melhor restaurante da cidade. Que fazer?


5 Armstrong não é um puritano nem um asceta*. O dinheiro é importante – tão importante que nem as relações amorosas escapam a ele. O ponto, porém, é outro. É analisar antes aquilo de que precisamos para termos uma “vida boa”. Atenção: disse “precisamos”, o que é diferente de “querermos”.


6 Quando queremos algo, obedecemos a um desejo – e os desejos são infindos por definição. As nossas necessidades de dinheiro estão intimamente ligadas com o tipo de pessoa que queremos realmente ser. Só depois de sabermos quem somos é possível perguntar de quanto dinheiro precisamos. E, às vezes, a quantia é menor do que se imagina.


7 Penso na minha vida. Houve excessos e desperdícios alimentados por caprichos, vaidades, inseguranças – e por um desconhecimento profundo sobre a vida que eu realmente procurava.


8 Hoje, cometo loucuras como qualquer pessoa racional. Mas são esporádicas como tempestades tropicais. Depois de pagar as fatais contas do mês, noto que não preciso de um automóvel de luxo, de uma casa majestosa, de roupas de grife.


9 Mas preciso dos meus livros, dos meus filmes, da minha música. Preciso de horas vazias, ociosas. E preciso de partilhar as alegrias (e as tristezas) com a família e os amigos onde houver boa mesa – o que é diferente de uma mesa cara.


10 E quando temos a noção de que o tempo é limitado, até aquilo que é bom pode se tornar mais barato.



(https://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/
2017/02/1857581-voce-tem-problemas-de-dinheiro-oupreocupacoes-com-o-dinheiro.shtml. Adaptado)



* asceta: que tem vida contemplativa, que se entrega a práticas espirituais
Considere a frase do 6º parágrafo.

As nossas necessidades de dinheiro estão intimamente ligadas com o tipo de pessoa que queremos realmente ser.

Em conformidade com a regência nominal estabelecida pela norma-padrão, o trecho destacado pode ser substituído por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

882Q1077738 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais sobre Arte e Cultura, Soldado PM de 2 Classe, Polícia Militar SP, FGV, 2024

Punk da Periferia
“Das feridas Que a pobreza cria Sou o pus Sou o que de resto Restaria aos urubus Pus por isso mesmo Este blusão carniça Fiz no rosto Este make-up pó caliça Quis trazer assim Nossa desgraça à luz...

Sou um punk da periferia Sou da Freguesia do Ó Ó! Ó Ó Ó Ó Ó Ó Ó! Aqui pra vocês! Sou da Freguesia...”
GILBERTO GIL. Punk da periferia. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 1983. Disponível em: https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/16135/. Acesso: 23 de abril de 2024

Uma característica do espaço urbano, a qual a letra da canção remete é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q1079018 | Português, Problemas da Língua Culta, Cabo Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2025

Assinale a frase em que houve troca indevida entre “senão” e “se não”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q1077227 | Sem disciplina, Ortografia, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

Os antigos


Os antigos invocavam as Musas.

Nós invocamo-nos a nós mesmos.

Não sei se as Musas apareciam –

Seria sem dúvida conforme o invocado e a invocação. –

Mas sei que nós não aparecemos.

Quantas vezes me tenho debruçado

Sobre o poço que me suponho

E balido “Ah!” para ouvir um eco,

E não tenho ouvido mais que o visto –

O vago alvor escuro com que a água resplandece

Lá na inutilidade do fundo…

Nenhum eco para mim…

Só vagamente uma cara,

Que deve ser a minha, por não poder ser de outro.

E uma coisa quase invisível,

Exceto como luminosamente vejo

Lá no fundo…

No silêncio e na luz falsa do fundo…

(Fernando Pessoa. Poemas de Álvaro de Campos. São Paulo, Saraiva, 2013, p. 156)

Assinale a alternativa cuja frase está escrita em conformidade com a norma ortográfica e com a norma-padrão da língua.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q1077755 | Legislação Federal, Lei N 12 527 de 2011, Soldado PM de 2 Classe, Polícia Militar SP, FGV, 2024

Maria, pessoa analfabeta e que não se alistou como eleitora, mas que possui elevada consciência cívica, sendo residente no Estado Alfa, apresentou requerimento de acesso à informação a uma autarquia federal com sede em Brasília, com o objetivo de que fosse informada sobre a remuneração dos seus servidores.

Na situação descrita na narrativa, é correto afirmar, à luz da Lei de Acesso à Informação, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q1078027 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Soldado PM de 2 Classe, Polícia Militar SP, FGV, 2025

O Brasil assume pela quarta vez a presidência rotativa do BRICS em meio a expansão do bloco que, em 2025, vai contar com ao menos nove novos membros. Reforma da governança global e desenvolvimento sustentável com inclusão social são algumas das agendas que o Brasil buscará promover.

