Início

Questões de Concursos Prefeitura de Amargosa BA

Resolva questões de Prefeitura de Amargosa BA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


22Q482073 | Geografia, Geografía Específica dos Municípios, Técnico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Complete as lacunas do texto de autoria do renomado geógrafo Milton Santos e equipe do Laboratório de Geomorfologia e Estudos Regionais da U.B., em publicação de 1963 sobre a região de Amargosa. Use os itens a seguir.

I – mata

II – cidade

III – cana

IV – caatinga

A _______ de Amargosa desenvolveu-se na zona de transição da _______ para a _______, cercada de várias fazendas de café, mas onde, também, se cultivavam _______, fumo, mandioca e cereais.

A seqüência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q362701 | Enfermagem, Técnico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

É recebido na emergência um paciente, vítima de acidente automobilístico, que apresenta palidez intensa, sudorese exagerada, pele pegajosa e fria, agitação e ansiedade, pulso fraco, lábios cianosados. Pode-se dizer que o paciente apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q430356 | Direito Constitucional, Diversos, Técnico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

A ordem jurídica soberana que tem por finalidade o bem comum de um povo situado em determinado território é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q368391 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Ocorre hiperglicemia quando se eleva a taxa de glicose no sangue. Entre os sintomas apresentados, pode-se notar:

 I – polidpsia;

 II – polifagia;

III – poliúria;

IV – sonolência.

Estão corretos os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q379575 | Biologia, Parasitologia, Bioquímico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

A localização anatômica da inflamação causada por Schistossoma mansoni ocorre principalmente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q800554 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Paciente de 50 anos, diarista, apresentou, na avaliação fisioterápica, história de intensa dor em joelho E, de início súbito, mesmo ao repouso, crepitação ao realizar movimento de flexo-extensão, além de dificuldade em realizar movimento de agachamento e em subir e descer escadas. O diagnóstico foi artrose. Em relação à artrose, marque Falso (F) ou Verdadeiro (V).

I - É ocasionada por lesão cartilaginosa.

II - A cartilagem proporciona o deslizamento de uma superfície sobre a outra.

III - A cartilagem não tem elasticidade. IV �A cartilagem não tem, entre suas funções, a de proteger o osso.

V -A cartilagem é vascularizada.

A seqüência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q814709 | Legislação Federal, Lei 5991 1973, Farmácia, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Assinale a opção que completa corretamente a frase proposta.__________________: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q378813 | Biologia, Microbiologia, Bioquímico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Aspergillus são fungos filamentosos que estão amplamente distribuídos na natureza. Eles crescem na vegetação em deterioração, produzindo cadeias de conídios. A transmissão dá-se por conídios carregados pelo ar. A respeito de infecções causadas por Aspergillus, assinale Falso (F) ou Verdadeiro (V).

I - O crescimento de Aspergillus flavus em cereais, nozes ou amendoim produz aflatoxinas que podem ser carcinogênicas ou agudamente tóxicas.

II - Não são fungos dimórficos.

III- Causam infecções na pele, nos olhos, nos ouvidos e em outros órgãos, bem como "bola fúngica" nos pulmões e aspergilose alérgica broncopulmonar.

IV - Pode ocorrer asma provocada pela inalação de conídios carregados pelo ar, especialmente em certos ambientes ocupacionais. V - Possuem hifas septadas que formam ramificações em forma de V.

A seqüência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q380056 | Biologia, Parasitologia, Técnico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

A técnica do "swab" anal vaselinado é usada na pesquisa de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q476919 | Farmácia, Administração e Economia Farmacêutica, Farmácia, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Em relação ao cálculo de níveis de estoque, pela fórmula simples, são tomadas por base as seguintes variáveis:

I - consumo médio mensal;

II- estoque máximo;

III- tempo de reposição;

IV- ponto de pedido;

V- estoque mínimo.

Estão corretos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q380328 | Biologia, Bioquímica, Bioquímico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

O nível sanguíneo em que a glicose aparece na urina é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q364551 | Enfermagem, Técnico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Paciente do sexo masculino, 32 anos, com diagnóstico de tétano, é encontrado em seu leito apoiado apenas sobre a face posterior da cabeça e os calcanhares, com o corpo formando um arco. Esta é a posição denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q599449 | Agricultura e Agropecuária, Técnico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

A suinocultura no Brasil é uma atividade predominante em pequenas propriedades rurais, representando uma atividade importante do ponto de vista social e econômico, especialmente por ser instrumento de fixação do homem no campo. Em relação à suinocultura, assinale Falso (F) ou Verdadeiro (V).

I – A atividade é considerada pelos órgãos ambientais uma "atividade potencialmente causadora de degradação ambiental", sendo enquadrada como grande poluidor.

 II – É recomendado que a castração seja feita em animais novos, pois quanto mais novo for o animal, menos traumático e de fácil cicatrização será processo.

 III – Doenças causadas por endoparasitas, mais conhecidas como verminoses, são raras em granjas de suínos cujo sistema seja extensivo ou semi-intensivo, ou seja, em sistemas nos quais os animais têm contato com a terra.

IV –Na criação intensiva tradicional de suínos, os animais permanecem sob piso e sob cobertura.

V –A sanidade ou a saúde é um dos pilares de sustentação da produção de suínos, uma vez que objetiva diminuir riscos, exigindo medidas profiláticas como programas de vacinação, e programas de limpeza e desinfecção, entre outros.

 A seqüência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q332044 | Matemática, Geometria, Farmácia, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Um hotel de uma região turística vai renovar as cúpulas dos abajures em 20 apartamentos, cobrindo a parte externa de cada um com tecido. As cúpulas têm forma cilíndrica, com 30 cm de diâmetro e 40 cm de altura. Cada apartamento tem dois abajures. Quantos metros quadrados de tecido serão necessários para realizar o trabalho? (Considere ? = 3.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q387892 | História, Amargosa BA, Vigilante, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Além da imigração africana, chegaram à região de Amargosa europeus vindos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q796950 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Secretária com diagnóstico de hérnia discal em coluna lombar há dois meses, com intensa dor, de início súbito. É incomum

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q338223 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Vigilante, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Na prefeitura, existem 4 salas em que trabalham, em cada uma delas, 3 homens e 2 mulheres. Certo dia, o vigilante registrou a entrada de apenas 8 funcionários do sexo masculino e 5 do feminino. Logo, é correto afirmar que, neste dia, faltaram ao trabalho

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.