Início

Questões de Concursos Prefeitura de Além Paraíba MG

Resolva questões de Prefeitura de Além Paraíba MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q1045418 | Matemática, Progressões, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O número de novas matrículas em uma escola, ao longo dos 12 meses do ano passado, formou uma sequência regida por uma progressão aritmética. Se nos meses de maio e agosto houve 32 e 53 matrículas, respectivamente, quantas matrículas, no total, foram contabilizadas nos 10 primeiros meses do ano passado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

322Q1045424 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A Revolução de 1930, resultado de uma crise que vinha destruindo o monopólio do poder pelas velhas oligarquias, favoreceu a criação de algumas condições básicas para a implantação definitiva do capitalismo industrial no Brasil. É então que a demanda social de educação cresce e se consubstancia numa pressão cada vez mais forte para a expansão do ensino. Considerando o contexto histórico pelo qual passava a educação brasileira, analise as afirmativas a seguir.

I. Em 1930 foi a criada a da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 4.024, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino primário no país, representando um marco nas políticas educacionais ao tornar o ensino fundamental compulsório. No entanto, a implementação efetiva e a universalização do ensino primário foram desafiadoras, dada a falta de estrutura e recursos adequados em muitas regiões do Brasil naquela época.
II. Assim como a expansão capitalista não se fez por todo o território nacional e de forma mais ou menos homogênea, a expansão da demanda escolar só se desenvolveu nas zonas onde se intensificaram as relações de produção capitalista, o que acabou criando uma das contradições mais sérias do sistema educacional brasileiro.
III. Se de um lado iniciamos nossa revolução industrial e educacional com um atraso de mais de cem anos em relação aos países desenvolvidos, de outro, essa revolução tem atingido de forma desigual o próprio território nacional. Daí resultou uma defasagem histórica e, se assim podemos exprimir-nos, geográfica, que se tem traduzido pela presença de contradições cada vez mais profundas.
IV. Vivemos, em matéria de educação, como nos demais aspectos da vida social, duas ou mais épocas históricas simultaneamente. Somos, com isso, obrigados a resolver problemas que outros povos já resolveram há um século ou mais, enquanto enfrentamos situações mais complexas, cuja superação exige uma tradição cultural e educacional que ainda não temos.
V. A luta de classes no terreno educacional, após a Revolução de 1930, revelou-se harmoniosa, uma vez que o sistema escolar, a partir desse momento, experimentou uma redução da pressão social por educação, com demandas mais restritas e menos exigências em termos de democratização do ensino.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q902581 | Geografia, Clima, Professor de Geografia, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O estudo do tempo e do clima é fundamental para diversas áreas do conhecimento, como a meteorologia, a agricultura e o planejamento urbano. No contexto das mudanças climáticas globais, compreender a diferença entre tempo e clima é essencial para interpretar os dados meteorológicos e fazer previsões adequadas. Sobre tempo e clima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O tempo refere-se às condições atmosféricas em um período curto e específico, como um dia ou uma semana.


( ) O clima é determinado pelas condições médias de tempo observadas ao decorrer de um longo período, geralmente trinta anos ou mais.


( ) Mudanças no tempo podem ocorrer rapidamente e são frequentemente previsíveis com alta precisão a longo prazo.


( ) O clima de uma região pode influenciar os padrões de vegetação e a distribuição das espécies.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

324Q902358 | Pedagogia, Gestão Escolar, Secretário de Escola, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Os arquivos escolares nas escolas municipais de Minas Gerais seguem um sistema organizado para assegurar a correta guarda, manutenção e acesso aos documentos importantes relacionados aos alunos e às atividades escolares. Em relação à classificação e organização desses documentos, é correto afirmar que são classificados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

