Início

Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q911119 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Para Gasparim, Penetucc (2008, p. 3), o educador, conhecendo a teoria que sustenta a sua prática, pode suscitar transformações na conscientização dos educandos e demais colegas, chegando até aos condicionantes sociais, tornando o processo ensino aprendizagem em algo realmente significativo, em prol de uma educação transformadora, que supere os deficits educacionais atuais. As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento social cultural e político da sociedade. Essas tendências formaram a prática pedagógica dos educadores em todo o país. Em consonância com leituras filosóficas sobre as relações entre educação e sociedade, Libâneo (1992), ao realizar uma abordagem das tendências pedagógicas, organiza as diferentes pedagogias em dois grupos: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. Considerando a Pedagogia Liberal Renovada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q872217 | Matemática, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O prefeito de uma cidade implementou duas políticas públicas (I e II) em um determinado bairro. Para saber o efeito da implementação das duas políticas públicas, uma pesquisa foi conduzida com 300 moradores. De acordo com os resultados da pesquisa observou-se que 70% dos entrevistados tiveram suas vidas impactadas pela política pública I, 62% dos entrevistados tiveram suas vidas impactadas pela política pública II e 22% dos entrevistados não tiveram suas vidas impactadas por nenhuma das duas políticas públicas. Com base nessas informações, quantos entrevistados tiveram suas vidas impactadas por ambas as políticas públicas I e II?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q872244 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A epidemiologia estuda doenças e condições de saúde em grandes populações, analisando como elas se distribuem e quais fatores influenciam seu aparecimento e propagação. Seu objetivo principal é entender como e por que doenças ocorrem e se espalham, com o intuito de promover a saúde pública e prevenir doenças. Dentre os diversos conceitos utilizados em epidemiologia, é adequado afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q910912 | Serviço Social, Conselhos de Assistência Social nacional, Assistente Social, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

No contexto das instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social no Brasil, é fundamental compreender o papel e as atribuições de cada instância para garantir a efetividade da política pública de assistência social. Sobre as instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

245Q910928 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A gestão democrática da escola pública constitui princípio legal no Brasil e é entendida como um caminho possível para a conquista de educação de qualidade para todos. Nessa perspectiva, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996, prevê, no seu artigo 3º, inciso VIII, que o ensino será ministrado com base, entre outros princípios, na “gestão democrática do ensino público” (BRASIL, 1996), referendando um princípio já determinado pela Constituição Federal de 1988. Segundo o inciso VI do artigo 206 da referida Constituição, a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei” (BRASIL, 1988), é um dos princípios com base nos quais o ensino será ministrado. Nesse sentido, destaca-se a importância da existência de órgãos colegiados atuantes nas escolas. Considerando o exposto, NÃO representa ações dos colegiados escolares nas escolas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q910932 | Pedagogia, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Ao reconhecer que os indivíduos de uma nação, de uma comunidade, de um grupo compartilham seus conhecimentos, tais como a linguagem, os sistemas de explicações, os mitos e cultos, a culinária e os costumes, e têm seus comportamentos compatibilizados e subordinados a sistemas de valores acordados pelo grupo, dizemos que esses indivíduos pertencem a uma cultura.

(D’Ambrósio, 2007.)

O currículo é um conjunto de ideais, pois o mesmo deverá incorporar discussões sobre o ensino-aprendizagem, sobre os procedimentos e as relações sociais que fazem parte do mesmo cenário em que os conhecimentos se ensinam e se aprendem, sobre as mudanças que se deseja efetuar nos alunos e alunas, sobre os valores que procuram instigar e sobre quais as identidades deve-se construir dentro da escola.

(Candau, 2007.)

Sobre o exposto nos fragmentos de textos, na construção do currículo deve-se levar em conta os seguintes princípios básicos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q916070 | Português, Significação Contextual de Palavras, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Fazer nada
Como a visita de um pássaro nos fez pensar no tempo.

