Início

Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva questões de Polícia Militar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q1077371 | Sociologia, O Processo de Socialização, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

No tabuleiro da aprendizagem, o aluno que estava no terceiro ano do ensino fundamental em 2019 avançou uma casa em 2020, mas deu de cara com o coronavírus, que o afastou das aulas presenciais. Mesmo com dificuldade, esse estudante foi para o quinto ano em 2021, mas outra vez foi retirado da escola por causa da pandemia.

O diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann, Daniel de Bonis, diz que a defasagem dos alunos não vai ser superada de uma hora para outra, mas enxerga aí uma oportunidade: “Os alunos vão estar, certamente, muito sedentos do contato com os colegas. O professor pode utilizar isso desenvolvendo, por exemplo, atividades em grupo, atividades colaborativas, que os façam interagir”.

(www.g1.globo.com. “Pesquisa inédita mede o impacto da pandemia na educação em SP”, 26.04.2021. Adaptado.)


O excerto, analisado sob a ótica das teorias sociológicas, evidencia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

902Q1077375 | Conhecimentos Gerais, Meio Ambiente, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Esse modelo vincula-se a um compromisso entre três contradições fundamentais: os interesses das gerações atuais diante dos das gerações futuras, os interesses dos países industrializados e os dos países em desenvolvimento, as necessidades dos seres humanos e as da preservação dos ecossistemas.

(Yvette Veyret (org.). Dicionário do meio ambiente, 2012. Adaptado.)


O modelo citado no excerto caracteriza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

903Q1077385 | Física, Trabalho e Energia, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Um automóvel se desloca por uma estrada plana, retilínea e horizontal com velocidade constante. Considerando que a resultante das forças de resistência ao movimento que atuam sobre o automóvel tenha direção horizontal e intensidade de 800 N, o trabalho realizado pela força motora desse automóvel em um deslocamento de 200 m será igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q1077393 | Administração Pública, Sistema Integrado de Administração, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Mário, com 18 anos de idade, soldado do Exército brasileiro, convocado para o serviço militar obrigatório, e Pedro, com 40 anos de idade, oficial do Exército brasileiro há 12 anos, pretendiam concorrer a cargos eletivos na eleição municipal que se avizinhava.
Sobre o fato apresentado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q1057204 | Português, Pontuação, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.

Leia o texto, para responder à questão.

É conceito da moda. Usam em encontros motivadores. Na Física, é a volta à forma original após uma deformação. O termo se origina da capacidade de ricochetear, de saltar novamente. Por extensão, usamos para falar de quem sofre pressão e consegue manter seus objetivos.
Uma pessoa resiliente ideal teria três camadas. Na primeira, suporta: recebe o golpe sem desabar. Ouve a crítica e não “desaba”, vive a frustração sem descontrole, experiencia a dor e continua de pé. A primeira etapa da resiliência é administrar o golpe, o revés, o erro, a decepção. O tipo ideal que estamos tratando sabe a extensão da dor, mas se considera (ou é de fato) mais forte do que as ondas das adversidades.
O segundo estágio é a recuperação/aprendizagem. Combinam-se os dois conceitos. Sinto o golpe, não desmonto (fase um) e ainda recupero a posição anterior ao golpe com o acréscimo de algo novo. Toda dor contém sua lição. Ninguém duvida disso. O resiliente consegue aprender com o golpe sentido.
O terceiro momento do modelo perfeito é a ressignificação da estratégia e da consciência a partir do aprendizado. O tipo aqui descrito nunca se vitimiza, mesmo se for a vítima. Não existe lamúria ou sofrimento para o mundo. A dor existe, foi sentida, houve reação com aprendizado e dele surgiu um novo ser, mais forte e mais sábio.
É bom descrever tipos perfeitos. Quase sempre são inexistentes. São como a biografia de santos medievais: sem falha, diamantes sem jaça; modelos e, como tal, inatingíveis. Existe um propósito didático de mostrar a perfeição para nós que chafurdamos no lodo da existência banal. Todos temos graus variados de resiliência diante da vida. Ninguém é o tipo ideal. Uma coisa não invalida a outra.
Como narrativa de santos, o modelo perfeito serve como para indicar o ponto no qual não me encontro, porém devo reagir para almejá-lo. Sempre é bom ser resiliente e todos os palestrantes e livros têm razão: sem resiliência em algum grau, épico ou homeopático, é impossível enfrentar o mundo.
O conto extraordinário de Kafka, Um Artista da Fome, fala de um homem com extrema resiliência para aguentar jejuns prolongados. Era um herói! Ao final, emitiu a verdade surpreendente. Ele não era um homem de vontade férrea, apenas nunca havia encontrado um prato que… o seduzisse realmente. Seu paladar nunca fora tentado. Creio ser a receita geral da resiliência: a serenidade diante das coisas que, na verdade, não nos atingiram. Esperança ajuda sempre.