325Q902360 | Pedagogia, Gestão Escolar, Secretário de Escola, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Juraci, secretária escolar, lotada na escola Municipal Jardim Encantado, tem, dentre outras funções, a de controlar documentos de professores e alunos. Considerando tais documentos, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se do documento que serve como referência para a gestão e organização do conhecimento escolar, ao dispor sobre os conteúdos a serem estudados e o modo como serão abordados em sala de aula, além de estabelecer as metodologias e as estratégias de aprendizagem adotadas pela escola.
II. É um documento normativo que compreende os objetivos de aprendizagem e as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, além de orientar o trabalho dos professores para cumprir esse propósito.
III. Surgiu para organizar o projeto pedagógico e atender às diretrizes educacionais, com a padronização dos conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos, de modo a garantir uma formação democrática que proporcione a humanização, a cidadania, o direito à educação e a diminuição da desigualdade cultural.

As afirmativas referem-se à(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

326Q902464 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sobre os processos de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias educacionais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que:


Há que se considerar, ainda, que a cultura digital tem promovido mudanças sociais significativas nas sociedades contemporâneas. Em decorrência do avanço e da multiplicação das tecnologias de informação e comunicação e do crescente acesso a elas pela maior disponibilidade de computadores, telefones celulares, tablets e afins, os estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, não somente como consumidores. Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil. Por sua vez, essa cultura também apresenta forte apelo emocional e induz ao imediatismo de respostas e à efemeridade das informações, privilegiando análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticas, diferentes dos modos de dizer e argumentar característicos da vida escolar.

(BRASIL, 2018.)


Sobre a construção de uma proposta pedagógica com foco nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para as aulas de educação física na escola, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

327Q902467 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sobre as possibilidades didáticas da dança como proposta pedagógica para as aulas de educação física na escola, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) É considerada uma das formas mais antigas de manifestação do corpo. Nasceu e se desenvolveu à medida que o ser humano teve a necessidade de se comunicar e expressar, sendo as primeiras danças de cunho imitativo, nas quais os primitivos simulavam os acontecimentos desejando que se tornassem realidade.


( ) Propõe uma ampliação dos horizontes e a formação de pensamentos acríticos, conduzindo a participação, a compreensão, o desfrute e a reconstrução das atuais conjunturas das artes e também das condições de cidadania.


( ) Desenvolvida no contexto escolar possibilita a exploração da criatividade pela descoberta e a busca de novas formas de movimentação corporal.


( ) Amplia o vocabulário motor e o senso perceptivo para a ênfase exclusiva nas técnicas historicamente construídas ao longo da história.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

328Q902518 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Leia os trechos a seguir para responder a questão.

Trecho I

O seu objetivo é ordenar sistematicamente os distintos fenômenos religiosos, definir seus conteúdos religiosos e compreender, dessa maneira, a “essência” da religião. Na segunda metade do século XX, a sua forma tradicional se tornou alvo de fortes críticas.

Trecho II São de seu especial interesse questões como, por exemplo, a relação entre religião e formas da organização social, religião e política, religião e camadas sociais ou religião e família. Temas como “secularização”, “fundamentalismo” e “religião civil” estão, em certa medida, há muitas décadas entre os seus temas centrais.

Trecho III Especializou-se prioritariamente na pesquisa de religiões em sociedades de passado ágrafo, mais exatamente em sociedades menos complexas. Trabalha, por exemplo, com a análise de mitos – os equivalentes aos “escritos sagrados” –, e no nível da prática religiosa trabalha, por exemplo, com a análise de formas de rituais.

Trecho IV Dedica-se prioritariamente à relação entre o indivíduo e a religião, partindo da constatação de que a religião – especialmente no plano da experiência religiosa e da práxis religiosa – tem seu lugar na experiência individual dos seres humanos.
(HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução: Monika Ottermann. São Paulo: Loyola, 2017. p. 14.)
A ciência da religião propõe inúmeros diálogos com as mais diversas áreas da ciência. Em qual dos trechos citados anteriormente existe um contato direto com a antropologia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

329Q911567 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

As concepções de conhecimento e aprendizagem são fatores importantes para se pensar em estratégias ao ato de aprender. Autores como Nunes e Silveira (2015) afirmam que o conceito de aprendizagem não é um conceito simples e unânime e que há uma variedade de concepções de conhecimento que abordam a aprendizagem de forma diversificada”.

