Início

Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q872179 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Implementação da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa é uma das ações adotadas pelo Ministério da Saúde. Tal implementação tem como referência o documento “Orientações Técnicas para a Implementação de Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde – SUS”, publicado em 2018.
(Ministério da Saúde.)
Quanto à tal implantação na Rede de Atenção à Saúde (RAS), em conjunto com às equipes de saúde, no que tange às garantias da atenção às pessoas idosas em seu território, é INCORRETO inferir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q872191 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Pedro foi a um parque de diversões às 13h30min e passou 1 hora e 45 minutos andando e se divertindo em alguns brinquedos. Depois, ele descansou por 30 minutos e comeu alguma coisa. Em seguida, Pedro passou mais 2 horas andando, se divertindo e, ao final, foi embora para casa. Que horas Pedro foi embora para casa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q872198 | Direito Constitucional, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O sistema utilizado nas eleições para o cargo de senador é o majoritário. É eleito o candidato que obtiver o maior número dos votos apurados no estado em que concorre. As eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. A respeito desse cargo, é correto afirmar que cada senador será eleito com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q872200 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

“No Brasil, essa língua é utilizada pela maioria das pessoas surdas para se comunicar. Contrariando o que muitos pensam, não se baseia apenas nas mãos, embora elas desempenhem um papel crucial na sinalização. Na verdade, as expressões faciais e os movimentos corporais também são essenciais para a comunicação, o que a torna uma língua espaço-visual. Legalmente reconhecida como meio de comunicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q872204 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

“Busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade, ou seja, visa equilibrar a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer em consonância com a qualidade de vida da população.” O termo que define esse princípio é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q882198 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações que envolvem desde o nascimento, a criança irá gradativamente ampliar suas formas de lidar com o mundo e construir significados para as suas ações e experiências que vivem. Nesse contexto, a psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes em uma sociedade são apropriados pela criança. Esse campo do saber também permite a compreensão das diferentes explicações para o processo de aprendizagem. À luz da psicologia da aprendizagem, o processo de aprendizagem pode ser sintetizado a partir das seguintes vertentes psicológicas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q872217 | Matemática, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O prefeito de uma cidade implementou duas políticas públicas (I e II) em um determinado bairro. Para saber o efeito da implementação das duas políticas públicas, uma pesquisa foi conduzida com 300 moradores. De acordo com os resultados da pesquisa observou-se que 70% dos entrevistados tiveram suas vidas impactadas pela política pública I, 62% dos entrevistados tiveram suas vidas impactadas pela política pública II e 22% dos entrevistados não tiveram suas vidas impactadas por nenhuma das duas políticas públicas. Com base nessas informações, quantos entrevistados tiveram suas vidas impactadas por ambas as políticas públicas I e II?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q872234 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O Pacto pela Saúde, seus eixos temáticos, prioridades, objetivos e metas, divulgado por meio da Portaria GM/MS nº 399/2006, foi contemplado de forma permanente na pauta de reflexões, debates e decisões no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O Pacto pela Saúde, instituído no Brasil, tem como principal objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q872238 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Laércio, 45 anos, mora em uma área urbana com altos índices de dengue. Durante uma visita domiciliar, o Agente de Combate de Endemias percebeu que a comunidade tem pouca informação sobre como prevenir a doença e há vários focos de água parada. Verificou, também, que Laércio e seus vizinhos frequentemente apresentam queixa de cansaço, febre e dores no corpo. Qual é a melhor estratégia de promoção da saúde que o Agente de Combate de Endemias deverá adotar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q916535 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Feliz por nada

