Questões de Concursos Prefeitura de Águas de Lindóia SP

Resolva questões de Prefeitura de Águas de Lindóia SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q1078241 | Noções de Informática, Teclas de Atalho, Assistente Técnico Pedagógico, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

O Microsoft Word é um programa editor de textos que suporta vários formatos de arquivo, incluindo .doe e .docx.
Para editar um texto já produzido e centralizando o seu conteúdo, após selecionar os parágrafos, pode-se usar o comando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q1078242 | Noções de Informática, Internet, Diretor de Escola, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

O uso de tecnologias corrobora para a consecução de uma gestão escolar mais participativa, sendo esse tema foco do trabalho elaborado por Moran. Dentro das análises desenvolvidas pelo referido autor, destaque o conceito que condiz com as seguintes características: “ferramenta que roda numa página na Internet e que permite a professores e alunos discutir alguns tópicos do curso através de mensagens que são colocadas na página a qualquer momento, e que podem ser acessadas também a qualquer tempo e de qualquer lugar por quem entra naquela página”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1017368 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Adjunto de Educação Básica IV PAEB IV, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Dentro da concepção médica da surdez, a escala de perda auditiva: 26 - 40 dB é definida como?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1017370 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Alguns aspectos da língua brasileira de sinais – Libras – foram destacados abaixo. Marque a alternativa que traz um dado impreciso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1080991 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei N 12 764 de 2012, Diretor de Escola, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

A Lei n° 12.764. institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução. A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
São diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista:

I - a responsabilidade do poder público quanto à informação pública relativa ao transtorno e suas implicações;
II - o incentivo à formação e à capacitação de profissionais especializados no atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista, bem como a pais e responsáveis;
III – a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração;
IV - a vida digna, a integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer;

Estão corretos apenas os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1080992 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Diretor de Escola, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante. A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:

I - casar-se e constituir união estável.
II –exercer direitos sexuais e reprodutivos limitando a três o número de filhos.
III -conservar sua fertilidade, sendo vedada a esterilização compulsória.
IV -exercer o direito à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, apenas como adotando.

Estão incorretos apenas os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1080994 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor Adjunto de Educação Básica IV PAEB IV, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

De acordo com a Lei nº13. 146, 2015, analise os itens abaixo e em seguida assinale a alternativa correta.

I –Considera-se acessibilidade: aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção, incluindo idoso, gestante, lactante, pessoa com criança de colo e obeso;
II –Considera-se atendente pessoal: aquele que acompanha a pessoa com deficiência, que exerce atividades de alimentação, higiene e presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias.
III -Considera-se moradia para a vida independente da pessoa com deficiência: moradia com estruturas adequadas capazes de proporcionar serviços de apoio coletivos e individualizados que respeitem e ampliem o grau de autonomia de jovens e adultos com deficiência;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1080995 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor Adjunto de Educação Básica IV PAEB IV, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Assinale a alternativa incorreta de acordo com a Lei nº 13.146, 2015. Considera-se barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1018812 | Libras, Educação dos Surdos, PAEB IV, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Sobre o ingresso dos alunos surdos nas escolas comuns, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) A educação bilíngue compreende a instrução escolar nas línguas Portuguesa e de sinais, o que inclui o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, na forma escrita, para estudantes surdos, a provisão de serviços de tradução/interpretação entre Libras e Língua Portuguesa, além do ensino da Libras para os demais alunos da escola.
( ) O atendimento educacional especializado para esses alunos é disponibilizado em ambas as modalidades, oral e escrita, bem como na língua de sinais.
( ) Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo esteja em turmas comuns na escola regular junto com outros surdos.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1078240 | Noções de Informática, Sistema Operacional, Assistente Técnico Pedagógico, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

O Sistema operacional Windows introduziu uma interface gráfica de usuário com janelas, ícones e menus, facilitando a interação dos seus clientes.
No Windows pode-se dizer que um diretório representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q1024998 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