(Nunes e Silveira 2015 p. 12.)


Sobre as concepções de conhecimentos de aprendizagem no cenário da psicologia da educação, relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas concepções.


1. Empirista.

2. Inatista.

3. Construtivista.

4. Histórico-cultural.


( ) Essa visão de conhecimento considera que as condições do indivíduo para aprender são predeterminadas.


( ) A concepção de conhecimento com base nessa visão enfatiza o papel da cultura na formação da consciência humana e da atividade do sujeito.


( ) A denominação dessa visão refere-se ao movimento filosófico, surgido na Inglaterra, no século XVII, que defendia a tese de que o conhecimento humano tem origem a partir da experiência.


( ) Essa concepção considera o conhecimento humano construído graças à interação sujeito e meio (físico e social) externo. O desenvolvimento intelectual-afetivo passa por etapas de organização, não sendo inato, nem apenas fruto de estimulações do ambiente.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q902359 | Pedagogia, Gestão Escolar, Secretário de Escola, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Solange, é secretária escolar e, dentre suas atribuições, está a de redigir documentos e facilitar o processo comunicativo entre a comunidade escolar e a comunidade a ela vinculada. Sobre a redação de documentos administrativos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F as falsas.

( ) A redação oficial preza pela formalidade e objetividade, dentre outros atributos; sendo assim, não cabe o uso de emojis, que transmitem informalidade e subjetividade.
( ) O emprego excessivo de adjetivos tira a objetividade e a impessoalidade necessárias ao texto.
( ) Quanto ao uso do correio eletrônico (e-mail) como comunicação oficial, é correto afirmar que, antes de enviar um anexo, é preciso avaliar se ele é realmente indispensável e se seria possível colocá-lo no corpo do e-mail.
( ) O memorando é um documento pelo qual o indivíduo interessado solicita ao poder público algo que ele acredite que lhe pertença ou até que deva usufruir. Além disso, ele pode usar para se defender de uma determinada prática ou até situação que o lese de alguma forma.
( ) A retórica é um atributo da redação oficial. Ela caracteriza-se como uma forma de comunicação que busca o convencimento, mais voltado para discursos. Esse tipo de comunicação é preferível que ocorra em textos oficiais, em razão do seu caráter de sofisticação, estética e persuasão.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

331Q882196 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A educação infantil é considerada uma etapa importante no desenvolvimento da criança; momento no qual ela amplia o círculo de convivência social, assim como as possibilidades de desenvolvimento, suas habilidades físicas, sociais e culturais. Nesse sentido, a interseccionalidade entre os saberes e as práticas pedagógicas e o desenvolvimento da linguagem são fundamentais para o início da caminhada escolar até o letramento e a alfabetização. Assinale a afirmativa que possui a associação correta entre a idade, o objetivo e atividade pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

332Q916534 | Português, Interpretação de Textos, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

