Início

Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q910930 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

[...] a importância política da educação reside na sua função de socialização do conhecimento. É realizando-se na especificidade que lhe é própria que a educação cumpre sua função política.

(Saviani, 2001, p. 88.)

Devemos notar que o objetivo do ensino não é o conteúdo do ensino. Não é o fato histórico, o espaço geográfico, a proposição matemática ou a lei da física que constitui o objetivo do ato educativo. Eles são os mediadores do conhecimento e da competência do educando para compreender o mundo.

(Rodrigues, 1992, p. 80.)

São consideradas funções sociais da escola, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q897626 | Enfermagem, Enfermeiro/PSF, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Política Nacional de Atenção Básica (BRASIL, 2017) envolve, dentre outros, a promoção, a prevenção, a proteção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, os cuidados paliativos a vigilância em saúde e a redução de danos. No escopo dessa política, o que se pressupõe com a redução de danos nas ações de saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q902519 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
Considerando os trechos textuais fornecidos, relacione-os adequadamente às subdisciplinas da ciência da religião.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q902525 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
As frases a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.

1. Não é exatamente uma religião. A doutrina surgiu na França e se expandiu pelo mundo.

2. Atualmente, a maior parte dos seus seguidores no mundo vive em Israel e nos Estados Unidos.

3. É a principal doutrina no Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda mais praticada.

4. Representa mais de 80% da população na Índia e no Nepal. É a terceira maior religião do mundo.
Ao aplicar as frases, o professor pretende abordar com os alunos, respectivamente, as realidades de quais religiões/doutrinas do mundo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q1045411 | Português, Morfologia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

A rua, a fila, o acaso


Eu ia dando a minha voltinha num silêncio interior de paz. Está difícil flanar nas ruas de hoje. Muito barulho, carros voando ou atravancando a calçada, anda sobrecarregado o ar que respiramos. Mas há sempre o que ver, se levamos olhos desprevenidos, de simpatia. Me lembrei do tempo em que o pai de família saía depois do jantar pra fazer o quilo. A expressão tem a ver com o mistério da nossa usina interior.


Com o perdão da palavra, tem a ver com as nossas tripas. Hoje é o cooper, que traz um afã de competição. Cronometrado e exibido, tira o fôlego e impede a conversinha mole. É mais uma fábrica de ansiedade nesta época que fabrica estresse. Pois eu ia andando pra clarear as ideias, ou pra pensar em nada. Nessa hora de entrega e de inocência é que acontece a iluminação. A luzinha do entendimento acende onde quer.


Sem nenhum objetivo, ia eu bem satisfeitinho na minha disponibilidade. Aberto a qualquer convite, podia comprar um bombom, ou uma flor. Ou uma dessas canetinhas que acertam comigo e, bem ordinária, me traz um estremecimento de colegial. A gente sabe que o endereço da felicidade é no passado e é mentira. Mas é bom que exista, a felicidade. Nem que seja um momentinho só. Tão rico que dá pra ir vivendo. E se renova com qualquer surpresa boba. Encontrar por exemplo na banca uma revista fútil e dar com a foto daquela moça bonita. Olhar seus olhos e entendê-los, olhos adentro.


A vida é um mundo de possibilidades. Atração e repulsa, afinidades. Convergência e divergência. Nessa altura, as minhas pernas tinham me levado pro mundo da lua. Quando dei comigo de volta, estava espiando uma fila que coleava pela calçada. Curioso: etimologicamente, aposentado é quem se recolhe aos aposentos. De repente, os aposentados saíram da toca e estão na rua, pacientes em fila ou irados aos magotes.


Mas aquela fila não podia ser de aposentados. Tinha uma moça de short e pernas fortes de atleta. E muitos jovens. E vários boys. Um pequeno interesse, receber um dinheirinho, ou uma pequena obrigação, pagar uma conta, juntou na fila aquele pessoal todo. Misterioso caminho, esse, que aproxima as pessoas por um instante e depois as separa. Há de ver que ali estavam lado a lado duas almas que se procuram e, distraídas, disso não se deram conta. O acaso, o destino, quanta coisa passa por uma cabeça vadia! Ou por um frívolo coração.


