Início

Questões de Concursos Prefeitura de Ananindeua PA

Resolva questões de Prefeitura de Ananindeua PA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q701947 | Legislação Municipal, Técnico Municipal Administração Básica, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

A questão deve ser respondida de acordo com a Lei n.° 2.177, de 07 de dezembro de 2005, (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ananindeua), e suas alterações.

O servidor estável perderá o cargo quando houver a necessidade de redução de pessoal, em cumprimento ao limite, de despesa estabelecido em lei complementar federal. Sobre o assunto, analise os itens seguintes e marque a alternativa correta:

I- A perda do cargo nos termos descritos no comando da questão dar-se-á na forma da lei complementar federal.

II- O servidor que perder o cargo na forma descrita no comando da questão fará jus a indenização correspondente a um mês de remuneração por ano de serviço.

III- O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q702005 | Legislação Específica, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Texto associado.

Todos os dispositivos legais mencionados na questão foram retirados da Lei n.° 2.177/2Q05 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de A n a n in d e u a ), razão pela qual elas devem ser respondidas com base nessa legislação: Analise as afirmações seguintes sobre o abono familiar previsto no art. 91, incisos e parágrafos, e marque a alternativa correta: 
I- Será concedido o abono familiar ao servidor, ativo ou inativo, independentemente do valor da remuneração, desde que sejam atendidas algumas condições; 
II- O benefício previsto neste artigo 91 será concedido mediante a apresentação de certidão expedida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social ou outro que vier substituí-lo, atestando que o beneficiário não recebe nenhuma remuneração;
III- O abono familiar será concedido ao servidor, respeitadas as exigências previstas no caput do art. 91, por cônjuge, quando inválido ou mentalmente incapaz e que não tenha renda própria; 
IV- A invalidez, para efeito deste artigo, corresponde à incapacidade total e permanente para o trabalho, comprovada mediante inspeção médica oficial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q702556 | Português, Sintaxe, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Texto associado.
Leia o texto com atenção e responda a questão de acordo com os comandos.
A MÁGICA DA EDUCAÇÃO
Educar-se é a precondição para que o trabalho seja uma escola

Quase todos entendem: Os mais educados ganham mais. Por que será? O que a escola terá enfiado na cabeça do aluno, mudando sua forma de trabalhar - ou de se comportar como cidadão? Os números mostram claramente: quanto mais anos de escolaridade, maior o nível de renda. Que outras dúvidas haveria para demonstrar o poder da educação?
Isso é fácil de entender, pois aprendem-se na escola coisas que podemos usar no primeiro dia de trabalho. De fato, aprendem-se habilidades que o mercado valoriza e pelas quais está disposto a pagar, como ler, escrever, receber instruções por escrito e muito mais. A escolaridade permite decifrar um orçamento e entender um manual de instruções. Quem sabe fazer essas coisas ganha mais, pois é mais produtivo para a empresa. E, como os economistas demonstram de forma persuasiva, se alguém recebe salários maiores é porque produz mais. Mas os números contêm uma charada. Com o passar do tempo, vamos esquecendo o que aprendemos na escola. Alguns conhecimentos mal duram até o dia da prova.
Ao começarmos a trabalhar, usamos o que nos ensinou a escola. No ano seguinte, já teremos esquecido muito do que nos foi ensinado.
Sendo assim, diria a lógica, se ganhamos pelo que aprendemos na escola, ao irmos esquecendo, nosso salário deveria diminuir. Mas é exatamente o oposto. Os analfabetos se aposentam praticamente com o mesmo salário inicial. Para quem estudou, em vez de caírem, os salários sobem ao longo da vida profissional. E não é só isso: sobem mais quanto mais escolaridade se consegue acumular. Mas não voltamos à escola, não nos ensinaram nada de novo que pudesse ser remunerado. Ainda assim, sobem os salários.
Por que será? Diante de uma situação de trabalho, o analfabeto não consegue encontrar uma maneira melhor de lidar com ela. Portanto, continua fazendo sempre o mesmo. Já quem passou pela escola adquiriu formas de pensar e agir que permitem decifrar as situações de trabalho e lidar criativamente com os desafios que aparecem. Amadurece seu julgamento, toma melhores decisões e aprende formas mais eficazes de trabalhar. Além disso, alcança uma compreensão mais ampla do mundo. Enfim, adquire um equipamento intelectual que lhe permite transformar a experiência de trabalho em produtividade. Usando uma expressão comum aprender a aprender.
Portanto, quanto mais aprendemos na escola, mais somos capazes dessa conversão de experiência em aprendizado. O equipamento para lidar criativamente e aprender com o mundo do trabalho torna-se mais poderoso. Com um diploma superior, ao chegar à maturidade, um indivíduo ganha três vezes seu salário inicial. Os números são claros: a capacidade de aprender a aprender dos mais escolarizados vale mais que os conhecimentos úteis que possuíam no primeiro dia de trabalho. A educação consiste em equipar as pessoas para aprender a fazer coisas que não foram ensinadas na escola. O trabalho é uma grande escola, mas somente para quem estudou. No fundo, os conhecimentos incluídos nos currículos valem menos por sua utilidade intrínseca e mais pela oportunidade de exercitar nosso raciocínio, ao lidarmos com
eles.
(CASTRO, Cláudio de Moura. Revista Veja, 6 de AGOSTO, 2018. p. 73)
No parágrafo 2, “pois aprendem-se na escola coisas (...)” não se pode afirmar sobre o fragmento: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q702694 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Os projetos de enfrentamento da pobreza, segundo o art. 25 da LOAS, compreendem: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q704704 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

