Início

Questões de Concursos Prefeitura de Araruna PB

Resolva questões de Prefeitura de Araruna PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q880678 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Agente Social, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A violência patrimonial é uma das formas de violência doméstica e familiar da qual as mulheres podem ser vítimas. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o conceito de violência patrimonial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q907925 | Arquivologia, Morfologia, Advogado, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Texto associado.
Texto I


Mulheres devem ser maioria entre médicos no País já a partir deste ano


Segundo CFM, médicas são 49,92% dos profissionais e ligeira vantagem masculina deve acabar neste ano; desde 2009, elas lideram entre egressos de cursos de Medicina


Elas representam mais de 49% dos profissionais em atuação no Brasil. Na cidade de São Paulo, já são maioria.


O número de mulheres médicas já é quase metade do total de profissionais no Brasil e elas devem superar a quantidade de homens e se tornar maioria na profissão ainda neste ano, conforme a nova edição do estudo Demografia Médica, divulgada hoje pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).


Segundo a pesquisa, que reúne dados atualizados até janeiro deste ano, mulheres representam hoje 49,92% dos profissionais, enquanto os homens são 50,08% do total. Em 1990, só 30% dos médicos no País eram do sexo feminino.


Há localidades do País em que as médicas já são maioria, como na cidade de São Paulo, onde elas representam 51,04% da força de trabalho da profissão, com 39.721 profissionais.


Segundo o CFM, a ligeira vantagem masculina ainda existente no cenário nacional deverá ser superada neste ano porque, desde 2009, as mulheres são maioria entre as egressas das faculdades de Medicina. Entre os profissionais com menos de 40 anos, elas já são maioria (58%). E só considerando os médicos que ingressaram no mercado em 2023, 60% eram do sexo feminino. “A minha turma da faculdade era composta majoritariamente por mulheres. De 40 alunos, só 7 eram homens”, conta a clínica-geral Laura Gomes Flores, que se formou em 2019.


Especialistas e representantes da categoria destacam que a mudança no perfil dos médicos brasileiros traz repercussões também para os pacientes. No estudo divulgado, o CFM ressalta que a evolução na composição de gênero na Medicina “traz consigo novas perspectivas e abordagens para o atendimento à saúde”.


Quanto às áreas de especialização, embora o País esteja atingindo um equilíbrio de gênero no número total de médicos, há especialidades que ainda mantêm amplo predomínio feminino ou masculino.


Estudo de 2023 da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) mostrou que, em dermatologia, pediatria, endocrinologia e alergia e imunologia, as mulheres chegam a mais de 70% dos especialistas. Já em áreas como urologia, ortopedia e neurocirurgia, os homens representam mais de 90% dos profissionais. As especialidades cirúrgicas, no geral, têm menos de 25% de mulheres entre seus médicos.


Para Lígia Bahia, médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a chamada feminização da Medicina é um fenômeno mundial impulsionado pela maior participação das mulheres no mercado de trabalho como um todo e traz um impacto positivo para o paciente ao elevar o número de profissionais do sexo feminino, que costumam ter mais habilidades relacionais, como a empatia. “Mulheres são dedicadas, costumam privilegiar a solidez e a qualidade do trabalho em detrimento da competição e valores elevados de remuneração. A presença feminina costuma ser acompanhada por compromisso e maior tempo de permanência com os pacientes”, diz a especialista.


Para o CFM, o cenário “desafia as estruturas tradicionais e as normas de gênero na Medicina, abrindo caminho para um ambiente mais inclusivo e diversificado” e “pode servir como um catalisador para abordar questões mais amplas de equidade de gênero no setor de saúde”.


Fonte: CAMBRICOLI, Fabiana. Mulheres devem ser maioria entre médicos no País já a partir deste ano. O Estado de S. Paulo, ano 145, n. 47655, 8 abr. 2024.
Metrópole, p. A12. Disponível em: https://www.pressreader.com/brazil/o-estado-de-s paulo/20240408/page/12. Acesso em: 08 abr. 2024, com adaptações.

