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Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q872205 | Direito Constitucional, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo a Constituição de 1988, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Segundo a Constituição de 1988:
I. Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações.
II. É livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato.
III. É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
IV. É violável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

Está correto o que se afirma apenas em
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162Q902726 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Uma abordagem para planejamento flexível considera importantes categorias a serem dimensionadas pelo professor.


Para que todos tenham acesso ao currículo, o professor poderá dimensionar as categorias de um planejamento flexível. O currículo não é outro, não está restrito ao prático ou ao aprofundado, ou selecionado. É preciso, no contexto coletivo, diferenciar atividades ou papéis individuais de modo que cada um encontre seu nível de produção de sentido, tenha oportunidade e sinta-se constantemente desafiado em seu processo de aprendizagem. Quando necessário, organizar atividades com diferentes formas de apoio, tais como: mediação individual, tarefas diferenciadas, inserção de recursos específicos às necessidades.

(Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/desafios-na-sala-de-aula-dimensoes-possiveis-para-um-planejamento-flexivel. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)


O texto aponta a seguinte categoria:

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163Q897621 | Enfermagem, Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, Enfermeiro/PSF, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei nº 7.498/1986, que regulamenta o exercício da enfermagem no Brasil, define as competências e atribuições dos profissionais de enfermagem. Considerando as disposições dessa Lei, analise as afirmativas a seguir.
I. O enfermeiro pode realizar consultas, prescrever medicamentos e solicitar exames complementares, desde que respeitando protocolos ou diretrizes estabelecidos pela instituição de saúde em que atua.
II. O enfermeiro tem a prerrogativa de realizar consultas de enfermagem, identificar as necessidades dos pacientes, planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços de assistência de enfermagem.
III. O enfermeiro é responsável pela execução de cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida, bem como pela tomada de decisões imediatas em emergências.
IV. O enfermeiro tem a prerrogativa de dirigir serviços de enfermagem em instituições públicas e privadas; contudo, não está apto a coordenar programas de saúde pública.
V. O enfermeiro pode assumir a responsabilidade técnica pela execução de programas de saúde em âmbito nacional, regional ou local.
Está correto o que se afirma apenas em
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164Q916080 | Biblioteconomia, Processos Técnicos, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

No caso de biblioteca especializada, o perfil dos materiais a serem adquiridos para o acervo é definido
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165Q902585 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

De acordo com Eduardo Girotto (2024), buscar compreender o diálogo entre a geografia escolar e acadêmica é importante para que “possamos construir elementos para uma análise crítica e propositiva dos efeitos que as políticas educacionais neoliberais têm produzido, principalmente, sobre as geografias feitas desde a escola e a formação docente neste campo. (...) É fundamental entendermos o lugar da geografia, como saber sistematizado, no processo de constituição da ciência moderna. Em nossa perspectiva, tal processo não pode ser entendido descolado das grandes transformações socioespaciais, ocorridas no contexto europeu a partir do século XVIII”.

(GIROTTO, Eduardo D. A geografia entre a escola e a universidade: diálogos e tensões. In: COSTA, C. R.; ARAUJO, M. R.; OLIVEIRA E. C. de. (Orgs.).Currículo e ensino de Geografia: métodos, conceitos e metodologias na prática de ensino. Teresina: Ed.UESPI, 2024, p. 19-35.)


A partir do excerto de Girotto e de outros conhecimentos a respeito da relação entre geografia, método, geografia escolar e acadêmica e políticas públicas para a educação no Brasil, assinale a afirmativa correta.