Geralmente, quando uma pessoa exclama Estou tão feliz!, é porque engatou um novo amor, conseguiu uma promoção, ganhou uma bolsa de estudos, perdeu os quilos que precisava ou algo do tipo. Há sempre um porquê. Eu costumo torcer para que essa felicidade dure um bom tempo, mas sei que as novidades envelhecem e que não é seguro se sentir feliz apenas por atingimento de metas. Muito melhor é ser feliz por nada.
Digamos: feliz porque maio recém começou e temos longos oito meses para fazer de 2010 um ano memorável. Feliz por estar com as dívidas pagas. Feliz porque alguém o elogiou.
Feliz porque existe uma perspectiva de viagem daqui a alguns meses. Feliz porque você não magoou ninguém hoje. Feliz porque daqui a pouco será hora de dormir e não há lugar no mundo mais acolhedor do que sua cama.
Esquece. Mesmo sendo motivos prosaicos, isso ainda é ser feliz por muito.
Feliz por nada, nada mesmo?
Talvez passe pela total despreocupação com essa busca. Essa tal de felicidade inferniza.
“Faça isso, faça aquilo”. A troco? Quem garante que todos chegam lá pelo mesmo caminho?
Particularmente, gosto de quem tem compromisso com a alegria, que procura relativizar as chatices diárias e se concentrar no que importa pra valer, e assim alivia o seu cotidiano e não atormenta o dos outros. Mas não estando alegre, é possível ser feliz também. Não estando “realizado”, também. Estando triste, felicíssimo igual. Porque felicidade é calma.
Consciência. É ter talento para aturar o inevitável, é tirar algum proveito do imprevisto, é ficar debochadamente assombrado consigo próprio: como é que eu me meti nessa, como é que foi acontecer comigo? Pois é, são os efeitos colaterais de se estar vivo.
Benditos os que conseguem se deixar em paz. Os que não se cobram por não terem cumprido suas resoluções, que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos. Apenas fazem o melhor que podem.
Se é para ser mestre em alguma coisa, então que sejamos mestres em nos libertar da patrulha do pensamento. De querer se adequar à sociedade e ao mesmo tempo ser livre.
Adequação e liberdade simultaneamente? É uma senhora ambição. Demanda a energia de uma usina. Para que se consumir tanto?
A vida não é um questionário de Proust. Você não precisa ter que responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria. Que mania de se autoconhecer. Chega de se autoconhecer. Você é o que é, um imperfeito bem-intencionado e que muda de opinião sem a menor culpa.
Ser feliz por nada talvez seja isso.
(MEDEIROS, Martha. Feliz por nada, 2011. Ediora L&PM., 216 p.)
Após a leitura da crônica “Feliz por nada”, é possível inferir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q910928 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A gestão democrática da escola pública constitui princípio legal no Brasil e é entendida como um caminho possível para a conquista de educação de qualidade para todos. Nessa perspectiva, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996, prevê, no seu artigo 3º, inciso VIII, que o ensino será ministrado com base, entre outros princípios, na “gestão democrática do ensino público” (BRASIL, 1996), referendando um princípio já determinado pela Constituição Federal de 1988. Segundo o inciso VI do artigo 206 da referida Constituição, a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei” (BRASIL, 1988), é um dos princípios com base nos quais o ensino será ministrado. Nesse sentido, destaca-se a importância da existência de órgãos colegiados atuantes nas escolas. Considerando o exposto, NÃO representa ações dos colegiados escolares nas escolas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q911569 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Para que a criança se aproprie dos conhecimentos e avance em seu desenvolvimento é necessário que ela compreenda e utilize signos culturais, que servem de ponte para sua relação com o meio no qual está inserida. Os signos podem ser exemplificados por sistemas simbólicos, como: linguagem, símbolos algébricos, escrita, diagramas, desenhos, mapas, dentre outros.

(Nunes e Silveira p. 52.)


