Início

Questões de Concursos Prefeitura de Alhandra PB

Resolva questões de Prefeitura de Alhandra PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q911503 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Inglês, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

The way we use language depends on factors such as the situation we are in (at a friend’s house, in a job interview, in a tutorial); who we are talking to (friends, potential employer, tutor); and our means of communication (conversation face to face, telephone, email, report). Our decisions about the way we use language are to a great extent unconscious ones: we instinctively know how to adapt our language to the situation. For example, there are a number of differences between spoken and written language. This being so, we can characterize spoken language as quite informal, colloquial and presumably unstructured (since it is often spontaneous). Furthermore, spoken language mostly takes place in the form of a dialogue with another speaker. Written language, on the other hand, is generally more structured, formal, impersonal and wordy. Also, written language is considered more formal and should follow the rules of the English language. Spoken language is generally less formal, and the rules are less important. Slang, an informal language understood only by certain groups, is acceptable in spoken language but not in written language. That said, read the statements that follow, then check ( T ) for TRUE and ( F ) for FALSE while indicating the correct answer (by also checking it).

( )Written English is more complex grammatically than spoken English, with longer and more complex sentences, fewer contractions, and more subordinate clauses.

( ) Spoken English is more likely to be face-to-face communication, while written English is more likely to be communication through the written word.

( ) Spoken English is more fixed and stable than written English, which is more fleeting.

( ) Spoken English is usually more organized and carefully formulated than written English.

( ) Written English is typically more structured and forms a monologue rather than a dialogue, while spoken English is more likely to be a dialogue.

( ) Written English communicates across time and space for as long as the medium exists and the language is understood. Spoken English is more immediate.

( ) Spoken English normally uses a generally acceptable standard variety of the language, whereas written English may sometimes be in a regional or other limited-context dialect.

( ) In Spoken English, the content is presented much more densely. In written English, the information is “diluted” and conveyed through many more words: there are a lot of repetitions, glosses, “fillers”, producing a text is noticeably longer and with more redundant passages.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q864194 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), os impactos das mudanças climáticas ficaram ainda mais evidentes na Paraíba em 2023. Em um ano marcado por extremos, os paraibanos presenciaram muita chuva ou fortes ondas de calor.

Por exemplo, em 2023, a cidade onde mais choveu na Paraíba, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q882724 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Depois de sofrer uma queda, a criança geralmente fica assustada e reage por meio do choro, em uma sensação imediata de desespero. Nesse momento, o cuidado e a atenção do cuidador vão tranquilizá-la e permitir que ela suporte a dor ou o desconforto (OLIVEIRA, 2016).


Se houver sangramento após uma queda com ferimento cortante, na creche ou escola, o profissional NÃO deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q882727 | Pedagogia, Legislação da Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre as concepções de educação especial e educação inclusiva, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q916060 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Serviços, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Texto associado.
Leia o texto e responda à questão.

Netinho, medalhista no taekwondo, conheceu esporte na casa de amigo e superou morte do pai para continuar lutando


O paraibano Edival Pontes, o Netinho, conquistou a medalha de bronze no taekwondo nas Olimpíadas de Paris, na tarde desta quinta-feira (8). Nascido e criado no bairro do Rangel, na zona oeste da cidade João Pessoa, o atleta conheceu o esporte na casa de um amigo, e teve que superar o luto da morte do pai, maior incentivador, para continuar lutando.

Netinho conheceu o esporte quando brincava na casa de um amigo, aos 7 anos de idade. “Eu descobri o taekwondo indo pra casa de um amigo meu, tinha vídeo game lá, a gente sempre tava brincando. O pai dele fazia taekwondo, era professor, o mestre Manoel, meu primeiro mestre”, contou em entrevista antes dos jogos de Paris.

O atleta define que nasceu com o esporte no sangue e foi amor à primeira vista quando conheceu o taekwondo. Ele explica que se empolgou, e com 10 anos já era faixa preta. A mãe de Netinho, Eridan Marques, relembra como o medalhista era na infância e o define, brincando, como uma “danação”.

“Ele sempre foi tranquilo. Como se diz, no popular, a ‘danação’ é de criança da idade dele mesmo”, afirmou.

A mãe admite que ainda não consegue assistir às lutas do atleta, mas torce distante. “Eu rezo, me emociono, choro, entrego nas mãos de Deus e agradeço”, afirmou. Algumas medalhas continuam na casa em que o atleta cresceu em João Pessoa.

Em 2014, Netinho foi campeão sul-americano com apenas 17 anos, além de medalha de ouro no mundial juvenil e nas Olimpíadas da Juventude. Tudo isso com apoio e incentivo de seu Nino, o pai dele, que faleceu em novembro de 2020, durante a pandemia de Covid-19, e em meio a indecisão sobre a realização das Olimpíadas de Tóquio.

“Meu pai me apoiou muito. A gente não tinha muitas condições, mas o que ele pode fazer, ele fez. O coroa sempre se virou muito, mesmo sem ter uma condição muito boa pra gente estar viajando (para competições). Ele era a minha direção. Ele me conhecia desde que eu nasci, então ficou difícil encontrar uma pessoa que eu confiasse pra desabafar, para falar o que eu estava sentindo”, afirmou.

