Início

Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q916083 | Biblioteconomia, Fontes de Informação, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A enciclopédia é considerada por muitos especialistas a mais importante obra de referência, tendo em vista a amplitude do seu objetivo, os dados básicos que fornece e sua capacidade de atender a diferentes tipos de leitores. Sobre o assunto, marque a afirmativa que não retrata corretamente uma das características de uma enciclopédia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q1026739 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A inspetora Luciana visita a Secretaria de Educação de um município apenas na 4ª quarta-feira de cada mês. Se ela visitou essa secretaria no dia 24 de julho, ela retornou no mês de outubro do mesmo ano no dia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q872156 | Matemática, Probabilidade, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em um setor da Secretaria Municipal de Saúde estão lotados os seguintes profissionais: 8 enfermeiros, 4 médicos, 6 assistentes sociais e 5 psicólogos. O responsável pelo setor decidiu montar equipes de plantão para trabalhar em um hospital municipal, sendo que cada equipe deve ser formada por 3 enfermeiros, 1 médico, 2 assistentes sociais e 2 psicólogos. De acordo com tais informações, o total de equipes distintas que esse responsável pelo setor poderá montar é um número compreendido entre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q872232 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Toda ação em saúde parte do pressuposto de um impacto esperado em termos de melhoria das condições anteriores. Para medir esse impacto, são utilizados indicadores de saúde. Sobre os indicadores de saúde, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q902697 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Na semana de aperfeiçoamento docente para o ensino básico da Escola Horizonte do Saber, durante um grupo de discussão sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, os professores debateram os aspectos cognitivos da leitura e três deles se posicionaram do seguinte modo:


I. A professora Ana afirmou que, ao interpretar um texto, sempre considera o conhecimento prévio dos alunos, priorizando não só o que eles, enquanto leitores, já conhecem, mas também o conhecimento acumulado ao longo da vida, além de acionar os conhecimentos linguísticos e textuais durante a leitura.


II. O professor Bruno mencionou que diversos coeficientes de conhecimento são acionados durante a leitura. Por isso, ele incentiva seus alunos a fazerem inferências por conta própria enquanto leem, evitando interferir nas conclusões deles.


III. A professora Camila disse que avalia mais os conhecimentos linguísticos e textuais do que o conhecimento de mundo dos alunos, pois esses são os elementos que precisam ser ativados para que o leitor compreenda o que está lendo.


Com base nas concepções sobre as relações entre texto e leitor, é correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q916543 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Agente de Combate de Endemias, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
A geladeira e o livro

Fazia dois dias que minha geladeira havia entrado em pane. Não deixou de resfriar, mas as luzes do painel piscavam o dia inteiro, como se fosse uma bomba a ponto de explodir, e o alarme disparava de tempo em tempo, mesmo a porta estando bem fechada. Sou otimista, achei que tudo se resolveria num passe de mágica, mas o coelho não saiu da cartola e acabei tendo que chamar um técnico, que agendou a visita para a manhã seguinte, às 9h30m. Quando eram 9h25m, as luzes do painel, antes esquizofrênicas, apagaram. O alarme já não disparava desde a noite anterior. Eu não queria mágica?
A primeira coisa que disse ao técnico: “Acredite, há dois dias que esta geladeira está tendo chilique, só parou quando o senhor começou a subir pelo elevador”. Ele me deu um olhar compreensivo, fez um check up no aparelho e descobriu um pequeno defeito. Alívio. Morri em R$ 300, mas a geladeira ganhou uma sobrevida. E minha neura também.
Ninguém gosta de passar por exagerado. Ao sairmos do cinema, somos capazes de listar um sem-número de elogios ao filme que assistimos, mas basta alguém se empolgar com a nossa descrição e resolver assisti-lo por nossa causa que a responsabilidade começa a pesar: “Olha, eu gostei, mas talvez não seja seu tipo de história. Vá sem expectativas. É meio longo. Tem uma partezinha devagar, mas, sei lá, acho que vale a pena”.
Um amigo me recomendou um livro sensacional. Segundo ele, a melhor coisa que leu no último ano. Bom, então quero ler também. No dia seguinte, ele largou o livro na portaria do meu prédio, e quando liguei para agradecer, ouvi: “Talvez tu não goste tanto assim. Comprei pra ti uma edição diferente da minha, o tradutor não sei se é tão bom. Tu não é obrigada a gostar, tá?”.
Os episódios da geladeira e do livro, cada um a seu modo, demonstram o quanto ficamos inseguros ao virarmos referência. No caso da geladeira, a única prova que eu tinha de que ela estava amarelando eram as luzes piscantes. Quando elas pararam de piscar, passou a valer apenas a minha palavra. Que solidão.
Quando meu amigo incentivou a leitura do livro, estava expondo sua erudição, já que o autor era um filósofo. Mas no momento em que demonstrei interesse em ler também, ele passou a duvidar do próprio entusiasmo. E se o livro não fosse tão bom no meu parecer? De repente, não era mais o livro que estaria em julgamento, e sim ele. Solidão, também.
Outra: uma amiga resolveu ir a Machu Picchu depois que comentei coisas incríveis sobre a viagem que fiz para lá recentemente. Ai, ai, ai. E se ela passar mal com a altitude? E se achar a comida muito apimentada? E se voltar pensando que me empolgo por qualquer ruína de cartão postal? Já era: terá perdido a chance de ir para outro lugar mais encantador a seus olhos. Por que fui emprestar os meus?
No fim das contas, tudo o que queremos é ser amados. Por aqueles a quem recomendamos um livro, por quem resolveu viajar incentivado por nós, e, sim, pelo técnico que confirmou que nossa geladeira estava mesmo estragada, contra qualquer evidência. Falando na geladeira, passa bem. As luzes nunca mais piscaram, nem o alarme disparou. A não ser o meu: “Não se leve tão a sério, não se leve tão a sério, não se leve tão a sério”.

