Início

Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q872170 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei nº 14.572/2023 dispõe sobre a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e altera a Lei nº 8.080/1990, para incluir a saúde bucal no campo de atuação do SUS. A Política Nacional de Saúde Bucal é o conjunto de diretrizes voltadas à atenção à saúde bucal no país, constituída de instrumentos para a orientação à produção social bucal e às ações odontológicas em todos os níveis de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em relação às diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q872203 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em 11 de setembro de 2001, uma série de atentados terroristas aconteceu nos Estados Unidos. O mais marcante, transmitido praticamente em tempo real para todo o mundo, foi a derrubada das torres gêmeas do World Trade Center, atingidas cada uma por um avião. O então senador Pedro Simon afirmou, naquele dia, no Plenário do Senado, que o mundo jamais seria o mesmo. Os ataques às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, deixaram mais de 2,6 mil mortos. Entre as consequências do atendado de 11 de setembro pode-se destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q902715 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O currículo, enquanto construção social do conhecimento, visa a atender ao contínuo das dificuldades de ensino-aprendizagem que se apresentam no processo das pessoas com deficiência, pois requer respostas educativas adequadas como as que estão presentes no(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q916083 | Biblioteconomia, Fontes de Informação, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A enciclopédia é considerada por muitos especialistas a mais importante obra de referência, tendo em vista a amplitude do seu objetivo, os dados básicos que fornece e sua capacidade de atender a diferentes tipos de leitores. Sobre o assunto, marque a afirmativa que não retrata corretamente uma das características de uma enciclopédia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q864177 | Biblioteconomia, Editoração nos Processos Técnicos na Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A publicação de um livro deve seguir regras específicas de normalização e padronização, que são definidas, no Brasil, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No anverso da folha de rosto de uma publicação monográfica, devem aparecer os seguintes elementos, EXCETO: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q911550 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Os professores estão entre os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, estabelecendo vínculos diretos com o aluno, a família e a comunidade. A literatura aponta que distúrbios vocais podem ser mais frequentes nessa população devido à grande demanda vocal e exposição aos diversos fatores de risco. A alta ocorrência de problemas de voz entre os professores, de uma forma geral, demonstra que essa profissão demanda cuidados relevantes direcionados à voz. Sobre os aspectos relacionados à voz, analise as afirmativas a seguir.


I. Estudos nacionais e internacionais, que investigaram por meio de questionários a prevalência de alteração vocal e de alteração vocal autoreferida, em professores de diferentes níveis de ensino, concluíram que tal prevalência é elevada, variando de 21 a 80%. Diversas pesquisas que utilizaram informações dos próprios professores, obtidas também por meio de questionários, foram realizadas com docentes de vários estados do Brasil, e tiveram como resultado uma porcentagem que variou de 54% a 79% de queixas relacionadas à voz.


II. A disfonia pode ser definida como um distúrbio caracterizado por alteração na qualidade, frequência, intensidade ou no esforço vocal que limita a comunicação ou causa impacto negativo na qualidade de vida relacionada à voz. As disfonias podem ter diferentes etiologias, relacionadas ou não ao comportamento vocal, produzindo impactos diversos na qualidade de vida.


