Questões de Concursos Prefeitura de Águas de Lindóia SP

Resolva questões de Prefeitura de Águas de Lindóia SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q908939 | Português, Formação das Palavras Composição, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

Texto para responder às questões de 1 a 10.


Fones a todo volume prejudicam para sempre sua audição

Uma jovem vai de metrô para o trabalho. Em suas mãos, um celular reproduz sua playlist favorita pelos fones de ouvido. O vagão se enche de gente e ela aumenta o volume para abafar o barulho. Então a música se espalha pelo vagão e retumba em seu ouvido interno, produzindo um dano irreversível que ela não percebe. Essa jovem representa o “ouvinte médio” dos dispositivos de reprodução de música, segundo a análise mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS): uma pessoa acostumada a ouvir música pelos fones de ouvido com um volume entre 75 e 100 decibéis. Esta prática se tornou um problema global de saúde pública, alertam os especialistas, porque um volume a partir dos 80 decibéis é perigoso.

Segundo a OMS, aproximadamente 50% dos jovens (entre 12 e 35 anos) corre o risco de perder audição por seus hábitos de escuta com fones de ouvido: pouco mais de um bilhão de pessoas, principalmente de países desenvolvidos. Além disso, aproximadamente 40% se expõem a ruídos muito altos em locais de entretenimento, como bares e discotecas. A menos que sejam implementadas políticas eficazes de saúde pública, a organização estima que uma de cada dez pessoas sofrerá de perda auditiva incapacitante até o ano 2050, o dobro de agora.

Os sons fortes podem causar surdez ou perda de audição porque danificam células especializadas da cóclea, uma parte muito sensível do ouvido interno. “Cada um de nós nasce com um total de 20.000 a 30.000 células receptoras do som, e com essas temos de viver a vida inteira”, explica Isabel Varela-Nieto, especialista em neurobiologia da audição do Instituto Alberto Sols (CSIC-UAM) e líder de grupo do centro de pesquisa Ciberer, dedicado a doenças raras.

Quanto mais alto estiver o volume e maior for a duração do som, pior será a deterioração. Por isso, os especialistas recomendam limitar tanto a intensidade como o tempo de escuta. “Quem ouve 15 minutos de música a 100 decibéis por um reprodutor pessoal sofre uma exposição semelhante à de um trabalhador industrial que escuta 85 decibéis durante uma jornada de oito horas”, explica o documento da OMS. Em fevereiro, a mesma organização emitiu, juntamente com a União Internacional de Telecomunicações, novas diretrizes para os fabricantes de reprodutores de música, destinadas a proteger os usuários.

“Recomendamos que sejam incorporadas a celulares e dispositivos funções que informem ao usuário sobre os decibéis que ele está escutando e quanto som consumiu no dia e na semana”, explica Shelly Chadha, otorrinolaringologista e responsável pelo programa da OMS para a prevenção de surdez e perda auditiva. (...)

Existe, no entanto, um problema de percepção de risco: os ouvintes de música geralmente não têm noção do perigo. (...) O doutor Luís Lassaletta, chefe do serviço de otorrinolaringologia do Hospital Universitário La Paz, vive essa realidade: “Quando jovens vêm se consultar, é porque foram a uma discoteca ou a um show e ouvem um apito que vai e vem, não repercute no teste de audiometria”. Esses incidentes isolados e reversíveis dão uma falsa sensação de segurança, mas deveriam ser “um sinal de alarme”, diz Lassaletta. Se essa exposição se repete, costuma ter consequências a longo prazo.

Proteção e prevenção

As análises epidemiológicas são escassas e não encontram fortes correlações entre a perda auditiva em jovens e sua exposição à música alta. Isso porque os sintomas podem demorar para aparecer e porque a perda de audição depende de outros fatores, como a genética. Os especialistas concordam que o risco é real e está aumentando. (...) Há opções para se proteger. Vários especialistas citam a regra 60-60: não ouvir música com fones de ouvido por mais de uma hora em volumes acima de 60% — os reprodutores costumam chegar a 105 decibéis. É fácil seguir essa regra em casa e em lugares tranquilos, mas não em ambientes barulhentos. Nestas situações, Chadha recomenda headphones com cancelamento de ruído. Embora os fones intra-auriculares não sejam intrinsecamente piores para a saúde auditiva do que os que cobrem toda a orelha, eles proporcionam um isolamento acústico menor, e por isso o especialista desaconselha seu uso.

El País. (Adaptado).

