Início

Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q916537 | Português, Adjetivos, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Feliz por nada

Geralmente, quando uma pessoa exclama Estou tão feliz!, é porque engatou um novo amor, conseguiu uma promoção, ganhou uma bolsa de estudos, perdeu os quilos que precisava ou algo do tipo. Há sempre um porquê. Eu costumo torcer para que essa felicidade dure um bom tempo, mas sei que as novidades envelhecem e que não é seguro se sentir feliz apenas por atingimento de metas. Muito melhor é ser feliz por nada.
Digamos: feliz porque maio recém começou e temos longos oito meses para fazer de 2010 um ano memorável. Feliz por estar com as dívidas pagas. Feliz porque alguém o elogiou.
Feliz porque existe uma perspectiva de viagem daqui a alguns meses. Feliz porque você não magoou ninguém hoje. Feliz porque daqui a pouco será hora de dormir e não há lugar no mundo mais acolhedor do que sua cama.
Esquece. Mesmo sendo motivos prosaicos, isso ainda é ser feliz por muito.
Feliz por nada, nada mesmo?
Talvez passe pela total despreocupação com essa busca. Essa tal de felicidade inferniza.
“Faça isso, faça aquilo”. A troco? Quem garante que todos chegam lá pelo mesmo caminho?
Particularmente, gosto de quem tem compromisso com a alegria, que procura relativizar as chatices diárias e se concentrar no que importa pra valer, e assim alivia o seu cotidiano e não atormenta o dos outros. Mas não estando alegre, é possível ser feliz também. Não estando “realizado”, também. Estando triste, felicíssimo igual. Porque felicidade é calma.
Consciência. É ter talento para aturar o inevitável, é tirar algum proveito do imprevisto, é ficar debochadamente assombrado consigo próprio: como é que eu me meti nessa, como é que foi acontecer comigo? Pois é, são os efeitos colaterais de se estar vivo.
Benditos os que conseguem se deixar em paz. Os que não se cobram por não terem cumprido suas resoluções, que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos. Apenas fazem o melhor que podem.
Se é para ser mestre em alguma coisa, então que sejamos mestres em nos libertar da patrulha do pensamento. De querer se adequar à sociedade e ao mesmo tempo ser livre.
Adequação e liberdade simultaneamente? É uma senhora ambição. Demanda a energia de uma usina. Para que se consumir tanto?
A vida não é um questionário de Proust. Você não precisa ter que responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria. Que mania de se autoconhecer. Chega de se autoconhecer. Você é o que é, um imperfeito bem-intencionado e que muda de opinião sem a menor culpa.
Ser feliz por nada talvez seja isso.
(MEDEIROS, Martha. Feliz por nada, 2011. Ediora L&PM., 216 p.)
Em “Mas não estando alegre, é possível ser feliz também. Não estando ‘realizado’, também. Estando triste, felicíssimo igual. Porque felicidade é calma.” (8º§) há a presença do vocábulo “felicíssimo”. Independente do contexto, é possível afirmar que esse termo exprime a ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q902475 | Pedagogia, PCN's, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são documentos de orientação pedagógica que buscam nortear a prática educativa nas escolas brasileiras. Para o ensino médio, os PCNs estabelecem competências e habilidades essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo de sua formação. NÃO corresponde a uma competência, em educação física, a ser desenvolvida pelos alunos no decorrer do ensino médio, de acordo com os PCNs:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q897628 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Enfermeiro/PSF, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Segundo as diretrizes da American Heart Association (AHA) de 2020, quais as ações imediatas um enfermeiro deverá estabelecer no Suporte Básico de Vida (SBV) ao identificar uma Parada Cardiorrespiratória (PCR)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q902584 | Geografia, Migrações, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A fuga de cérebros, também conhecida como fuga de talentos ou emigração qualificada, é um fenômeno que ocorre quando profissionais altamente qualificados emigram de seus países de origem em busca de melhores oportunidades profissionais, educacionais ou de qualidade de vida em outros países. No contexto brasileiro, esse fenômeno tem sido objeto de estudo e preocupação, especialmente devido aos impactos na economia e no desenvolvimento científico e tecnológico do país. Sobre a fuga de cérebros, analise as afirmativas a seguir.


