Início

Questões de Concursos Prefeitura de Águas de Chapecó SC

Resolva questões de Prefeitura de Águas de Chapecó SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1082918 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Tendo como referência o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o brincar na Educação Infantil precisa ser concebido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q984438 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Considerando−se o currículo e o planejamento pedagógico na educação infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Os currículos devem ter base nacional comum, com uma parte diversificada, ajustada às características regionais, culturais, econômicas e dos educandos.
( ) É fundamental atribuir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na educação infantil.
( ) As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores a alfabetização e o letramento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q984441 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Na descrição abaixo, temos um exemplo de manejo de um comportamento infantil bastante corriqueiro:
“O bebê rasga e segura a página rasgada de um livro. Ao perceber que era um livro importante da biblioteca, a monitora intervém.”

Nesse caso, assinalar, dentre as alternativas, a ação mais apropriada para a monitora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1064418 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Considerando−se as situações de risco à saúde da criança e da mulher, em que o Agente Comunitário de Saúde deve encaminhar à unidade de saúde, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1082101 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

De acordo com as legislações vigentes, ensino de Artes no Brasil, em todas as séries, deve contemplar práticas acessíveis e não discriminatórias, que promovam o protagonismo, a diversidade e a inclusão a partir de metodologias criativas e interdisciplinares e vivências artísticas significativas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.



( ) A abordagem triangular de ensino de Arte, estruturada pelos eixos “ler”, “fazer” e “contextualizar”, estimula a compreensão crítica de obras, a experimentação artística e o entendimento de seu contexto histórico-social, favorecendo práticas interdisciplinares e criativas.

( ) As metodologias ativas, por meio de estratégias como aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e design thinking, colocam o estudante no centro do processo criativo e são alinhadas às competências gerais da BNCC para a Educação Básica, estimulando autonomia, criticidade e engajamento.


( ) No ensino de Artes voltado à inclusão, o protagonismo do sujeito com deficiência é garantido sobretudo pela repetição de técnicas artísticas tradicionais, considerando que a familiaridade com o formato convencional facilita sua integração.


( ) A arte como prática social, segundo a BNCC, deve superar a visão técnico-instrumental e promover trocas multiculturais e vivências sensíveis que ampliem o respeito à diversidade cultural e à alteridade.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q984437 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Em relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem infantil, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
A teoria __________________________ foi uma teoria fundamental para os estudos em pedagogia e desenvolvimento infantil. Piaget acreditava que a capacidade dos humanos de se distinguirem dos animais se devia à sua capacidade de pensar de maneira simbólica e abstrata. Para ele, o conhecimento não seria definido apenas como um processo de observação, como muitas vezes afirmam as teorias empiristas; também não seria definido como algo completamente alheio ao ser humano, como afirmam outras teorias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q984442 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Para que as crianças possam continuar desenvolvendo suas habilidades numéricas e espaciais, a aprendizagem matemática na Educação Infantil deve ser baseada em que tipo de abordagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q952226 | Conhecimentos Gerais, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

A __________ é uma vasta rede global de computadores interconectados, permitindo a troca de informações e serviços.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1064416 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

A visita domiciliar é a atividade mais importante do processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Sobre a visita domiciliar, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q1082295 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Inglês, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Assinale a alternativa que apresenta corretamente normativas específicas para o ensino da língua estrangeira moderna, o inglês, no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1064406 | Português, Morfologia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Texto associado.
Adolescentes e a busca pelo corpo perfeito


Autoestima e autocuidado são atributos significativos para uma vida de bem−estar. No entanto, o equilíbrio ésempre bem−vindo. Dependendo do nível de exigência com a autoimagem, a busca pelo corpo perfeito pode trazer prejuízos e sofrimento.

Nunca se falou tanto em saúde mental infantil e do adolescente como nos últimos tempos. Isso é positivo, pois abre portas para que as pessoas possam refletir sobre assuntos relevantes, tendo a oportunidade de mudar comportamentos e pensamentos inadequados.

A adolescência é um momento sensível. A fase marca a despedida da infância e a entrada para um mundo cheiode obrigações e cobranças.

É nesse estágio que as pessoas dão mais importância para o social, buscando aceitação dos pares e identificação com grupos específicos. É também a época em que despertam os interesses sexuais, aumentando a preocupação com a aparência e o julgamento.

O uso exagerado de filtros do Instagram é um bom exemplo nesse sentido, já que a motivação por trás é se mostrar interessante para alcançar a aceitação social. Nofundo, o jovem altera a própria imagem na tentativa de esconder o “eu real” a fim de se transformar em um “eu idealizado” para os outros.

A perfeição é impossível de ser atingida. Buscar algo inviável gera frustração, aumento da insatisfação, sofrimento e prejuízos afetivos, sociais e profissionais.