The Old Man and the Sea

Santiago is an old Cuban fisherman who has gone eighty-four days without catching a fish. His young apprentice, Manolin, is forbidden by his parents to fish with him anymore because they believe that Santiago is bringing bad luck. One day, Santiago sets out alone in his skiff to fish off the coast of Cuba. He casts his line and waits patiently for a bite.
After two days, Santiago finally feels a fish on his line. He struggles to land the fish, which is much larger than he is. The fish pulls the skiff far out to sea, and Santiago is forced to fight for two days and nights to land it.
Finally, Santiago lands the fish, but it is so large that he cannot bring it into the skiff. The fish dies, and Santiago ties it to the side of the skiff. He is exhausted, but he is also proud of his accomplishment.
That night, a school of sharks attacks the fish. Santiago fights them off with a harpoon, but they eventually eat most of the fish. By the time Santiago reaches shore, he is left with only the skeleton of the fish.
Manolin is waiting for Santiago when he arrives. He helps Santiago carry the skeleton of the fish to his shack. Santiago is disappointed, but he is also grateful for the experience. He knows that he has faced his greatest challenge and has emerged victorious.
Hemingway, Ernest. The Old Man and the Sea. Charles Scribner's Sons, 1952.

The story's narrative is told from Santiago's perspective, allowing readers to experience his thoughts, feelings, and motivations. What effect does this narrative technique have on the story?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q1017367 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Adjunto de Educação Básica IV PAEB IV, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Alguns aspectos acerca da Libras foram descritos abaixo. No entanto, apenas um está correto, destaque-o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1080993 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor Adjunto de Educação Básica IV PAEB IV, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

De acordo com os conceitos definidos por meio da convenção da ONU, destaque a alternativa que condiz com a seguinte definição: “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1033892 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Geografia, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

João fez a seguinte afirmativa:

“Se amanhã não chover e for sexta-feira, irei ao parque e jogarei futebol”.

No dia seguinte, sabe-se que João foi ao parque, mas não jogou futebol. Todas as alternativas são verdadeiras EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1081258 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, PAEB IV, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Com base na Lei nº 10.098/94, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, qual das seguintes afirmações é correta em relação aos requisitos de acessibilidade em edifícios destinados ao uso coletivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q1024999 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

"It was the day of the funeral. In the midst of the mournful silence, the only sound to be heard was the occasional muffled sobs of the relatives. The coffin was carried slowly through the streets, followed by a long procession of mourners. As the coffin passed, people stopped to stare and bow their heads in respect."

Joyce, James. "The Dead." In Dubliners, pp. 153-174. Penguin Books, 2002.

The mood of the passage is best described as:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q1025000 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

"The Lighthouse stood on a tongue of land that ran out into the sea. The living-rooms were on the ground floor, opening on to a terrace. The bedrooms were up a flight of stone steps. The kitchen was tucked away under the stairs."

Woolf, Virginia. To the Lighthouse. New York: Harcourt, Brace & World, 1927.

In the passage from "To the Lighthouse" by Virginia Woolf, Lily Briscoe is describing the:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1017371 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Leia os enunciados abaixo e assinale a resposta condizente.

I - Ao abordar a educação de surdos, trata-se da educação bilíngue, independentemente de ela ser realizada no ensino regular ou em uma escola bilíngue para surdos.
II - Toda criança surda, ao ingressar na educação básica, possui conhecimento da língua de sinais, adquirido em contexto familiar.
III - O atendimento educacional especializado favorece efetivamente o melhor ambiente para o ensino da Libras.
IV - A criança que possui boa fluência em Libras não encontra dificuldades de socialização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q1017372 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Observe os predicativos abaixo e destaque a alternativa que não condiz com uma das características da Libras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q1081257 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, PTEC, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

De acordo com a Lei n. 13.146/2015 conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, em seu capítulo IV é retratado o “Direito à Educação”, sendo possível observar que a educação é um direito da pessoa com deficiência que assegura o sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, objetivando desenvolver os talentos e as habilidades elencadas a seguir, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.