Uma breve história da expectativa de vida


No início do século 20, quando a expectativa de vida era de 47 anos nos países industrializados e de 33 no nosso, o que mais matava eram as doenças infecciosas: pneumonia, tuberculose, gastroenterite.
A pandemia, ao tirar 5,5 milhões de vidas nos últimos dois anos, trouxe as infecções de volta aos holofotes. O caminho natural, porém, é a ciência vencer essa luta novamente, como fez antes. O desenvolvimento de vacinas e antibióticos, além de condições mais humanas de saneamento básico, foi diminuindo as doenças infecciosas ao longo do século passado. E em 1960 a expectativa de vida tinha saltado para 52 anos por aqui (e 69 anos nos países ricos).
Foi aí que as doenças cardiovasculares e os vários tipos de câncer passaram a ser os grandes desafios de longo prazo da medicina. Mas essa é outra guerra que está sendo vencida.
Nos EUA, que mantêm dados históricos precisos, o número de mortes por doenças cardiovasculares caiu de 800 para cada 100 mil habitantes na década de 1960 para 200 hoje.
As batalhas contra o câncer são mais complexas, contudo, não faltam vitórias. Uma das principais é o sucesso das imunoterapias no combate ao melanoma (o mais agressivo dos cânceres de pele). Desde o boom na criação de novos medicamentos, a mortalidade por melanoma passou a cair 5% ao ano.
Tudo isso levou a mais avanços na expectativa de vida. Hoje ela está próxima dos 80 anos, seja no Brasil, seja nos países do topo da pirâmide. Por aqui, sempre vale lembrar, boa parte disso se deve a um fato central: sermos o único país com mais de 200 milhões de habitantes a contar com um sistema universal de assistência médica gratuita, o SUS.
E hoje há 22 milhões de pessoas com 65 anos ou mais no país. Uma vitória. Mas o aumento na longevidade traz outro desafio para a medicina: as enfermidades mentais que surgem nas fases mais avançadas da vida – principalmente o Alzheimer, que atinge 1,2 milhão de brasileiros.

(Disponível em: uper.abril.com.br/coluna/. Acesso em: 10/07/2024. Adaptado.)

No trecho “Hoje ela está próxima dos 80 anos, seja no Brasil, seja nos países do topo da pirâmide.” (6º§), as palavras destacadas expressam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

333Q897625 | Enfermagem, COFEN, Enfermeiro/PSF, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no uso de suas atribuições, publicou, em 17 de janeiro de 2024, a Resolução nº 736, que determina a implementação do Processo de Enfermagem (PE) em todo contexto socioambiental no qual ocorram cuidados prestados por enfermeiros, técnicos e auxiliares. Considerando a Resolução nº 736/2024, assinale a alternativa que envolve as etapas do Processo de Enfermagem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

334Q916073 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Fazer nada
Como a visita de um pássaro nos fez pensar no tempo.

Conseguimos uns dias de folga e fomos passar um tempo cuidando um do outro. No hotel, em Itatiba, deram-nos o quarto 37, que se abre para um mar de morros verdes, com plantações, pastos, florestas. Fica no piso superior, tem pé-direito alto e uma varanda abraçada por árvores repletas de pássaros. À noite, entrou pela janela um passarinho. Minúsculo, branco no peito e na parte inferior da face, preto no dorso e na metade de cima da cabeça. Entrou pelo quarto, acelerado. Voava junto ao teto e não conseguia baixar até a altura da porta por onde havia entrado. Temíamos que se machucasse. Apagamos as luzes. Ele se acalmou e parou para descansar no toucador. Pulou em pé, no chão. Caminhou um pouco, ofegante. Usamos um chapéu para levá-lo à varanda, onde ficou ainda um tempo, refazendo-se.
Depois, vimos que deixou de lembrança um cocozinho na nossa cama. De onde teria vindo essa ave? Qual o significado do carimbo de passarinho sobre o lençol? Resisti à ideia de lembrar que excremento de pássaro é sinal de boa fortuna em antigas tradições. Augúrio? Sinal? Ali não havia mistério. Era apenas um bichinho assustado, acelerado demais. Talvez apenas apavorado por haver entrado em um lugar de onde parecia impossível sair. Mais do que um significado oculto, sua visita pode é nos inspirar, quem sabe, uma analogia. Quantas vezes o homem não se debate, na ilusão de que está acuado? Quantas vezes sofre sem perceber que está saturado por estímulos que ele próprio foi buscar? A sensação de que seu tempo é estrangulado, sem se dar conta de que é ele quem cultiva desassossego para si. Um amigo, sobrinho de um sábio do interior, costuma usar a imagem da trajetória errática e vã das formigas para ilustrar a ilusão que acomete o homem em movimentos inócuos e sem sentido, o esforço inútil. Não é à toa que se fale tanto na necessidade de ir com mais calma.
Afinal, nós nunca aceleramos tanto. Na ilusão de anteciparmos o futuro, roubamos o momento seguinte e deixamos de vivê-lo. Convivemos sem prestar atenção no outro, respiramos com sofreguidão, comemos sem sentir o sabor. Fugimos do presente, o único tempo que existe e sobre o qual criamos a referência para um passado reconstruído na memória e um futuro sonhado. Como parar e fazer nada? Como apenas ser, sem se debater por ter entrado em uma porta estranha? Há quem não consiga relaxar e, simplesmente, fazer nada. Alguém já disse que fazer nada não é a completa falta de ação, mas a ação feita com desapego, sem visar resultado para si mesmo. Há algo de bom em atingir esse momento em que só se é parte da paisagem e não um observador separado. Se ainda quiséssemos procurar um significado para a visita da pequena ave, poderíamos dizer que ela veio trazer o tema para estas linhas que você lê agora. Como se nos dissesse: que bom que vocês conseguiram uns dias de folga e vieram aqui, cuidar um do outro. Sejam bem-vindos a este momento e esqueçam o resto. Fui.