(Martha Madeiros. Revista O Globo. Em: 2012.)
Quando eram 9h25m, as luzes do painel, antes esquizofrênicas, apagaram.” (1º§) A expressão destacada tem classificação diversa do termo grifado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q902721 | Pedagogia, Educação Especial, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, ao professor do AEE cabe as ações de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q910924 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A história da educação brasileira é marcada pela recorrência de evasões, repetências e uma série de outros fatores negativos que são geralmente classificados como fracasso escolar, como nos atestam alguns trabalhos críticos nessa área.

(Silva, Barros, Halpern, & Silva, 2003.)

O fracasso escolar apresenta-se, dessa forma, como uma realidade indissociável da história da educação e do processo de escolarização das classes populares no Brasil. Por ser um problema antigo de nossa educação, é, também, objeto de inúmeras discussões e debates científicos e políticos que buscam aumentar a compreensão e apontar uma solução (que sempre se deseja definitiva) para a questão. Neste sentido, várias ideias e teorias ofereceram explicações sobre as causas do fracasso escolar, tornando o tema um dos mais estudados na área da educação e da psicologia da educação. Considerando as principais ideias ou teorias acerca do ensino, destaca-se que, a partir do início da década de setenta, as explicações que até então se centravam sobre as características individuais dos alunos, deslocaram-se para a família e para o ambiente. Dentro dessa perspectiva, encontra-se uma teoria que postula o fracasso escolar ocorrendo devido à privação cultural do aluno em decorrência das suas precárias condições de vida. Essa teoria incentivou o desenvolvimento de projetos de educação compensatória no país, contribuindo para o aprofundamento da má qualidade da escola oferecida ao povo, na medida em que justifica um barateamento do ensino que acaba realizando a profecia, segundo a qual, os pobres não têm capacidade suficiente para o sucesso escolar. Sobre o exposto, trata-se da seguinte teoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q1027178 | Raciocínio Lógico, Verdades e Mentiras, Médico PSF, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Durante um plantão, três médicos – Aluísio, Benjamin e César, estão discutindo sobre os tempos distintos de experiência profissional que possuem. Cada um fez a seguinte declaração:
Aluísio: “Eu tenho mais anos de experiência do que Benjamin.” Benjamin: “César tem mais anos de experiência do que Aluísio.” César: “Aluísio tem o maior tempo de experiência de todos.”
Sabe-se que apenas uma dessas declarações é verdadeira, de modo que as demais são falsas. Dessa forma, é correto concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q864177 | Biblioteconomia, Editoração nos Processos Técnicos na Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A publicação de um livro deve seguir regras específicas de normalização e padronização, que são definidas, no Brasil, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No anverso da folha de rosto de uma publicação monográfica, devem aparecer os seguintes elementos, EXCETO: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q882194 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Alfabetização e letramento são processos distintos que se complementam; antes de aprender a escrever é necessário aprender a ler. Dessa forma, considera-se que ambos são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita. Reconhecendo tais considerações, os monitores de creche da Prefeitura de Além Paraíba estimulam a leitura, para que ela seja base para o processo de alfabetização. Assim, as crianças iniciam o seu contato com os elementos gráficos através dos métodos analítico e sintético. São considerados métodos sintéticos de alfabetização, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q916531 | Português, Regência, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

