Ao pensar os aspectos relacionados à abordagem psicológica da educação, é pertinente refletir sobre o perfil do psicólogo neste
contexto. Sobre esse fator, Araújo (2010 ) afirma que “desde a década de 1960, o psicólogo escolar caracterizou-se por diferentes
perfis profissionais: inicialmente, ele se responsabilizava pelo atendimento individual a alunos encaminhados com queixas
escolares de diversas ordens, com o intuito de adaptá-los às normas e condutas escolares, ‘tratando-os’ por meio de estratégias
‘psicologizantes’ baseadas no modelo médico de atendimento; nos últimos vinte anos, após questionamento a essa forma de
atuação, a área vem construindo uma postura mais crítica e comprometida com as demandas sociais contextualizadas
coletivamente no locus dos espaços educativos” (p. 18 ). A partir da reflexão do texto anterior, leia o caso hipotético a seguir:
Joaquim é um menino de oito anos e frequenta o ensino fundamental de uma escola municipal de seu bairro. A criança é
frequente às aulas, reside com a genitora e mais um irmão, sendo Joaquim o filho mais velho. Joaquim é considerado uma
criança agitada, atrapalhando as aulas e os colegas; não consegue realizar os exercícios em sala de aula, por ausência de
concentração. Quando é punido, agride a quem está delegando a regra. Diante do comportamento de Joaquim, a professora
conversou com a mãe e solicitou a intervenção da psicóloga educacional da escola, para que a profissional pudesse avaliar o
caso do aluno em conjunto com a equipe pedagógica e a família, e tomassem as devidas providências. Nessa perspectiva
contemporânea, muitas são as contribuições da psicologia escolar nos espaços de articulação e ação entre a psicologia e a
educação. Dentre as contribuições do psicólogo educacional diante do caso mencionado, estão corretas as seguintes ações,
EXCETO:
✂️ a) A intervenção psicológica no contexto educacional precisa adotar uma perspectiva corretiva que se comprometa com as
questões sociais, e que não evidencie as transformações e as contradições entre as práticas educativas e as demandas dos
sujeitos neste contexto. ✂️ b) Ao trabalhar em prol da conscientização dos sujeitos, intervindo em processos subjetivos, o psicólogo escolar está se
colocando como mediador do desenvolvimento humano nos contextos educativos, na perspectiva do desenvolvimento
infantil, dos jovens ou do adulto. ✂️ c) Para intervir na complexidade intersubjetiva presente nas instituições educativas, o psicólogo deve fazer uma escolha
deliberada e consciente por uma atuação preventiva sustentada por teorias psicológicas, cujo enfoque privilegie uma visão
de homem e sociedade dialeticamente constituídos em suas relações históricas e culturais. ✂️ d) Os caminhos para a intervenção do psicólogo escolar devem, portanto, estar ancorados na compreensão de que as relações
sociais originam o processo interdependente de construções e apropriações de significados e sentidos que acontece entre
os indivíduos, influenciando, recíproca e/ou complementarmente, como eles se constituem.