(NOGUEIRA, Paulo. Vida Simples, ed. 37. São Paulo: Abril, 2006.)
Um texto argumentativo apresenta um ponto de vista sobre o mundo, defende uma tese. Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta a tese defendida pelo autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q1021807 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

After carrying out text reading, it is possible to infer the featured words highlight.

The announcement of pandemic-related lockdown measures in March 2020 in the UK led to a wide-ranging series of measures in education as a whole to deal with the sudden changes in the learning environment. These included top-down policy directives and centralised toolkits, but arguably in language education the most effective responses were often bottom-up community initiatives. Language education was well placed to deal with some of the challenges in responding to the rapid move to online teaching through historical work in areas such as computer-assisted language learning (CALL) (Levy) dating back to the 1960s and more recent variants such as mobile-assisted language learning (MALL). There has been undeniably community-driven work in the school sector in particular in recent years, with the use of the #MFLTwitterati hashtag in part driving debate around the use of technology in language education on Twitter long before COVID-19 struck, and the TiLT (Technology in Language Teaching) webinar series, which began soon afterwards in March 2020. During the COVID-19 crisis, in a drive to support language teachers in moving to online teaching, experts at the Open University developed a free toolkit that could be downloaded, used, adapted and modified by ML practitioners which indeed made a difference. Social media was often a useful platform to provide help with teaching online (Rosell-Aguilar). Other examples include interdisciplinary discussions, such as the AMLUK Symposium on Modern Languages, Area Studies and Linguistics in 2021, which provided examples of the relationship and possible interdisciplinary links between research and pedagogy in Modern Languages, Area Studies and Linguistics. This symposium assuredly opened up constructive discussions about which teaching methodologies and strategies could support the internationalisation and decolonisation of our discipline.

(Reflections on Post-Pandemic Pedagogical Trends in Language Education. In: Dec, 2023.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q1026731 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente Social, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Keila é Secretária de Educação e deseja verificar a possibilidade de implementar, pelo menos, uma das metodologias de ensino A e B nas escolas públicas municipais. Para tomar uma decisão, ela convocou um grupo de 40 professores que, após estudarem as metodologias A e B, optaram pela aprovação ou não de cada uma delas. Como resultado da pesquisa, 6 professores não aprovaram nenhuma das duas metodologias. Além disso, 30 professores aprovaram a metodologia A e 20 professores aprovaram a metodologia B. De acordo com o exposto, quantos professores aprovaram ambas as metodologias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q911564 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A autora Fabiola Colombani é uma das organizadoras da obra “Psicologia escolar e a práxis no século XXI: Desafios e perspectivas” do ano de 2023. Para essa autora, “a psicologia escolar é uma esfera dentro da Psicologia que se dedica ao estudo e intervenção da aprendizagem e do desenvolvimento de crianças e adolescentes inseridas no contexto escolar”.