Sobre aprendizagem da leitura e da escrita, aprendiz como sujeito de seu processo de aprendizagem, relacione o caso hipotético a seguir com o texto anterior. uma criança de seis anos frequenta uma escola municipal, a professora regente da turma tem percebido que essa criança vem demonstrando dificuldades em socializar através da escrita e da leitura e que a sua interação acontece melhor em momentos lúdicos. Em uma atividade na sala de aula, a professora propôs que as crianças fizessem o autor retrato e, posteriormente, que cada criança desenhasse a sua família. Diante do desenho da criança, citada a professora percebeu que ela expressava sentimentos de saudades e medo. A professora resolveu convidar a psicóloga da escola para participar de um momento coletivo em sala para observar melhor a atividade do desenho da família. Sobre a interação infantil mencionada no caso e, a partir dos signos na visão de Vygotsky, é correto afirmar que:


I. O sujeito utiliza os signos para atuar no mundo, podendo planejar, realizar reflexões mais complexas e compreender de forma mais refinada a sua realidade.


II. O signo é um meio de que se vale o homem para influenciar psicologicamente sua própria conduta, ou a dos demais; é um meio para sua atividade interior, dirigida a dominar o próprio ser humano: o signo está orientado para dentro.


III. É impossível pensar o desenvolvimento humano sem a dimensão do outro, do intercâmbio social, da interferência do meio, bem como das situações de aprendizagem que se efetivam e fazem o desenvolvimento avançar.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q872157 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Os serviços de saúde prestados pelo Município de Além Paraíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, são exemplos de sua atuação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q872167 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A política proposta pelo Ministério da Saúde, em conjunto com outros ministérios, representa a força do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, que desde sua criação por meio da Lei nº 8.080/1990, é construída por muitas mãos solidárias e programas de combate às doenças e desigualdades sociais. Composto pelo governo federal, estados e municípios, a rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde.
(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/. Acesso em: agosto de 2024. Adaptado.)
Em relação aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pelo Ministério da Saúde, é possível inferir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q911102 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Para Piaget, a equilibração das ações desempenha um papel extremamente importante no processo de desenvolvimento, consistindo no alicerce de sua teoria e sendo, inclusive, necessário para explicar todos os demais fatores. Quando a assimilação e a acomodação estão em harmonia (ocorrem simultaneamente), o sujeito está adaptado, ou seja, em equilíbrio. Na medida em que as estruturas disponíveis se tornam insuficientes para operar uma nova situação, ocorrem contradições e discrepâncias, indo em direção a um estado superior e mais complexo de equilíbrio. Piaget denomina esse movimento de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q902709 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A atenção educacional aos aprendizes com necessidades especiais tem se modificado ao particularizar diversos paradigmas nas relações das sociedades com esse segmento populacional. Leia o texto a seguir.
“Este paradigma associou a ideia da diversidade como fator de enriquecimento social e o respeito às necessidades de todos os cidadãos como pilar central de uma nova prática social: a construção de espaços inclusivos em todas as instâncias da vida na sociedade, de forma a garantir o acesso imediato e favorecer a participação de todos nos equipamentos e espaços sociais, independente das suas necessidades educacionais especiais, do tipo de deficiência e do grau de comprometimento que estas apresentem. A transformação dos sistemas educacionais tem se efetivado para garantir o acesso universal à escolaridade básica e a satisfação das necessidades de aprendizagem para todos os cidadãos.”
Considerando o exposto, é possível afirmar que se trata do paradigma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q916074 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Fazer nada
Como a visita de um pássaro nos fez pensar no tempo.

