Início

Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q872170 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei nº 14.572/2023 dispõe sobre a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e altera a Lei nº 8.080/1990, para incluir a saúde bucal no campo de atuação do SUS. A Política Nacional de Saúde Bucal é o conjunto de diretrizes voltadas à atenção à saúde bucal no país, constituída de instrumentos para a orientação à produção social bucal e às ações odontológicas em todos os níveis de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em relação às diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q882193 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

As atividades recreativas demonstram que é possível realizar o aprendizado em diferentes ambientes com maior flexibilidade de regras, de lugar, de mobilidade, de tempo e, ainda, desenvolver as habilidades básicas. Sobre recreação e atividades recreativas, analise as afirmativas a seguir.


I. Na recreação, os estímulos estão ligados às motivações e aos incentivos adequados para sua idade, sua cultura e a sociedade/comunidade na qual a criança está inserida.


II. Para o planejamento de atividades de recreação é necessário considerar o trabalho com classes heterogêneas, acolhendo as diferenças, trazendo benefícios ao desenvolvimento das crianças.


III. O educador deve valorizar todas as necessidades e limitações da criança e estimulá-la através de atividades que lhe proporcionem prazer e alegria para torná-la ativa.


IV. Na recreação, a atividade de brincar é um recurso que caracteriza o modo de ação na infância, melhorando interações, crescimento e desenvolvimento.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q902730 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Apenas aos 17 anos Neilson foi indicado para participar do Programa para Altas Habilidades da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, embora suas habilidades para o desenho fossem já excepcionais desde criança. Dinâmico e comunicativo, Neilson trabalhava como caixa e empacotador de supermercado, onde também era estagiário na área de computação. Estudava à noite para concluir o 3º ano do Ensino Fundamental. Ele frequentava o programa duas vezes por semana, à tarde, mas só ia quando tinha oportunidade e tempo. Em seus trabalhos, Neilson gostava de usar lápis de cor, spray e grafite. Perguntado sobre suas pretensões futuras, o jovem revelou que não pretendia cursar a universidade, precisava trabalhar para garantir o seu sustento e de sua família.

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf


Sobre o texto anterior, analise as afirmativas a seguir.


I. Um currículo adaptado às necessidades especiais na Educação Básica poderia ter proporcionado tempo para o estudo e o refinamento artístico.


II. Detecta-se um problema do gerenciamento da responsabilidade pelo desenvolvimento integral do aluno.


III. Suas habilidades artísticas, valorizadas em seu contexto sociocultural mais imediato, não foram encorajadas fora do programa especial frequentado.


Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q872189 | Raciocínio Lógico, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Quatro amigos – Arthur, Beatriz, Carlos e Diana – estão tentando adivinhar a cor do chapéu que estão usando. Sabe-se que Cada um deles pode ver os chapéus dos outros, mas não o seu próprio chapéu. As cores possíveis são 2 chapéus vermelhos e 2 chapéus azuis. As dicas que eles dão são as seguintes:
• Arthur diz: “Eu vejo dois chapéus vermelhos e um azul”; • Beatriz diz: “Eu vejo dois chapéus azuis e um vermelho”; • Carlos diz: “Eu vejo dois chapéus azuis”; • Diana diz: “Eu vejo um chapéu vermelho e um azul”.