“Terremoto atinge oeste do (...) e deixa 31 feridos. Serviço Geológico dos Estados Unidos classificou a magnitude do tremor em 5,5. Um terremoto atingiu uma área no oeste do (...) perto da fronteira com o Iraque neste domingo, ferindo cerca de 31 pessoas, a maioria delas levemente, informou a agência estatal de notícias IRNA. (...) Em novembro, um terremoto de magnitude 6,3 abalou o oeste do (...), ferindo mais de 700 pessoas, a maioria levemente. A localização do (...) o deixa propenso a abalos sísmicos frequentes. Em 2003, um terremoto de magnitude 6,6 na província de Kerman matou 31 mil pessoas e destruiu a cidade histórica de Bam.”. (Fonte: G1.com. Acesso em 06.01.2019). Em qual país ocorreu esse terremoto reportado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q704203 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

A assistência social tem por um de seus objetivos a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente:
I- a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; 
II- o amparo às crianças e aos adolescentes carentes; 
III- a promoção da integração ao mercado de trabalho; 
IV- a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária. 
Completam corretamente o comando da questão apenas: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q701618 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

“Madeireiros invadem Terra Indígena Arara, no sudoeste do PA, diz Funai. Moradores da região temem que ocorra conflito, já que há tensões entre os indígenas para realizar um protesto na rodovia Transamazônica.”. (Fonte: G1.com. Acesso em 03.01.2019) . Em atenção à notícia apresentada analise os itens a seguir e marque a alternativa correta. I- Uma equipe da Coordenadoria Regional da Fundação do índio informou nesta quinta-feira (3) que acompanha uma situação de invasão de madeireiros na Terra indígena (TI) Arara, entre Uruará e Medicilândia, no sudoeste do Pará; II- De acordo com a Funai, um grupo de madeireiros invadiu a área desde o último dia 30 de dezembro para extrair madeira ilegalmente e ocupar a terra com demarcação de lotes; III- Moradores da região temem que ocorra conflito, já que há tensões entre os indígenas para realizar um protesto na rodovia BR-230, a Transamazônica, devido a invasão; IV- A TI Arara abrange os municípios de Altamira, Tailândia, Medicilândia e Santarém. A área compreende mais de 200.000 hectares e abriga quase 300 indígenas. De acordo com a Funai, o local teve os limites homologados na década de 90. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q701753 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Texto associado.
Leia o texto com atenção e responda a questão de acordo com os comandos.
A MÁGICA DA EDUCAÇÃO
Educar-se é a precondição para que o trabalho seja uma escola