(Leandro Karnal. Os heróis da resiliência. Disponível em:

https://cultura.estadao.com.br. Acesso em 20.01.2021. Adaptado)

Observe o emprego dos parênteses e dos dois-pontos nas passagens. O tipo ideal que estamos tratando sabe a extensão da dor, mas se considera (ou é de fato) mais forte do que as ondas das adversidades. Sempre é bom ser resiliente e todos os palestrantes e livros têm razão: sem resiliência em algum grau, épico ou homeopático, é impossível enfrentar o mundo. É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q1059256 | Matemática, Probabilidade, Sargento, Polícia Militar SP, FGV, 2024

Em um vestiário de um clube há 12 armários: seis do lado esquerdo numerados com os números ímpares de 1 a 11 e seis do lado direito numerados com os números pares de 2 a 12. Esses armários foram sorteados entre 12 atletas. Marcelo e Felipe são dois desses atletas e cada um, depois do sorteio, recebeu um armário.
A probabilidade de que Marcelo e Felipe tenham recebido armários vizinhos é de, aproximadamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

907Q1079024 | Português, Crase, Cabo Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2025

Assinale a frase em que há erro no emprego do acento grave indicativo da crase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

908Q1079035 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Cabo Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, FGV, 2025

No início do século XX, pesquisadores trabalharam em uma teoria que sintetizava os conceitos do darwinismo, as leis de Mendel e o que havia sido descoberto na Biologia. Esse trabalho deu origem à teoria atual, conhecida como Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo.
Com relação à Teoria Sintética da Evolução, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A recombinação gênica é um fator evolutivo. Nos eucariontes, ela ocorre devido a um processo mitótico: a permutação, também chamada de crossing-over.

( ) Do ponto de vista evolutivo, o antibiótico atua como um agente seletivo que mata as bactérias selvagens e deixa os recursos à disposição das bactérias que, estimuladas pelo medicamento, criaram resistência a ele. Estas se reproduzem e dão origem a populações inteiras de bactérias resistentes contra as quais aquele antibiótico exerce pouco efeito.

( ) A embriologia e a anatomia mostram que as asas dos insetos e as das aves têm origem embrionária e estrutura anatômica diferentes, embora tenham a mesma função. Essas são as chamadas estruturas análogas e decorrem de um processo de evolução divergente.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q1077248 | Português, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Soldado da Polícia Militar de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – “ai meu Deus, que história mais engraçada!” E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre. Ah, que minha história fosse como um raio de sol, irresistivelmente louro, quente, vivo, em sua vida de moça reclusa, enlutada, doente. Que ela mesma ficasse admirada ouvindo o próprio riso, e depois repetisse para si própria – “mas essa história é mesmo muito engraçada!”

Que nas cadeias, nos hospitais, em todas as salas de espera, a minha história chegasse – e tão fascinante de graça, tão irresistível, tão colorida e tão pura que todos limpassem seu coração com lágrimas de alegria; que o comissário do distrito, depois de ler minha história, mandasse soltar aqueles bêbados e também aquelas pobres mulheres colhidas na calçada e lhes dissesse – “por favor, se comportem, que diabo! Eu não gosto de prender ninguém!” E que assim todos tratassem melhor seus empregados, seus dependentes e seus semelhantes em alegre e espontânea homenagem à minha história.

E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente.

E quando todos me perguntassem – “mas de onde é que você tirou essa história?” – eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: “Ontem ouvi um sujeito contar uma história...”

E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

(Rubem Braga, Meu ideal seria escrever... Elenco de cronistas modernos. Adaptado)

À vista da manifestação do narrador acerca de seu ideal, é correto identificar nele uma atitude
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q1077764 | Sociologia, Estratificação e Desigualdade Social, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

A prevenção da violência contra a mulher será incluída nos currículos da educação básica. É o que determina a Lei 14164/21, que cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher em instituições de ensino básico. A semana promoverá o conhecimento da legislação, a fim de abordar os mecanismos de assistência à mulher em situação de violência, as medidas protetivas e os meios para o registro de denúncias.

(“Nova lei inclui combate à violência contra a mulher no currículo escolar”. www12.senado.leg.br, 11.06.2021. Adaptado.)

