Início

Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q882188 | Pedagogia, Legislação da Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A inclusão escolar implica mudanças de paradigma, conceitos e posições que escapam às regras educacionais tradicionais. Na educação infantil, a perspectiva inclusiva revolucionou o sistema organizacional e as propostas curriculares atuais. A meta da inclusão escolar no ensino infantil é transformar instituições, de modo que se tornem espaços de formação e de ensino de qualidade para todas as crianças, mesmo aquelas que apresentam necessidades próprias e diferentes das demais no domínio das aprendizagens correspondentes à sua idade e requerem recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas. Dessa forma, deve-se desenvolver mais e melhor o modelo biopsicossocial, as bases e práticas da educação especial e a educação especial na perspectiva da educação inclusiva para uma sociedade plural e diversa. São considerados objetivos da educação especial, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q882189 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Tomando como foco a educação infantil, destaca-se, dentre muitos fatores, a importância na contribuição para as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional e da socialização. Além da fase educacional essencial, sabe-se também que existiram marcos documentais salutares para a construção do que se tem, no Brasil, na atualidade: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 e a Política Nacional de Educação Infantil de 2006. Sobre a educação infantil no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A LDB (Lei nº 9.394/1996) tem incorporado a educação infantil como a segunda etapa da educação básica, que passa a ter como objetivo exercer a função de alfabetizar.


( ) A partir dos marcos relacionados, a educação infantil teve que reelaborar as concepções de criança, educação e serviços prestados.


( ) Considerando um diagnóstico das necessidades da educação infantil, assinalando as condições de vida e o desenvolvimento das crianças brasileiras, a pobreza afeta a maioria delas, que retira de suas famílias as possibilidades mais primárias de alimentá-las e assisti-las.


( ) Para mitigar os impactos sociais na educação infantil brasileira, os desafios devem ser enfrentados com políticas que envolvam a educação, o trabalho e o emprego, por serem os únicos elementos constitutivos da vida e do desenvolvimento da criança.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q882197 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é um marco na garantia do direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública. O Art. 18 da LDB versa sobre a composição dos sistemas municipais de ensino. Nesse sentido, esse sistema municipal compreende as seguintes instituições e órgãos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q872231 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei Orgânica da Saúde. Lei nº 8.142/1990, determinou que o governo federal, os estados e os municípios deveriam criar os Conselhos de Saúde. Sobre os Conselhos de saúde, que existem em todas as esferas (federal, estadual e municipal), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q872233 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Trata-se de característica da APS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q902713 | Pedagogia, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Leia o texto e assinale a afirmativa que NÃO se harmoniza com o conteúdo apresentado.


Existem modelos conceituais para compreender e explicar a incapacidade. O modelo médico considera a incapacidade como um problema da pessoa, causado diretamente pela doença, trauma ou outro problema de saúde, que requer assistência médica sob a forma de tratamento individual por profissionais. Os cuidados em relação à incapacidade têm por objetivo a cura ou a adaptação do indivíduo e mudança de comportamento. A assistência médica é considerada como a questão principal e, a nível político, a resposta almejada é a modificação ou reforma da política de saúde. No modelo social de incapacidade, por sua vez, considera-se a questão principalmente como um problema criado pela sociedade e, basicamente, como uma questão de integração plena do indivíduo na sociedade. A incapacidade não é um atributo de um indivíduo, mas sim um conjunto complexo de condições, que desfavorecem a atuação do incapaz, muitas das quais criadas pelo ambiente social. Assim, a solução do problema requer uma ação social e é responsabilidade coletiva da sociedade fazer as modificações ambientais necessárias para a participação plena das pessoas com incapacidades em todas as áreas da vida social. Portanto, é uma questão atitudinal ou ideológica que requer mudanças sociais que, a nível político, se transformam numa questão de direitos humanos. A Abordagem biopsicossocial baseia-se numa integração dos dois modelos opostos já descritos. Para se obter a integração das várias perspectivas, é utilizada uma abordagem “biopsicossocial”. Assim, tenta-se chegar a uma síntese que ofereça uma visão coerente das diferentes formas de participação dos indivíduos e perspectivas de saúde: biológica, individual e social.