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/07/actualida d/1567883413_452359.html

Dentre as palavras a seguir, retiradas do texto, aquela formada pelo processo de composição por justaposição é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q909056 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

T.S., 25 anos, portadora de sangue tipo B RhD negativo, está prestes a passar por uma transfusão de hemácias. Assinale a alternativa que apresenta as hemácias compatíveis com a paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q908959 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Complete o enunciado a seguir:

O/A ___________________ é um processo de sistematização e organização das ações do professor. É um instrumento da racionalização do trabalho pedagógico que articula a atividade escolar com os conteúdos do contexto social.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q908946 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Cuidar e educar faz parte do contexto educacional, especialmente, na Educação Infantil. No entanto, é possível que haja dúvidas em relação a esses conceitos. Dessa forma, é necessário conhecê-los à luz das afirmações apresentadas pelo Ministério da Educação sobre esse tema, demonstradas nas asserções posteriores, afora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q908950 | Pedagogia, Currículo planejamento, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Quais são os objetivos precípuos da Educação Básica definidos por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q909046 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

No que tange às terminologias, o termo “sororoca” se refere à (ao):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q976063 | Português, Sintaxe, Auxiliar de Vida Escolar, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2025

Analise as afirmativas sobre concordância nominal das frases abaixo e classifique-as em verdadeira (V) ou falsa (F). Em seguida, marque a alternativa correta.

( ) O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere, como na frase: “Ondas gigantes foram avistadas.”

( ) Quando um adjetivo está antes de dois substantivos, concorda, em geral, com o mais distante: “Eles compraram lindas tapete e cortinas.”

( ) O adjetivo, após mais de um substantivo de gênero ou número diferentes, deverá concordar no feminino plural: “A criança ganhou balas e pirulito coloridas.”

( ) Os adjetivos regidos pela preposição “de” que se referem ao pronome “algo” sempre devem ficar no feminino singular, por exemplo: “As irmãs tinham algo de engraçada”.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q976068 | Pedagogia, Educação Infantil, Auxiliar de Vida Escolar, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2025

Durante o período de adaptação escolar em uma instituição de educação infantil, foi observado que algumas crianças apresentavam insegurança diante do novo ambiente. Por isso, é fundamental que haja um ritual de passagem do lar para o ambiente da creche ou pré-escola que favoreça uma melhor adaptação. Uma estratégia consiste em permitir que a criança leve para a escola:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q908958 | Pedagogia, Vygotsky, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Sobre a linguagem simbólica, qual é a alternativa verdadeira?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q908961 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Pensar nos projetos para a Educação Infantil requer a compreensão do universo da criança. Dentro da concepção de Barbieri (2012), é possível conhecer aspectos interessantes da infância a partir da percepção da arte como promotora das interações necessárias. Assim, leia as asserções seguintes e assinale a que vai de encontro às perspectivas apresentadas pela autora.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q976079 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Auxiliar de Vida Escolar, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2025

Conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação escolar no Brasil está organizada em dois níveis distintos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa divisão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1045901 | Português, Morfologia, Médico Veterinário, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Apetitosos



À ideia de que não somos mais do que uma erupção passageira na superfície de um planeta menor numa galáxia entre trilhões de outras se antepôs, ultimamente, a convicção — agora não mais religiosa, mas cientificamente plausível — de que o universo existe para a gente existir. O fato de a Terra estar na distância exata do Sol para haver vida como a nossa — um pouquinho mais perto ou um pouquinho mais longe e nem você, eu ou qualquer outro mamífero seria possível — é apenas uma amostra dessa grande deferência conosco. Somos a razão de tudo, o resto é cenário ou sistema de apoio. E não fazemos feio entre os mamíferos. Nenhuma outra espécie com a mesma proporção de peso e volume se iguala à nossa.


Nosso habitat natural é o planeta todo, independentemente de clima e vegetação. Somos a primeira espécie da História a controlar a produção do seu próprio alimento e a sobreviver fora do seu ecossistema de nascença. Em nenhuma outra espécie as diferentes categorias se intercasalam como na nossa, o que nos salvou do processo de seleção natural que militou nas outras. E o que a nossa sociabilidade não conseguiu, a técnica garantiu. Mutações que decretariam o fim de outra espécie em poucas gerações, na espécie humana, são corrigidas ou compensadas pela técnica. Exemplo: a visão. Enxergamos menos do que nossos antepassados caçadores e catadores, mas vemos muito mais, graças à oftalmologia e a todas as técnicas de percepção incrementada.


Mas nosso sucesso tem um preço. Chegamos aonde estamos consumindo tudo à nossa volta e hoje somos tantos que também nos transformamos em recursos consumíveis. Em breve a carne humana superará em valor calórico todas as outras fontes de alimento disponíveis sobre a Terra. E 10 mil anos ingerindo comida cultivada, mesmo com a maioria só comendo para subsistir, nos tornaram cada vez mais apetitosos e nutritivos. Gente já é o principalexemplo de recurso subexplorado do planeta. E as leis da evolução são impiedosas: comunidades virais e bacteriológicas se transformam para nos incluir, cada vez mais, na sua dieta. Já que estamos ali, aos bilhões, literalmente dando sopa.