I. Afeta principalmente setores como ciência, tecnologia, engenharia e medicina, nos quais o Brasil investe consideravelmente em formação de profissionais.


II. É uma consequência direta da falta de oportunidades de emprego qualificado e de políticas de valorização do profissional no Brasil.


III. Pode gerar um impacto positivo para o Brasil, pois promove a disseminação do conhecimento e da expertise brasileira em outros países.


IV. É um fenômeno que pode ocorrer tanto em países em desenvolvimento, como também em nações desenvolvidas.


Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q911552 | Nutrição, Nutrição Infantil, Nutricionista, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A introdução alimentar é um momento repleto de novidades: os sabores e a consistência sólida dos alimentos, a colher, o prato. A família deve fazer com que essa experiência seja a mais agradável possível. Sobre as recomendações contidas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois Anos (MS, 2019), especificamente para os bebês com seis meses de vida que estejam em aleitamento materno, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Nessa idade, os dentes estão surgindo aos poucos; por isso a criança poderá receber a comida na forma de purê ou liquidificadas. Alimentos crus, como frutas, podem ser raspados ou amassados.


( ) Nessa idade, a criança deve começar a receber trêsrefeições; que podem ser almoço (ou jantar) e doislanches ou almoço, jantar e um lanche. Não há regra sobre qual refeição iniciar primeiro. O leite materno pode ser oferecido sempre que a criança quiser.


( ) Se a comida estiver um pouco seca, deve-se adicionar um pouco do caldo do cozimento dos legumes, dos feijões ou das carnes. Preparações úmidas são mais facilmente aceitas, já que a mastigação ainda está sendo desenvolvida.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q872155 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Torna-se necessário colocar blocos de concreto no piso de uma praça pública, que possui formato retangular com 120 metros de comprimento e 150 metros de largura. Sabe-se que 3 trabalhadores são capazes de assentar 25 m² de blocos de concreto em uma jornada de trabalho de 6 horas. Foram designados para esse trabalho um grupo com 60 trabalhadores igualmente eficientes em uma jornada de trabalho de 8 horas por dia. Quantos dias ao todo serão necessários para colocar os blocos de concreto em todo o piso da praça pública?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q882197 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é um marco na garantia do direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública. O Art. 18 da LDB versa sobre a composição dos sistemas municipais de ensino. Nesse sentido, esse sistema municipal compreende as seguintes instituições e órgãos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q1087769 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Professor de Matemática, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Joana frequenta uma cafeteria que serve uma bebida composta por café, leite e espuma de creme. A cafeteria dispõe de 5 variedades de cafés, 3 tipos de leite e 4 opções de espuma. De acordo com essas informações, o número de maneiras diferentes que Joana pode montar uma bebida dessa cafeteria contendo 1 variedade de café, 2 tipos de leite e 2 opções de espumas está compreendido entre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q1080660 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Segundo as disposições da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q1045412 | Português, Morfologia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

A rua, a fila, o acaso


Eu ia dando a minha voltinha num silêncio interior de paz. Está difícil flanar nas ruas de hoje. Muito barulho, carros voando ou atravancando a calçada, anda sobrecarregado o ar que respiramos. Mas há sempre o que ver, se levamos olhos desprevenidos, de simpatia. Me lembrei do tempo em que o pai de família saía depois do jantar pra fazer o quilo. A expressão tem a ver com o mistério da nossa usina interior.


Com o perdão da palavra, tem a ver com as nossas tripas. Hoje é o cooper, que traz um afã de competição. Cronometrado e exibido, tira o fôlego e impede a conversinha mole. É mais uma fábrica de ansiedade nesta época que fabrica estresse. Pois eu ia andando pra clarear as ideias, ou pra pensar em nada. Nessa hora de entrega e de inocência é que acontece a iluminação. A luzinha do entendimento acende onde quer.