(Disponível em: https://www.assistiva.com.br/tassistiva.html. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

287Q910906 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente Social, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), instituída pela Lei nº 9.394/1996, representa um marco normativo fundamental para o sistema educacional brasileiro e vem, desde a sua promulgação, passando por alterações ao longo do tempo, visando adaptar suas diretrizes às demandas e desafios mais atuais no cenário educacional brasileiro. Essas alterações buscam refletir mudanças sociais, tecnológicas e pedagógicas, com o intuito de aprimorar o sistema educacional do país. De acordo com a Lei nº 9.394/1996 e suas alterações, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q902476 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A utilização de jogos virtuais e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação física escolar tem se mostrado uma ferramenta valiosa para inovar e diversificar as metodologias de ensino. O uso de tais tecnologias pode complementar as práticas tradicionais, oferecendo novas formas de engajamento e aprendizado. Considerando a utilização de jogos virtuais e TICs na educação física escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

289Q897627 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro/PSF, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Clara, 48 anos, veio à consulta de enfermagem para discutir o climatério. Ela está experimentando sintomas como ondas de calor, irritabilidade, insônia e ciclos menstruais irregulares. Está preocupada com os efeitos a longo prazo do climatério e menopausa em sua saúde, como o risco de osteoporose e doenças cardiovasculares. A intervenção inicial que o enfermeiro deverá adotar para cuidar de Clara neste momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

290Q902516 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Feriados religiosos no Brasil


1. Natal (25 de dezembro)


2. Páscoa (data móvel)


3. Carnaval (data móvel)


4.Corpus Christi(data móvel)


5. Sexta-feira Santa (data móvel)


6. Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)


7. Dia de Finados (2 de novembro)


PORQUE


A Igreja Católica Apostólica Romana, por seu peso social e político, consegue impor, no âmbito das instituições e dos espaços públicos, suas concepções doutrinárias, enquanto outras sofrem discriminações. [...] Na realidade, o pluralismo religioso, como algo de consenso, ainda se coloca como um desafio e um projeto para a sociedade brasileira.


Considerando o exposto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

291Q1045410 | Português, Sintaxe, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

A rua, a fila, o acaso


Eu ia dando a minha voltinha num silêncio interior de paz. Está difícil flanar nas ruas de hoje. Muito barulho, carros voando ou atravancando a calçada, anda sobrecarregado o ar que respiramos. Mas há sempre o que ver, se levamos olhos desprevenidos, de simpatia. Me lembrei do tempo em que o pai de família saía depois do jantar pra fazer o quilo. A expressão tem a ver com o mistério da nossa usina interior.


Com o perdão da palavra, tem a ver com as nossas tripas. Hoje é o cooper, que traz um afã de competição. Cronometrado e exibido, tira o fôlego e impede a conversinha mole. É mais uma fábrica de ansiedade nesta época que fabrica estresse. Pois eu ia andando pra clarear as ideias, ou pra pensar em nada. Nessa hora de entrega e de inocência é que acontece a iluminação. A luzinha do entendimento acende onde quer.


Sem nenhum objetivo, ia eu bem satisfeitinho na minha disponibilidade. Aberto a qualquer convite, podia comprar um bombom, ou uma flor. Ou uma dessas canetinhas que acertam comigo e, bem ordinária, me traz um estremecimento de colegial. A gente sabe que o endereço da felicidade é no passado e é mentira. Mas é bom que exista, a felicidade. Nem que seja um momentinho só. Tão rico que dá pra ir vivendo. E se renova com qualquer surpresa boba. Encontrar por exemplo na banca uma revista fútil e dar com a foto daquela moça bonita. Olhar seus olhos e entendê-los, olhos adentro.


A vida é um mundo de possibilidades. Atração e repulsa, afinidades. Convergência e divergência. Nessa altura, as minhas pernas tinham me levado pro mundo da lua. Quando dei comigo de volta, estava espiando uma fila que coleava pela calçada. Curioso: etimologicamente, aposentado é quem se recolhe aos aposentos. De repente, os aposentados saíram da toca e estão na rua, pacientes em fila ou irados aos magotes.


Mas aquela fila não podia ser de aposentados. Tinha uma moça de short e pernas fortes de atleta. E muitos jovens. E vários boys. Um pequeno interesse, receber um dinheirinho, ou uma pequena obrigação, pagar uma conta, juntou na fila aquele pessoal todo. Misterioso caminho, esse, que aproxima as pessoas por um instante e depois as separa. Há de ver que ali estavam lado a lado duas almas que se procuram e, distraídas, disso não se deram conta. O acaso, o destino, quanta coisa passa por uma cabeça vadia! Ou por um frívolo coração.