Netinho conquistou o bronze na categoria até 68kg do taekwondo nas Olimpíadas de Paris 2024. O brasileiro de 26 anos foi bem nas duas lutas decisivas e faturou a medalha ao bater o espanhol Javier Pérez Polo na disputa do terceiro lugar.


Disponível em: https://g1.globo.com/pb/paraiba/.Acesso em: 08/08/2024 (Adaptado)

“Meu pai me apoiou muito...”

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q911471 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre diversidade e aprendizagem, analise os itens a seguir:

I. A inclusão percorre caminhos cheios de desafios para atender às diferenças na educação. Investigo quais são esses aminhos, aponto os desafios e apresento sugestões. Assumir e enfrentar as diferenças das pessoas: físicas, mentais, afetivas, socioculturais, o preconceito, as dificuldades, suporte pedagógico especializado e diferenciado.

II. Reconhecer que as crianças podem aprender juntas, mesmo com objetivos e processos diferentes leva os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças com necessidades especiais e incentiva o atendimento integrado ao professor de classe comum.

III. A diversidade é uma condição inerente a toda situação de ensino e aprendizagem, onde os alunos compartilham sua história pessoal e experiências anteriores. Isso permite construir conhecimento numa dinâmica de interação única e particular.

IV. Entre as principais fontes da motivação, são interesses pessoais, atribuição interna ou externa de sucessos e fracassos, a relevância dos conteúdos para a vida e identidade pessoal, autoeficácia diante das tarefas, objetivos de aprendizagem e teorias de inteligência. Este seria um fator importante que evidencia uma diversidade de disposições de participação por parte dos alunos.


Estão CORRETOS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q911488 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

No Brasil do Período Populista (1946-1964) as eleições presidencialistas foram marcadas por um forte sentimento “populista”. A canção de Juca Chaves, Presidente Bossa Nova, apresenta-nos, um suposto dialogo sobre essa representação: “Bossa nova mesmo é ser presidente desta terra descoberta por Cabral. Patatanto basta ser, tão simplesmente simpático, risonho, original”.

Analise as proposições a seguir:

I. O Governo de Eurico Gaspar Dutra foi marcado pela instabilidade social e por altas taxas de crescimento econômico. No ano de 1947, foi criado o Plano SALTE, que previa a aplicação de recursos públicos nas áreas de Saúde, Alimentação, Transporte e Energia.

II. O Governo de Juscelino Kubitschek, que reunia as massas urbanas e representantes das oligarquias regionais, formaram a “frente nacional”, que agrupava as classes médias e setores da burguesia brasileira. Devido sua forte inclinação para o modelo econômico estadunidense, provocou fortes reações, greves operárias e oposições estudantis.

III. O Governo de João Goulart, foi marcado pelas reformas de base a partir do Plano Trienal com o objetivo de combater os altos índices da inflação no país. O plano pretendia deter a inflação sem diminuir o crescimento da economia. Para tal projeto, além dos cortes dos gastos públicos e das contenções temporárias de salários, Jango, comprometeu-se a realizar as chamadas reformas de base.

IV. O Governo Paschoal Ranieri Mazzilli, foi cooperador do Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia). No ínterim entre a renúncia de Jânio Quadros e o retorno de João Goulart, Mazzilli, assumiu a presidência da República, pelo fato de ser presidente da Câmara dos Deputados.

V. O Governo de Jânio Quadros, foi marcado pela assimilação e imitações de comportamentos estadunidense introduzidos numa avalanche do país. O governo apostou no Plano de Metas, que defendia a modernização acelerada do país, a partir de cinco eixos: energia, transporte, alimentação, indústria e educação.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q911494 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Para as gerações que agora já nascem conectadas e rodeadas por dispositivos eletrônicos, é importante resgatar brincadeiras tradicionais e livres de tecnologia. Brincadeiras populares do tempo dos avós ajudam a resgatar a cultura, incentivam os pequenos a conviverem com outras crianças e a desenvolverem diferentes capacidades, como coordenação motora, criatividade e comunicação.

São brincadeiras populares características da Região Nordeste, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q911511 | Geografia, Relevo, Geografia, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

O relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar).

Sobre o Planalto Central, é correto afirmar que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q911512 | Geografia, Relevo, Geografia, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

O Planalto das Guianas ou Escudo das Guianas é uma das inúmeras formações geológicas mais antigas do mundo, tendo sua origem no período Pré-Cambriano, cerca de quatro bilhões a quintos milhões de anos atrás. Situa-se ao norte do continente Sul-Americano e se distribui entre Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana e parte da Venezuela. Sua cobertura sedimentar é muito antiga, sendo composta praticamente apenas pela rocha ígnea, quartzito e arenito sedimentar, logo, resistente a erosões.