Leia o excerto e analise as assertivas que seguem:

“O número de mulheres médicas já é quase metade do total de profissionais no Brasil e elas devem superar a quantidade de homens e se tornar maioria na profissão ainda neste ano, conforme a nova edição do estudo Demografia Médica, divulgada hoje pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).” (2º§).


I- O termo “conforme” pode ser substituído sem alteração de sentido pelo termo “consoante”, mas não pode ser substituído pelo termo “segundo”.

II- Na oração “elas devem superar a quantidade de homens”, o pronome “elas” é empregado como um recurso anafórico, já que retoma um termo anterior.

III- Embora a conjunção “e” seja classificada como uma conjunção aditiva, está sendo empregada com valor adversativo.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q909993 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A perda auditiva é uma condição patológica de privação sensorial que pode ocorrer em qualquer faixa etária, com uma prevalência significativa em idosos, principalmente do sexo feminino, no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2017), a população idosa brasileira está crescendo, assim como a prevalência da Presbiacusia entre as mulheres idosas. Estudos como os de Gândara & Alves (2017) e Iório (2015) destacam o impacto da perda auditiva na qualidade de vida, na comunicação e na segurança dos indivíduos.
Fonte: LINS, E. L. da S.; GASPAR SOBRINHO, F. P. Reabilitação auditiva por aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) em centro especializado do SUS de Salvador-Bahia. Revista de Ciências Médicas e Biológicas (Impressa), v. 19, n. 1, p. 25-32, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20396/biblio-1358656.

Considerando seus conhecimentos sobre o impacto da perda auditiva, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q910528 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Mulher, 51 anos, vem a Unidade Básica de Saúde para realizar exames de rotina. Nega queixas. Relata que sua última menstruação foi há cerca de 2 meses. Não tem comorbidades. Pratica exercício físico regularmente. Nega tabagismo, etilismo. IMC=26 kg/m². Em relação aos rastreios que deve realizar, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q910548 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Paciente feminino, 33 anos, com história de dois episódios depressivos anteriores segundo relato de familiares que a acompanham na consulta, sem tratamento adequado em nenhum deles e, ainda segundo seus familiares, sem outros antecedentes. A paciente relata que vem evoluindo nos últimos 3 meses com sintomas diversos, como anedonia, tristeza, diminuição da volição e da energia, insônia e inapetência, sem ideação suicida. Médico da UBSF iniciou fluoxetina 20mg/dia e orientou. Após 3 dias, os familiares acionam o SAMU para levar a paciente à UPA. Ela chega ao local de atendimento em contenção mecânica e relato de que, após o início da fluoxetina, principalmente nas ultimas 36h, vem evoluindo com agitação, comportamento inadequado, expansividade e, no dia de hoje, fugiu e só foi encontrada a 8km de casa. O que aconteceu com a paciente, o diagnóstico corrigido e o tratamento a ser instituído são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q880602 | Informática, Ferramentas de Segurança antivírus, Agente Administrativo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Considere as seguintes afirmações sobre práticas para garantir a segurança de senhas:

I- É recomendável criar senhas fortes misturando letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
II- Utilizar a mesma senha para serviços diferentes facilita o preenchimento e evita o esquecimento, não comprometendo a segurança.
III- Utilizar um gerenciador de senhas permite gerar e armazenar todas as suas credenciais de forma mais segura.


É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q910557 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A marcha é parte importante da avaliação da psicomotricidade de um paciente, que, por sua vez, compõe o arsenal do que chamamos de exame do estado mental. Ao avaliar um paciente que se apresenta da seguinte forma: anda com base aumentada para melhorar sua sustentação e permanecer de pé, além de se mostrar vacilante e, quando solicitado, não conseguir manter a marcha em linha reta, cambaleando e apresentando desvios, como se estivesse embriagado, você logo raciocina que ele pode ter uma lesão/alteração em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q910558 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