Sem nenhum objetivo, ia eu bem satisfeitinho na minha disponibilidade. Aberto a qualquer convite, podia comprar um bombom, ou uma flor. Ou uma dessas canetinhas que acertam comigo e, bem ordinária, me traz um estremecimento de colegial. A gente sabe que o endereço da felicidade é no passado e é mentira. Mas é bom que exista, a felicidade. Nem que seja um momentinho só. Tão rico que dá pra ir vivendo. E se renova com qualquer surpresa boba. Encontrar por exemplo na banca uma revista fútil e dar com a foto daquela moça bonita. Olhar seus olhos e entendê-los, olhos adentro.


A vida é um mundo de possibilidades. Atração e repulsa, afinidades. Convergência e divergência. Nessa altura, as minhas pernas tinham me levado pro mundo da lua. Quando dei comigo de volta, estava espiando uma fila que coleava pela calçada. Curioso: etimologicamente, aposentado é quem se recolhe aos aposentos. De repente, os aposentados saíram da toca e estão na rua, pacientes em fila ou irados aos magotes.


Mas aquela fila não podia ser de aposentados. Tinha uma moça de short e pernas fortes de atleta. E muitos jovens. E vários boys. Um pequeno interesse, receber um dinheirinho, ou uma pequena obrigação, pagar uma conta, juntou na fila aquele pessoal todo. Misterioso caminho, esse, que aproxima as pessoas por um instante e depois as separa. Há de ver que ali estavam lado a lado duas almas que se procuram e, distraídas, disso não se deram conta. O acaso, o destino, quanta coisa passa por uma cabeça vadia! Ou por um frívolo coração.


(Otto Lara Resende. Folha de São Paulo. Publicada no livro Bom dia para nascer, Companhia da Letras, 2011.)

Considere as ocorrências do vocábulo “que” sublinhadas nas alternativas abaixo. É correto afirmar que, em todas, o vocábulo “que” é pronome relativo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q911558 | Nutrição, Métodos de Conservação dos Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sobre o processo de branqueamento para a conservação de hortaliças, analise as afirmativas a seguir.


( ) É um processo feito para inativar somente as enzimas que provocariam alterações na cor dos alimentos.


( ) É muito aplicado em vegetais antes do congelamento, da desidratação e do enlatamento.


( ) A regulação do tempo e da temperatura do branqueamento dependerá do tipo de matéria-prima, da forma e do tamanho, do método de aquecimento e do tipo de enzima, que é importante que seja inativada.


( ) O vapor ou a água quente são meios empregados para o branqueamento dos alimentos e ambos apresentam a mesma indução de perdas de nutrientes.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q902361 | Pedagogia, Gestão Escolar, Secretário de Escola, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em relação às rotinas administrativas do secretário escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. Lançar notas em boletins e históricos escolares.
II. Controlar e guardar os livros de registro de classe, livro-ponto e documentos pertinentes às rotinas da escola.
III. Elaborar atas de reuniões.
IV. Controlar as chamadas telefônicas recebidas e realizadas.
V. Manter atualizados e organizados os arquivos de legislação e da vida da escola.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q872161 | Direito Constitucional, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Constituição Federal, promulgada em 1988, estabelece a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, que compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Sobre a sua organização político-administrativa, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q872171 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

As Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) são responsáveis por mais da metade do total de mortes no Brasil. Em 2019, 54,7% dos óbitos registrados no Brasil foram causados por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) e 11,5% por agravos. As DCNTs, principalmente as doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes e doenças respiratórias crônicas, são causadas por vários fatores ligados às condições de vida dos sujeitos.
(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/. Acesso em: agosto de 2024.)
O câncer de mama ocorre pela multiplicação desordenada de células anormais, podendo formar um tumor de grande potencial e invadir outros órgãos. O Ministério da Saúde preconiza que a mamografia de rastreamento, nos casos em que não há sinais nem sintomas, seja ofertada a cada dois anos para as mulheres a partir da faixa etária de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q872177 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A gravidez é um evento resultante da fecundação do óvulo (ovócito) pelo espermatozoide.Habitualmente, ocorre dentro do útero e é responsável pela geração de um novo ser. Este é um momento de grandes transformações para a mulher, para seu (sua) parceiro (a) e para toda a família.
(Ministério da Saúde)