Com o lema Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável, o governo brasileiro tem, entre os desafios, o de articular a participação dos novos membros e dar continuidade à construção do sistema de pagamento com moedas locais no comércio entre os países, substituindo o dólar.

AGÊNCIA BRASIL. Brasil assume presidência do Brics em meio à expansão do bloco. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024- 12/brasil-assume-presidencia-do-brics-em-meio-expansao-do-bloco

O redesenho das relações internacionais passa pelo BRICS, bloco integrado pelo Brasil e que vem em ritmo de expansão das atividades. Os dois países mais geopoliticamente relevantes do bloco são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q1077772 | Física, Trabalho e Energia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Expressão muito comum no mundo da aviação, a velocidade de cruzeiro é aquela desenvolvida pela aeronave entre o final da subida no aeroporto de origem e o início da descida ao aeroporto de destino. Graças à baixa densidade do ar, as aeronaves atingem velocidades de cruzeiro próximas de 240 m/s.

(www.latamairlines.com. Adaptado.)

Considerando que uma aeronave de massa total igual a 60 toneladas desenvolva a velocidade de cruzeiro mencionada no excerto e que tal velocidade seja em relação ao solo, a energia cinética dessa aeronave nessa situação é aproximadamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q1078035 | Literatura, Romantismo, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Texto associado.

Leia o trecho do romance Encarnação, de José de Alencar, para responder à questão.


Conheci outrora uma família que morava em São Clemente.

Havia em sua casa agradáveis reuniões de que fazia os encantos uma filha, bonita moça de dezoito anos, corada como a aurora e loura como o sol.

Amália seduzia especialmente pela graça radiante, e pela viçosa e ingênua alegria, que manava dos lábios vermelhos, como dos olhos de topázio, e lhe rorejava1 a lúcida beleza.

Sua risada argentina era a mais cintilante das volatas2 que ressoavam entre os rumores festivos da casa, onde à noite o piano trinava sob os dedos ágeis da melhor discípula do Arnaud.

Acontecia-lhe chorar algumas vezes por causa de um vestido que a modista não lhe fizera a gosto, ou de um baile muito desejado que se transferia; mas essas lágrimas efêmeras, que saltavam em bagas dos grandes olhos luminosos, iam nas covinhas da boca transformar-se em cascatas de risos frescos e melodiosos.

Tinha razão de folgar.

Era o carinho dos pais e a predileta de quantos a conheciam. Muitos dos mais distintos moços da corte a adoravam. Ela, porém, preferia a isenção de menina; e não pensava em escolher um dentre tantos apaixonados, que a cercavam.

Os pais, que desejavam muito vê-la casada e feliz, sentiam quando ela recusava algum partido vantajoso. Mas reconheciam ao mesmo tempo que formosa, rica e prendada como era, a filha tinha o direito de ser exigente; e confiavam no futuro.

Outra e bem diversa era a causa da indiferença da moça.

Amália não acreditava no amor. A paixão para ela só existia no romance. Os enlevos3 de duas almas a viverem uma da outra não passavam de arroubos de poesia, que davam em comédia quando os queriam transportar para o mundo real.

Tinha sobre o casamento ideias mui positivas. Considerava o estado conjugal uma simples partilha de vida, de bens, de prazeres e trabalhos.

Estes não os queria: os mais ela os possuía e gozava, mesmo solteira, no seio de sua família.

Era feliz; não compreendia, portanto, a vantagem de ligar-se para sempre a um estranho, no qual podia encontrar um insípido companheiro, se não fosse um tirano doméstico.

Estes pensamentos, Amália não os enunciava, nem os erigia em opiniões. Eram apenas os impulsos íntimos de sua vontade; obedecendo a eles, não tinha a menor pretensão à excentricidade.

Ao contrário, como sabia do desejo dos pais, aceitava de boa mente a corte de seus admiradores. Mas estes bem percebiam que para a travessa e risonha vestal4 dos salões, o amor não era mais do que um divertimento de sociedade, semelhante à dança ou à música.

Conservando a sua independência de filha querida, e moça da moda, Amália não nutria prejuízos contra o casamento, que aliás aceitava como uma solução natural para o outono da mulher.

Ela bem sabia, que depois de haver gozado da mocidade, no fim de sua esplêndida primavera, teria de pagar o tributo à sociedade, e como as outras escolher um marido, fazer-se dona-de-casa, e rever nos filhos a sua beleza desvanecida.