(Otto Lara Resende. Folha de São Paulo. Publicada no livro Bom dia para nascer, Companhia da Letras, 2011.)

Os substantivos “conversinha” (2º§), “luzinha” (2º§), “satisfeitinho” (3º§), “canetinhas” (3º§), “momentinho” (3º§) e “dinheirinho” (5º§) têm em comum o fato de estarem flexionados da mesma forma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q1045420 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Legislação do Município de Além Paraíba, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em relação à progressão, conforme dispõe o Estatuto e o Quadro de Pessoal do Magistério da Prefeitura Municipal de Além Paraíba, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Progressão horizontal é a ascensão do servidor efetivo ao nível imediatamente superior da mesma.
( ) A progressão horizontal dar-se-á, exclusivamente, bienalmente por efetivo exercício do cargo.
( ) Obtida a habilitação específica exigida pela classe pretendida, o professor regente deverá requerer, ao Órgão Municipal de Educação, a progressão vertical após o exercício de, no mínimo, dois anos na classe em que esteja classificado.
( ) Obtida a habilitação exigida, o orientador, o supervisor, o inspetor e o secretário escolar deverão requerer ao Órgão Municipal de Educação a progressão, após o exercício de, no mínimo, de três anos na classe em que esteja classificado.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q872174 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A discussão sobre a origem da hanseníase no continente asiático ou africano ainda se mantém entre os especialistas; todavia, sabe-se que é conhecida há mais de quatro mil anos na Índia, China, Japão e Egito. No decorrer dos séculos, ainda de forma imprecisa, a hanseníase era agrupada juntamente com outras dermatoses como a psoríase, escabiose e impetigo pela designação de lepra. (Ministério da Saúde.)
Sobre a hanseníase, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q872193 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

João e Maria estão juntando figurinhas para completar um álbum. Sabe-se que João tem 120 figurinhas e Maria tem 85. Sabe-se, ainda, que cada pacote contém 8 figurinhas; João comprou 7 e Maria comprou 12 pacotes. Quantas figurinhas eles terão no total?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q872196 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A interação de leitura e escrita no ambiente digital é demasiadamente importante: o seu objetivo é compreender esse contexto visando desenvolver o domínio para interagir, acessar e compreender conteúdos em plataformas digitais. A partir do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a sociedade mudou os modos de se relacionar, consumir, trabalhar e se posicionar. É possível inferir que as informações se referem à(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q872198 | Direito Constitucional, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O sistema utilizado nas eleições para o cargo de senador é o majoritário. É eleito o candidato que obtiver o maior número dos votos apurados no estado em que concorre. As eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. A respeito desse cargo, é correto afirmar que cada senador será eleito com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q1024009 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

Read the text to aswer the question.


The enduring joy of Golden Girls: a wildly sassy sitcom that will always cheer you up


A comedic masterclass with the best sitcom theme song of all time, Golden Girls pulled back the curtains on ageing and dealt with big-ticket issues.


A zinger-infused maelstrom of shoulder pads, pastels and perms. Rattan furniture, DayGlo linen and Formica. There’s such a distinctive look, feel and vibe to The Golden Girls, the iconic sitcom that ran from 1985 to 1992, scooping up 68 Emmy nominations and 11 wins in the process. The brainchild of producer Susan Harris, the show spawned several acclaimed spinoffs and became an enduring work of high camp in the process.

The premise? Three older women decide to live together: the stern, witty ex-teacher Dorothy Zbornak (Bea Arthur), the sweet but fantastically dense Rose Nylund (Betty White) and southern hornbag Blanche Devereaux (Rue McClanahan). At first it’s a matter of convenience, but before long, they become fast friends. During the pilot they’re joined by a fourth: Dorothy’s mother Sophia Petrillo (Estelle Getty), a nitpicky little shrew whose ability to cockblock our heroines saw her gradually become the Scrappy-Doo of the house. (Don’t @ me, Goldies, you know I’m right.)