Uma breve história da expectativa de vida


No início do século 20, quando a expectativa de vida era de 47 anos nos países industrializados e de 33 no nosso, o que mais matava eram as doenças infecciosas: pneumonia, tuberculose, gastroenterite.
A pandemia, ao tirar 5,5 milhões de vidas nos últimos dois anos, trouxe as infecções de volta aos holofotes. O caminho natural, porém, é a ciência vencer essa luta novamente, como fez antes. O desenvolvimento de vacinas e antibióticos, além de condições mais humanas de saneamento básico, foi diminuindo as doenças infecciosas ao longo do século passado. E em 1960 a expectativa de vida tinha saltado para 52 anos por aqui (e 69 anos nos países ricos).
Foi aí que as doenças cardiovasculares e os vários tipos de câncer passaram a ser os grandes desafios de longo prazo da medicina. Mas essa é outra guerra que está sendo vencida.
Nos EUA, que mantêm dados históricos precisos, o número de mortes por doenças cardiovasculares caiu de 800 para cada 100 mil habitantes na década de 1960 para 200 hoje.
As batalhas contra o câncer são mais complexas, contudo, não faltam vitórias. Uma das principais é o sucesso das imunoterapias no combate ao melanoma (o mais agressivo dos cânceres de pele). Desde o boom na criação de novos medicamentos, a mortalidade por melanoma passou a cair 5% ao ano.
Tudo isso levou a mais avanços na expectativa de vida. Hoje ela está próxima dos 80 anos, seja no Brasil, seja nos países do topo da pirâmide. Por aqui, sempre vale lembrar, boa parte disso se deve a um fato central: sermos o único país com mais de 200 milhões de habitantes a contar com um sistema universal de assistência médica gratuita, o SUS.
E hoje há 22 milhões de pessoas com 65 anos ou mais no país. Uma vitória. Mas o aumento na longevidade traz outro desafio para a medicina: as enfermidades mentais que surgem nas fases mais avançadas da vida – principalmente o Alzheimer, que atinge 1,2 milhão de brasileiros.

(Disponível em: uper.abril.com.br/coluna/. Acesso em: 10/07/2024. Adaptado.)

No período “Foi aí que as doenças cardiovasculares e os vários tipos de câncer passaram a ser os grandes desafios [...]” (3º§), o verbo “passar” apresenta a seguinte regência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q910933 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei nº 5.692/1971. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente, principalmente desde a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases, nº 9.394/1996, e com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, em 1998. Além de sua forte influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade ganhou certa força nas escolas, principalmente no discurso dos professores dos diversos níveis de ensino. Apesar disso, estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.

(Disponível em: https://Www.Infoescola.Com/Pedagogia/Interdisciplinaridade. Acesso em: junho de 2024. Adaptado.)

Sobre a interdisciplinaridade, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q872192 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Um famoso livro de fantasia chamado “O Senhor dos Anéis”, escrito por JRR Tolkien, é considerado uma obra famosa em todo o mundo, apesar de que o autor gostaria que fosse somente um livro. Ana é uma grande fã dessa obra e voltou a ler novamente os livros, começando obviamente pelo primeiro da saga – “Sociedade do Anel”, que possui 576 páginas. Ela decidiu ler diariamente, sem exceções, 12 páginas. Sabe-se que começou a leitura no dia 1º de julho de 2024. Que dia Ana finalizou a leitura do livro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q872203 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em 11 de setembro de 2001, uma série de atentados terroristas aconteceu nos Estados Unidos. O mais marcante, transmitido praticamente em tempo real para todo o mundo, foi a derrubada das torres gêmeas do World Trade Center, atingidas cada uma por um avião. O então senador Pedro Simon afirmou, naquele dia, no Plenário do Senado, que o mundo jamais seria o mesmo. Os ataques às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, deixaram mais de 2,6 mil mortos. Entre as consequências do atendado de 11 de setembro pode-se destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q916541 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Combate de Endemias, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
A geladeira e o livro