Quase todos entendem: Os mais educados ganham mais. Por que será? O que a escola terá enfiado na cabeça do aluno, mudando sua forma de trabalhar - ou de se comportar como cidadão? Os números mostram claramente: quanto mais anos de escolaridade, maior o nível de renda. Que outras dúvidas haveria para demonstrar o poder da educação?
Isso é fácil de entender, pois aprendem-se na escola coisas que podemos usar no primeiro dia de trabalho. De fato, aprendem-se habilidades que o mercado valoriza e pelas quais está disposto a pagar, como ler, escrever, receber instruções por escrito e muito mais. A escolaridade permite decifrar um orçamento e entender um manual de instruções. Quem sabe fazer essas coisas ganha mais, pois é mais produtivo para a empresa. E, como os economistas demonstram de forma persuasiva, se alguém recebe salários maiores é porque produz mais. Mas os números contêm uma charada. Com o passar do tempo, vamos esquecendo o que aprendemos na escola. Alguns conhecimentos mal duram até o dia da prova.
Ao começarmos a trabalhar, usamos o que nos ensinou a escola. No ano seguinte, já teremos esquecido muito do que nos foi ensinado.
Sendo assim, diria a lógica, se ganhamos pelo que aprendemos na escola, ao irmos esquecendo, nosso salário deveria diminuir. Mas é exatamente o oposto. Os analfabetos se aposentam praticamente com o mesmo salário inicial. Para quem estudou, em vez de caírem, os salários sobem ao longo da vida profissional. E não é só isso: sobem mais quanto mais escolaridade se consegue acumular. Mas não voltamos à escola, não nos ensinaram nada de novo que pudesse ser remunerado. Ainda assim, sobem os salários.
Por que será? Diante de uma situação de trabalho, o analfabeto não consegue encontrar uma maneira melhor de lidar com ela. Portanto, continua fazendo sempre o mesmo. Já quem passou pela escola adquiriu formas de pensar e agir que permitem decifrar as situações de trabalho e lidar criativamente com os desafios que aparecem. Amadurece seu julgamento, toma melhores decisões e aprende formas mais eficazes de trabalhar. Além disso, alcança uma compreensão mais ampla do mundo. Enfim, adquire um equipamento intelectual que lhe permite transformar a experiência de trabalho em produtividade. Usando uma expressão comum aprender a aprender.
Portanto, quanto mais aprendemos na escola, mais somos capazes dessa conversão de experiência em aprendizado. O equipamento para lidar criativamente e aprender com o mundo do trabalho torna-se mais poderoso. Com um diploma superior, ao chegar à maturidade, um indivíduo ganha três vezes seu salário inicial. Os números são claros: a capacidade de aprender a aprender dos mais escolarizados vale mais que os conhecimentos úteis que possuíam no primeiro dia de trabalho. A educação consiste em equipar as pessoas para aprender a fazer coisas que não foram ensinadas na escola. O trabalho é uma grande escola, mas somente para quem estudou. No fundo, os conhecimentos incluídos nos currículos valem menos por sua utilidade intrínseca e mais pela oportunidade de exercitar nosso raciocínio, ao lidarmos com
eles.
(CASTRO, Cláudio de Moura. Revista Veja, 6 de AGOSTO, 2018. p. 73)
O verbo passar, presente em: “Já quem passou pela escola (...)’’ é polissêmico. Identifique a alternativa em que o sentido do verbo é similar ao do exemplo: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q700554 | Legislação Municipal, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Os dispositivos legais mencionados na questão foram retirados da Lei n.° 2.176/2005 (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da Prefeitura Municipal de Ananindeua), os quais servirão de base para responder a respectiva questão. 
O art. 24 determina que o quadro de pessoal da administração direta da Prefeitura Municipal de Ananindeua compreende cargos de provimento efetivo, cargos de provimento em comissão, funções de confiança e funções gratificadas, que devem ser geridos, considerando-se os seguintes princípios, pressupostos e diretrizes. Marque a única alternativa que não define esses princípios, pressupostos e/ou diretrizes corretamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q699563 | Legislação Municipal, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor ou de ofício. A exoneração de ofício, nos termos do parágrafo primeiro do art. 46, ocorrerá: 
I- quando não satisfeitas as condições do estágio probatório; 
II- quando tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido; 
III- quando não aprovado na avaliação periódica de desempenho prevista no art. 31, III; 
IV- quando houver necessidade de redução de pessoal, em cumprimento ao interesse pessoal do prefeito. Estão corretos apenas os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q703067 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

