Início

Questões de Concursos Prefeitura de Apiacás MT

Resolva questões de Prefeitura de Apiacás MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1066239 | Administração Pública, Qualidade no Setor Público, Técnico Administrativo e Financeiro, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Sobre Gestão da Qualidade – ABNT NBR ISO 9001:2015, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A organização deve estabelecer objetivos da qualidade nas funções, níveis e processos pertinentes necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade, mantendo informação documentada. Eles devem ser coerentes com a política da qualidade, mensuráveis, levar em conta requisitos aplicáveis, ser pertinentes para a conformidade de produtos e serviços e para aumentar a satisfação do cliente; devem ser monitorados, comunicados e atualizados como apropriados.
( ) Os princípios da Gestão da Qualidade são: foco no cliente/cidadão, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, busca pela melhoria contínua dos produtos e/ou serviços oferecidos, tomada de decisão baseada em evidências e gestão do relacionamento.
( ) Em 1960, a International Organization for Standartization (ISO) lançou manuais de avaliação do sistema da qualidade, chamados Normas ISO série 9000 de Padrões Internacionais, que foram publicados a partir do ano 2000. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) normaliza a ISO 9000 e o órgão responsável por credenciar organismos, como certificações dos sistemas de qualidade no Brasil, é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
( ) A norma ISO 9001 utiliza a metodologia PDCA, também denominada Ciclo de Deming. Esse programa de melhoria contínua tem por objetivo submeter as práticas empresariais a avaliações ininterruptas. O ciclo pode ser aplicado a todos os processos e para o Sistema de Gestão da Qualidade, seguindo a sequência de atividades que compõem o método: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir para a correção (act) promovem a melhoria contínua dos processos.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q1064987 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Sobre ações educativas no campo da saúde, marque V para a afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Realizar ações educativas em saúde não significa transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua construção por meio do diálogo.
( )É opcional levar em conta os hábitos e valores das pessoas, os saberes e as práticas de cuidado das comunidades atendidas.
( )Valorizar a articulação entre ciência e saber popular e a determinação social da saúde é uma forma de reflexão sobre o processo de adoecer.
( )Auxiliar as pessoas a debater, discutir, instigar a reflexão sobre suas situações de vida diárias faz com que elas compreendam sua participação no autocuidado.
( )Utilizar rádio local, jornais locais, murais de escolas e associação comunitária e outros espaços públicos é improdutivo em virtude das negociações a serem realizadas.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1064982 | Português, Morfologia, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Texto associado.
Instrução: Leia o texto e responda à questão.
As pequenas coisas que dão prazer são feitas de momentos breves, quase mágicos, nos quais os cinco sentidos parecem parar no tempo e, sem pressa, saborear todas as sensações, antes de registrá-las para sempre na memória.
Esses pedacinhos de cotidiano são feitos de cheiros, sabores, cores e sonoridades particulares que tocam você, às vezes de forma inexplicável, e que ficam associados àqueles momentos especiais de sua vida. São pedrinhas semeadas ao longo do caminho de sua existência. Ao parar para observar, por alguns segundos, esses instantes e esses pequeninos prazeres, você saberá do que é que você gosta e, assim, aprenderá a se conhecer melhor. Pois dizer o que ama é um pouco como escrever a sua história ou desenhar o seu próprio retrato.
(GRÉVERAND, G. Disponível em: www.pensador.com/cronicas_do_cotidiano. Acesso em: 23/03/2024.)
Os pronomes têm a finalidade de, em um texto, substituir ou determinar um substantivo. Assinale a alternativa em que todas as palavras dadas são classificadas gramaticalmente, nesse texto, como pronomes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1064985 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Em relação às doenças transmitidas por vetores, a coluna da esquerda apresenta a doença e a da direita, o vetor. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Febre amarela 2. Malária 3. Doença de Chagas 4. Leishmaniose tegumentar americana 5. Febre maculosa
( ) Anopheles ( )Aedes Aegypty ( )Flebotomíneo ( )Triatoma ( )Carrapato estrela
Marque a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1064990 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Em relação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), analise as afirmativas.
I. O Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.
II. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população.
III. O PNI orienta que, ao nascer, a criança seja vacinada exclusivamente com a vacina BCG, que protege contra as formas graves da Hanseníase miliar.
IV. As gestantes, a qualquer tempo durante o pré-natal, deverão ser orientadas a iniciarem ou completarem 3 doses, de acordo com histórico vacinal da vacina Hepatite B (HB- recombinante).
V. A vacina contra a Difteria e o Tétano (dT) é contra indicada durante todo o período gestacional.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.