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166Q911570 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Ao pensar os aspectos relacionados à abordagem psicológica da educação, é pertinente refletir sobre o perfil do psicólogo neste contexto. Sobre esse fator, Araújo (2010) afirma que “desde a década de 1960, o psicólogo escolar caracterizou-se por diferentes perfis profissionais: inicialmente, ele se responsabilizava pelo atendimento individual a alunos encaminhados com queixas escolares de diversas ordens, com o intuito de adaptá-los às normas e condutas escolares, ‘tratando-os’ por meio de estratégias ‘psicologizantes’ baseadas no modelo médico de atendimento; nos últimos vinte anos, após questionamento a essa forma de atuação, a área vem construindo uma postura mais crítica e comprometida com as demandas sociais contextualizadas coletivamente no locus dos espaços educativos” (p. 18). A partir da reflexão do texto anterior, leia o caso hipotético a seguir: Joaquim é um menino de oito anos e frequenta o ensino fundamental de uma escola municipal de seu bairro. A criança é frequente às aulas, reside com a genitora e mais um irmão, sendo Joaquim o filho mais velho. Joaquim é considerado uma criança agitada, atrapalhando as aulas e os colegas; não consegue realizar os exercícios em sala de aula, por ausência de concentração. Quando é punido, agride a quem está delegando a regra. Diante do comportamento de Joaquim, a professora conversou com a mãe e solicitou a intervenção da psicóloga educacional da escola, para que a profissional pudesse avaliar o caso do aluno em conjunto com a equipe pedagógica e a família, e tomassem as devidas providências. Nessa perspectiva contemporânea, muitas são as contribuições da psicologia escolar nos espaços de articulação e ação entre a psicologia e a educação. Dentre as contribuições do psicólogo educacional diante do caso mencionado, estão corretas as seguintes ações, EXCETO:
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167Q872199 | Direito Constitucional, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

“O direito de votar e ser votado independentemente de fatores sociais, como gênero, cor, renda e escolaridade, gerando representação popular política.”. Trata-se:
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168Q911115 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

De acordo com Cunha (2015), a inclusão de Pessoas com Deficiência na escola precisa de fundamentos teóricos, como também da lida diária da prática para estabelecer dados concretos que incentivem, guiem e deem segurança aos educadores. Também é preciso que o sistema de Educação Inclusiva observe as necessidades gerais dos alunos, exigindo da escola sensibilidade em trabalhar com as individualidades. Mantoan (2003) enfatiza que reconstruir os fundamentos de escola de qualidade para todos remete-se em questões específicas relacionadas ao conhecimento e a aprendizagem, ou seja, consideram-se que o ato de educar supõe intenções, representações que temos do papel da escola, do professor, do aluno, conforme os paradigmas que os sustentam. A autora ainda relata que a escola inclusiva exige mudanças de paradigmas. Sobre o exposto, são algumas estratégias que ajudam no trabalho do corpo docente, como na aprendizagem dos alunos, EXCETO:
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169Q873743 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Uma criança jogou uma moeda para o alto 200 vezes e anotou quantas vezes ela caiu para cada lado. Após isso, percebeu que a razão entre o número de vezes que a moeda caiu para o lado “cara” e o número de vezes que caiu para o lado “coroa” foi de 5 para 3. Qual o número de vezes que a moeda caiu para o lado “coroa”?
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170Q872238 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Laércio, 45 anos, mora em uma área urbana com altos índices de dengue. Durante uma visita domiciliar, o Agente de Combate de Endemias percebeu que a comunidade tem pouca informação sobre como prevenir a doença e há vários focos de água parada. Verificou, também, que Laércio e seus vizinhos frequentemente apresentam queixa de cansaço, febre e dores no corpo. Qual é a melhor estratégia de promoção da saúde que o Agente de Combate de Endemias deverá adotar?
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171Q902730 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Apenas aos 17 anos Neilson foi indicado para participar do Programa para Altas Habilidades da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, embora suas habilidades para o desenho fossem já excepcionais desde criança. Dinâmico e comunicativo, Neilson trabalhava como caixa e empacotador de supermercado, onde também era estagiário na área de computação. Estudava à noite para concluir o 3º ano do Ensino Fundamental. Ele frequentava o programa duas vezes por semana, à tarde, mas só ia quando tinha oportunidade e tempo. Em seus trabalhos, Neilson gostava de usar lápis de cor, spray e grafite. Perguntado sobre suas pretensões futuras, o jovem revelou que não pretendia cursar a universidade, precisava trabalhar para garantir o seu sustento e de sua família.

