Questões de Concurso Prefeitura de Araruna PB

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11 Q880731 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CIDPD), ratificada no Brasil pelo Decreto Legislativo nº 186, de 2008, define pessoas com deficiência como aquelas que enfrentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Esses impedimentos, quando interagem com várias barreiras, podem limitar a participação plena e efetiva dessas pessoas na sociedade, em igualdade de condições com os demais (Brasil, 2009). Com base na definição fornecida pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e as informações específicas sobre deficiências sensoriais, assinale a alternativa CORRETA:

12 Q880707 | Pedagogia, Libâneo, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com Libâneo (2013), criar as condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando à sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento é parte dos objetivos primordiais da atividade pedagógica do professor.

Fonte: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos objetivos primordiais do trabalho docente.

13 Q880619 | Psicologia, Psicologia e Organizações, Agente Administrativo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Ao tratarmos da tomada de decisão, o conceito de heurísticas surge como elemento importante para o entendimento do processo decisório dos indivíduos. As heurísticas são regras práticas ou modelos mentais que utilizamos para agilizar e simplificar a decisão. Dentre os diferentes tipos de heurísticas que podem influenciar nossas decisões ao avaliarmos um evento com a associação e estruturas mentais que vêm à mente com maior facilidade, recordando mais de eventos frequentes, estamos recorrendo à heurística de:

14 Q880732 | Pedagogia, Vygotsky, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre a Deficiência, Lev Vygotsky (1896-1934) afirmava que esta não pode ser definida pelas ausências funcionais, pois antes de ser uma deficiência orgânica é uma deficiência social. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I- O deficiente visual enfrenta obstáculos além da falta de visão. Os maiores impedimentos para uma pessoa com deficiência são as barreiras sociais, e a deficiência visual deve ser considerada primeiramente como uma deficiência social, antes de ser uma deficiência orgânica.

II- A deficiência auditiva deve ser compreendida no contexto das interações sociais e das barreiras ambientais, e não apenas pelas limitações físicas ou funcionais individuais.

III- A deficiência múltipla é apenas uma questão de limitações físicas ou mentais que podem ser corrigidas por intervenções de médicos e psicólogos especialistas.

IV- Para superar as limitações impostas por uma deficiência, é essencial eliminar as barreiras sociais e criar condições que permitam a plena participação e inclusão do indivíduo na sociedade.

V- As condições sociais e as atitudes em relação à deficiência desempenham insuficiente impacto na formação das experiências das pessoas com deficiência intelectual.


É CORRETO o que se afirma em:

15 Q880704 | Pedagogia, Libâneo, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com Libâneo (2013), a Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
Fonte: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2013.

Quantos aos campos teóricos, assinale a alternativa CORRETA.

16 Q908983 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Os profissionais de Psicologia desenvolvem suas atividades no serviço público em RAPS, SUAS, CREAS, CAPS, dentre outros espaços. Estas siglas denominam as estruturas ou locais de atendimento e suas nomenclaturas significam, na sequência:

17 Q880687 | Redes de Computadores, IP Internet Protocol, Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Assinale a alternativa que traz um exemplo de endereço IPv4 e IPv6 válido, respectivamente:

18 Q880726 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as afirmações a seguir:

I- A BNCC é um documento normativo que define um conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas ao longo de todas as etapas da Educação Básica.

II- A BNCC é aplicável à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, excluindo o Ensino Médio.

III- A BNCC orienta-se por princípios éticos, políticos e estéticos para promover a formação integral e a construção de uma sociedade justa e inclusiva.

IV- A BNCC contribui para o alinhamento das políticas educacionais em diferentes esferas de governo e visa a superar a fragmentação das políticas educacionais.

V- A BNCC desconsidera a inclusão de tecnologias digitais no processo educativo, limitando-se a questões de conteúdo tradicional do currículo.


É CORRETO o que se afirma em:

19 Q880722 | Pedagogia, Jogos e suas Características Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, marque a alternativa CORRETA.

20 Q908982 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Segundo Amarante ((apud, MELO, 2012)), a Reforma Psiquiátrica pode ser caracterizada como um processo complexo, que abrange quatro dimensões principais:
Fonte: MELO, Anastácia Mariana da Costa. Apontamentos sobre a reforma psiquiátrica no Brasil / Notes about the psychiatric reform in Brazil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 84–95, 2013. DOI: 10.5007/cbsm.v4i9.68692. (Páginas 03-06.). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68692. Acesso em: 25 jun. 2024.


I- A dimensão teórico-conceitual diz respeito à construção de um novo paradigma no campo das Ciências Sociais, no que diz respeito ao olhar direcionado ao sujeito em sofrimento psíquico, que significa uma ruptura com o modelo biomédico e psiquiátrico tradicional.

II- A dimensão técnico-assistencial está ligada às formas de atendimento e capacitação dos profissionais de saúde mental para as novas formas de abordagem dos pacientes, determinadas pela Reforma Psiquiátrica.

III- A dimensão jurídico-política se situa no campo das tensões que foram trazidas pelas ações da Reforma Psiquiátrica e que produziram mudanças nas relações que são estabelecidas entre o Estado e a Sociedade no campo da saúde mental.

IV- A dimensão sociocultural, que traz à tona a construção de um novo lugar social para a loucura e para o sujeito louco, por meio do imaginário social e de sua relação com a sociedade.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
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