Início

Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q902517 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
No que concerne às subdisciplinas da ciência da religião, o trecho I remete diretamente à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q864182 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em bibliotecas, a função da Classificação Decimal de Dewey (CDD) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q911114 | Pedagogia, Lei nº 9131 de 1995, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Os Conselhos Escolares na educação básica, concebidos pela Lei de Diretrizes e Bases como uma das estratégias de gestão democrática da escola pública, têm como pressuposto o exercício de poder, pela participação das comunidades escolar e local (LDB, art. 14). O Conselho Escolar é o órgão consultivo, deliberativo e de mobilização maisimportante do processo de gestão democrática na escola. Sua tarefa mais importante é acompanhar o desenvolvimento da prática educativa e, nela, o processo ensinoaprendizagem. Assim, a função do Conselho Escolar é fundamentalmente político-pedagógica. É política, na medida em que estabelece as transformações desejáveis na prática educativa escolar. E é pedagógica, pois indica os mecanismos necessários para que essa transformação realmente aconteça. Nesse sentido, a primeira atividade do Conselho Escolar é a de discutir e delimitar o tipo de educação a ser desenvolvido na escola, para torná-la uma prática democrática comprometida com a qualidade socialmente referenciada.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad2.pdf. Acesso em: junho de 2024. Adaptado.)

Sobre o exposto e, ainda, considerando uma reunião do Conselho da escola, quando decidem sobre o Projeto PolíticoPedagógico e outros assuntos escolares, aprovam encaminhamentos de determinados problemas, garantem a elaboração de normas internas e o cumprimento das normas dos sistemas de ensino, decidem sobre a organização e o funcionamento geral da escola, propondo à direção as ações a serem desenvolvidas e elaboram normas internas sobre questões referentes ao seu funcionamento nos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro; pode-se afirmar que os membros do Conselho estão exercendo a função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q872223 | Direito Administrativo, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei nº 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa. O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos da Lei. Consideram-se atos de improbidade administrativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q902719 | Psicologia, Psicopatologia, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Leia o texto atentamente.
Os estudos apontam que a expressão “autismo” foi utilizada pela primeira vez em 1911, pelo psiquiatra suíço Paul Eugen Bleuler, para descrever a “fuga da realidade” observada em alguns indivíduos. O termo foi usado para designar a perda do contato com a realidade, o que acarretava uma grande dificuldade ou impossibilidade de comunicação (BRASIL, 2010). Em termos gerais, apontam-se, em muitos dos indivíduos dentro do espectro, deficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, manifestados de todas as maneiras; deficits expressivos na comunicação não-verbal e verbal usadas para interação social; falta de reciprocidade socioemocional; incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento; padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses; comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais incomuns; excessiva adesão/aderência a rotinas e a padrões ritualizados de comportamento; interesses restritos, fixos e intensos.
É verdadeiro o que se afirma sobre o texto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q902724 | Pedagogia, Legislação da Educação, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Para viabilizar o exercício dos direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência e visando à sua inclusão social e cidadania, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) dispõe que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q910925 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Rios (2002, p. 47) destaca que o saber fazer bem tem uma dimensão técnica, a do saber e do fazer, isto é, do domínio dos conteúdos de que o sujeito necessita para desempenhar o seu papel; aquilo que se requer dele socialmente, articulado com domínio das técnicas, das estratégias que permitam que ele “dê conta do seu recado”, em seu trabalho. Mas é preciso saber bem, saber fazer bem [...]. Portanto, o saber e o fazer bem podem ser traduzidos no entendimento e na articulação consistente das dimensões do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, nas dimensões “técnica”, “humana”, “política”, “ética” e “estética”, que atuam multidimensional e indissociavelmente, construindo aquilo que Candau (2014) denomina de didática fundamental. Sobre a dimensão “humana”, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q1026739 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A inspetora Luciana visita a Secretaria de Educação de um município apenas na 4ª quarta-feira de cada mês. Se ela visitou essa secretaria no dia 24 de julho, ela retornou no mês de outubro do mesmo ano no dia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q911573 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

De acordo com a Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (2002), para que um sistema educacional inclusivo seja bem-sucedido é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de transição ou ingresso do aluno que antes se encontrava em programas especiais ou sem frequentar a escola. Na organização das classes comuns, faz-se necessário prever, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q872176 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Vacinas são substâncias preparadas que são dadas na infância e em outras idades para proteger contra doenças graves e muitas vezes fatais. Ao estimular as defesas naturais do corpo, as vacinas preparam o organismo para combater a doença de maneira mais rápida e eficaz, pois levam o corpo a desenvolver anticorpos específicos para combater a doença para a qual a vacina foi desenvolvida. A vacina tríplice viral evita doenças como sarampo, caxumba e rubéola. O Ministério da Saúde estabelece, através do Calendário Nacional de Vacinação, que a primeira dose seja aplicada em qual faixa etária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q872179 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Implementação da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa é uma das ações adotadas pelo Ministério da Saúde. Tal implementação tem como referência o documento “Orientações Técnicas para a Implementação de Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde – SUS”, publicado em 2018.
(Ministério da Saúde.)
Quanto à tal implantação na Rede de Atenção à Saúde (RAS), em conjunto com às equipes de saúde, no que tange às garantias da atenção às pessoas idosas em seu território, é INCORRETO inferir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q872204 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

“Busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade, ou seja, visa equilibrar a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer em consonância com a qualidade de vida da população.” O termo que define esse princípio é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q902709 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A atenção educacional aos aprendizes com necessidades especiais tem se modificado ao particularizar diversos paradigmas nas relações das sociedades com esse segmento populacional. Leia o texto a seguir.
“Este paradigma associou a ideia da diversidade como fator de enriquecimento social e o respeito às necessidades de todos os cidadãos como pilar central de uma nova prática social: a construção de espaços inclusivos em todas as instâncias da vida na sociedade, de forma a garantir o acesso imediato e favorecer a participação de todos nos equipamentos e espaços sociais, independente das suas necessidades educacionais especiais, do tipo de deficiência e do grau de comprometimento que estas apresentem. A transformação dos sistemas educacionais tem se efetivado para garantir o acesso universal à escolaridade básica e a satisfação das necessidades de aprendizagem para todos os cidadãos.”
Considerando o exposto, é possível afirmar que se trata do paradigma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q902718 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O conhecimento do código Braille deve constituir objetivo permanente, pois exerce crucial influência educativa, facilitando a assimilação de padrões propiciadores da melhoria do nível de desempenho da leitura, da escrita e da comunicação em geral, sendo pertinente afirmar sobre ele que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q910933 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da Lei nº 5.692/1971. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente, principalmente desde a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases, nº 9.394/1996, e com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, em 1998. Além de sua forte influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade ganhou certa força nas escolas, principalmente no discurso dos professores dos diversos níveis de ensino. Apesar disso, estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.

(Disponível em: https://Www.Infoescola.Com/Pedagogia/Interdisciplinaridade. Acesso em: junho de 2024. Adaptado.)

Sobre a interdisciplinaridade, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q916075 | Português, Crase, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Fazer nada
Como a visita de um pássaro nos fez pensar no tempo.

Conseguimos uns dias de folga e fomos passar um tempo cuidando um do outro. No hotel, em Itatiba, deram-nos o quarto 37, que se abre para um mar de morros verdes, com plantações, pastos, florestas. Fica no piso superior, tem pé-direito alto e uma varanda abraçada por árvores repletas de pássaros. À noite, entrou pela janela um passarinho. Minúsculo, branco no peito e na parte inferior da face, preto no dorso e na metade de cima da cabeça. Entrou pelo quarto, acelerado. Voava junto ao teto e não conseguia baixar até a altura da porta por onde havia entrado. Temíamos que se machucasse. Apagamos as luzes. Ele se acalmou e parou para descansar no toucador. Pulou em pé, no chão. Caminhou um pouco, ofegante. Usamos um chapéu para levá-lo à varanda, onde ficou ainda um tempo, refazendo-se.
Depois, vimos que deixou de lembrança um cocozinho na nossa cama. De onde teria vindo essa ave? Qual o significado do carimbo de passarinho sobre o lençol? Resisti à ideia de lembrar que excremento de pássaro é sinal de boa fortuna em antigas tradições. Augúrio? Sinal? Ali não havia mistério. Era apenas um bichinho assustado, acelerado demais. Talvez apenas apavorado por haver entrado em um lugar de onde parecia impossível sair. Mais do que um significado oculto, sua visita pode é nos inspirar, quem sabe, uma analogia. Quantas vezes o homem não se debate, na ilusão de que está acuado? Quantas vezes sofre sem perceber que está saturado por estímulos que ele próprio foi buscar? A sensação de que seu tempo é estrangulado, sem se dar conta de que é ele quem cultiva desassossego para si. Um amigo, sobrinho de um sábio do interior, costuma usar a imagem da trajetória errática e vã das formigas para ilustrar a ilusão que acomete o homem em movimentos inócuos e sem sentido, o esforço inútil. Não é à toa que se fale tanto na necessidade de ir com mais calma.
Afinal, nós nunca aceleramos tanto. Na ilusão de anteciparmos o futuro, roubamos o momento seguinte e deixamos de vivê-lo. Convivemos sem prestar atenção no outro, respiramos com sofreguidão, comemos sem sentir o sabor. Fugimos do presente, o único tempo que existe e sobre o qual criamos a referência para um passado reconstruído na memória e um futuro sonhado. Como parar e fazer nada? Como apenas ser, sem se debater por ter entrado em uma porta estranha? Há quem não consiga relaxar e, simplesmente, fazer nada. Alguém já disse que fazer nada não é a completa falta de ação, mas a ação feita com desapego, sem visar resultado para si mesmo. Há algo de bom em atingir esse momento em que só se é parte da paisagem e não um observador separado. Se ainda quiséssemos procurar um significado para a visita da pequena ave, poderíamos dizer que ela veio trazer o tema para estas linhas que você lê agora. Como se nos dissesse: que bom que vocês conseguiram uns dias de folga e vieram aqui, cuidar um do outro. Sejam bem-vindos a este momento e esqueçam o resto. Fui.