For a comedy that primarily took place within a Floridian kitchen, The Golden Girls boasted some serious talent. The four leads were all astoundingly adept at their craft.

The golden girls themselves proved that the family you make is sometimes stronger than the one you’re born with. Dorothy, Rose and Blanche feel, at times, aged out of their previous lives. Careers, spouses, the world: all seem to be pushing them away. But the girls are proof that you can – and should – forge new bonds, even if it seems like your old life is done for. That you can make a new family, even if your old one rejects you.

The Golden Girls pulled back the curtains on ageing, showing the ways in which old people can be flawed, passionate, monumentally stupid, brave – even at times, almost heroically horny. And it did so with an almost reckless willingness to be as wildly funny as it possibly could.

The show ended up doing what many sitcoms do: use antagonism as heat to push the plot forward. It takes truly hack writers to defend needless antagonism as the only source of fuel to propel a story (I’m looking at you, post-Sorkin West Wing). The last two seasons of The Golden Girls aren’t terrible, but Sophia morphs from an old lady without boundaries to an ancient sociopathic prankster. But even with this odd acceleration towards a caricatured sitcom event horizon, the show still manages to roll out the hits. The two-part finale, written by Mitch Hurwitz (the creator of Arrested Development) and starring Leslie Nielsen as Dorothy’s love interest, ranks as some of the best in the show’s history.

It also has – and I cannot stress this enough – the best sitcom theme song in the history of sitcom theme songs. In 2023, there are few things that will haul you out of whatever psychic muck you find yourself in than whacking on an episode of The Golden Girls. I promise you, once the credits roll, you’ll find yourself lying on the lanai in your mind, feeling somehow much lighter than you did before.


(The Guardian 2024, The Guardian website. Accessed: 06 February 2024. Available: <https://www.theguardian.com/tv-and-radio/2023/aug/02/goldengirls-tv-sitcom-enduring-joy-dorothy-rose-betty-white-blanche>. Adapted.)

It’s correct to affirm that the tv show The Golden Girls took place within a Floridian’s house space to:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q882192 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O ambiente escolar permite o contato com experiências que não ocorrem no contexto familiar, fazendo com que tenha possibilidade de conhecer novos fatores e descobrir inúmeras habilidades. As instituições de ensino desempenham um papel de extrema importância nesse processo de aprendizagem. Sobre a função e o papel da escola, analise as afirmativas a seguir.


I. A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno.


II. A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar-se um cidadão participativo na sociedade.


III. A função da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo, sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras. Sem tais aprendizagens, dificilmente o aluno poderá exercer os seus direitos de cidadania.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q882195 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O educador, por meio de seus conhecimentos métodos, técnicas, recursos e materiais didáticos, pode associar as diferentes linguagens para a construção dos planos de aula que melhor se adequem aos alunos, sua faixa etária e características. Sabe-se que M é monitora de creche na Prefeitura de Além Paraíba e gosta de desenvolver projetos participativos e integrativos. No último mês, ela pesquisou e encontrou os trechos que seguem para compor a elaboração escrita de um projeto para a turma “Girassol”, cujos alunos têm, aproximadamente, 3 anos de idade. “Textos literários são para as crianças fontes de prazer, encantamento e aprendizagem. As narrativas oferecem uma maneira de organizar o pensamento, estimular a imaginação e aprender sobre o mundo, as culturas, as relações. Desenvolver o gosto por escutar histórias, apreciar e conversar sobre suas narrativas, fatos, cenários e personagens também cria condições para que as crianças possam se expressar e aprender pelo universo literário”. O recurso didático-pedagógico apresentado nesse projeto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q902465 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

É uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida cotidiana”.