O Planalto das Guianas possui inúmeros picos e montes, se destacando:

I. Monte Roraima com 2.734,06 metros de altura, que se localiza na Serra do Pacaraima em Roraima.

II. Pico da Neblina, com 2.993,78 metros de altura, que se localiza na Amazônia, em fronteira com a Venezuela, na Serra do Imeri.

III. Pico 31 de março, com 2.972,66 metros de altura.


Está(ão) CORRETA(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q911545 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Relacione as colunas de acordo com as teorias e seus teóricos.

1. Vygotsky
2. Wallon
3. Piaget

( ) Em sua teoria buscou explicar que elementos biológicos são importantes, mas que as emoções desempenham um papel fundamental no desenvolvimento humano. Ele considerava que a formação se dá num processo que envolve aspectos intelectuais, afetivos e sociais;
( ) Segundo ele, o fator biológico “determina a base, o fundamento das reações inatas, e o organismo não tem como condições de sair dos limites desse fundamento”, entretanto nossas reações são determinadas “pela estrutura do meio onde cresce e se desenvolve o organismo”.
( ) Separou o desenvolvimento cognitivo em estágios, a saber: 1° sensório-motor; 2° pensamento préoperacional; 3° operações concretas; 4° operações formais.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q882639 | Governança de TI, Técnico em Informática, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

As licenças de software são acordos legais que determinam como um programa pode ser utilizado, modificado e distribuído. Existem vários tipos de licenças, cada uma com suas próprias restrições e permissões. Em licenças de software livre, por exemplo, o software é disponibilizado com seu código-fonte e pode ser usado, modificado, e distribuído livremente, desde que sejam seguidos os termos da licença.

Sobre licenças de software livre, analise os itens a seguir:


I. A GNU General Public License (GPL) é uma licença "copyleft", o que significa que qualquer software derivado de um software licenciado sob a GPL também deve ser licenciado sob a GPL.


II. A Apache License permite o uso, modificação e distribuição do software, mesmo para fins comerciais, sem a obrigação de redistribuir o códigofonte modificado sob a mesma licença.


III. A Massachusetts Institute of Technology (MIT) License permite o uso, modificação e redistribuição do software, incluindo versões fechadas (proprietárias), sem restrições.


Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q882682 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Na consulta de anamnese, o cirurgião-dentista costuma solicitar que o auxiliar de saúde bucal anote as informações e preencha corretamente o odontograma na ficha do paciente.


Ao examinar um paciente do sexo masculino, de 11 anos, o cirurgião-dentista pede para que seja anotado no odontograma que o primeiro molar superior direito permanente e o segundo molar inferior esquerdo decíduo estão com presença de cárie oclusal, necessitando de restauração.


Assinale os números que correspondem RESPECTIVAMENTE aos dentes citados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q881978 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Nas Feridas altamente colonizadas, infectadas, ou com risco de infecção, com presença de biofilme, crônicas ou agudas e queimaduras (2° e 3° grau), são procedimentos contraindicados:

I. Não utilizar em conjunto com sabonetes, pomadas, óleos ou enzimas.
II. Não associar com tensoativos aniônicos.
III. Não utilizar em cartilagem hialina.
IV. Drenos.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q911474 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

De acordo com o Art. 28 da Lei nº 9.394/96. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

I. Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos das escolas do campo, com possibilidade de uso, dentre outras, da pedagogia da alternância.

II. Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.

III. Adequação à natureza do trabalho na zona rural.

IV. O fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino,que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e a manifestação da comunidade escolar.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q911501 | Inglês, Inglês, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Communicative Language Teaching (CLT) or Communicative Approach (CA) is a language teaching method that focuses on helping students communicate in real-world situations. The goal of CLT is to develop communicative competence, rather than linguistic competence, through learner interaction. That being so,check the answer whose characteristic is not associated with the Communicative Language Teaching.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q911504 | Inglês, Advérbios de lugar, Inglês, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Adverbs have many different meanings and functions. They are especially important for indicating the time, manner, place, degree and frequency of something. An adverb is a word that modifies a verb, adjective, another adverb, or an entire sentence. There are six main types of adverbs: manner, time, place, frequency, degree, and conjunctive. With this in mind, match the second column according to the information provided in the first one, then check the correct answer.

( 1 ) MANNER ( 2 ) TIME ( 3 ) PLACE ( 4 ) FREQUENCY ( 5 ) DEGREE ( 6 ) CONJUNCTIVE

( ) Very, absolutely, totally, rather, quite, really, completely, extremely, fairly
( ) There, here, somewhere, everywhere, nowhere, anywhere, abroad, northwards.
( ) Also, however, otherwise, indeed, finally, furthermore, nonetheless, in fact.
( ) Usually, sometimes, never, often, always, rarely, occasionally, seldom.
( ) Soon, early, now, today, tomorrow, yesterday, then, now, lately, next.
( ) Quickly, slowly, easily, fast, well, carefully, correctly, noisily, silently.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q911517 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Arte, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10.
Na Rede pública do Município de Alhandra, em 2021, o IDEB do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, RESPECTIVAMENTE, foram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.