Início

Questões de Concursos Prefeitura de Abreu e Lima PE

Resolva questões de Prefeitura de Abreu e Lima PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q911071 | Nutrição, Educação Alimentar e Nutricional, Nutricionista, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A educação alimentar e nutricional (EAN) é um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, que utiliza diferentes abordagens educacionais.
Em relação a tal temática, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O Marco de Referência traz um conceito de EAN que abrange os seus aspectos de evolução histórica e política no Brasil, as dimensões da alimentação e do alimento e os diferentes campos de saberes e práticas, excluindo o conhecimento científico.

( ) As ações de EAN quando planejadas e realizadas segundo os princípios do Marco de Referência de EAN, contribuem para a intersetorialidade no processo educativo. Por isso é importante que cada vez mais as ações de EAN estejam inseridas nos projetos políticos pedagógicos das unidades educativas.

( ) As ações de EAN devem ser desenvolvidas como uma articulação dos distintos setores governamentais, de forma que se corresponsabilizem pela garantia da alimentação adequada e saudável.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1050759 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Avalie se a Proteção Social Básica inclui os seguintes itens:

I. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
II. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
III. Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.
IV. Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI).

Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1026722 | Raciocínio Lógico, Relacionamentos e Associações, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Numa aula de raciocínio lógico o professor afirma que tem um gato, um cachorro e um papagaio. Ele propõe à turma o seguinte desafio.
“Um dos animais se chama Farinha, ou outro, Farofa, e o terceiro, Farelo. Considerem que, das três afirmações I, II e III, a seguir, apenas uma é verdadeira:

I. Farinha é o gato. II. Farofa não é o gato. III. Farelo não é o cachorro.

Identifiquem os nomes do gato, do cachorro e do papagaio.” Flávia, a aluna mais esperta, respondeu corretamente que Farinha, Farofa e Farelo são, respectivamente, os nomes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1047821 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A poluição das águas subterrâneas (aquíferos) é uma questão ambiental crítica que requer o entendimento dos processos de contaminação e remediação.

Sobre esse tipo de poluição, analise as afirmativas a seguir.

I. Devido às baixas velocidades de infiltração e aos processos biológicos, físicos e químicos que ocorrem no solo e na zona não saturada, os aquíferos são naturalmente mais protegidos da poluição.
II. Os gradientes hidráulicos (diferença de pressão entre dois pontos) e a litologia são características relacionadas ao risco potencial de um determinado aquífero ser contaminado.
III. A contaminação da água subterrânea pode ser direta ou indireta. Um exemplo de forma de contaminação direta são os poços mal construídos e/ou abandonados, enquanto as atividades agrícolas, depositando fertilizantes e agrotóxicos no solo, podem se constituir em fonte de contaminação indireta dos aquíferos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1047825 | Direito Ambiental, Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Considere os empreendimentos relacionados a seguir.

I. Projeto Urbanístico de 150 ha.
II. Parque eólico para geração de eletricidade, com potência de 20 MW.
III. Construção de estrada com uma faixa de rolamento.

Assinale a opção que relaciona os que requerem elaboração de EIA/RIMA, segunda a Resolução nº 01/86 do CONAMA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q911090 | Nutrição, Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Nutricionista, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma prática contínua e permanente direcionada ao agir autônomo e voluntário, que resultem em uma leitura crítica e fundamentada da realidade em que a pessoa e os grupos vivem.
Sendo assim, os seguintes dois conceitos instituídos pela Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, são basilares na construção do conceito de EAN:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1047842 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Entre as diversas licenças e autorizações que devem ser emitidas durante o processo de licenciamento ambiental de um empreendimento, a que primeiro deve ser expedida é conhecida pela sigla
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q911078 | Nutrição, Nutrição do Adolescente, Nutricionista, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Você foi contratado por uma unidade de alimentação e nutrição como nutricionista responsável pela parte de produção de refeições hospitalares. Após propor o cardápio, seguindo todas as diretrizes e recomendações nutricionais vigentes, obteve um desjejum com 6,5g de proteínas; 10,2g de carboidratos e 3,5g de lipídeos.
Considerando os teores supracitados, os valores calóricos de cada macronutriente são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q911336 | Auditoria, Conceitos, Técnico em Controle Interno, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O exercício da profissão de auditoria, seja privada ou pública, interna ou independente (externa), é cingido por princípios fundamentais de ética profissional, deveres e requisitos.
Quanto ao ceticismo profissional assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1047813 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Avalie, com base na Lei nº 9.433/97, se as seguintes afirmativas acerca dos Comitês de Bacia Hidrográfica são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Os Comitês de Bacia Hidrográfica têm como área de atuação: (i) a totalidade de uma bacia hidrográfica, (ii) sub-bacia hidrográfica de tributário do curso de água principal da bacia, ou de tributário desse tributário ou (iii) grupo de bacias ou subbacias hidrográficas contíguas.

( ) Compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica, no âmbito de sua área de atuação, promover o debate das questões relacionadas a recursos hídricos e articular a atuação das entidades intervenientes.

( ) Compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos.

( ) Compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica aprovar o Plano de Recursos Hídricos da bacia.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1047818 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação, composto por 17 objetivos globais (ODS) e 169 metas, adotado por todos os Estados Membros das Nações Unidas em 2015.
Com relação ao ODS1, isso é, “acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”, uma de suas metas é, até 2030,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1047865 | Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A deglutição consiste em um processo sinérgico composto por fases intrinsecamente relacionadas sequenciais e harmônicas. A identificação precoce da disfagia orofaríngea e seu respectivo tratamento devem ser iniciados ainda na UTI com o objetivo de minimizar os impactos da broncoaspiração.

Relacione o procedimento de avaliação com suas respectivas características:

1. Avaliação da deglutição. 2. Teste do corante azul. 3. Avaliação da biomecânica da deglutição.

( ) Procedimento bastante difundido para análise da broncoaspiração salivar, por ser simples e de baixo custo.

( ) O padrão ouro é a avaliação clínica fonoaudiológica, incluindo os aspectos morfofuncionais orofaríngeos e o exame objetivo complementar.

( ) Contempla a avaliação funcional a ser realizada idealmente com a possibilidade de deflação do cuff, adaptação da válvula de fala e consistência alimentar de segurança de acordo com cada caso.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1050758 | Serviço Social, Planejamento, Assistente Social, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Em relação aos Programas de Assistência Social avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

( ) O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, nos Cras, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

( ) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) integra a proteção social especial e consiste no apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.

( ) O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de caráter intersetorial, integra a Política Nacional de Assistência Social, que, no âmbito do Suas, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1026746 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Aline, Beth, Carla, Denise e Elisa são amigas. Elisa é mais nova do que Beth e mais velha do que Carla. Denise é mais nova do que Carla. Aline é mais nova do que Beth. Elisa é mais nova do que Aline.
Das cinco, a mais velha é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q911066 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Relacione o músculo a sua respectiva função:

1. Músculo risório. 2. Músculo masseter. 3. Músculo temporal.

( ) seu feixe posterior é o retrusor da mandíbula. ( ) é um potente fechador da cavidade oral. ( ) eleva o lábio superior e separa as comissuras.


Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q911333 | Psicologia, Saúde da Família, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Em contraposição aos modelos dominantes de atuação clínica no âmbito da saúde, a designação de clínica ampliada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1047811 | Direito Ambiental, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

De acordo com o Art. 27 da Lei nº 9.985/2000, as unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo. Em relação a tais Planos de Manejo, avalie as afirmativas as seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O Plano de Manejo deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas.

( ) Na elaboração, atualização e implementação do Plano de Manejo das Reservas Extrativistas, das Reservas de Desenvolvimento Sustentável, das Áreas de Proteção Ambiental e, quando couber, das Florestas Nacionais e das Áreas de Relevante Interesse Ecológico, a participação da população residente será limitada.

( ) Até que seja elaborado o Plano de Manejo, todas as atividades e obras desenvolvidas nas unidades de conservação de proteção integral devem se limitar àquelas destinadas a garantir a integridade dos recursos que a unidade objetiva proteger, assegurando-se às populações tradicionais porventura residentes na área as condições e os meios necessários para a satisfação de suas necessidades materiais, sociais e culturais.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1047817 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

No licenciamento de atividades de um adequado planejamento territorial e ambiental, uma das atribuições da administração pública é observar, entre diversos aspectos, aqueles relacionados ao impacto da atividade sobre o meio ambiente e a sociedade.

Para isso, um importante instrumento é o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Sobre o EIV, analise as afirmativas a seguir.


I. A geração de tráfego e a demanda por transporte coletivo é uma questão relevante a ser analisada no EIV.

II. A elaboração e aprovação do EIV substitui a elaboração e a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) no licenciamento da atividade.

III. Os empreendimentos públicos ou privados em área urbana que dependerão de elaboração de EIV para obter as licenças de construção são definidos por Lei Federal.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1050813 | Auditoria, Normas de Auditoria, Técnico em Controle Interno, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Com base no disposto na Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria de Informação Contábil Histórica Aplicável ao Setor Público relativo a eventos subsequentes (NBC TA 25), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q911310 | Psicologia, Intervenção Psicossocial, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Daiana, 23 anos, é mãe solo de três crianças e está grávida de 5 meses de seu quarto filho, fruto de uma relação eventual. Em atendimento feito na Unidade Básica de Saúde, Daiana disse à psicóloga que não queria aquele bebê e que iria “dar a criança”.

Nesse caso, a psicóloga deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.