(Huizinga, 2007.)


A prática corporal, concebida como conteúdo nas aulas de educação física e caracterizada no fragmento anterior, trata-se de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q902469 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Disputado desde os primeiros Jogos Olímpicos da antiguidade, o atletismo é um dos esportes mais antigos já registrados. O atletismo moderno é composto por diversas corridas, saltos, arremessos, marchas e provas combinadas. Devido à sua diversidade de categorias e disciplinas, é o esporte que envolve o maior número de participantes nos Jogos Olímpicos. Sua programação nas Olimpíadas inclui provas de pista, em vias públicas e combinadas – que apresentam corridas de velocidade, provas médias e de longa distância, além de corridas com barreiras, obstáculos, lançamentos, saltos, revezamentos para homens e mulheres etc. São exemplos exclusivos de provas combinadas no atletismo para homens e mulheres, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q902474 | Educação Física, Treinamento Desportivo, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O treinamento esportivo no contexto escolar desempenha um importante papel na formação integral dos alunos, promovendo não apenas o desenvolvimento de habilidades físicas, mas também a socialização, o trabalho em equipe e a disciplina. A implementação de programas de treinamento esportivo deve estar alinhada com a proposta político-pedagógica da escola. Sobre o treinamento esportivo no contexto escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q916071 | Português, Significação Contextual de Palavras, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Fazer nada
Como a visita de um pássaro nos fez pensar no tempo.

Conseguimos uns dias de folga e fomos passar um tempo cuidando um do outro. No hotel, em Itatiba, deram-nos o quarto 37, que se abre para um mar de morros verdes, com plantações, pastos, florestas. Fica no piso superior, tem pé-direito alto e uma varanda abraçada por árvores repletas de pássaros. À noite, entrou pela janela um passarinho. Minúsculo, branco no peito e na parte inferior da face, preto no dorso e na metade de cima da cabeça. Entrou pelo quarto, acelerado. Voava junto ao teto e não conseguia baixar até a altura da porta por onde havia entrado. Temíamos que se machucasse. Apagamos as luzes. Ele se acalmou e parou para descansar no toucador. Pulou em pé, no chão. Caminhou um pouco, ofegante. Usamos um chapéu para levá-lo à varanda, onde ficou ainda um tempo, refazendo-se.
Depois, vimos que deixou de lembrança um cocozinho na nossa cama. De onde teria vindo essa ave? Qual o significado do carimbo de passarinho sobre o lençol? Resisti à ideia de lembrar que excremento de pássaro é sinal de boa fortuna em antigas tradições. Augúrio? Sinal? Ali não havia mistério. Era apenas um bichinho assustado, acelerado demais. Talvez apenas apavorado por haver entrado em um lugar de onde parecia impossível sair. Mais do que um significado oculto, sua visita pode é nos inspirar, quem sabe, uma analogia. Quantas vezes o homem não se debate, na ilusão de que está acuado? Quantas vezes sofre sem perceber que está saturado por estímulos que ele próprio foi buscar? A sensação de que seu tempo é estrangulado, sem se dar conta de que é ele quem cultiva desassossego para si. Um amigo, sobrinho de um sábio do interior, costuma usar a imagem da trajetória errática e vã das formigas para ilustrar a ilusão que acomete o homem em movimentos inócuos e sem sentido, o esforço inútil. Não é à toa que se fale tanto na necessidade de ir com mais calma.
Afinal, nós nunca aceleramos tanto. Na ilusão de anteciparmos o futuro, roubamos o momento seguinte e deixamos de vivê-lo. Convivemos sem prestar atenção no outro, respiramos com sofreguidão, comemos sem sentir o sabor. Fugimos do presente, o único tempo que existe e sobre o qual criamos a referência para um passado reconstruído na memória e um futuro sonhado. Como parar e fazer nada? Como apenas ser, sem se debater por ter entrado em uma porta estranha? Há quem não consiga relaxar e, simplesmente, fazer nada. Alguém já disse que fazer nada não é a completa falta de ação, mas a ação feita com desapego, sem visar resultado para si mesmo. Há algo de bom em atingir esse momento em que só se é parte da paisagem e não um observador separado. Se ainda quiséssemos procurar um significado para a visita da pequena ave, poderíamos dizer que ela veio trazer o tema para estas linhas que você lê agora. Como se nos dissesse: que bom que vocês conseguiram uns dias de folga e vieram aqui, cuidar um do outro. Sejam bem-vindos a este momento e esqueçam o resto. Fui.

