Início

Questões de Concursos Polícia Militar SP

Resolva questões de Polícia Militar SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


921Q1077807 | Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Proteção, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Nos termos da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José da Costa Rica, 1969), é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

922Q1077310 | História, História do Brasil, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

A primeira Constituição republicana, promulgada em fevereiro de 1891, inspirou-se no modelo norte-americano […]. (Boris Fausto, História concisa do Brasil, p. 141) Esta Constituição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

923Q1078847 | Direito Processual Penal Militar, Inquérito Policial Militar, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Nos termos do Código de Processo Penal Militar, é correto afirmar, nos casos em que servidores das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares figurarem como investigados em inquéritos policial-militares e demais procedimentos extrajudiciais, cujo objeto for a investigação de fatos relacionados ao uso da força letal praticados no exercício profissional, de forma consumada ou tentada, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

924Q1077832 | Informática, Microsoft Powerpoint, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Tem-se uma apresentação criada no Microsoft PowerPoint 2016, em sua configuração original, com 3 slides. O slide 1 não está oculto e contém 2 AufoFormas com uma animação cada. O slide 2 está oculto e contém 1 AufoForma com uma animação. O slide 3 não está oculto, contém 1 botão de ação com hyperlink para o slide 2, e não contém nenhuma animação. Todas as animações são iniciadas com clique no mouse. Considere que um usuário iniciou o Modo de Apresentação pressionando a tecla F5. Esse usuário executou a apresentação pressionando ENTER até chegar ao slide 3, quando clicou no botão de ação. Em seguida, presssionou ENTER até terminar a apresentação. Assinale a alternativa que indica a quantidade total de animações que foram executadas na apresentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

925Q1077322 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à Declaração Universal dos Direitos do Homem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

926Q1077323 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Nos termos do Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

927Q1078861 | Direitos Humanos, Sistema Global de Proteção, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Nos termos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

928Q1077333 | Legislação de Trânsito, Crimes de Trânsito, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao Código de Trânsito Brasileiro ou à Lei n° 12.850/13 (Combate a Organizações Criminosas).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

929Q1077336 | Direito Penal Militar, Espécies de Crimes Militares, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos crimes militares em tempo de paz.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

930Q1077337 | Direito Penal Militar, Espécies de Crimes Militares, Cabo, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Em relação aos crimes militares de dormir em serviço e embriaguez em serviço, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

931Q1077341 | Sem disciplina, Romantismo, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.
Postam-se em forma de crescente os bravos:
Ávida turba mulheril no entanto
O rito sacro impaciente aguarde.
Brincam na relva os folgazões1meninos,
Em quanto os mais crescidos, contemplando
O aparato elétrico das armas,
Enlevam-se2; e, mordidos pela inveja,
Discorrem lá consigo: – Quando havemos,
Nós outros, d’empunhar daqueles arcos,
E quando levaremos de vencida
As hostes3 vis do pérfido Gamela!

DIAS, Gonçalves. Os Timbiras, 1857. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000117.pdf. Acesso em 28/07/2020.

1 aquele que tem bom gênio, que gosta de divertir-se, brincalhão.
2 deleitar-se, deliciar-se, encantar-se.
3inimigo, adversário.
De acordo com a escola literária a que pertence e com as características de tal escola, assinale a opção que corretamente classifica o Texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

932Q1079403 | Atualidades, Atualidades do Ano de 1994 ao Ano de 2013, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que permaneceu no cargo entre 1979 e 1990, morreu nesta segunda-feira, 8 [abril de 2013], aos 87 anos após sofrer um derrame, informou seu porta-voz. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de premiê no Reino Unido.

No decorrer de sua vida pública, Thatcher foi apelidada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

933Q1077371 | Sociologia, O Processo de Socialização, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

No tabuleiro da aprendizagem, o aluno que estava no terceiro ano do ensino fundamental em 2019 avançou uma casa em 2020, mas deu de cara com o coronavírus, que o afastou das aulas presenciais. Mesmo com dificuldade, esse estudante foi para o quinto ano em 2021, mas outra vez foi retirado da escola por causa da pandemia.

O diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann, Daniel de Bonis, diz que a defasagem dos alunos não vai ser superada de uma hora para outra, mas enxerga aí uma oportunidade: “Os alunos vão estar, certamente, muito sedentos do contato com os colegas. O professor pode utilizar isso desenvolvendo, por exemplo, atividades em grupo, atividades colaborativas, que os façam interagir”.