(Colombani, 2023 p. 38.)


Na perspectiva da autora citada, sobre a psicologia escolar, seus objetivos e competências, analise as afirmativas a seguir.


I. A psicologia escolar tem como objetivo principal promover o bem-estar psicológico dos estudantes, orientando e auxiliando a desenvolver competências emocionais, sociais e acadêmicas necessárias, a fim de que alcancem sucesso na escola e no decorrer de suas vidas.


II. Atualmente, o psicólogo escolar busca desempenhar um papel importante no apoio aos alunos, professores e familiares, atuando no desenvolvimento de programas de prevenção e promoção da saúde mental, combate ao bullying, orientação vocacional, estendendo tais orientações à família e a profissionais dentro da instituição.


III. Na parte prática, é esperado que o profissional designado atue nas diversas situações escolares e familiares em todas as instituições escolares no Brasil onde for designado. Contudo, quando o profissional está atuando em campo, o psicólogo escolar vem sendo chamado pelo corpo docente com a finalidade de prestar atendimento clínico dentro da instituição escolar, o que também é sua função.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

338Q882200 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Monitor de Creche, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Sabe-se que C é monitora de creche em uma das unidades de educação básica da Prefeitura de Além Paraíba. Em suas atribuições de cargo, ela exerce as funções de cuidar e educar apoiando o professor nas atividades de formação de hábitos, tais como: alimentação, higiene das mãos, corporal e bucal, entre outras. Para tanto, as coordenações das creches promovem, semestralmente, cursos de capacitação, rodas de conversas e encontros para atualização profissional dos monitores. Na última edição desses encontros, o palestrante destacou a importância de conhecer o Estatuo da Criança e do Adolescente (ECA) no quesito dos direitos fundamentais da criança e adolescente, sobretudo, do direito à vida e à saúde. As situações exemplificadas no curso foram de extrema importância para que C conseguisse intervir em uma situação de maus-tratos a uma criança. Considerando o título II – Dos direitos fundamentais, Capítulo I – Do direito à vida e à saúde presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.


I. É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.


II. A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.


III. Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.


IV. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

339Q916533 | Português, Uso da Vírgula, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

Uma breve história da expectativa de vida


No início do século 20, quando a expectativa de vida era de 47 anos nos países industrializados e de 33 no nosso, o que mais matava eram as doenças infecciosas: pneumonia, tuberculose, gastroenterite.
A pandemia, ao tirar 5,5 milhões de vidas nos últimos dois anos, trouxe as infecções de volta aos holofotes. O caminho natural, porém, é a ciência vencer essa luta novamente, como fez antes. O desenvolvimento de vacinas e antibióticos, além de condições mais humanas de saneamento básico, foi diminuindo as doenças infecciosas ao longo do século passado. E em 1960 a expectativa de vida tinha saltado para 52 anos por aqui (e 69 anos nos países ricos).
Foi aí que as doenças cardiovasculares e os vários tipos de câncer passaram a ser os grandes desafios de longo prazo da medicina. Mas essa é outra guerra que está sendo vencida.
Nos EUA, que mantêm dados históricos precisos, o número de mortes por doenças cardiovasculares caiu de 800 para cada 100 mil habitantes na década de 1960 para 200 hoje.
As batalhas contra o câncer são mais complexas, contudo, não faltam vitórias. Uma das principais é o sucesso das imunoterapias no combate ao melanoma (o mais agressivo dos cânceres de pele). Desde o boom na criação de novos medicamentos, a mortalidade por melanoma passou a cair 5% ao ano.
Tudo isso levou a mais avanços na expectativa de vida. Hoje ela está próxima dos 80 anos, seja no Brasil, seja nos países do topo da pirâmide. Por aqui, sempre vale lembrar, boa parte disso se deve a um fato central: sermos o único país com mais de 200 milhões de habitantes a contar com um sistema universal de assistência médica gratuita, o SUS.
E hoje há 22 milhões de pessoas com 65 anos ou mais no país. Uma vitória. Mas o aumento na longevidade traz outro desafio para a medicina: as enfermidades mentais que surgem nas fases mais avançadas da vida – principalmente o Alzheimer, que atinge 1,2 milhão de brasileiros.