(NOGUEIRA, Paulo. Vida Simples, ed. 37. São Paulo: Abril, 2006.)
Segundo Evanildo Bechara, crase é a fusão de vogais idênticas; e não o nome do acento. Trata-se de uso obrigatório de crase devido a uma locução adverbial de tempo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q1045421 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Legislação do Município de Além Paraíba, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

À luz da Lei Municipal nº 1.519/1993, que dispõe sobre o Estatuto e o Quadro de Pessoal do Magistério da Prefeitura Municipal de Além Paraíba, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q872157 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Os serviços de saúde prestados pelo Município de Além Paraíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, são exemplos de sua atuação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q872168 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Atenção Primária à Saúde (APS) é um sistema baseado na atenção à saúde, orientando suas estruturas e funções para os valores de equidade e solidariedade social, e ao direito de todo ser humano de gozar do mais alto nível de saúde que pode ser alcançado sem distinção de raça, religião, ideologia política ou condição econômica ou social.
(Organização Mundial de Saúde. Adaptado.)

Sobre as definições dos atributos da Atenção Primária à Saúde (APS), analise as afirmativas a seguir.
I. Acesso (primeiro contato): resulta na acessibilidade e na utilização dos serviços pelas pessoas para cada novo problema ou novo episódio do problema já existente.
II. Longitudinalidade: consiste na existência de uma fonte contínua de atenção e a sua utilização ao longo do tempo. Os profissionais de saúde e as pessoas atendidas, através das relações interpessoais, devem expressar a identificação mútua.
III. Integralidade: a atenção primária deverá ser organizada de forma que o cidadão obtenha os serviços de saúde necessários, no caso exclusivo das doenças já diagnosticadas e o tratamento preconizado.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q902712 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Leia o texto e analise as asserções a seguir.


A ciência tem privilegiado o trabalho mental referenciado em princípios de pensamento que enfatizam análise objetiva de dados, busca organizada de explicação para fatos registrados e controlados, método disciplinado conduzindo a organização e explicação para fatos registrados e controlados, método disciplinado conduzindo a respostas apropriadas em direções previamente hipotetizadas segundo o conhecimento existente. Por outro lado, pode-se trabalhar a partir de uma postura oposta para captar o que está acontecendo, isso implica em pensar com dados, mas não necessariamente sobre eles, gerando configurações, ideias, conhecimentos e construções mentais novas, não derivados dos dados presentes, embora, em sentido amplo, tendo a ver com o assunto estudado. Jerome Bruner investigou a questão do pensamento nas ciências matemáticas, mostrando a dificuldade de aceitação do trabalho mental mais subjetivo, embora ele seja marcante nas áreas mais férteis de pesquisa, precisamente nas ciências exatas, e faça contribuições relevantes às ciências. É nesse aspecto que a educação para alunos superdotados/com altas habilidades encontra um lugar realmente especial. Por suas características, modo próprio de ser, responder e agir, adquirem a instrumentação mais rápida e prontamente que os outros; portanto, sobra-lhes uma boa parcela do tempo escolar, e há a tendência de simplificar a instrumentação, o que abre espaço de ação ainda mais amplo. Aí também está um grande desafio para os educadores: visualizar vias para estimular o pensamento, cultivar a intuição, libertar e exercitar a imaginação criadora, prover tempo, espaço e meios apropriados para que o aluno talentoso possa efetivamente pensar. Pensar nos seus próprios termos, da maneira mais produtiva e satisfatória para ele, sobre aspectos de seu mundo físico, psicológico e social que lhe captaram o interesse e estimularam a curiosidade.

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashabilidades.pdf. Acesso em: junho de 2024. Adaptado.)


I. Em âmbitos científicos, o pensamento intuitivo tem sido preterido em relação ao analítico.


II. O pensamento subjetivo e intuitivo, embora relacionado aos dados disponíveis para estudo, tem alcance além deles.


III. Absorver conhecimentos e memorizar dados deve ser o objetivo primordial da educação direcionada aos superdotados/com altas habilidades, tendo em vista sua capacidade e produtividade excepcionais.


Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.