Questões de Concursos Prefeitura de Abreu e Lima PE

Resolva questões de Prefeitura de Abreu e Lima PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q911062 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A compreensão nos anos iniciais envolve habilidades de nível básico, exclusivas da leitura, que dizem respeito à decodificação e ao reconhecimento de palavras. Com o incremento da complexidade textual nos anos seguintes, passa a existir uma demanda por habilidades de alto nível que envolvem dedução, inferência e conhecimento de mundo.
Uma habilidade de nível básico que se refere aos aspectos acústicos da fala, como ritmo, entonação, pausa, duração e velocidade denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q911335 | Direito Administrativo, Princípios das Licitações e Lei nº 14133 de 2021, Técnico em Controle Interno, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Entre os princípios setoriais que estão expressamente consagrados na Lei nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos), existe aquele que é consagrado na máxima de que “o instrumento convocatório é a lei do procedimento licitatório”, sendo correto afirmar que tal princípio é o da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q911096 | Nutrição, Frutas, Nutricionista, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O aproveitamento de frutas na forma de polpa congelada oferece uma alternativa para a utilização de frutas que não atendam ao padrão de comercialização do produto in natura.
Sobre o processamento tecnológico da polpa de fruta congelada, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q910638 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Observe o seguinte texto descritivo:
“O pessegueiro estava alto, mas suas folhas mostravam uma coloração amarelada, que parecia problemática; os galhos estavam cobertos de uma espécie de farinha branca e os poucos frutos ainda estavam pequenos”.
Sobre esse pequeno texto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1047880 | Psicologia, Legislação e Resoluções de Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Gabriela é psicóloga e foi solicitada a fazer uma análise técnica a respeito de um documento psicológico feito por outro profissional, respondendo, portanto, a uma consulta. Tal documento fez uma avaliação do solicitante, para o qual foram aplicados testes psicológicos aparentemente inadequados para a avaliação realizada.
Gabriela fará, assim, uma apreciação técnica sobre essa questão problema, ou seja, produzirá o seguinte documento psicológico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1047885 | Legislação dos Municípios do Estado de Pernambuco, Legislação do Município de Abreu e Lima, Técnico em Controle Interno, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A organização não governamental Sigma, com sede no Município de Abreu e Lima, iniciou uma ampla mobilização popular com o objetivo de que determinada temática viesse a ser disciplina em lei municipal. Munidos desse objetivo, seus dirigentes consultaram um especialista na matéria a respeito da sistemática afeta aos projetos de lei de iniciativa popular, considerando o disposto na Lei Orgânica do Município de Abreu e Lima.
Foi-lhes corretamente esclarecido que esses projetos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1047904 | Análise de Balanços, Análise por Índices, Técnico em Controle Interno, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com a finalidade de realizar uma análise contábil mais conservadora, um analista calculou o índice de liquidez seca de uma sociedade empresária.
Em relação a este indicador, analise as contas a seguir, que estavam no ativo circulante da sociedade empresária, em seu balanço patrimonial:
I. Estoques. II. Clientes. III. Despesas antecipadas.

No cálculo do índice de liquidez seca, o analista deve desconsiderar o saldo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1047914 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Os requisitos básicos para investidura em cargo público incluem os seguintes, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1047918 | Legislação dos Municípios do Estado de Pernambuco, Legislação do Município de Abreu e Lima, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O Art. 204 da Lei Orgânica Municipal de Abreu e Lima estabelece: “A saúde é direito de todos os munícipes e dever do Poder Público, as políticas sociais, econômicas e ambientais que visem a eliminação do risco da doença e de outros agravos, além do acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Avalie se para atingir os objetivos estabelecidos nesse artigo, o Município deve promover, por todos os meios ao seu alcance, em conjunto com a União e o Estado, os seguintes itens:

I. condições dignas de trabalho, saneamento, moradia, alimentação, educação, transporte e lazer;
II. respeito ao meio ambiente e controle da poluição ambiental;
III. acesso universal e igualitário de todos os habitantes do Município às ações e serviços de promoção e proteção e recuperação da saúde, sem qualquer discriminação.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1060463 | Direito Sanitário, Sistema Nacional de Vigilancia Sanitaria, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