Até lá, porém, era e queria ser flor. Das suas lições de botânica lhe ficara bem viva esta recordação, que o fruto só desponta quando as pétalas começam a fanar-se: se vem antes disso, eiva5.


(Encarnação, 2003.)


1rorejar: gotejar.

2volata: série de notas musicais executadas rapidamente.

3enlevo: êxtase, deleite.

4vestal: sacerdotisa da deusa romana Vesta; mulher muito bonita que devia guardar rigorosa castidade.

5eivar: falhar.

“Os enlevos de duas almas a viverem uma da outra não passavam de arroubos de poesia, que davam em comédia quando os queriam transportar para o mundo real.” (10º parágrafo)
A concepção de amor presente no trecho indica um posicionamento crítico à literatura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q1077785 | Direito Penal, Crimes contra O Patrimônio, Cabo PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Assinale a alternativa que contempla um crime contra o patrimônio de ação penal pública condicionada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

891Q1078841 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de São Paulo, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Onde ocorreu o incêndio que sensibilizou particularmente as elites políticas paulistas e efetivou o processo de criação do Corpo de Bombeiros de São Paulo, em 1880?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q1078845 | Direito Penal Militar, Espécies de Crimes Militares, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Assinale a alternativa que, nos termos do Código Penal Militar, contempla um crime militar que a pena é aumentada da metade, se o fato é praticado diante da tropa, ou em público.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q1078847 | Direito Processual Penal Militar, Inquérito Policial Militar, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Nos termos do Código de Processo Penal Militar, é correto afirmar, nos casos em que servidores das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares figurarem como investigados em inquéritos policial-militares e demais procedimentos extrajudiciais, cujo objeto for a investigação de fatos relacionados ao uso da força letal praticados no exercício profissional, de forma consumada ou tentada, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q1079364 | Geografia, Industrialização, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

O processo de industrialização no Brasil foi um dos fatores responsáveis pela expansão da urbanização a partir da década de 1960. Atrelado a esse processo, pode-se afirmar que as populações residentes, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste são particularmente afetadas por fenômenos de ordem ambiental, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q1077320 | Português, Interpretação de Textos, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.

Para Lilia Schwarcz, Brasil está reescrevendo

a história da escravidão

“É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil. Revogam-se as disposições em contrário.” Com menos de 20 palavras, a escravidão foi abolida no Brasil há 130 anos, em 13 de maio de 1888.

Para a historiadora Lilia Schwarcz, o 13 de maio não deve ser uma data de celebração, mas sim de reflexão sobre o papel do Brasil, que foi o último dos países das Américas a abolir formalmente a escravidão mercantil.

Além disso, Schwarcz propõe que a abordagem do tema deixe de focar apenas os aspectos que mostram os africanos como vítimas passivas e abarque a resistência dos escravizados, para propagar o conhecimento de que os escravos e escravas não foram trazidos para cá pacificamente — evidenciando, assim, a violência que permeou o fenômeno da miscigenação brasileira.

(Luiza Calegari. Revista Exame.

https://exame.abril.com.br. 13.05.2018. Adaptado)

Duas expressões do terceiro parágrafo usadas para se referir a ideias que se opõem no texto são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

896Q1077322 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à Declaração Universal dos Direitos do Homem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

897Q1077330 | Direito da Criança e do Adolescente, Acesso à Justiça à Criança e ao Adolescente, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

898Q1077338 | Direito Penal Militar, Espécies de Crimes Militares, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos crimes militares em tempo de paz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

899Q1077349 | Direito Penal Militar, Espécies de Crimes Militares, Sargento da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

A viatura composta pelos Sd PM “X” e Cb PM “Y” (encarregado) foi acionada para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito. No local, a guarnição constata que uma das partes se trata de um Oficial da ativa, Capitão “Z”, que se encontra fruindo afastamento regular (férias). O Capitão “Z” relata que ingeriu “algumas cervejas”, aparentando estar embriagado e passa a ofender o Cb PM “Y”, chamando-o em altos brados de “Cabinho Vagabundo”.

Diante do enunciado, é correto afirmar que o Capitão “Z”, apenas com relação à conduta de ofender o Cb PM “Y”,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

900Q1079404 | Atualidades, Economia Nacional Na Atualidade, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

A economia brasileira apresentou em 2012 expansão de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todas as riquezas do país. Foi o pior resultado em três anos. A divulgação do Pibinho brasileiro foi feita ontem [01.03.2013] pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com os números de 2012, a economia brasileira perdeu a sexta colocação no ranking mundial para o Reino Unido.

A queda do PIB brasileiro foi resultado de vários fatores, dentre os quais, pode-se citar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.