III. O tipo de disfonia mais prevalente nos professores é a orgânica, associada ao mau uso da voz, favorecendo a presença e a percepção de sintomas vocais devido ao comprometimento da fonte glótica, do trato vocal e da estabilidade na produção da voz.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q872222 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Considerando que as sociedades de economia mista e as empresas públicas fazem parte da organização administrativa indireta, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As sociedades de economia mista e as empresas públicas são dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio. As sociedades de economia mista somente poderão revestir-se sob a forma de sociedade anônima, enquanto a empresa pública poderá adotar qualquer forma societária.
( ) O capital social da empresa pública é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, sendo admitida a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Nas sociedades anônimas, as ações com direito a voto, constantes de seu capital social, devem pertencer em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta que a constituiu.
( ) Dentre outros requisitos de transparência, deverão observar a elaboração de carta anual, subscrita pelos membros do Conselho de Administração, com a explicitação dos compromissos de consecução de objetivos de políticas públicas em atendimento ao interesse coletivo ou ao imperativo de segurança nacional que justificou a autorização para suas respectivas criações, com definição clara dos recursos a serem empregados para esse fim, bem como dos impactos econômico-financeiros da consecução desses objetivos, mensuráveis por meio de indicadores objetivos.
( ) Seus estatutos e de suas subsidiárias deverá observar regras de governança corporativa, de transparência e de estruturas, práticas de gestão de riscos e de controle interno, composição da administração e, havendo acionistas, mecanismos para sua proteção, constantes em sua lei.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q902698 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Parece haver cada vez mais, nos dias de hoje, uma forte tendência a lutar contra as mais variadas formas de preconceito, a mostrar que elas não têm nenhum fundamento racional, nenhuma justificativa, e que são apenas o resultado da ignorância, da intolerância ou da manipulação ideológica. Infelizmente, porém, essa tendência não tem atingido um tipo de preconceito muito comum na sociedade brasileira: o preconceito linguístico. Muito pelo contrário, o que vemos é esse preconceito ser alimentado diariamente em programas de televisão e de rádio, em colunas de jornal e revista, em livros e manuais que pretendem ensinar o que é “certo” e o que é “errado”, sem falar, é claro, nos instrumentos tradicionais de ensino da língua: a gramática normativa e os livros didáticos. O preconceito linguístico fica bastante claro numa série de afirmações que já fazem parte da imagem (negativa) que o brasileiro tem de si mesmo e da língua falada por aqui. Outras afirmações são até bem-intencionadas, mas mesmo assim compõem uma espécie de “preconceito positivo”, que também se afasta da realidade.

(BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2003.)


Considerando as ideias de Marcos Bagno e as orientações dos PCNs, analise as afirmativas a seguir.


I. Entre as críticas mais frequentes que se faziam ao ensino tradicional de língua materna, destaca-se o ensino descontextualizado da metalinguagem, normalmente associado a exercícios mecânicos de identificação de fragmentos linguísticos em frases soltas.


II. A razão de ser das propostas de leitura e escuta é a compreensão ativa e não a decodificação e o silêncio.


III. A razão de ser das propostas de uso da fala e da escrita é a interlocução efetiva, e não a produção de textos para serem objetos de correção.


IV. As situações didáticas têm como objetivo levar os alunos a pensar sobre a linguagem para poder compreendê-la e utilizá-la apropriadamente às situações e aos propósitos definidos.


Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q902716 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Tendo como foco a área da Tecnologia Assistiva denominada Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), assinale a afirmativa que contém dados corretos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q916541 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate de Endemias, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
A geladeira e o livro