Considerando que todos dizem a verdade, qual é a cor do chapéu de cada um?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q872222 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Considerando que as sociedades de economia mista e as empresas públicas fazem parte da organização administrativa indireta, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As sociedades de economia mista e as empresas públicas são dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio. As sociedades de economia mista somente poderão revestir-se sob a forma de sociedade anônima, enquanto a empresa pública poderá adotar qualquer forma societária.
( ) O capital social da empresa pública é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, sendo admitida a participação de outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como de entidades da administração indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Nas sociedades anônimas, as ações com direito a voto, constantes de seu capital social, devem pertencer em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta que a constituiu.
( ) Dentre outros requisitos de transparência, deverão observar a elaboração de carta anual, subscrita pelos membros do Conselho de Administração, com a explicitação dos compromissos de consecução de objetivos de políticas públicas em atendimento ao interesse coletivo ou ao imperativo de segurança nacional que justificou a autorização para suas respectivas criações, com definição clara dos recursos a serem empregados para esse fim, bem como dos impactos econômico-financeiros da consecução desses objetivos, mensuráveis por meio de indicadores objetivos.
( ) Seus estatutos e de suas subsidiárias deverá observar regras de governança corporativa, de transparência e de estruturas, práticas de gestão de riscos e de controle interno, composição da administração e, havendo acionistas, mecanismos para sua proteção, constantes em sua lei.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q902724 | Pedagogia, Legislação da Educação, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Para viabilizar o exercício dos direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência e visando à sua inclusão social e cidadania, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) dispõe que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q902727 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sobre o Soroban, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q872176 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Vacinas são substâncias preparadas que são dadas na infância e em outras idades para proteger contra doenças graves e muitas vezes fatais. Ao estimular as defesas naturais do corpo, as vacinas preparam o organismo para combater a doença de maneira mais rápida e eficaz, pois levam o corpo a desenvolver anticorpos específicos para combater a doença para a qual a vacina foi desenvolvida. A vacina tríplice viral evita doenças como sarampo, caxumba e rubéola. O Ministério da Saúde estabelece, através do Calendário Nacional de Vacinação, que a primeira dose seja aplicada em qual faixa etária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q911114 | Pedagogia, Lei nº 9131 de 1995, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Os Conselhos Escolares na educação básica, concebidos pela Lei de Diretrizes e Bases como uma das estratégias de gestão democrática da escola pública, têm como pressuposto o exercício de poder, pela participação das comunidades escolar e local (LDB, art. 14). O Conselho Escolar é o órgão consultivo, deliberativo e de mobilização maisimportante do processo de gestão democrática na escola. Sua tarefa mais importante é acompanhar o desenvolvimento da prática educativa e, nela, o processo ensinoaprendizagem. Assim, a função do Conselho Escolar é fundamentalmente político-pedagógica. É política, na medida em que estabelece as transformações desejáveis na prática educativa escolar. E é pedagógica, pois indica os mecanismos necessários para que essa transformação realmente aconteça. Nesse sentido, a primeira atividade do Conselho Escolar é a de discutir e delimitar o tipo de educação a ser desenvolvido na escola, para torná-la uma prática democrática comprometida com a qualidade socialmente referenciada.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad2.pdf. Acesso em: junho de 2024. Adaptado.)

Sobre o exposto e, ainda, considerando uma reunião do Conselho da escola, quando decidem sobre o Projeto PolíticoPedagógico e outros assuntos escolares, aprovam encaminhamentos de determinados problemas, garantem a elaboração de normas internas e o cumprimento das normas dos sistemas de ensino, decidem sobre a organização e o funcionamento geral da escola, propondo à direção as ações a serem desenvolvidas e elaboram normas internas sobre questões referentes ao seu funcionamento nos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro; pode-se afirmar que os membros do Conselho estão exercendo a função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q910925 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Rios (2002, p. 47) destaca que o saber fazer bem tem uma dimensão técnica, a do saber e do fazer, isto é, do domínio dos conteúdos de que o sujeito necessita para desempenhar o seu papel; aquilo que se requer dele socialmente, articulado com domínio das técnicas, das estratégias que permitam que ele “dê conta do seu recado”, em seu trabalho. Mas é preciso saber bem, saber fazer bem [...]. Portanto, o saber e o fazer bem podem ser traduzidos no entendimento e na articulação consistente das dimensões do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, nas dimensões “técnica”, “humana”, “política”, “ética” e “estética”, que atuam multidimensional e indissociavelmente, construindo aquilo que Candau (2014) denomina de didática fundamental. Sobre a dimensão “humana”, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q902521 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Leia o texto a seguir que o professor de ensino religioso irá aplicar na sua próxima aula.


O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.

Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros que vulneram o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.

Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais). O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.

(Por Gabriela Cabral. In: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/autoconhecimento.htm. Acesso em julho de 2024.)


Qual dos objetivos do ensino religioso, segundo os PCNER (2002, p. 30-31), o professor procura lograr com este texto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q911100 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

A rua, a fila, o acaso


Eu ia dando a minha voltinha num silêncio interior de paz. Está difícil flanar nas ruas de hoje. Muito barulho, carros voando ou atravancando a calçada, anda sobrecarregado o ar que respiramos. Mas há sempre o que ver, se levamos olhos desprevenidos, de simpatia. Me lembrei do tempo em que o pai de família saía depois do jantar pra fazer o quilo. A expressão tem a ver com o mistério da nossa usina interior.