Em qual período se formam os dedos, as mãos, as orelhas e os órgãos internos do bebê?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q910906 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente Social, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), instituída pela Lei nº 9.394/1996, representa um marco normativo fundamental para o sistema educacional brasileiro e vem, desde a sua promulgação, passando por alterações ao longo do tempo, visando adaptar suas diretrizes às demandas e desafios mais atuais no cenário educacional brasileiro. Essas alterações buscam refletir mudanças sociais, tecnológicas e pedagógicas, com o intuito de aprimorar o sistema educacional do país. De acordo com a Lei nº 9.394/1996 e suas alterações, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q902466 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sobre as orientações didáticas contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o componente curricular denominado educação física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A educação física é o componente curricular que reproduz as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal.


( ) Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno biológico, diversificado, unidimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a reprodução de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e dependente na sociedade.


( ) É fundamental frisar que a educação física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na educação básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural. Esse universo compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola.


( ) Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e, produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ou o cuidado com o corpo e a saúde. Portanto, entende-se que essas práticas corporais são aquelas realizadas fora das obrigações laborais, domésticas, higiênicas e religiosas, nas quais os sujeitos se envolvem em função de propósitos específicos, sem caráter instrumental.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q916072 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Fazer nada
Como a visita de um pássaro nos fez pensar no tempo.

Conseguimos uns dias de folga e fomos passar um tempo cuidando um do outro. No hotel, em Itatiba, deram-nos o quarto 37, que se abre para um mar de morros verdes, com plantações, pastos, florestas. Fica no piso superior, tem pé-direito alto e uma varanda abraçada por árvores repletas de pássaros. À noite, entrou pela janela um passarinho. Minúsculo, branco no peito e na parte inferior da face, preto no dorso e na metade de cima da cabeça. Entrou pelo quarto, acelerado. Voava junto ao teto e não conseguia baixar até a altura da porta por onde havia entrado. Temíamos que se machucasse. Apagamos as luzes. Ele se acalmou e parou para descansar no toucador. Pulou em pé, no chão. Caminhou um pouco, ofegante. Usamos um chapéu para levá-lo à varanda, onde ficou ainda um tempo, refazendo-se.
Depois, vimos que deixou de lembrança um cocozinho na nossa cama. De onde teria vindo essa ave? Qual o significado do carimbo de passarinho sobre o lençol? Resisti à ideia de lembrar que excremento de pássaro é sinal de boa fortuna em antigas tradições. Augúrio? Sinal? Ali não havia mistério. Era apenas um bichinho assustado, acelerado demais. Talvez apenas apavorado por haver entrado em um lugar de onde parecia impossível sair. Mais do que um significado oculto, sua visita pode é nos inspirar, quem sabe, uma analogia. Quantas vezes o homem não se debate, na ilusão de que está acuado? Quantas vezes sofre sem perceber que está saturado por estímulos que ele próprio foi buscar? A sensação de que seu tempo é estrangulado, sem se dar conta de que é ele quem cultiva desassossego para si. Um amigo, sobrinho de um sábio do interior, costuma usar a imagem da trajetória errática e vã das formigas para ilustrar a ilusão que acomete o homem em movimentos inócuos e sem sentido, o esforço inútil. Não é à toa que se fale tanto na necessidade de ir com mais calma.
Afinal, nós nunca aceleramos tanto. Na ilusão de anteciparmos o futuro, roubamos o momento seguinte e deixamos de vivê-lo. Convivemos sem prestar atenção no outro, respiramos com sofreguidão, comemos sem sentir o sabor. Fugimos do presente, o único tempo que existe e sobre o qual criamos a referência para um passado reconstruído na memória e um futuro sonhado. Como parar e fazer nada? Como apenas ser, sem se debater por ter entrado em uma porta estranha? Há quem não consiga relaxar e, simplesmente, fazer nada. Alguém já disse que fazer nada não é a completa falta de ação, mas a ação feita com desapego, sem visar resultado para si mesmo. Há algo de bom em atingir esse momento em que só se é parte da paisagem e não um observador separado. Se ainda quiséssemos procurar um significado para a visita da pequena ave, poderíamos dizer que ela veio trazer o tema para estas linhas que você lê agora. Como se nos dissesse: que bom que vocês conseguiram uns dias de folga e vieram aqui, cuidar um do outro. Sejam bem-vindos a este momento e esqueçam o resto. Fui.