O CNAS recomenda as seguintes ações referentes à NOB/SUAS ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, atualmente denominado de Ministério da Cidadania, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q701157 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico Municipal Administração Básica, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

“Ao menos 15 pessoas morrem em ação contra terroristas no Sri Lanka. Três homens-bomba detonaram os explosivos, matando seis crianças e três mulheres. Ao menos 15 pessoas morreram na madrugada deste sábado durante uma operação das forças de segurança do Sri Lanka contra um esconderijo de terroristas ligados aos atentados____________ contra igrejas e hotéis de luxo, deixando ao menos 253 mortos. Do total de mortos na ofensiva (...), seis eram crianças. As autoridades de segurança receberam um alerta sobre a existência de um esconderijo na cidade de Sammanthurai de militantes ligados aos atentados (... ) na cidade de Kalmunai, no leste do país. Quando as forças de segurança chegaram ao local, começou um tiroteio que durou cerca de uma hora.” (Fonte: O Liberal. Acesso em: 27Abril, 2019). Marque a alternativa que complete corretamente a reportagem transcrita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q704040 | Informática, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Texto associado.

Alguns dos aplicativos que compõem o pacote MS Office 2010 são:
I- Excel 2010.
II- PowerPoint 2010.
III- Word 2010. 
O vírus de computador é um programa malicioso que se instala no seu computador por diversas formas. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática. Sobre os aplicativos listados do pacote Office 2010, indique em qual deles existe a possibilidade de serem infectados por vírus de macro? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q698727 | Legislação Municipal, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Em relação às férias, as determinações previstas nos artigos 152,160,162 e 163 apenas não determinam que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q702681 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Marque a alternativa correta de acordo com a LOAS (Lei n.° 8.662, de 7 de junho de 1993):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q706090 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Texto associado.
Leia o texto com atenção e responda a questão de acordo com os comandos.
A MÁGICA DA EDUCAÇÃO
Educar-se é a precondição para que o trabalho seja uma escola