Com o perdão da palavra, tem a ver com as nossas tripas. Hoje é o cooper, que traz um afã de competição. Cronometrado e exibido, tira o fôlego e impede a conversinha mole. É mais uma fábrica de ansiedade nesta época que fabrica estresse. Pois eu ia andando pra clarear as ideias, ou pra pensar em nada. Nessa hora de entrega e de inocência é que acontece a iluminação. A luzinha do entendimento acende onde quer.


Sem nenhum objetivo, ia eu bem satisfeitinho na minha disponibilidade. Aberto a qualquer convite, podia comprar um bombom, ou uma flor. Ou uma dessas canetinhas que acertam comigo e, bem ordinária, me traz um estremecimento de colegial. A gente sabe que o endereço da felicidade é no passado e é mentira. Mas é bom que exista, a felicidade. Nem que seja um momentinho só. Tão rico que dá pra ir vivendo. E se renova com qualquer surpresa boba. Encontrar por exemplo na banca uma revista fútil e dar com a foto daquela moça bonita. Olhar seus olhos e entendê-los, olhos adentro.


A vida é um mundo de possibilidades. Atração e repulsa, afinidades. Convergência e divergência. Nessa altura, as minhas pernas tinham me levado pro mundo da lua. Quando dei comigo de volta, estava espiando uma fila que coleava pela calçada. Curioso: etimologicamente, aposentado é quem se recolhe aos aposentos. De repente, os aposentados saíram da toca e estão na rua, pacientes em fila ou irados aos magotes.


Mas aquela fila não podia ser de aposentados. Tinha uma moça de short e pernas fortes de atleta. E muitos jovens. E vários boys. Um pequeno interesse, receber um dinheirinho, ou uma pequena obrigação, pagar uma conta, juntou na fila aquele pessoal todo. Misterioso caminho, esse, que aproxima as pessoas por um instante e depois as separa. Há de ver que ali estavam lado a lado duas almas que se procuram e, distraídas, disso não se deram conta. O acaso, o destino, quanta coisa passa por uma cabeça vadia! Ou por um frívolo coração.


(Otto Lara Resende. Folha de São Paulo. Publicada no livro Bom dia para nascer, Companhia da Letras, 2011.)

A crônica, como gênero textual, frequentemente adota uma linguagem mais coloquial, e o texto em interpretação não é diferente. Uma forma de o autor alinhar sua escrita à linguagem informal se dá por meio de maior flexibilidade quanto à obediência às normas gramaticais. Um exemplo de inconsistência relacionada à colocação pronominal presente no texto se dá no pronome sublinhado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q911115 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

De acordo com Cunha (2015), a inclusão de Pessoas com Deficiência na escola precisa de fundamentos teóricos, como também da lida diária da prática para estabelecer dados concretos que incentivem, guiem e deem segurança aos educadores. Também é preciso que o sistema de Educação Inclusiva observe as necessidades gerais dos alunos, exigindo da escola sensibilidade em trabalhar com as individualidades. Mantoan (2003) enfatiza que reconstruir os fundamentos de escola de qualidade para todos remete-se em questões específicas relacionadas ao conhecimento e a aprendizagem, ou seja, consideram-se que o ato de educar supõe intenções, representações que temos do papel da escola, do professor, do aluno, conforme os paradigmas que os sustentam. A autora ainda relata que a escola inclusiva exige mudanças de paradigmas. Sobre o exposto, são algumas estratégias que ajudam no trabalho do corpo docente, como na aprendizagem dos alunos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q872236 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em relação às estratégias de avaliação em saúde utilizadas por Agente de Combate de Endemias, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q902719 | Psicologia, Psicopatologia, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Leia o texto atentamente.
Os estudos apontam que a expressão “autismo” foi utilizada pela primeira vez em 1911, pelo psiquiatra suíço Paul Eugen Bleuler, para descrever a “fuga da realidade” observada em alguns indivíduos. O termo foi usado para designar a perda do contato com a realidade, o que acarretava uma grande dificuldade ou impossibilidade de comunicação (BRASIL, 2010). Em termos gerais, apontam-se, em muitos dos indivíduos dentro do espectro, deficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, manifestados de todas as maneiras; deficits expressivos na comunicação não-verbal e verbal usadas para interação social; falta de reciprocidade socioemocional; incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento; padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses; comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais incomuns; excessiva adesão/aderência a rotinas e a padrões ritualizados de comportamento; interesses restritos, fixos e intensos.
É verdadeiro o que se afirma sobre o texto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q902514 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