A aprovação da lei abordada no excerto expressa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q1077270 | Legislação Estadual, Constituição do Estado de São Paulo, Soldado da Polícia Militar de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

De acordo com a Constituição do Estado de São Paulo, os serviços de correição permanente sobre as atividades de Polícia Judiciária Militar e do Presídio Militar serão realizados pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

912Q1077271 | Legislação Estadual, Constituição do Estado de São Paulo, Soldado da Polícia Militar de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Suponha que Antônio é oficial da ativa e ocupante do último posto do Quadro de Oficiais Policiais Militares e gostaria de se tornar Comandante Geral da Polícia Militar. De acordo com a Constituição do Estado de São Paulo, para que Antônio ocupe o cargo de Comandante Geral da Polícia Militar, ele deve ser nomeado pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

913Q1077527 | Medicina, Pneumologia, Clínico Geral Clínica Médica SPA, Polícia Militar SP, FGV, 2022

Homem de 43 anos procura pronto atendimento médico com tosse produtiva e dispneia há duas semanas. Afirma apresentar sinusite recorrente há um ano. No exame físico há alguma tensão sobre as regiões maxilares. A ausculta pulmonar apresenta crepitações em ambas as bases pulmonares. A radiografia do tórax mostra derrame pleural bilateral com opacidades atípicas. Os exames laboratoriais de sangue apresentam: ureia = 120mg/dL e creatinina = 3,0mg/dL; anticorpo anti-membrana basal glomerular = negativo; ANCA = positivo. Exame de urina: pH = 5,5; densidade = 1.020; proteína (++); hemoglobina (++); cilindros hemáticos são visíveis no sedimento urinário.

Para esse caso, o diagnóstico mais provável é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

914Q1078042 | Literatura, Estilística, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Texto associado.

Leia o poema de Luís de Camões para responder à questão.



SONETO VIII

Pede o desejo, dama, que vos veja,

Não entende o que pede, está enganado.

É este amor tão fino e tão delgado1,


Que quem o tem não sabe o que deseja.

Não há cousa a qual natural seja

Que não queira perpétuo seu estado,

Não quer logo o desejo o desejado,

Por que não falte nunca onde sobeja2

.

Mas este puro afeito3em mim se dana,

Que como a grave4pedra tem por arte

O centro desejar da natureza.


Assi5o pensamento (pela parte

Que vai tomar de mim, terrestre, humana)

Foi, senhora, pedir esta baixeza.


(Luís de Camões. 20 sonetos, 2018.)



1delgado: delicado.

2sobejar: sobrar, ter em excesso.

3afeito: afeto, sentimento.

4grave: pesada.

5assi: assim.

Classifica-se como rica a rima que ocorre entre palavras de classes gramaticais diferentes. Esse tipo de rima ocorre no par:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q1077790 | Segurança Pública, Técnica Policial, Cabo PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Nos termos do Procedimento Operacional Padrão – processo nº 1.02.00 – Abordagem Policial com viatura “4 rodas”, assinale a alternativa que apresenta, entre outras, uma ação inerente à abordagem de pessoas sob fiscalização de polícia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

916Q1077294 | Química, Representação das Transformações Químicas, Oficial PM, Polícia Militar SP, FGV, 2021

Reação química causou explosão em paiol no RJ A explosão no arsenal da Marinha na ilha do Boqueirão (RJ) foi provocada pela combustão espontânea de amostras de pólvora, armazenadas no paiol de trânsito – aquele usado para guardar a munição retirada dos navios. (...) Para entrar em combustão espontânea, a pólvora teve contato com umidade. A umidade provocou reações químicas na pólvora, que pegou fogo e provocou um incêndio. (...) Segundo a Folha apurou, esse é o resultado do laudo que explicará as causas do acidente, ocorrido em 16 de julho passado (...). https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/8/25/cotidiano/27.html Acesso em 22/06/2020.
Uma reação que pode ocorrer com a pólvora é 2 KNO3 + S + 3 C → K2S + N2 + 3 CO2 Em uma reação completa, foram obtidos 135 kg de produtos, a partir da queima de 101 kg de nitrato de potássio e 16 kg de enxofre. A quantidade de carvão queimada, em quilogramas, foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q1077807 | Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Proteção, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Nos termos da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica, 1969), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

918Q1077814 | Direito Penal Militar, Espécies de Crimes Militares, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Nos termos do Código Penal Militar, com relação aos crimes de embriaguez em serviço e dormir em serviço, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

919Q1059133 | Matemática, Raciocínio Lógico, Soldado PM de 2a Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Cinco orçamentos distintos, P, Q, R, S e T, serão ordenados de acordo com os seus valores, para serem apresentados ao setor responsável pela liberação da verba para a execução de um serviço. Sabe-se que o valor do orçamento S é mais alto que o de R e mais baixo que o de P. Sabe-se, também, que o valor do orçamento P é mais alto que o de T, que não é mais baixo que o de S. Se o valor do orçamento Q não é mais alto que o de R, então é verdade que, na ordenação, o orçamento que ficará na terceira posição é o orçamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

920Q1077337 | Direito Penal Militar, Espécies de Crimes Militares, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Em relação aos crimes militares de dormir em serviço e embriaguez em serviço, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.