Início

Questões de Concursos Prefeitura de Apiaí SP

Resolva questões de Prefeitura de Apiaí SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q898743 | Pedagogia, Educação, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

A globalização e o neoliberalismo têm impactos significativos na educação e na sociedade brasileira. Esses fenômenos influenciam a forma como a educação é percebida e implementada. Assim, avalie as proposições:

I.A globalização tem contribuído para a redução das desigualdades educacionais no Brasil.
II.O neoliberalismo promove a mercadorização da educação, focando na eficiência econômica.
III.A educação deve ser um instrumento de crítica e transformação social.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q898744 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

O governo brasileiro buscou estratégias para promover uma cultura de planejamento nas secretarias de educação, como foco em consolidar a autonomia local e incentivar uma educação descentralizada. Após analisar as alternativas a seguir, assinale a que melhor explica como o Plano de Ações Articuladas (PAR), instituído em 2007, buscou fortalecer a autonomia dos sistemas educacionais municipais no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1033869 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Apiaí SP, Instituto Access, 2025

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da cidade de Felizândia ofereceu gratuitamente três cursos de qualificação para a comunidade: Culinária (C), Costura (S) e Manutenção de Celulares (M). Ao final das inscrições, foi levantado o seguinte:

• 12 pessoas se inscreveram somente no curso de Culinária;
• 8 pessoas se inscreveram somente no curso de Costura;
• 10 pessoas se inscreveram somente no curso de Manutenção de Celulares;
• 4 pessoas se inscreveram somente em Culinária e Costura;
• 5 pessoas se inscreveram somente em Culinária e Manutenção de Celulares;
• 3 pessoas se inscreveram somente em Costura e Manutenção de Celulares;
• 6 pessoas se inscreveram nos três cursos simultaneamente.

Com base nesses dados, quantas pessoas participaram de pelo menos um curso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q898740 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Paulo Freire foi um educador brasileiro reconhecido por sua contribuição para a história das ideias pedagógicas no Brasil e América Latina, especialmente no que diz respeito aos processos de alfabetização e educação. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) O Método Paulo Freire considera o educando como sujeito passivo no processo de aprendizagem.
(__) A investigação temática é uma etapa importante no Método Paulo Freire.
(__) A alfabetização de adultos foi um dos focos principais do Método Paulo Freire.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q898761 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Acerca da Lei Municipal nº 082/2014 - Dispõe sobre conscientização do Autismo, julgue as frases abaixo:

I.O Poder Executivo do Município de Apiaí instituiu o "Dia da Conscientização do Autismo", a ser comemorado no dia 24 de maio.
II.As despesas decorrentes com a execução da lei ocorrerão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.
III.Para o desenvolvimento do "Dia da Conscientização do Autismo", será criado convênios com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Cultura e Lazer.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q898763 | Pedagogia, Piaget, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

As relações entre a linguagem e a cognição assumem debates entre psicólogos e filósofos desde os anos 70, dentre os mais famosos, Chomsky e Piaget. Dentro desse contexto de teorias e debates, como Piaget interpreta a relação entre linguagem e pensamento lógico-matemático?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q898769 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

No processo de diagnóstico psicopedagógico, o psicopedagogo utiliza uma variedade de métodos para identificar as dificuldades de aprendizagem de um sujeito. Entre esses métodos, destaca-se a EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem), que permite observar diretamente como o sujeito lida com as atividades apresentadas. Considerando as finalidades da EOCA, qual é seu principal objetivo para o psicopedagogo no contexto de avaliação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q898790 | Informática, Informática 36H, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

No Microsoft Excel, a organização e a formatação dos dados são essenciais para a clareza e a eficiência na análise de informações. Assim, avalie as proposições:

I.A formatação condicional permite aplicar automaticamente diferentes estilos de formatação às células com base em critérios específicos, como valores, texto ou datas, facilitando a identificação de padrões e tendências nos dados.
II.A ferramenta "Classificar" organiza os dados em ordem crescente ou decrescente apenas por uma coluna, não sendo possível classificar por múltiplas colunas simultaneamente.
III.Os gráficos no Excel são elementos estáticos que não podem ser modificados após a criação, limitando a flexibilidade na visualização dos dados.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1033820 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Escriturário, Prefeitura de Apiaí SP, Instituto Access, 2025

Durante a triagem de pedidos em um centro logístico, cada caixa recebe uma etiqueta com uma letra, de acordo com a ordem em que foi embalada. O supervisor percebeu que as etiquetas seguem uma sequência lógica, conforme exemplo a seguir:

B, D, G, K, P, ?