(NOGUEIRA, Paulo. Vida Simples, ed. 37. São Paulo: Abril, 2006.)
Considere o fragmento textual: “Depois, vimos que deixou de lembrança um cocozinho em nossa cama.” (2º§) Assinale a alternativa que traduz o valor semântico determinado pelo articulador “depois”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

238Q1045409 | Português, Interpretação de Textos, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

A rua, a fila, o acaso


Eu ia dando a minha voltinha num silêncio interior de paz. Está difícil flanar nas ruas de hoje. Muito barulho, carros voando ou atravancando a calçada, anda sobrecarregado o ar que respiramos. Mas há sempre o que ver, se levamos olhos desprevenidos, de simpatia. Me lembrei do tempo em que o pai de família saía depois do jantar pra fazer o quilo. A expressão tem a ver com o mistério da nossa usina interior.


Com o perdão da palavra, tem a ver com as nossas tripas. Hoje é o cooper, que traz um afã de competição. Cronometrado e exibido, tira o fôlego e impede a conversinha mole. É mais uma fábrica de ansiedade nesta época que fabrica estresse. Pois eu ia andando pra clarear as ideias, ou pra pensar em nada. Nessa hora de entrega e de inocência é que acontece a iluminação. A luzinha do entendimento acende onde quer.


Sem nenhum objetivo, ia eu bem satisfeitinho na minha disponibilidade. Aberto a qualquer convite, podia comprar um bombom, ou uma flor. Ou uma dessas canetinhas que acertam comigo e, bem ordinária, me traz um estremecimento de colegial. A gente sabe que o endereço da felicidade é no passado e é mentira. Mas é bom que exista, a felicidade. Nem que seja um momentinho só. Tão rico que dá pra ir vivendo. E se renova com qualquer surpresa boba. Encontrar por exemplo na banca uma revista fútil e dar com a foto daquela moça bonita. Olhar seus olhos e entendê-los, olhos adentro.


A vida é um mundo de possibilidades. Atração e repulsa, afinidades. Convergência e divergência. Nessa altura, as minhas pernas tinham me levado pro mundo da lua. Quando dei comigo de volta, estava espiando uma fila que coleava pela calçada. Curioso: etimologicamente, aposentado é quem se recolhe aos aposentos. De repente, os aposentados saíram da toca e estão na rua, pacientes em fila ou irados aos magotes.


Mas aquela fila não podia ser de aposentados. Tinha uma moça de short e pernas fortes de atleta. E muitos jovens. E vários boys. Um pequeno interesse, receber um dinheirinho, ou uma pequena obrigação, pagar uma conta, juntou na fila aquele pessoal todo. Misterioso caminho, esse, que aproxima as pessoas por um instante e depois as separa. Há de ver que ali estavam lado a lado duas almas que se procuram e, distraídas, disso não se deram conta. O acaso, o destino, quanta coisa passa por uma cabeça vadia! Ou por um frívolo coração.


(Otto Lara Resende. Folha de São Paulo. Publicada no livro Bom dia para nascer, Companhia da Letras, 2011.)