Fonte: Hospital Santa Mônica — Adaptado.
Assinalar a alternativa que indica a flexão INCORRETA do gênero feminino dos substantivos abaixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q1082102 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Artes, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Considere a seguinte situação: Uma professora de Artes planeja uma sequência de atividades para o 6º ano que envolva artes visuais, música, dança e teatro. Seu objetivo é desenvolver a criatividade, o pensamento crítico e a apreciação da diversidade cultural entre os estudantes, a partir dos princípios dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular.

Nesse contexto, assinale a alternativa correta de acordo com os PCNs e a BNCC.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1081403 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Enfermeiro, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2023

O processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.

1. O processo de habilitação e de reabilitação tem por objetivo o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da pessoa com deficiência e de sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.

2. A reabilitação é composta por um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiências ou prestes a adquirir deficiências a terem e manterem uma funcionalidade ideal (física, sensorial, intelectual, psicológica e social) na interação com seu ambiente, fornecendo as ferramentas que necessitam para atingir a independência e a autodeterminação.

3. A reabilitação é um conjunto de meios (terapias) empregados visando a debelar uma doença ou proporcionar ao doente cuidadospaliativos.

4. A reabilitação é voltada para o desenvolvimento de ações sobre os condicionantes e determinantes sociais da saúde, dirigidas a impactar favoravelmente a qualidade de vida.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1082291 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Inglês, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Communicative competence is made up of four competence areas. Match column 2 with the correct definitions of the competence areas in column 1.

Column 1 Competence

1. Sociolinguistic

2. Discourse

3. Linguistic

4. Strategic



Column 2 Definitions

( ) It’s knowing how to recognize and repair communication breakdowns.

( ) It’s knowing how to use and respond to language appropriately.

( ) It’s knowing how to interpret the larger context.

( ) It’ knowing how to use the grammar, syntax, and vocabulary of a language.

Choose the alternative which presents the correct sequence, from top to bottom.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1082292 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Inglês, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

The communicative approach is based on the idea that learning language successfully comes through having to communicate real meaning.

According to this sentence, mark the alternative that contains correct examples of this Approach.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q984429 | Educação Artística, Artes, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Considerando-se a Base Nacional Comum Curricular – Ensino Fundamental: Artes – Anos Finais, sobre os objetos de conhecimento na música e suas respectivas habilidades, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Elementos da linguagem.
(2) Materialidades.
(3) Processos de criação.

( ) Explorar e criar improvisações, composições, arranjos, jingles, trilhas sonoras, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.
( ) Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
( ) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q1082290 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Inglês, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

According to contemporary approaches to language teaching, the idea that the goal of language learning is communicative competence.

Based on this concept choose the correct alternative about Communicative Competence.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1082294 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Inglês, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre o tema Cultura e Interculturalidade no Ensino de Inglês: contextos globais e locais.

( ) A globalização deu início a uma perspectiva intercultural no ensino de inglês, presente nos negócios, na tecnologia e na comunicação internacional.

( ) No contexto local, o ensino de inglês leva em consideração a realidade local, incluindo a diversidade cultural brasileira e as experiências dos alunos.

( ) A abordagem intercultural no ensino de inglês destaca a importância de integrar apenas a cultura local na aprendizagem do idioma.

( ) O papel do professor de inglês, como mediador intercultural, é muito importante pois auxilia os alunos a compreenderem as diferenças culturais e a desenvolverem habilidades de comunicação intercultural.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1064407 | Português, Ortografia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Águas de Chapecó SC, OBJETIVA, 2025

Texto associado.
Adolescentes e a busca pelo corpo perfeito


Autoestima e autocuidado são atributos significativos para uma vida de bem−estar. No entanto, o equilíbrio ésempre bem−vindo. Dependendo do nível de exigência com a autoimagem, a busca pelo corpo perfeito pode trazer prejuízos e sofrimento.

Nunca se falou tanto em saúde mental infantil e do adolescente como nos últimos tempos. Isso é positivo, pois abre portas para que as pessoas possam refletir sobre assuntos relevantes, tendo a oportunidade de mudar comportamentos e pensamentos inadequados.

A adolescência é um momento sensível. A fase marca a despedida da infância e a entrada para um mundo cheiode obrigações e cobranças.

É nesse estágio que as pessoas dão mais importância para o social, buscando aceitação dos pares e identificação com grupos específicos. É também a época em que despertam os interesses sexuais, aumentando a preocupação com a aparência e o julgamento.

O uso exagerado de filtros do Instagram é um bom exemplo nesse sentido, já que a motivação por trás é se mostrar interessante para alcançar a aceitação social. Nofundo, o jovem altera a própria imagem na tentativa de esconder o “eu real” a fim de se transformar em um “eu idealizado” para os outros.

A perfeição é impossível de ser atingida. Buscar algo inviável gera frustração, aumento da insatisfação, sofrimento e prejuízos afetivos, sociais e profissionais.


Fonte: Hospital Santa Mônica — Adaptado.
Considerando−se a grafia das palavras, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

____________ tudo mudou, com ________ da nossa amizade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.