(Disponível em: uper.abril.com.br/coluna/. Acesso em: 10/07/2024. Adaptado.)

Considere o excerto: “Nos EUA, que mantêm dados históricos precisos, o número de mortes por doenças cardiovasculares caiu de 800 para cada 100 mil habitantes na década de 1960 para 200 hoje.” (4º§) As vírgulas foram usadas no trecho anterior para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q916069 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
Fazer nada
Como a visita de um pássaro nos fez pensar no tempo.

Conseguimos uns dias de folga e fomos passar um tempo cuidando um do outro. No hotel, em Itatiba, deram-nos o quarto 37, que se abre para um mar de morros verdes, com plantações, pastos, florestas. Fica no piso superior, tem pé-direito alto e uma varanda abraçada por árvores repletas de pássaros. À noite, entrou pela janela um passarinho. Minúsculo, branco no peito e na parte inferior da face, preto no dorso e na metade de cima da cabeça. Entrou pelo quarto, acelerado. Voava junto ao teto e não conseguia baixar até a altura da porta por onde havia entrado. Temíamos que se machucasse. Apagamos as luzes. Ele se acalmou e parou para descansar no toucador. Pulou em pé, no chão. Caminhou um pouco, ofegante. Usamos um chapéu para levá-lo à varanda, onde ficou ainda um tempo, refazendo-se.
Depois, vimos que deixou de lembrança um cocozinho na nossa cama. De onde teria vindo essa ave? Qual o significado do carimbo de passarinho sobre o lençol? Resisti à ideia de lembrar que excremento de pássaro é sinal de boa fortuna em antigas tradições. Augúrio? Sinal? Ali não havia mistério. Era apenas um bichinho assustado, acelerado demais. Talvez apenas apavorado por haver entrado em um lugar de onde parecia impossível sair. Mais do que um significado oculto, sua visita pode é nos inspirar, quem sabe, uma analogia. Quantas vezes o homem não se debate, na ilusão de que está acuado? Quantas vezes sofre sem perceber que está saturado por estímulos que ele próprio foi buscar? A sensação de que seu tempo é estrangulado, sem se dar conta de que é ele quem cultiva desassossego para si. Um amigo, sobrinho de um sábio do interior, costuma usar a imagem da trajetória errática e vã das formigas para ilustrar a ilusão que acomete o homem em movimentos inócuos e sem sentido, o esforço inútil. Não é à toa que se fale tanto na necessidade de ir com mais calma.
Afinal, nós nunca aceleramos tanto. Na ilusão de anteciparmos o futuro, roubamos o momento seguinte e deixamos de vivê-lo. Convivemos sem prestar atenção no outro, respiramos com sofreguidão, comemos sem sentir o sabor. Fugimos do presente, o único tempo que existe e sobre o qual criamos a referência para um passado reconstruído na memória e um futuro sonhado. Como parar e fazer nada? Como apenas ser, sem se debater por ter entrado em uma porta estranha? Há quem não consiga relaxar e, simplesmente, fazer nada. Alguém já disse que fazer nada não é a completa falta de ação, mas a ação feita com desapego, sem visar resultado para si mesmo. Há algo de bom em atingir esse momento em que só se é parte da paisagem e não um observador separado. Se ainda quiséssemos procurar um significado para a visita da pequena ave, poderíamos dizer que ela veio trazer o tema para estas linhas que você lê agora. Como se nos dissesse: que bom que vocês conseguiram uns dias de folga e vieram aqui, cuidar um do outro. Sejam bem-vindos a este momento e esqueçam o resto. Fui.

(NOGUEIRA, Paulo. Vida Simples, ed. 37. São Paulo: Abril, 2006.)
De acordo com a leitura do texto, NÃO possível inferir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.