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf


Sobre o texto anterior, analise as afirmativas a seguir.


I. Um currículo adaptado às necessidades especiais na Educação Básica poderia ter proporcionado tempo para o estudo e o refinamento artístico.


II. Detecta-se um problema do gerenciamento da responsabilidade pelo desenvolvimento integral do aluno.


III. Suas habilidades artísticas, valorizadas em seu contexto sociocultural mais imediato, não foram encorajadas fora do programa especial frequentado.


Está correto o que se afirma apenas em

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172Q902521 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Leia o texto a seguir que o professor de ensino religioso irá aplicar na sua próxima aula.


O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.

Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros que vulneram o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.

Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais). O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.

(Por Gabriela Cabral. In: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/autoconhecimento.htm. Acesso em julho de 2024.)


Qual dos objetivos do ensino religioso, segundo os PCNER (2002, p. 30-31), o professor procura lograr com este texto?

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173Q864925 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O saneamento básico, fundamental para garantir a saúde pública e a qualidade de vida da população, envolve uma série de medidas e sistemas destinados a fornecer água potável, tratar esgoto, gerir resíduos sólidos e controlar drenagem pluvial. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
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174Q902582 | Geografia, Hidrografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

As bacias hidrográficas brasileiras desempenham um papel crucial na economia e na ecologia do país, fornecendo recursos hídricos para a agricultura, geração de energia e abastecimento humano, além de abrigar uma rica biodiversidade. Considerando as inferências sobre as bacias hidrográficas brasileiras, analise as afirmativas a seguir.


I. A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, com um imenso potencial hidrelétrico ainda subutilizado.


II. A Bacia do Paraná é uma das mais importantes para a geração de energia hidrelétrica no Brasil, abrigando a Usina de Itaipu.


III. A Bacia do São Francisco é crucial para o abastecimento de água no semiárido nordestino, mas enfrenta desafios significativos de degradação ambiental.


IV. A Bacia do Tocantins-Araguaia é caracterizada por um enorme volume de água e possui grande importância para a navegação e a agricultura irrigada.


V. A Bacia do Parnaíba, localizada no Nordeste, é a maior bacia exclusivamente nordestina e desempenha um papel fundamental na irrigação e na produção agrícola da região.


Está correto o que se afirma apenas em

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175Q872180 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O Agente Comunitário de Saúde (ACS), através dos grupos de gestantes, deve enfatizar a importância do pré-natal e o comparecimento às consultas de pré-natal, proporcionando o cuidado e a promoção da saúde, tanto da gestante quanto do bebê. É direito de todas as gestantes ter acesso a consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto ao cronograma das consultas do pré-natal, é correto afirmar que deverá ocorrer:
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176Q872234 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O Pacto pela Saúde, seus eixos temáticos, prioridades, objetivos e metas, divulgado por meio da Portaria GM/MS nº 399/2006, foi contemplado de forma permanente na pauta de reflexões, debates e decisões no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O Pacto pela Saúde, instituído no Brasil, tem como principal objetivo:
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177Q872236 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em relação às estratégias de avaliação em saúde utilizadas por Agente de Combate de Endemias, assinale a afirmativa correta.
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178Q872237 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O conceito de saúde e doença é entendido atualmente como um processo dinâmico e influenciado por uma série de fatores que vão além das condições biológicas. São considerados determinantes e condicionantes do processo saúde-doença:
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179Q902727 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sobre o Soroban, assinale a afirmativa correta.
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180Q902517 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
No que concerne às subdisciplinas da ciência da religião, o trecho I remete diretamente à:
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