Quando o leitor encontra um vocábulo desconhecido, as palavras que o rodeiam, o contexto em que se insere, bem como a compreensão plena da temática textual podem fornecer pistas sobre seu significado. Um exemplo de expressão pouco recorrente na linguagem usual é “fazer o quilo” (1º§), cujo significado pode ser corretamente identificado como sinônimo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q902580 | Geografia, Modernização Agrícola, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O uso de curvas de nível é uma prática comum na agricultura sustentável, especialmente em regiões com terrenos ondulados ou montanhosos. As curvas de nível são linhas imaginárias traçadas ao longo de uma elevação constante no terreno. No Brasil, essa técnica tem sido adotada em diversas regiões para melhorar a produtividade agrícola e proteger o meio ambiente. Considerando os benefícios da utilização de curvas de nível, assinale o principal objetivo dessa prática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q1024011 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

Read the text to aswer the question.


The enduring joy of Golden Girls: a wildly sassy sitcom that will always cheer you up


A comedic masterclass with the best sitcom theme song of all time, Golden Girls pulled back the curtains on ageing and dealt with big-ticket issues.


A zinger-infused maelstrom of shoulder pads, pastels and perms. Rattan furniture, DayGlo linen and Formica. There’s such a distinctive look, feel and vibe to The Golden Girls, the iconic sitcom that ran from 1985 to 1992, scooping up 68 Emmy nominations and 11 wins in the process. The brainchild of producer Susan Harris, the show spawned several acclaimed spinoffs and became an enduring work of high camp in the process.

The premise? Three older women decide to live together: the stern, witty ex-teacher Dorothy Zbornak (Bea Arthur), the sweet but fantastically dense Rose Nylund (Betty White) and southern hornbag Blanche Devereaux (Rue McClanahan). At first it’s a matter of convenience, but before long, they become fast friends. During the pilot they’re joined by a fourth: Dorothy’s mother Sophia Petrillo (Estelle Getty), a nitpicky little shrew whose ability to cockblock our heroines saw her gradually become the Scrappy-Doo of the house. (Don’t @ me, Goldies, you know I’m right.)

For a comedy that primarily took place within a Floridian kitchen, The Golden Girls boasted some serious talent. The four leads were all astoundingly adept at their craft.

The golden girls themselves proved that the family you make is sometimes stronger than the one you’re born with. Dorothy, Rose and Blanche feel, at times, aged out of their previous lives. Careers, spouses, the world: all seem to be pushing them away. But the girls are proof that you can – and should – forge new bonds, even if it seems like your old life is done for. That you can make a new family, even if your old one rejects you.

The Golden Girls pulled back the curtains on ageing, showing the ways in which old people can be flawed, passionate, monumentally stupid, brave – even at times, almost heroically horny. And it did so with an almost reckless willingness to be as wildly funny as it possibly could.

The show ended up doing what many sitcoms do: use antagonism as heat to push the plot forward. It takes truly hack writers to defend needless antagonism as the only source of fuel to propel a story (I’m looking at you, post-Sorkin West Wing). The last two seasons of The Golden Girls aren’t terrible, but Sophia morphs from an old lady without boundaries to an ancient sociopathic prankster. But even with this odd acceleration towards a caricatured sitcom event horizon, the show still manages to roll out the hits. The two-part finale, written by Mitch Hurwitz (the creator of Arrested Development) and starring Leslie Nielsen as Dorothy’s love interest, ranks as some of the best in the show’s history.

It also has – and I cannot stress this enough – the best sitcom theme song in the history of sitcom theme songs. In 2023, there are few things that will haul you out of whatever psychic muck you find yourself in than whacking on an episode of The Golden Girls. I promise you, once the credits roll, you’ll find yourself lying on the lanai in your mind, feeling somehow much lighter than you did before.


(The Guardian 2024, The Guardian website. Accessed: 06 February 2024. Available: <https://www.theguardian.com/tv-and-radio/2023/aug/02/goldengirls-tv-sitcom-enduring-joy-dorothy-rose-betty-white-blanche>. Adapted.)

According to the author’s opinion, which character suffers from caricaturisation toward the end of the show?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.