(Otto Lara Resende. Folha de São Paulo. Publicada no livro Bom dia para nascer, Companhia da Letras, 2011.)

Considere a oração subordinada reduzida de infinitivo em “Está difícil flanar nas ruas de hoje.” (1º§). Ela pode ser corretamente identificada como substantiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q1045422 | Legislação dos Municípios do Estado de Minas Gerais, Legislação do Município de Além Paraíba, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Flávia logrou êxito na aprovação em concurso público para o Quadro de Pessoal do Magistério da Prefeitura Municipal de Além Paraíba. Foi nomeada para cargo de provimento efetivo e está sujeita a estágio probatório por período de vinte e quatro meses. Seu chefe imediato informará a seu respeito, reservadamente, quatro meses antes do término do período, ao órgão de pessoal, com relação ao preenchimento dos requisitos a seguir, a EXCEÇÃO de um; assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q1045425 | Braille, O Código Braille Na Grafia da Língua Portuguesa, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A respeito do código Braille, é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q911552 | Nutrição, Nutrição Infantil, Nutricionista, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A introdução alimentar é um momento repleto de novidades: os sabores e a consistência sólida dos alimentos, a colher, o prato. A família deve fazer com que essa experiência seja a mais agradável possível. Sobre as recomendações contidas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos (MS, 2019), especificamente para os bebês com seis meses de vida que estejam em aleitamento materno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Nessa idade, os dentes estão surgindo aos poucos; por isso a criança poderá receber a comida na forma de purê ou liquidificadas. Alimentos crus, como frutas, podem ser raspados ou amassados.


( ) Nessa idade, a criança deve começar a receber trêsrefeições; que podem ser almoço (ou jantar) e doislanches ou almoço, jantar e um lanche. Não há regra sobre qual refeição iniciar primeiro. O leite materno pode ser oferecido sempre que a criança quiser.


( ) Se a comida estiver um pouco seca, deve-se adicionar um pouco do caldo do cozimento dos legumes, dos feijões ou das carnes. Preparações úmidas são mais facilmente aceitas, já que a mastigação ainda está sendo desenvolvida.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

295Q872165 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Compete ao município de Além Paraíba, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além de outras atribuições previstas na legislação federal, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q911112 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), no artigo 14, concedeu à escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira. Ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela. A autonomia permite à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática. Sobre o exposto e considerando a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), são pontos essenciais para sua construção, a EXCEÇÃO de um; assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q910911 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A instrumentalidade no serviço social refere-se às múltiplas dimensões e recursos que os assistentes sociais utilizam para intervir na questão social de maneira eficaz e ética. É correto afirmar que a instrumentalidade no serviço social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q910929 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor Municipal IV, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O professor, ao organizar as situações de aprendizagem, deve estar atento ao fato de que cada atividade proposta realizada possa contribuir para aproximar o aluno, cada vez mais, do resultado esperado. Libâneo (2013) nos explica que a escolha e a organização dos métodos de ensino devem corresponder à necessária unidade objetivos-conteúdos-métodos e formas de organização do ensino e às condições concretas das situações didáticas. Relacione as técnicas de ensino indicadas às suas respectivas características.

1. Seminário.
2. Estudo do meio.
3. Estudo de caso.
4. Aula expositiva.

( ) Técnica da vivência da realidade, bastante dinâmica, e envolve também atividades extraclasses, tais como visitas a museus, parques de exposições, jardins zoológicos, dentre outros lugares.
( ) Trata-se de uma comunicação verbal estruturada, utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir determinados conteúdos aos alunos. Nesse processo, o professor define, apresenta e aplica determinado tema.
( ) Conduz o educando à pesquisa em relação a algum tema, apresentação e discussão do mesmo cientificamente. Tem como finalidade introduzir o educando não apenas na pesquisa, mas também na análise sistemática de fatos, estruturando-as para uma apresentação clara.
( ) Trabalha com a turma situações reais que já tenham sido solucionadas e que têm relação com o conteúdo estudado, permitindo, assim, que o aprendizado seja melhor concretizado. Apresenta os seguintes objetivos: oferecer oportunidades para que os alunos apliquem o conhecimento adquirido a situações reais e próximas do seu cotidiano; criar meios para que o aluno reflita e tome posição de mudança; e, favorecer a relação do tema estudado com a realidade.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q916068 | Português, Análise sintática, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Fazer nada
Como a visita de um pássaro nos fez pensar no tempo.