Conseguimos uns dias de folga e fomos passar um tempo cuidando um do outro. No hotel, em Itatiba, deram-nos o quarto 37, que se abre para um mar de morros verdes, com plantações, pastos, florestas. Fica no piso superior, tem pé-direito alto e uma varanda abraçada por árvores repletas de pássaros. À noite, entrou pela janela um passarinho. Minúsculo, branco no peito e na parte inferior da face, preto no dorso e na metade de cima da cabeça. Entrou pelo quarto, acelerado. Voava junto ao teto e não conseguia baixar até a altura da porta por onde havia entrado. Temíamos que se machucasse. Apagamos as luzes. Ele se acalmou e parou para descansar no toucador. Pulou em pé, no chão. Caminhou um pouco, ofegante. Usamos um chapéu para levá-lo à varanda, onde ficou ainda um tempo, refazendo-se.
Depois, vimos que deixou de lembrança um cocozinho na nossa cama. De onde teria vindo essa ave? Qual o significado do carimbo de passarinho sobre o lençol? Resisti à ideia de lembrar que excremento de pássaro é sinal de boa fortuna em antigas tradições. Augúrio? Sinal? Ali não havia mistério. Era apenas um bichinho assustado, acelerado demais. Talvez apenas apavorado por haver entrado em um lugar de onde parecia impossível sair. Mais do que um significado oculto, sua visita pode é nos inspirar, quem sabe, uma analogia. Quantas vezes o homem não se debate, na ilusão de que está acuado? Quantas vezes sofre sem perceber que está saturado por estímulos que ele próprio foi buscar? A sensação de que seu tempo é estrangulado, sem se dar conta de que é ele quem cultiva desassossego para si. Um amigo, sobrinho de um sábio do interior, costuma usar a imagem da trajetória errática e vã das formigas para ilustrar a ilusão que acomete o homem em movimentos inócuos e sem sentido, o esforço inútil. Não é à toa que se fale tanto na necessidade de ir com mais calma.
Afinal, nós nunca aceleramos tanto. Na ilusão de anteciparmos o futuro, roubamos o momento seguinte e deixamos de vivê-lo. Convivemos sem prestar atenção no outro, respiramos com sofreguidão, comemos sem sentir o sabor. Fugimos do presente, o único tempo que existe e sobre o qual criamos a referência para um passado reconstruído na memória e um futuro sonhado. Como parar e fazer nada? Como apenas ser, sem se debater por ter entrado em uma porta estranha? Há quem não consiga relaxar e, simplesmente, fazer nada. Alguém já disse que fazer nada não é a completa falta de ação, mas a ação feita com desapego, sem visar resultado para si mesmo. Há algo de bom em atingir esse momento em que só se é parte da paisagem e não um observador separado. Se ainda quiséssemos procurar um significado para a visita da pequena ave, poderíamos dizer que ela veio trazer o tema para estas linhas que você lê agora. Como se nos dissesse: que bom que vocês conseguiram uns dias de folga e vieram aqui, cuidar um do outro. Sejam bem-vindos a este momento e esqueçam o resto. Fui.

(NOGUEIRA, Paulo. Vida Simples, ed. 37. São Paulo: Abril, 2006.)
De acordo com o contexto em que estão posicionadas, as palavras podem exercer diferentes sentidos. Considerando o contexto, identifique a alternativa em que há correção quanto ao significado correspondente ao vocábulo em destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

248Q916082 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O resumo deve ressaltar sucintamente o conteúdo de um texto. A ordem e a extensão dos elementos dependem do tipo de resumo e do tratamento que cada item recebe no documento original. Com relação à extensão dos resumos, a NRB 6028/2021 recomenda:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

249Q902515 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O ensino religioso que vigorou no Brasil desde os seus primórdios deu ênfase ao aspecto doutrinário enquanto Igreja Católica Apostólica Romana como religião oficial. Com o advento da República, recebeu ênfase catequética cristã. Posteriormente, em algumas Unidades da Federação, as igrejas criaram uma entidade ecumênica para ministrar as aulas e elaborar material didático. O desenvolvimento socioeconômico-político-cultural do Brasil gerou uma situação na qual não se podia mais ter em sala de aula apenas conteúdo cristão de ensino religioso. A partir de 1995, grupos de educadores ligados a escolas, entidades religiosas, universidades e secretarias de educação reuniram-se para avaliar e pensar um conteúdo que abrangesse a realidade cultural religiosa brasileira nesse processo e de encaminhar uma nova forma de ministrar o ensino religioso. Neste contexto, em um encontro realizado entre 24 e 26 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis–SC, foi criado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q1045423 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Legislação do Município de Além Paraíba, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Juliana, servidora pública estável da Secretaria Municipal de Educação, foi posta em disponibilidade, pois o cargo que ocupava foi extinto pela Administração Pública. Segundo aduz a Lei Complementar nº 3/1993, o retorno à atividade da servidora far-se-á mediante aproveitamento obrigatório no prazo máximo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q911556 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Nutricionista, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

As boas práticas são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária. Considerando a Resolução RDC nº 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), assinale a afirmativa INCORRETA sobre as boas práticas no preparo dos alimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q902362 | Pedagogia, Gestão Escolar, Secretário de Escola, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Os documentos escolares emitidos pelas escolas municipais de Minas Gerais geralmente incluem uma série de registros acadêmicos e administrativos que são importantes para o acompanhamento da trajetória educacional dos alunos. O documento oficial emitido por essas instituições de ensino em que é registrada a trajetória acadêmica de um estudante, incluindo informações como disciplinas cursadas, notas ou conceitos obtidos, cargas horárias, frequência, aprovações e reprovações e, em alguns casos, atividades extracurriculares e estágios, dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

253Q872167 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A política proposta pelo Ministério da Saúde, em conjunto com outros ministérios, representa a força do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, que desde sua criação por meio da Lei nº 8.080/1990, é construída por muitas mãos solidárias e programas de combate às doenças e desigualdades sociais. Composto pelo governo federal, estados e municípios, a rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde.
(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/. Acesso em: agosto de 2024. Adaptado.)
Em relação aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pelo Ministério da Saúde, é possível inferir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q872235 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O termo “epidemiologia” significa o estudo sobre a população que, direcionado ao campo da saúde, pode ser compreendido como o estudo sobre o que afeta a população. Melhor descreve a função da epidemiologia no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) a seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