Fazia dois dias que minha geladeira havia entrado em pane. Não deixou de resfriar, mas as luzes do painel piscavam o dia inteiro, como se fosse uma bomba a ponto de explodir, e o alarme disparava de tempo em tempo, mesmo a porta estando bem fechada. Sou otimista, achei que tudo se resolveria num passe de mágica, mas o coelho não saiu da cartola e acabei tendo que chamar um técnico, que agendou a visita para a manhã seguinte, às 9h30m. Quando eram 9h25m, as luzes do painel, antes esquizofrênicas, apagaram. O alarme já não disparava desde a noite anterior. Eu não queria mágica?
A primeira coisa que disse ao técnico: “Acredite, há dois dias que esta geladeira está tendo chilique, só parou quando o senhor começou a subir pelo elevador”. Ele me deu um olhar compreensivo, fez um check up no aparelho e descobriu um pequeno defeito. Alívio. Morri em R$ 300, mas a geladeira ganhou uma sobrevida. E minha neura também.
Ninguém gosta de passar por exagerado. Ao sairmos do cinema, somos capazes de listar um sem-número de elogios ao filme que assistimos, mas basta alguém se empolgar com a nossa descrição e resolver assisti-lo por nossa causa que a responsabilidade começa a pesar: “Olha, eu gostei, mas talvez não seja seu tipo de história. Vá sem expectativas. É meio longo. Tem uma partezinha devagar, mas, sei lá, acho que vale a pena”.
Um amigo me recomendou um livro sensacional. Segundo ele, a melhor coisa que leu no último ano. Bom, então quero ler também. No dia seguinte, ele largou o livro na portaria do meu prédio, e quando liguei para agradecer, ouvi: “Talvez tu não goste tanto assim. Comprei pra ti uma edição diferente da minha, o tradutor não sei se é tão bom. Tu não é obrigada a gostar, tá?”.
Os episódios da geladeira e do livro, cada um a seu modo, demonstram o quanto ficamos inseguros ao virarmos referência. No caso da geladeira, a única prova que eu tinha de que ela estava amarelando eram as luzes piscantes. Quando elas pararam de piscar, passou a valer apenas a minha palavra. Que solidão.
Quando meu amigo incentivou a leitura do livro, estava expondo sua erudição, já que o autor era um filósofo. Mas no momento em que demonstrei interesse em ler também, ele passou a duvidar do próprio entusiasmo. E se o livro não fosse tão bom no meu parecer? De repente, não era mais o livro que estaria em julgamento, e sim ele. Solidão, também.
Outra: uma amiga resolveu ir a Machu Picchu depois que comentei coisas incríveis sobre a viagem que fiz para lá recentemente. Ai, ai, ai. E se ela passar mal com a altitude? E se achar a comida muito apimentada? E se voltar pensando que me empolgo por qualquer ruína de cartão postal? Já era: terá perdido a chance de ir para outro lugar mais encantador a seus olhos. Por que fui emprestar os meus?
No fim das contas, tudo o que queremos é ser amados. Por aqueles a quem recomendamos um livro, por quem resolveu viajar incentivado por nós, e, sim, pelo técnico que confirmou que nossa geladeira estava mesmo estragada, contra qualquer evidência. Falando na geladeira, passa bem. As luzes nunca mais piscaram, nem o alarme disparou. A não ser o meu: “Não se leve tão a sério, não se leve tão a sério, não se leve tão a sério”.

(Martha Madeiros. Revista O Globo. Em: 2012.)
“Ao sairmos do cinema, somos capazes de listar um sem-número de elogios ao filme que assistimos, mas basta alguém se empolgar com a nossa descrição e resolver assisti-lo por nossa causa que a responsabilidade começa a pesar [...]” (3º§) Entende-se que a expressão “sem-número” refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q902731 | Pedagogia, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A deficiência intelectual caracteriza-se por limitações intelectuais e comportamentais que são expressas nas habilidades conceituais, sociais e práticas (AAIDD, 2010, p. 1). Dentro dessa perspectiva, impõem-se compreensão e planejamento dos apoios, sendo que, segundo a Associação Americana de Deficiências Intelectuais e do Desenvolvimento, NÃO constituem dimensões de apoios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q902721 | Pedagogia, Educação Especial, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, ao professor do AEE cabe as ações de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q897622 | Enfermagem, Enfermeiro/PSF, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A esterilização de materiais é um processo crucial para garantir a segurança dos pacientes e prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde. Existem vários métodos de esterilização que podem ser utilizados, dependendo do tipo de material e do nível de esterilidade necessário. Considerando os diferentes métodos de esterilização utilizados em saúde, assinale a afirmativa que descreve corretamente o método de esterilização e seu uso adequado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q1027176 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Médico PSF, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Determinado nutricionista monitora a quantidade de frutas consumidas por seus pacientes para garantir uma alimentação equilibrada. Ele sabe que, atualmente, 40 pacientes consomem 12 kg de frutas ao longo de 6 dias, o que ajuda a manter uma dieta saudável para todos. Considere que o consumo de frutas pelos pacientes dessa clínica ocorre em um mesmo ritmo. Qual será a quantidade de frutas, em quilos, que 50 pacientes consumirão em 20 dias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q902514 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

[...] Foi organizado um movimento nacional para garantir o Ensino Religioso. A emenda constitucional para o Ensino Religioso foi a segunda maior emenda popular que deu entrada na Assembleia Constitucional, pois obteve 78 mil assinaturas.

(JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul (Orgs). O ensino religioso no Brasil. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 40. Fragmento.)


O enredo brevemente descrito no enunciado está inserido no contexto da elaboração da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q916085 | Biblioteconomia, Editoração nos Processos Técnicos na Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O poeta francês Stéphane Mallarmé preocupava-se tanto com a base física de seus livros, que, ao planejar o livro supremo de sua carreira, que nunca chegou a escrever, fez anotações e cálculos minuciosos sobre o papel e suas dobras, a diagramação do texto e seus espaços em branco, etc. Com relação a base física dos livros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Página é cada um dos retângulos de papel que, unidos na lombada e compreendendo duas laudas, reto e verso, vão formar o livro ou o caderno.
( ) O índice indica as partes e/ou capítulos em que o texto está secionado, na mesma ordem em que essas partes e/ou capítulos se sucedem, e dos números das respectivas páginas.
( ) A mancha é a parte da página dentro da qual está impresso o texto, e as margens se dividem em superior ou cabeça; inferior ou do pé; interna (do dorso) e externa ou dianteira (a correspondente ao corte de abertura).
( ) A bibliografia ou as referências bibliográficas são utilizadas para indicar a reprodução de documentos ou textos de outros autores e, necessariamente, pelo menos, em obras de pesquisa científica, filosófica, literária e artística.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q864178 | Biblioteconomia, Editoração nos Processos Técnicos na Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O poeta francês Stéphane Mallarmé preocupava-se tanto com a base física de seus livros, que, ao planejar o livro supremo de sua carreira, que nunca chegou a escrever, fez anotações e cálculos minuciosos sobre o papel e suas dobras, a diagramação do texto e seus espaços em branco, etc. Com relação a base física dos livros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Página é cada um dos retângulos de papel que, unidos na lombada e compreendendo duas laudas, reto e verso, vão formar o livro ou o caderno.
( ) O índice indica as partes e/ou capítulos em que o texto está secionado, na mesma ordem em que essas partes e/ou capítulos se sucedem, e dos números das respectivas páginas.
( ) A mancha é a parte da página dentro da qual está impresso o texto, e as margens se dividem em superior ou cabeça; inferior ou do pé; interna (do dorso) e externa ou dianteira (a correspondente ao corte de abertura).
( ) A bibliografia ou as referências bibliográficas são utilizadas para indicar a reprodução de documentos ou textos de outros autores e, necessariamente, pelo menos, em obras de pesquisa científica, filosófica, literária e artística.

A sequência está correta em 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q872189 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Quatro amigos – Arthur, Beatriz, Carlos e Diana – estão tentando adivinhar a cor do chapéu que estão usando. Sabe-se que Cada um deles pode ver os chapéus dos outros, mas não o seu próprio chapéu. As cores possíveis são 2 chapéus vermelhos e 2 chapéus azuis. As dicas que eles dão são as seguintes:
• Arthur diz: “Eu vejo dois chapéus vermelhos e um azul”; • Beatriz diz: “Eu vejo dois chapéus azuis e um vermelho”; • Carlos diz: “Eu vejo dois chapéus azuis”; • Diana diz: “Eu vejo um chapéu vermelho e um azul”.

Considerando que todos dizem a verdade, qual é a cor do chapéu de cada um?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q872192 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Um famoso livro de fantasia chamado “O Senhor dos Anéis”, escrito por JRR Tolkien, é considerado uma obra famosa em todo o mundo, apesar de que o autor gostaria que fosse somente um livro. Ana é uma grande fã dessa obra e voltou a ler novamente os livros, começando obviamente pelo primeiro da saga – “Sociedade do Anel”, que possui 576 páginas. Ela decidiu ler diariamente, sem exceções, 12 páginas. Sabe-se que começou a leitura no dia 1º de julho de 2024. Que dia Ana finalizou a leitura do livro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.