Conseguimos uns dias de folga e fomos passar um tempo cuidando um do outro. No hotel, em Itatiba, deram-nos o quarto 37, que se abre para um mar de morros verdes, com plantações, pastos, florestas. Fica no piso superior, tem pé-direito alto e uma varanda abraçada por árvores repletas de pássaros. À noite, entrou pela janela um passarinho. Minúsculo, branco no peito e na parte inferior da face, preto no dorso e na metade de cima da cabeça. Entrou pelo quarto, acelerado. Voava junto ao teto e não conseguia baixar até a altura da porta por onde havia entrado. Temíamos que se machucasse. Apagamos as luzes. Ele se acalmou e parou para descansar no toucador. Pulou em pé, no chão. Caminhou um pouco, ofegante. Usamos um chapéu para levá-lo à varanda, onde ficou ainda um tempo, refazendo-se.
Depois, vimos que deixou de lembrança um cocozinho na nossa cama. De onde teria vindo essa ave? Qual o significado do carimbo de passarinho sobre o lençol? Resisti à ideia de lembrar que excremento de pássaro é sinal de boa fortuna em antigas tradições. Augúrio? Sinal? Ali não havia mistério. Era apenas um bichinho assustado, acelerado demais. Talvez apenas apavorado por haver entrado em um lugar de onde parecia impossível sair. Mais do que um significado oculto, sua visita pode é nos inspirar, quem sabe, uma analogia. Quantas vezes o homem não se debate, na ilusão de que está acuado? Quantas vezes sofre sem perceber que está saturado por estímulos que ele próprio foi buscar? A sensação de que seu tempo é estrangulado, sem se dar conta de que é ele quem cultiva desassossego para si. Um amigo, sobrinho de um sábio do interior, costuma usar a imagem da trajetória errática e vã das formigas para ilustrar a ilusão que acomete o homem em movimentos inócuos e sem sentido, o esforço inútil. Não é à toa que se fale tanto na necessidade de ir com mais calma.
Afinal, nós nunca aceleramos tanto. Na ilusão de anteciparmos o futuro, roubamos o momento seguinte e deixamos de vivê-lo. Convivemos sem prestar atenção no outro, respiramos com sofreguidão, comemos sem sentir o sabor. Fugimos do presente, o único tempo que existe e sobre o qual criamos a referência para um passado reconstruído na memória e um futuro sonhado. Como parar e fazer nada? Como apenas ser, sem se debater por ter entrado em uma porta estranha? Há quem não consiga relaxar e, simplesmente, fazer nada. Alguém já disse que fazer nada não é a completa falta de ação, mas a ação feita com desapego, sem visar resultado para si mesmo. Há algo de bom em atingir esse momento em que só se é parte da paisagem e não um observador separado. Se ainda quiséssemos procurar um significado para a visita da pequena ave, poderíamos dizer que ela veio trazer o tema para estas linhas que você lê agora. Como se nos dissesse: que bom que vocês conseguiram uns dias de folga e vieram aqui, cuidar um do outro. Sejam bem-vindos a este momento e esqueçam o resto. Fui.

(NOGUEIRA, Paulo. Vida Simples, ed. 37. São Paulo: Abril, 2006.)
Em relação às estruturas linguísticas do texto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q1045421 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Legislação do Município de Além Paraíba, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

À luz da Lei Municipal nº 1.519/1993, que dispõe sobre o Estatuto e o Quadro de Pessoal do Magistério da Prefeitura Municipal de Além Paraíba, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q902586 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo Morais e Lima (2018, p. 101), “o trabalho de campo se configura como importante referencial para o desenvolvimento do conhecimento geográfico. Ele está presente nesta ciência desde a sua sistematização. Embora seja utilizado com maior ou menor evidência em diferentes períodos da história, ele sempre deixou suas marcas”.

(MORAIS, Eliana M. B. de; LIMA, Cláudia V. de. Trabalho de campo e ensino de geografia: proposições metodológicas para o ensino dos componentes físico-naturais do espaço na geografia. In: MORAIS, E. M. B. de; ALVES, A. O.; ASCENÇÃO, V. de O. R. (Orgs.). Contribuições da geografia física para o ensino de geografia. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2018, p. 101-120.)


A respeito do trabalho de campo como metodologia para o ensino de geografia, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q872193 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

João e Maria estão juntando figurinhas para completar um álbum. Sabe-se que João tem 120 figurinhas e Maria tem 85. Sabe-se, ainda, que cada pacote contém 8 figurinhas; João comprou 7 e Maria comprou 12 pacotes. Quantas figurinhas eles terão no total?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.