Conseguimos uns dias de folga e fomos passar um tempo cuidando um do outro. No hotel, em Itatiba, deram-nos o quarto 37, que se abre para um mar de morros verdes, com plantações, pastos, florestas. Fica no piso superior, tem pé-direito alto e uma varanda abraçada por árvores repletas de pássaros. À noite, entrou pela janela um passarinho. Minúsculo, branco no peito e na parte inferior da face, preto no dorso e na metade de cima da cabeça. Entrou pelo quarto, acelerado. Voava junto ao teto e não conseguia baixar até a altura da porta por onde havia entrado. Temíamos que se machucasse. Apagamos as luzes. Ele se acalmou e parou para descansar no toucador. Pulou em pé, no chão. Caminhou um pouco, ofegante. Usamos um chapéu para levá-lo à varanda, onde ficou ainda um tempo, refazendo-se.
Depois, vimos que deixou de lembrança um cocozinho na nossa cama. De onde teria vindo essa ave? Qual o significado do carimbo de passarinho sobre o lençol? Resisti à ideia de lembrar que excremento de pássaro é sinal de boa fortuna em antigas tradições. Augúrio? Sinal? Ali não havia mistério. Era apenas um bichinho assustado, acelerado demais. Talvez apenas apavorado por haver entrado em um lugar de onde parecia impossível sair. Mais do que um significado oculto, sua visita pode é nos inspirar, quem sabe, uma analogia. Quantas vezes o homem não se debate, na ilusão de que está acuado? Quantas vezes sofre sem perceber que está saturado por estímulos que ele próprio foi buscar? A sensação de que seu tempo é estrangulado, sem se dar conta de que é ele quem cultiva desassossego para si. Um amigo, sobrinho de um sábio do interior, costuma usar a imagem da trajetória errática e vã das formigas para ilustrar a ilusão que acomete o homem em movimentos inócuos e sem sentido, o esforço inútil. Não é à toa que se fale tanto na necessidade de ir com mais calma.
Afinal, nós nunca aceleramos tanto. Na ilusão de anteciparmos o futuro, roubamos o momento seguinte e deixamos de vivê-lo. Convivemos sem prestar atenção no outro, respiramos com sofreguidão, comemos sem sentir o sabor. Fugimos do presente, o único tempo que existe e sobre o qual criamos a referência para um passado reconstruído na memória e um futuro sonhado. Como parar e fazer nada? Como apenas ser, sem se debater por ter entrado em uma porta estranha? Há quem não consiga relaxar e, simplesmente, fazer nada. Alguém já disse que fazer nada não é a completa falta de ação, mas a ação feita com desapego, sem visar resultado para si mesmo. Há algo de bom em atingir esse momento em que só se é parte da paisagem e não um observador separado. Se ainda quiséssemos procurar um significado para a visita da pequena ave, poderíamos dizer que ela veio trazer o tema para estas linhas que você lê agora. Como se nos dissesse: que bom que vocês conseguiram uns dias de folga e vieram aqui, cuidar um do outro. Sejam bem-vindos a este momento e esqueçam o resto. Fui.

(NOGUEIRA, Paulo. Vida Simples, ed. 37. São Paulo: Abril, 2006.)
Em “Conseguimos uns dias de folga e fomos passar um tempo cuidando um do outro.” (1º§), ocorre um caso de sujeito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q1027177 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Médico PSF, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

No hospital de determinado município, 40 pacientes estão sendo monitorados para avaliar seus hábitos alimentares, que incluem a adesão a, pelo menos, uma de duas dietas: rica em proteínas ou rica em carboidratos. Desses, 26 pacientes seguem uma dieta rica em proteínas, 22 seguem uma dieta rica em carboidratos e 8 pacientes seguem ambas as dietas (proteínas e carboidratos). Se um paciente é escolhido aleatoriamente, qual é a probabilidade de que ele siga apenas uma das dietas citadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.