(www.g1.globo.com. “Pesquisa inédita mede o impacto da pandemia na educação em SP”, 26.04.2021. Adaptado.)


O excerto, analisado sob a ótica das teorias sociológicas, evidencia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

934Q1077372 | Sociologia, Mundo do Trabalho, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

A ênfase na flexibilidade está mudando o próprio significado do trabalho, e também as palavras que empregamos para ele. “Carreira”, por exemplo, significava originalmente, na língua inglesa, uma estrada para carruagens, e, como acabou sendo aplicada ao trabalho, um canal para as atividades econômicas de alguém durante a vida inteira. O capitalismo flexível bloqueou a estrada reta da carreira, desviando de repente os empregados de um tipo de trabalho para outro. A palavra job [serviço, emprego], em inglês do século XIV, queria dizer um bloco ou parte de alguma coisa que se podia transportar numa carroça de um lado para o outro. A flexibilidade hoje traz de volta esse sentido arcano de job, na medida em que as pessoas fazem blocos, partes de trabalho, no curso de uma vida.

(Richard Sennett. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo, 2015. Adaptado.)


A flexibilidade e as transformações no trabalho citadas pelo sociólogo Richard Sennett geram

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

935Q1077375 | Conhecimentos Gerais, Meio Ambiente, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Esse modelo vincula-se a um compromisso entre três contradições fundamentais: os interesses das gerações atuais diante dos das gerações futuras, os interesses dos países industrializados e os dos países em desenvolvimento, as necessidades dos seres humanos e as da preservação dos ecossistemas.

(Yvette Veyret (org.). Dicionário do meio ambiente, 2012. Adaptado.)


O modelo citado no excerto caracteriza

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

936Q1057201 | Português, Sintaxe, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.

Leia o texto, para responder à questão.

É conceito da moda. Usam em encontros motivadores. Na Física, é a volta à forma original após uma deformação. O termo se origina da capacidade de ricochetear, de saltar novamente. Por extensão, usamos para falar de quem sofre pressão e consegue manter seus objetivos.
Uma pessoa resiliente ideal teria três camadas. Na primeira, suporta: recebe o golpe sem desabar. Ouve a crítica e não “desaba”, vive a frustração sem descontrole, experiencia a dor e continua de pé. A primeira etapa da resiliência é administrar o golpe, o revés, o erro, a decepção. O tipo ideal que estamos tratando sabe a extensão da dor, mas se considera (ou é de fato) mais forte do que as ondas das adversidades.
O segundo estágio é a recuperação/aprendizagem. Combinam-se os dois conceitos. Sinto o golpe, não desmonto (fase um) e ainda recupero a posição anterior ao golpe com o acréscimo de algo novo. Toda dor contém sua lição. Ninguém duvida disso. O resiliente consegue aprender com o golpe sentido.
O terceiro momento do modelo perfeito é a ressignificação da estratégia e da consciência a partir do aprendizado. O tipo aqui descrito nunca se vitimiza, mesmo se for a vítima. Não existe lamúria ou sofrimento para o mundo. A dor existe, foi sentida, houve reação com aprendizado e dele surgiu um novo ser, mais forte e mais sábio.
É bom descrever tipos perfeitos. Quase sempre são inexistentes. São como a biografia de santos medievais: sem falha, diamantes sem jaça; modelos e, como tal, inatingíveis. Existe um propósito didático de mostrar a perfeição para nós que chafurdamos no lodo da existência banal. Todos temos graus variados de resiliência diante da vida. Ninguém é o tipo ideal. Uma coisa não invalida a outra.
Como narrativa de santos, o modelo perfeito serve como para indicar o ponto no qual não me encontro, porém devo reagir para almejá-lo. Sempre é bom ser resiliente e todos os palestrantes e livros têm razão: sem resiliência em algum grau, épico ou homeopático, é impossível enfrentar o mundo.
O conto extraordinário de Kafka, Um Artista da Fome, fala de um homem com extrema resiliência para aguentar jejuns prolongados. Era um herói! Ao final, emitiu a verdade surpreendente. Ele não era um homem de vontade férrea, apenas nunca havia encontrado um prato que… o seduzisse realmente. Seu paladar nunca fora tentado. Creio ser a receita geral da resiliência: a serenidade diante das coisas que, na verdade, não nos atingiram. Esperança ajuda sempre.