De acordo com as recomendações da ANVISA, se houver necessidade de retirar os pelos para um procedimento cirúrgico deve-se fazê-lo imediatamente antes da cirurgia.
Com base nas recomendações da ANVISA acerca da tricotomia pré-operatória, nos procedimentos cirúrgicos de abdome superior deve-se retirar os pelos desde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1047920 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá às seguintes disposições, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1064307 | Legislação Federal, Lei N 13 726 de 2018, Técnico em Controle Interno, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A edição de leis e regulamentos com vistas a racionalizar atos e procedimentos da Administração Pública, de modo a facilitar a compreensão e o acesso dos administrados, tem por escopo implementar nortes que têm se revelado verdadeiros princípios, atualmente expressamente referidos em alguns diplomas legais, tais como a Lei nº 13.726/2018.
Na densificação de tais princípios a referida Lei institui o seguinte selo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1047923 | Enfermagem, Legislação de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com base nas disposições acerca do Código de Ética de Enfermagem, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O profissional de enfermagem tem o dever de prestar assistência de Enfermagem sem discriminação de qualquer natureza.
( ) Nas penalidades de suspensão e cassação, o profissional terá sua carteira retida no ato da notificação, em todas as categorias em que for inscrito.
( ) As penalidades referentes à censura e cassação são de competência do Conselho Federal de Enfermagem.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q881270 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O Programa Cuida Mais Brasil foi instituído pela Portaria nº 937, de maio de 2022, e tem o propósito de aprimorar a assistência à saúde da mulher e saúde materno-infantil, no âmbito da atenção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q881275 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Considere um mapa de risco para ambientes com as seguintes características: consultório 1, com um círculo marrom visível, consultório 2, com um círculo amarelo visível, e sala de procedimentos, com um círculo verde visível.
Nesse caso, os riscos representados nesses ambientes são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q881278 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

De acordo com o Protocolo de Cirurgia Segura, antes de o paciente sair da sala de cirurgia, a equipe deverá revisar em conjunto a cirurgia realizada por meio de alguns passos.
Um desses passos diz respeito ao seguinte aspecto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1050753 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Em uma família composta por dez pessoas, seis torcem para o Vainafé F.C. e quatro torcem para o Contrarolo F.C. A família ganhou quatro ingressos para o próximo jogo da seleção brasileira e vai escolher dois torcedores do Vainafé e dois do Contrarolo para irem ao referido jogo.
O número de diferentes possibilidades de se escolher os quatro membros é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1050770 | Direito Ambiental, Resolução Conama N 398 2008, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Sobre os Planos de Emergência Individual para incidentes de poluição por óleo em águas nacionais, analise as afirmativas a seguir.


I. A apresentação do Plano de Emergência Individual dar-se-á por ocasião do licenciamento ambiental e sua aprovação quando da concessão da Licença de Operação, da Licença Prévia de Perfuração e da Licença Prévia de Produção para Pesquisa.

II. Sempre que a instalação sofrer modificações físicas, operacionais ou organizacionais capazes de afetar os seus procedimentos ou a sua capacidade de resposta, o Plano de Emergência Individual deverá ser reavaliado pelo empreendedor.

III. Após o término das ações de resposta a um incidente de poluição por óleo, conforme definido no Plano de Emergência Individual, deverá ser apresentado ao órgão ambiental competente, em até 365 dias, relatório contendo a análise crítica do seu desempenho.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q911010 | Enfermagem, Doenças Renais, Enfermeiro, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Acerca da Doença Renal Crônica – DRC, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É considerado portador de doença renal crônica o indivíduo que, independentemente da causa, apresente, por pelo menos dois meses consecutivos, TFG < 80mL/min/1,73m².

( ) Entre os principais fatores de risco para doença renal crônica estão o diabetes mellitus e a hipertensão arterial.

( ) O tratamento conservador da Doença Renal Crônica consiste em controlar os fatores de risco para a progressão da DRC, bem como para os eventos cardiovasculares e mortalidade.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q1050789 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

As abordagens passivas, facilitadoras ou indutoras, têm como objetivo eliciar a deglutição e podem ser indicadas a pacientes com lesões frontais da área motora primária e suplementar, nas demências e em algumas afasias de expressão.
A técnica indicada para as dificuldades de eliciar a deglutição, atraso do disparo da fase faríngea e presença de estase na cavidade oral e orofaringe denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.