[...] Foi organizado um movimento nacional para garantir o Ensino Religioso. A emenda constitucional para o Ensino Religioso foi a segunda maior emenda popular que deu entrada na Assembleia Constitucional, pois obteve 78 mil assinaturas.

(JUNQUEIRA, Sérgio; WAGNER, Raul (Orgs). O ensino religioso no Brasil. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 40. Fragmento.)


O enredo brevemente descrito no enunciado está inserido no contexto da elaboração da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q916085 | Biblioteconomia, Editoração nos Processos Técnicos na Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O poeta francês Stéphane Mallarmé preocupava-se tanto com a base física de seus livros, que, ao planejar o livro supremo de sua carreira, que nunca chegou a escrever, fez anotações e cálculos minuciosos sobre o papel e suas dobras, a diagramação do texto e seus espaços em branco, etc. Com relação a base física dos livros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Página é cada um dos retângulos de papel que, unidos na lombada e compreendendo duas laudas, reto e verso, vão formar o livro ou o caderno.
( ) O índice indica as partes e/ou capítulos em que o texto está secionado, na mesma ordem em que essas partes e/ou capítulos se sucedem, e dos números das respectivas páginas.
( ) A mancha é a parte da página dentro da qual está impresso o texto, e as margens se dividem em superior ou cabeça; inferior ou do pé; interna (do dorso) e externa ou dianteira (a correspondente ao corte de abertura).
( ) A bibliografia ou as referências bibliográficas são utilizadas para indicar a reprodução de documentos ou textos de outros autores e, necessariamente, pelo menos, em obras de pesquisa científica, filosófica, literária e artística.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q911570 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Ao pensar os aspectos relacionados à abordagem psicológica da educação, é pertinente refletir sobre o perfil do psicólogo neste contexto. Sobre esse fator, Araújo (2010) afirma que “desde a década de 1960, o psicólogo escolar caracterizou-se por diferentes perfis profissionais: inicialmente, ele se responsabilizava pelo atendimento individual a alunos encaminhados com queixas escolares de diversas ordens, com o intuito de adaptá-los às normas e condutas escolares, ‘tratando-os’ por meio de estratégias ‘psicologizantes’ baseadas no modelo médico de atendimento; nos últimos vinte anos, após questionamento a essa forma de atuação, a área vem construindo uma postura mais crítica e comprometida com as demandas sociais contextualizadas coletivamente no locus dos espaços educativos” (p. 18). A partir da reflexão do texto anterior, leia o caso hipotético a seguir: Joaquim é um menino de oito anos e frequenta o ensino fundamental de uma escola municipal de seu bairro. A criança é frequente às aulas, reside com a genitora e mais um irmão, sendo Joaquim o filho mais velho. Joaquim é considerado uma criança agitada, atrapalhando as aulas e os colegas; não consegue realizar os exercícios em sala de aula, por ausência de concentração. Quando é punido, agride a quem está delegando a regra. Diante do comportamento de Joaquim, a professora conversou com a mãe e solicitou a intervenção da psicóloga educacional da escola, para que a profissional pudesse avaliar o caso do aluno em conjunto com a equipe pedagógica e a família, e tomassem as devidas providências. Nessa perspectiva contemporânea, muitas são as contribuições da psicologia escolar nos espaços de articulação e ação entre a psicologia e a educação. Dentre as contribuições do psicólogo educacional diante do caso mencionado, estão corretas as seguintes ações, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q872223 | Direito Administrativo, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei nº 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa. O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos da Lei. Consideram-se atos de improbidade administrativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q872237 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O conceito de saúde e doença é entendido atualmente como um processo dinâmico e influenciado por uma série de fatores que vão além das condições biológicas. São considerados determinantes e condicionantes do processo saúde-doença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.