(Leandro Karnal. Os heróis da resiliência. Disponível em:

https://cultura.estadao.com.br. Acesso em 20.01.2021. Adaptado)

Observe os trechos destacados nas passagens seguintes. Na primeira, suporta: recebe o golpe sem desabar. (2º parágrafo) O resiliente consegue aprender com o golpe sentido (3º parágrafo) Esses trechos expressam, nos contextos em que se encontram, as noções, respectivamente, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

937Q1059250 | Matemática, Geometria Plana, Sargento, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Um sólido oco tem a forma de paralelepípedo reto-retângulo e em seu interior estão armazenados 96 cm3 de água. Quando o sólido está apoiado sobre sua face de maior área, a altura da água em seu interior atinge 1 cm de altura e, quando o sólido está apoiado sobre sua face de menor área, a altura da água em seu interior atinge 4 cm de altura. Desprezando a espessura das faces e sabendo que a menor aresta desse sólido mede 3 cm, sua área total é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

938Q1057203 | Sem disciplina, Interpretação de Textos, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Texto associado.

Leia o texto, para responder à questão.

É conceito da moda. Usam em encontros motivadores. Na Física, é a volta à forma original após uma deformação. O termo se origina da capacidade de ricochetear, de saltar novamente. Por extensão, usamos para falar de quem sofre pressão e consegue manter seus objetivos.
Uma pessoa resiliente ideal teria três camadas. Na primeira, suporta: recebe o golpe sem desabar. Ouve a crítica e não “desaba”, vive a frustração sem descontrole, experiencia a dor e continua de pé. A primeira etapa da resiliência é administrar o golpe, o revés, o erro, a decepção. O tipo ideal que estamos tratando sabe a extensão da dor, mas se considera (ou é de fato) mais forte do que as ondas das adversidades.
O segundo estágio é a recuperação/aprendizagem. Combinam-se os dois conceitos. Sinto o golpe, não desmonto (fase um) e ainda recupero a posição anterior ao golpe com o acréscimo de algo novo. Toda dor contém sua lição. Ninguém duvida disso. O resiliente consegue aprender com o golpe sentido.
O terceiro momento do modelo perfeito é a ressignificação da estratégia e da consciência a partir do aprendizado. O tipo aqui descrito nunca se vitimiza, mesmo se for a vítima. Não existe lamúria ou sofrimento para o mundo. A dor existe, foi sentida, houve reação com aprendizado e dele surgiu um novo ser, mais forte e mais sábio.
É bom descrever tipos perfeitos. Quase sempre são inexistentes. São como a biografia de santos medievais: sem falha, diamantes sem jaça; modelos e, como tal, inatingíveis. Existe um propósito didático de mostrar a perfeição para nós que chafurdamos no lodo da existência banal. Todos temos graus variados de resiliência diante da vida. Ninguém é o tipo ideal. Uma coisa não invalida a outra.
Como narrativa de santos, o modelo perfeito serve como para indicar o ponto no qual não me encontro, porém devo reagir para almejá-lo. Sempre é bom ser resiliente e todos os palestrantes e livros têm razão: sem resiliência em algum grau, épico ou homeopático, é impossível enfrentar o mundo.
O conto extraordinário de Kafka, Um Artista da Fome, fala de um homem com extrema resiliência para aguentar jejuns prolongados. Era um herói! Ao final, emitiu a verdade surpreendente. Ele não era um homem de vontade férrea, apenas nunca havia encontrado um prato que… o seduzisse realmente. Seu paladar nunca fora tentado. Creio ser a receita geral da resiliência: a serenidade diante das coisas que, na verdade, não nos atingiram. Esperança ajuda sempre.

(Leandro Karnal. Os heróis da resiliência. Disponível em:

https://cultura.estadao.com.br. Acesso em 20.01.2021. Adaptado)

Assinale a alternativa que reescreve o trecho destacado na passagem – O tipo aqui descrito nunca se vitimiza, mesmo se for a vítima. –, preservando o sentido original.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

939Q1059512 | Matemática, Aritmética e Problemas, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Um determinado produto, se for comprado a prazo, terá 10% de acréscimo sobre o valor da etiqueta, e passará a custar R$ 93,50. Se esse produto for comprado à vista, terá 20% de desconto sobre o valor da etiqueta. O preço desse produto à vista é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

940Q1059279 | Matemática, Polinômios, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Seja P(x) = 3x² + mx + n, com m, n ∈ IR, um polinômio divisível por (x + 5). Sabendo que o resto da divisão de P(x) por (x – 1) é igual ao resto da divisão de P(x) por (x + 2), a diferença m – n é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.