Sabendo que o padrão é mantido para facilitar o rastreamento dos pacotes, qual letra deve aparecer na próxima caixa da sequência?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q1027225 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Guarda Municipal, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Considere a seguinte proposição condicional : ~ (A = > B)

Para negarmos uma condicional, basta:
I. Mantermos a primeira.
II. Negarmos a segunda.
III. Junta-las com o conectivo E.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q1027244 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Monitor de Desenvolvimento Infantil MDI, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

As proposições podem ter valor lógico verdadeiro (V) ou falso (F), sendo consideradas proposições simples. Com base nessas proposições, é possível estabelecer dois princípios fundamentais.
Considere as seguintes afirmações a respeito dos princípios lógicos fundamentais:

I.O Princípio da Identidade afirma que uma proposição verdadeira será sempre verdadeira e uma proposição falsa será sempre falsa.
II.O Princípio do Terceiro Excluído afirma que uma proposição só pode assumir o valor de verdade verdadeiro ou falso, não havendo um terceiro valor.
III.O Princípio da Não-Contradição afirma que uma proposição não pode ser verdadeira e falsa simultaneamente.

Com base nos princípios fundamentais da lógica clássica, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1027246 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Monitor de Desenvolvimento Infantil MDI, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Em uma cidade, um novo sistema de numeração predial foi implementado de forma que a numeração de cada prédio segue uma sequência em ordem regressiva. O prédio de número 1000 é o primeiro da rua, e cada prédio seguinte tem um número menor que o anterior, descendo 3 unidades a cada novo prédio.
Com base no princípio da regressão, qual será o número do 50º prédio dessa sequência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q898746 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

De acordo com a Constituição Federal de 1988 e a LDB de 1996, a educação é um direito inalienável do cidadão e deve ser promovida pelo Estado e pela família. Considerando essa premissa, qual é a função social da escola no contexto da formação do cidadão e da cidadã?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q898750 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Diretor Educacional, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Em relação às filosofias da educação, autores como John Dewey e Paulo Freire propuseram abordagens que contrastam com a educação tradicional. Considerando essas perspectivas, qual das seguintes afirmações reflete mais precisamente o que Dewey e Freire entendem sobre o papel do professor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q898770 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Karl Mannhein foi um sociólogo e filósofo húngaro-alemão, conhecido principalmente por desenvolver a sociologia do conhecimento, uma abordagem que examina o contexto social e sua influência na produção e estruturação do conhecimento. Como Karl Mannheim interpreta a relação entre ideologia e utopia dentro do contexto social e político da produção de conhecimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1024116 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Texto associado.

NO MAN'S LAND

Mystery of world's only stretch of unclaimed land with NO laws that farmer tried to seize to make daughter a princess


Hidden deep in the African desert lies one of the strangest pieces of land on Earth — not for its beauty, wealth, or strategic value, but because no country wants it.


Bir Tawil is a 2,060-square-kilometre patch of barren desert between Egypt and Sudan, which remains an unusual geopolitical anomaly after decades of being unclaimed.


Those daring to go there face a tough journey, driving through remote desert roads past relics of gold mines and, at times, crossing paths with armed gangs and bandits.


Bir Tawil has long been a quirky favourite for small, often tongue-in-cheek, self-declared "countries" - usually founded by ordinary people across the globe.


With no laws, the land has even drawn would-be "kings," including a US dad who trekked there to fulfil his young daughter's wish of becoming a princess.


Jeremiah Heaton, a Virginia farmer, planted a flag and declared Bir Tawil the "Kingdom of North Sudan" so that his daughter Emily could have a royal title. While the move had no legal bearing, it sparked global interest and debate over land claims and the nature of sovereignty.


As the dad tells it, Emily had casually asked if she could be a princess, and Heaton, wanting to make her dream come true, started looking for a way to make that happen. While most parents might have gently explained the impracticality of such a request, Heaton took it as a challenge. He began researching unclaimed land where he could theoretically establish a kingdom for Emily, at the time aged six.


In June 2014, Heaton headed to northeastern Africa, reaching Bir Tawil after a challenging journey through the desert. With a homemade blue flag bearing a crown symbol and the name "Heaton," he ceremoniously planted it in the sand, declaring Bir Tawil the "Kingdom of North Sudan" and himself its king. He immediately proclaimed Emily to be a princess, therefore "granting" her the royal title she had wished for.


In 2017, Suyash Dixit, an IT entrepreneur from Indore, India, also claimed Bir Tawil as his own, naming it the "Kingdom of Dixit." After a challenging journey across the desert, he planted a flag, declared himself king, and even "appointed" his father as prime minister. He posted his claim and experience on social media, where it garnered significant attention and sparked a wave of jokes and memes.


There are rumours, though largely unsubstantiated, that Bir Tawil contains hidden gold deposits.