255Q872241 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Um Agente de Combate de Endemias (ACE) está realizando uma inspeção em uma área rural onde foram reportados vários casos de picadas de animais peçonhentos. Entre os casos, há registros de picadas de serpentes e aranhas, com sintomas como dor intensa, inchaço e necrose em alguns pacientes. Sobre as estratégias apropriadas para a prevenção e o manejo de acidentes com animais peçonhentos na comunidade, analise as afirmativas a seguir.
I. A principal medida de prevenção é a eliminação de serpentes e aranhas.
II. É importante educar a população sobre primeiros-socorros, bem como a importância de procurar atendimento médico imediato.
III. Em caso de picada por um animal peçonhento, a aplicação de calor diretamente na área da picada é uma medida recomendada para neutralizar o veneno.
IV. A identificação correta do animal peçonhento é essencial para o tratamento adequado após uma picada.
V. O estímulo ao uso de roupas de proteção e calçados apropriados ao caminhar em áreas conhecidas por ter animais peçonhentos pode ajudar a reduzir o risco de picadas.
Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q902710 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, comunicação, afetividade, sociabilidade e aprendizagem de forma global e simultânea, sendo verdadeiro sobre tal processo que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q902717 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Analise as descrições dos recursos pedagógicos adaptados e assinale a afirmativa correta.


Dominó de texturas: confeccionado em madeira com aplicação de diferentes tecidos e materiais, tais como lã, veludo, malha, brim, seda, lixa, borracha, lona etc.


Suporte para giz de cera/lápis: é um recurso confeccionado com um tubo de PVC, uma rolha de cortiça e lápis comum ou de cera. O tamanho da haste do tubo é confeccionado para atender a necessidade do aluno.


Jogo de adivinhação: trata-se de um recurso composto por uma caixa de madeira, com uma abertura na lateral, em forma de círculo, onde é fixado um pé de meia de jogador de futebol. No fundo da caixa é colada uma tira de câmara de ar de bicicleta, que serve como antiderrapante e que ajuda a fixar a caixa sobre a mesa. Dentro da caixa coloca-se um material com determinada forma e a criança deverá reconhecê-lo e procurar o correspondente fora da caixa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q916084 | Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas e Unidades de Informação, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Nem toda coleção de livros é uma biblioteca, do mesmo modo que nem toda biblioteca é apenas uma coleção de livros. Desse modo, para haver uma biblioteca, no sentido de instituição social, é preciso que haja três pré-requisitos. Marque a afirmativa que não se trata de um pré-requisito obrigatório para a constituição de uma biblioteca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q902522 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em uma aula de ensino religioso, o professor escreveu o seguinte trecho:


Doutrina monoteísta fundada no século XVI por Guru Nanak, que se baseia em seus ensinamentos. Surgiu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji.

(Disponível em: https://super.abril.com.br/coluna/superlistas/as-8-maiores-religioes-do-mundo. Acesso em: julho de 2024.)


Com essa iniciativa, o professor pretende fazer uma exposição sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q902523 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em uma aula de ensino religioso, foram aplicados os trechos a seguir:


A mais breve síntese da fé cristã:


1. Há um só Deus.

2. Deus é justo e retribui a cada um conforme as suas obras.

3. São três pessoas divinas: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

4. O Deus Filho se fez Homem e morreu na cruz para nos salvar.

5. A alma humana é imortal.

6. A graça de Deus é indispensável para a salvação.

(Disponível em: https://www.diocesedeanapolis.org.br/principais-verdades-da-fe/ Acesso em: julho de 2024.)


[...] são cinco os pilares do Islã:


1. A profissão da fé, com um Deus único e absoluto (Allah), e Muhammad é seu profeta;

2. Orações 5 vezes ao dia: às 5h30, 12h, 15h30, 18h e 19h30;

3. Jejum no mês do Ramadã;

4. Caridade;

5. Peregrinação à Meca, se o fiel tiver condições financeiras.

(Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/ Acesso em: julho de 2024.)


Algumas teologias do Hinduísmo:


1. Tudo é Deus, Deus é tudo: o hinduísmo ensina, como no Panteísmo, que o homem está unido com a natureza e com o universo. O universo é Deus, e estando unido ao universo, todos são Deuses. Ensina também que esse mesmo Deus é impessoal. Muitos Deuses adorados pelos hindus são amorais e imorais.

2. O mundo físico é uma ilusão: no mundo tridimensional, designada de Maya, o homem e sua personalidade não passam de um sonho. Para se ver livre dos sofrimentos (pagamento daquilo que foi feito na encarnação passada), a pessoa deve ficar livre da ilusão da existência pessoal e física. ]

3. A lei do carma: o bem e o mal que a pessoa faz, determinará como ela virá na próxima reencarnação. A maior esperança de um hinduísta é chegar no estágio de se transformar no inexistente. Vir ser parte deste Deus impessoal, do universo.

(Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/religiao/religiao-hinduismo.htm. Acesso em: julho de 2024.)


Ao utilizar esse material em sua aula, o professor de ensino religioso pretende:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.