(NOGUEIRA, Paulo. Vida Simples, ed. 37. São Paulo: Abril, 2006.)
A expressão que melhor define o objetivo central desse texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q902524 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
As frases a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.

1. Não é exatamente uma religião. A doutrina surgiu na França e se expandiu pelo mundo.

2. Atualmente, a maior parte dos seus seguidores no mundo vive em Israel e nos Estados Unidos.

3. É a principal doutrina no Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda mais praticada.

4. Representa mais de 80% da população na Índia e no Nepal. É a terceira maior religião do mundo.
Um professor de ensino religioso do ensino fundamental desenvolveu um modelo de aula baseado em um esquema de charadas sobre as religiões do mundo a partir das frases apresentadas. Com a sala dividida em grupos, a cada charada respondida se avançava para uma nova fase. Sobre essa aula, é correto afirmar que o professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q1045413 | Português, Sintaxe, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

A rua, a fila, o acaso


Eu ia dando a minha voltinha num silêncio interior de paz. Está difícil flanar nas ruas de hoje. Muito barulho, carros voando ou atravancando a calçada, anda sobrecarregado o ar que respiramos. Mas há sempre o que ver, se levamos olhos desprevenidos, de simpatia. Me lembrei do tempo em que o pai de família saía depois do jantar pra fazer o quilo. A expressão tem a ver com o mistério da nossa usina interior.


Com o perdão da palavra, tem a ver com as nossas tripas. Hoje é o cooper, que traz um afã de competição. Cronometrado e exibido, tira o fôlego e impede a conversinha mole. É mais uma fábrica de ansiedade nesta época que fabrica estresse. Pois eu ia andando pra clarear as ideias, ou pra pensar em nada. Nessa hora de entrega e de inocência é que acontece a iluminação. A luzinha do entendimento acende onde quer.


Sem nenhum objetivo, ia eu bem satisfeitinho na minha disponibilidade. Aberto a qualquer convite, podia comprar um bombom, ou uma flor. Ou uma dessas canetinhas que acertam comigo e, bem ordinária, me traz um estremecimento de colegial. A gente sabe que o endereço da felicidade é no passado e é mentira. Mas é bom que exista, a felicidade. Nem que seja um momentinho só. Tão rico que dá pra ir vivendo. E se renova com qualquer surpresa boba. Encontrar por exemplo na banca uma revista fútil e dar com a foto daquela moça bonita. Olhar seus olhos e entendê-los, olhos adentro.


A vida é um mundo de possibilidades. Atração e repulsa, afinidades. Convergência e divergência. Nessa altura, as minhas pernas tinham me levado pro mundo da lua. Quando dei comigo de volta, estava espiando uma fila que coleava pela calçada. Curioso: etimologicamente, aposentado é quem se recolhe aos aposentos. De repente, os aposentados saíram da toca e estão na rua, pacientes em fila ou irados aos magotes.


Mas aquela fila não podia ser de aposentados. Tinha uma moça de short e pernas fortes de atleta. E muitos jovens. E vários boys. Um pequeno interesse, receber um dinheirinho, ou uma pequena obrigação, pagar uma conta, juntou na fila aquele pessoal todo. Misterioso caminho, esse, que aproxima as pessoas por um instante e depois as separa. Há de ver que ali estavam lado a lado duas almas que se procuram e, distraídas, disso não se deram conta. O acaso, o destino, quanta coisa passa por uma cabeça vadia! Ou por um frívolo coração.


(Otto Lara Resende. Folha de São Paulo. Publicada no livro Bom dia para nascer, Companhia da Letras, 2011.)

Considere o trecho “Um pequeno interesse, receber um dinheirinho, ou uma pequena obrigação, pagar uma conta, juntou na fila aquele pessoal todo.” (5º§). A concordância verbal sugere que, em caso de indicação de exclusão ao usar a preposição “ou”, como o do excerto, o verbo concorda:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.