Quase todos entendem: Os mais educados ganham mais. Por que será? O que a escola terá enfiado na cabeça do aluno, mudando sua forma de trabalhar - ou de se comportar como cidadão? Os números mostram claramente: quanto mais anos de escolaridade, maior o nível de renda. Que outras dúvidas haveria para demonstrar o poder da educação?
Isso é fácil de entender, pois aprendem-se na escola coisas que podemos usar no primeiro dia de trabalho. De fato, aprendem-se habilidades que o mercado valoriza e pelas quais está disposto a pagar, como ler, escrever, receber instruções por escrito e muito mais. A escolaridade permite decifrar um orçamento e entender um manual de instruções. Quem sabe fazer essas coisas ganha mais, pois é mais produtivo para a empresa. E, como os economistas demonstram de forma persuasiva, se alguém recebe salários maiores é porque produz mais. Mas os números contêm uma charada. Com o passar do tempo, vamos esquecendo o que aprendemos na escola. Alguns conhecimentos mal duram até o dia da prova.
Ao começarmos a trabalhar, usamos o que nos ensinou a escola. No ano seguinte, já teremos esquecido muito do que nos foi ensinado.
Sendo assim, diria a lógica, se ganhamos pelo que aprendemos na escola, ao irmos esquecendo, nosso salário deveria diminuir. Mas é exatamente o oposto. Os analfabetos se aposentam praticamente com o mesmo salário inicial. Para quem estudou, em vez de caírem, os salários sobem ao longo da vida profissional. E não é só isso: sobem mais quanto mais escolaridade se consegue acumular. Mas não voltamos à escola, não nos ensinaram nada de novo que pudesse ser remunerado. Ainda assim, sobem os salários.
Por que será? Diante de uma situação de trabalho, o analfabeto não consegue encontrar uma maneira melhor de lidar com ela. Portanto, continua fazendo sempre o mesmo. Já quem passou pela escola adquiriu formas de pensar e agir que permitem decifrar as situações de trabalho e lidar criativamente com os desafios que aparecem. Amadurece seu julgamento, toma melhores decisões e aprende formas mais eficazes de trabalhar. Além disso, alcança uma compreensão mais ampla do mundo. Enfim, adquire um equipamento intelectual que lhe permite transformar a experiência de trabalho em produtividade. Usando uma expressão comum aprender a aprender.
Portanto, quanto mais aprendemos na escola, mais somos capazes dessa conversão de experiência em aprendizado. O equipamento para lidar criativamente e aprender com o mundo do trabalho torna-se mais poderoso. Com um diploma superior, ao chegar à maturidade, um indivíduo ganha três vezes seu salário inicial. Os números são claros: a capacidade de aprender a aprender dos mais escolarizados vale mais que os conhecimentos úteis que possuíam no primeiro dia de trabalho. A educação consiste em equipar as pessoas para aprender a fazer coisas que não foram ensinadas na escola. O trabalho é uma grande escola, mas somente para quem estudou. No fundo, os conhecimentos incluídos nos currículos valem menos por sua utilidade intrínseca e mais pela oportunidade de exercitar nosso raciocínio, ao lidarmos com
eles.
(CASTRO, Cláudio de Moura. Revista Veja, 6 de AGOSTO, 2018. p. 73)
Marque a alternativa que identifica o antecedente do pronome relativo que, em: “(...) não nos ensinaram nada de novo que pudesse ser remunerado.”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q700627 | Legislação Municipal, Técnico Municipal Administração Básica, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Responda a questão de acordo com a Lei n.°2.176, de 07 de dezembro de 2005, (Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração da Prefeitura Municipal de Ananindeua e dá outras providências), e suas alterações. 

Sobre o desenvolvimento profissional, marque a alternativa errada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q704452 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

"Governo cubano publica texto final da nova Constituição; referendo será em fevereiro." (Fonte: G1.com. Acesso em 06.01.2019) . Sobre o assunto divulgado nessa reportagem, marque a única alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q702874 | Legislação Municipal, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

Com base nas orientações legais dos artigos 53, 54, 56 e seus parágrafos sobre as funções de confiança e as funções gratificadas, analise as afirmações a seguir e marque a única alternativa correta:
I- O servidor investido em função de confiança ou função gratificada poderá optar por receber a complementação da remuneração da função, em relação ao valor de seu cargo efetivo ou poderá receber o acréscimo de quarenta por cento de seu nível de vencimento pelo exercício de função de confiança ou gratificada;
II- As Funções Gratificadas destinam-se ao atendimento dos encargos de direção, coordenação e supervisão de atividades; III- As funções de confiança são correlatos aos cargos comissionados. 
As funções de confiança são de provimento exclusivo por servidores efetivos do quadro de pessoal da Prefeitura de Ananindeua. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q706145 | Legislação Municipal, Assistente Social, Prefeitura de Ananindeua PA, CETAP, 2019

No que diz respeito ao instituto da transferência previsto nos artigos 87, 88, 89 e 90, apenas não se pode afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.