While Egypt and Sudan have both had ancient ties to gold mining, particularly in the Nubian Desert, Bir Tawil itself is rarely studied or mined. These rumours, however, have attracted a few treasure hunters and adventurers over the years, hoping to uncover hidden riches in the desert.


Some have even joked about Bir Tawil as a potential "backup homeland" for populations affected by natural disasters. While obviously impractical, the idea underscores the paradox of unclaimed land in a time when territorial disputes are common.


Despite several stunts and theories, Bir Tawil remains unclaimed due to a unique border dispute between Egypt and Sudan.


The journey to Bir Tawil is lengthy and can take anywhere from two days to a week, depending on the starting point, route, and conditions. Due to its isolation and extreme desert environment, the journey requires careful planning, local knowledge, and permission from authorities in Egypt or Sudan.


Most travellers begin in Aswan, Egypt, or Khartoum, Sudan, as these are the nearest large cities with transportation infrastructure. From Aswan, the trip typically involves a long desert drive heading southward toward the Egypt-Sudan border.


Both countries monitor the border area closely, with visitors needing permits and a good guide familiar with the region. Egypt, in particular, restricts movement near the border, especially in sensitive zones close to the Hala'ib Triangle.


The trip to Bir Tawil from either Egypt or Sudan covers hundreds of kilometres across remote, rugged desert terrain. Explorers often follow dirt tracks used by nomadic tribes, miners, or military patrols, though few roads are mapped or maintained. The drive can take days and usually involves off-road vehicles capable of handling deep sand and rough trails.


There are no towns, water sources, or services along the way, so travellers must bring ample water, food, fuel, and spare parts. And to make matters worse, armed gangs, smugglers, and bandits often prey upon those venturing in the desert, particularly along less-monitored routes.


The origins of this unclaimed desert stretch back to Britishcolonial rule in the late 19th and early 20th centuries, when overlapping boundary lines inadvertently left Bir Tawil in a legal limbo.


In 1899, while both Egypt and Sudan were under British administration, a formal border was established along the 22nd parallel north. This placed Bir Tawil, an arid and resource-poor patch of desert, in Egyptian territory, while a more valuable area, the Hala'ib Triangle, was assigned to Sudan.


But in 1902, the British changed the boundary to fit the local tribes' movements, putting Bir Tawil in Sudan instead and giving Egypt control over the fertile Hala'ib Triangle.


When Egypt and Sudan became independent, each country wanted the Hala'ib Triangle because it has good land and access to the Red Sea.


Egypt claims it based on the 1899 line, while Sudan uses the 1902 line to support its claim. Bir Tawil, a barren desert with no resources, has no value to either country.


To claim the Hala'ib Triangle, each country must reject Bir Tawil — because they can't claim both under their chosen boundary line. So by claiming Hala'ib, they essentially "give away" Bir Tawil, leaving it unwanted.


The territory is therefore unclaimed because Egypt and Sudan only want the valuable land next to it, not Bir Tawil itself.


For now, Bir Tawil endures as a strange relic of colonial history and an unlikely symbol of modern-day geopolitics — a land still ungoverned and, in all likelihood, destined to remain unclaimed.


Source:

https://www.thesun.co.uk/news/30658172/bir-tawil-land-that-bel ongs-to-no-nation/ (adapted)


https://www.thesun.co.uk/news/30658172/bir-tawil-land-that-belongs-to-no-nation/

According to the text, what can be inferred about the historical background of Bir Tawil based on its current unclaimed status?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q898758 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Psicólogo, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Um profissional atende um adolescente que está passando por dificuldades de aprendizagem e pede a ele que realize sessões particulares após o horário escolar para melhorar seu rendimento acadêmico. Sabendo que esta situação pode caracterizar conflito de interesses, qual é a atitude ética que o profissional deve tomar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q898792 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Educação Artística, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

As tendências pedagógicas no ensino de Arte no Brasil refletem diferentes abordagens ao longo das décadas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta sobre as tendências pedagógicas no ensino de Arte no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q1087799 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Guarda Civil Municipal Sexo Masculino, Prefeitura de Apiaí SP, ACCESS, 2024

Uma equipe de pesquisadores possui 8 livros distintos e deseja escolher 3 deles para realizar uma revisão. No entanto, eles definiram que o livro A precisa necessariamente ser escolhido, e os outros dois livros serão escolhidos aleatoriamente entre os demais. Qual é o número total de combinações possíveis para essa escolha?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q1033851 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Advogado, Prefeitura de Apiaí SP, Instituto Access, 2025

Durante uma reunião de planejamento em uma empresa, três proposições foram apresentadas para avaliação dos gestores:
P: Se os lucros aumentarem, então haverá distribuição de bônus.
Q: Se não houver distribuição de bônus, então os lucros não aumentaram.
R: Houve distribuição de bônus.
Com base nessas proposições, é possível concluir logicamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.