Fazia dois dias que minha geladeira havia entrado em pane. Não deixou de resfriar, mas as luzes do painel piscavam o dia inteiro, como se fosse uma bomba a ponto de explodir, e o alarme disparava de tempo em tempo, mesmo a porta estando bem fechada. Sou otimista, achei que tudo se resolveria num passe de mágica, mas o coelho não saiu da cartola e acabei tendo que chamar um técnico, que agendou a visita para a manhã seguinte, às 9h30m. Quando eram 9h25m, as luzes do painel, antes esquizofrênicas, apagaram. O alarme já não disparava desde a noite anterior. Eu não queria mágica?
A primeira coisa que disse ao técnico: “Acredite, há dois dias que esta geladeira está tendo chilique, só parou quando o senhor começou a subir pelo elevador”. Ele me deu um olhar compreensivo, fez um check up no aparelho e descobriu um pequeno defeito. Alívio. Morri em R$ 300, mas a geladeira ganhou uma sobrevida. E minha neura também.
Ninguém gosta de passar por exagerado. Ao sairmos do cinema, somos capazes de listar um sem-número de elogios ao filme que assistimos, mas basta alguém se empolgar com a nossa descrição e resolver assisti-lo por nossa causa que a responsabilidade começa a pesar: “Olha, eu gostei, mas talvez não seja seu tipo de história. Vá sem expectativas. É meio longo. Tem uma partezinha devagar, mas, sei lá, acho que vale a pena”.
Um amigo me recomendou um livro sensacional. Segundo ele, a melhor coisa que leu no último ano. Bom, então quero ler também. No dia seguinte, ele largou o livro na portaria do meu prédio, e quando liguei para agradecer, ouvi: “Talvez tu não goste tanto assim. Comprei pra ti uma edição diferente da minha, o tradutor não sei se é tão bom. Tu não é obrigada a gostar, tá?”.
Os episódios da geladeira e do livro, cada um a seu modo, demonstram o quanto ficamos inseguros ao virarmos referência. No caso da geladeira, a única prova que eu tinha de que ela estava amarelando eram as luzes piscantes. Quando elas pararam de piscar, passou a valer apenas a minha palavra. Que solidão.
Quando meu amigo incentivou a leitura do livro, estava expondo sua erudição, já que o autor era um filósofo. Mas no momento em que demonstrei interesse em ler também, ele passou a duvidar do próprio entusiasmo. E se o livro não fosse tão bom no meu parecer? De repente, não era mais o livro que estaria em julgamento, e sim ele. Solidão, também.
Outra: uma amiga resolveu ir a Machu Picchu depois que comentei coisas incríveis sobre a viagem que fiz para lá recentemente. Ai, ai, ai. E se ela passar mal com a altitude? E se achar a comida muito apimentada? E se voltar pensando que me empolgo por qualquer ruína de cartão postal? Já era: terá perdido a chance de ir para outro lugar mais encantador a seus olhos. Por que fui emprestar os meus?
No fim das contas, tudo o que queremos é ser amados. Por aqueles a quem recomendamos um livro, por quem resolveu viajar incentivado por nós, e, sim, pelo técnico que confirmou que nossa geladeira estava mesmo estragada, contra qualquer evidência. Falando na geladeira, passa bem. As luzes nunca mais piscaram, nem o alarme disparou. A não ser o meu: “Não se leve tão a sério, não se leve tão a sério, não se leve tão a sério”.

(Martha Madeiros. Revista O Globo. Em: 2012.)
“Ao sairmos do cinema, somos capazes de listar um sem-número de elogios ao filme que assistimos, mas basta alguém se empolgar com a nossa descrição e resolver assisti-lo por nossa causa que a responsabilidade começa a pesar [...]” (3º§) Entende-se que a expressão “sem-número” refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q1027176 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Médico PSF, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Determinado nutricionista monitora a quantidade de frutas consumidas por seus pacientes para garantir uma alimentação equilibrada. Ele sabe que, atualmente, 40 pacientes consomem 12 kg de frutas ao longo de 6 dias, o que ajuda a manter uma dieta saudável para todos. Considere que o consumo de frutas pelos pacientes dessa clínica ocorre em um mesmo ritmo. Qual será a quantidade de frutas, em quilos, que 50 pacientes consumirão em 20 dias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q902585 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

De acordo com Eduardo Girotto (2024), buscar compreender o diálogo entre a geografia escolar e acadêmica é importante para que “possamos construir elementos para uma análise crítica e propositiva dos efeitos que as políticas educacionais neoliberais têm produzido, principalmente, sobre as geografias feitas desde a escola e a formação docente neste campo. (...) É fundamental entendermos o lugar da geografia, como saber sistematizado, no processo de constituição da ciência moderna. Em nossa perspectiva, tal processo não pode ser entendido descolado das grandes transformações socioespaciais, ocorridas no contexto europeu a partir do século XVIII”.

(GIROTTO, Eduardo D. A geografia entre a escola e a universidade: diálogos e tensões. In: COSTA, C. R.; ARAUJO, M. R.; OLIVEIRA E. C. de. (Orgs.).Currículo e ensino de Geografia: métodos, conceitos e metodologias na prática de ensino. Teresina: Ed.UESPI, 2024, p. 19-35.)


A partir do excerto de Girotto e de outros conhecimentos a respeito da relação entre geografia, método, geografia escolar e acadêmica e políticas públicas para a educação no Brasil, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q872160 | Legislação Federal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Luciana, residente no Município de Além Paraíba, tem o interesse de analisar processo licitatório em trâmite na Secretaria Municipal de Saúde. Para realização do requerimento de acesso ao processo em questão, a referida Secretaria exigiu a apresentação de protocolo, contendo as informações pessoais da solicitante e justificativa fundamentada para o pedido. Diante da situação narrada e à Luz da Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.