VERISSIMO, L. F. Verissimo antológico: meio século de crônicas, ou coisa parecida. São Paulo: Objetiva, 2020.

Dentre as palavras a seguir, que ocorrem no texto, a única formada apenas por derivação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1045902 | Português, Fonologia, Médico Veterinário, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Apetitosos



À ideia de que não somos mais do que uma erupção passageira na superfície de um planeta menor numa galáxia entre trilhões de outras se antepôs, ultimamente, a convicção — agora não mais religiosa, mas cientificamente plausível — de que o universo existe para a gente existir. O fato de a Terra estar na distância exata do Sol para haver vida como a nossa — um pouquinho mais perto ou um pouquinho mais longe e nem você, eu ou qualquer outro mamífero seria possível — é apenas uma amostra dessa grande deferência conosco. Somos a razão de tudo, o resto é cenário ou sistema de apoio. E não fazemos feio entre os mamíferos. Nenhuma outra espécie com a mesma proporção de peso e volume se iguala à nossa.


Nosso habitat natural é o planeta todo, independentemente de clima e vegetação. Somos a primeira espécie da História a controlar a produção do seu próprio alimento e a sobreviver fora do seu ecossistema de nascença. Em nenhuma outra espécie as diferentes categorias se intercasalam como na nossa, o que nos salvou do processo de seleção natural que militou nas outras. E o que a nossa sociabilidade não conseguiu, a técnica garantiu. Mutações que decretariam o fim de outra espécie em poucas gerações, na espécie humana, são corrigidas ou compensadas pela técnica. Exemplo: a visão. Enxergamos menos do que nossos antepassados caçadores e catadores, mas vemos muito mais, graças à oftalmologia e a todas as técnicas de percepção incrementada.


Mas nosso sucesso tem um preço. Chegamos aonde estamos consumindo tudo à nossa volta e hoje somos tantos que também nos transformamos em recursos consumíveis. Em breve a carne humana superará em valor calórico todas as outras fontes de alimento disponíveis sobre a Terra. E 10 mil anos ingerindo comida cultivada, mesmo com a maioria só comendo para subsistir, nos tornaram cada vez mais apetitosos e nutritivos. Gente já é o principalexemplo de recurso subexplorado do planeta. E as leis da evolução são impiedosas: comunidades virais e bacteriológicas se transformam para nos incluir, cada vez mais, na sua dieta. Já que estamos ali, aos bilhões, literalmente dando sopa.



VERISSIMO, L. F. Verissimo antológico: meio século de crônicas, ou coisa parecida. São Paulo: Objetiva, 2020.

Em todas as palavras a seguir, que ocorrem no texto, há dígrafo, com exceção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q908949 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Sobre a construção e o desenvolvimento da leitura e escrita, observa-se a possibilidade de se empregar uma série de estratégias voltadas para esse fim. Um aspecto importante a ser observado é que a leitura e a escrita são atividades construtivas e criativas que possuem quatro características fundamentais: (a) objetiva; (b) seletiva; (c) antecipatória; e (d) baseada na compreensão. Leia as asserções seguintes e assinale a alternativa que ratifica a quarta característica elencada anteriormente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q908952 | Pedagogia, Gestão Democrática, PTDI, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

As relações construídas entre escola e comunidade é um tema amplamente discutido e respaldado em instrumentos normativos. No entanto, algumas ações são necessárias para garantir resultados favoráveis demonstradas a seguir, exceto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q909034 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Um indivíduo passou por uma intervenção cirúrgica torácica manifestou diminuição nos níveis de hemoglobina após o procedimento, apresentando sintomas de anemia severa. O médico, diante dessa situação, prescreveu uma transfusão sanguínea imediata com o objetivo de estabilizar os parâmetros hematológicos e assegurar uma recuperação adequada. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, o período de infusão para esse paciente não deve exceder a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q976061 | Português, Auxiliar de Vida Escolar, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2025

As palavras podem ser usadas em sentido próprio (significado básico e objetivo) ou figurado (sentido além do natural). Analise os termos destacados e verifique se estão sendo usados em sentido figurado nas frases abaixo.

I. Elvis foi uma estrela da música.

II. O gelo derreteu em cima da mesa.

III. A diretora tinha um coração de pedra.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q976067 | Noções de Informática, Auxiliar de Vida Escolar, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2025

Os motores de busca são sistemas online desenvolvidos para localizar, organizar e exibir informações disponíveis na internet de forma rápida e eficiente. Essas ferramentas utilizam algoritmos avançados para indexar conteúdos e facilitar o acesso às informações solicitadas pelos usuários. Dentre as opções a seguir, qual representa corretamente um motor de busca na internet:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q880401 | Direito Administrativo, Tesoureiro, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Acerca do âmbito de aplicação da Lei nº 14.133/2021, é certo afirmar que ela NÃO se aplica a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.