ACID-11 da OMS veio para substituir a CID-10, servindo atualmente como novo norteador diagnóstico nos estudos nosológicos não apenas da parte psiquiátrica, mas também de diversas especialidades médicas. Na Psiquiatria, costumamos utilizar também o consenso americano, que chamamos de DSM, no momento em sua 5ª edição revisada. Contudo, o DSM-V-TR guarda algumas diferenças com relação à CID-11. Dentre essas diferenças, está a classificação dos transtornos de personalidade. Embora se mantenham os “Clusters” A, B e C na divisão dessas patologias. A alternativa que contempla um transtorno de personalidade presente tanto no DSM-V-TR como na CID-11 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q910565 | Medicina, Médico Neurologista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Os quadros demenciais têm sido cada vez mais observados na população, refletindo uma maior expectativa de vida e melhores métodos diagnósticos. Sobre os quadros demenciais, observe as seguintes afirmativas:

I- A doença de Alzheimer é a causa mais frequente de demência na população em geral, estando mais relacionada à presença do alelo 4 do gene que codifica a apoliproproteína e.

II- Histologicamente, as placas neuríticas senis e os emaranhados neurofibrilares são achados patológicos observados na doença de Alzheimer, provocando degeneração neuronal e morte celular.

III- Ademência vascular resulta de doença cerebrovascular, podendo ser confundida em alguns momentos com doença de Alzheimer. Obviamente, é fundamental diferenciar as duas situações, pois as abordagens preventivas, terapêuticas e o prognóstico são diferentes.

IV- As demências de origem priônica, como a doença de creutzfeldt-jackob, resultam de encefalite provocada pela invasão do herpes vírus no sistema nervoso, com consequente morte neuronal difusa.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q880616 | Administração Geral, Estrutura Organizacional na Administração Geral, Agente Administrativo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Dentro do ambiente organizacional, o conceito de poder diz respeito à capacidade de influenciar o comportamento de uma pessoa ou grupo. Existem diferentes fontes e tipos de poder. O poder baseado na posição hierárquica ocupada pelo indivíduo dentro da estrutura organizacional é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q880673 | Odontologia, Auxiliar de Consultório Dentário, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Um dos objetivos da dentística é preservar a estrutura dental sadia e recompor tecido perdido, buscando, através do emprego de materiais e técnicas restauradoras adequadas, evitar recidivas, devido ao aparecimento de novas lesões de cárie dentária. Desta forma, qual o material que tem o caráter terapêutico, apresenta propriedade anticariogênica, boa adesão, ligando-se quimicamente à estrutura do dente, biocompatibilidade; contudo, apresenta limitações físicas e mecânicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q909660 | Odontologia, Odontólogo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Paciente Q.P.U., feminino, 7 anos, sofreu uma queda de própria altura, havendo traumatismo direto na boca da paciente, ocorrendo a avulsão dos elementos dentários 31 e 41. O atendimento foi realizado em quarenta minutos após o trauma, em ambiente hospitalar. No momento do trauma, a responsável afirma que o dente 31 foi arremessado, vindo a cair sobre uma poça de água de chuva, com a presença de restos de areia na profundidade. Diante deste fato, a responsável lavou o referido dente em água corrente, proporcionando a limpeza coronária e radicular completa, de forma a expor apenas o componente inorgânico deste dente. O elemento 41 foi coletado e não foi submetido a nenhuma intervenção. Após a limpeza mecânica no elemento 31, ambos os dentes foram lavados em solução de soro fisiológico e armazenados em um copo com leite até a intervenção profissional. Ao exame clínico e radiográfico, é possível observar a persistência da abertura dos ápices radiculares de ambos os dentes e ausência de fraturas ósseas ou radiculares. Diante do acontecido, assinale a alternativa que denota qual(is) o(s) dente(s) que evidencia(m) o melhor prognóstico após serem inseridos nos alvéolos dentários:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q907924 | Português, Uso da Vírgula, Advogado, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Texto associado.
Texto I


Mulheres devem ser maioria entre médicos no País já a partir deste ano


Segundo CFM, médicas são 49,92% dos profissionais e ligeira vantagem masculina deve acabar neste ano; desde 2009, elas lideram entre egressos de cursos de Medicina


Elas representam mais de 49% dos profissionais em atuação no Brasil. Na cidade de São Paulo, já são maioria.


O número de mulheres médicas já é quase metade do total de profissionais no Brasil e elas devem superar a quantidade de homens e se tornar maioria na profissão ainda neste ano, conforme a nova edição do estudo Demografia Médica, divulgada hoje pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).


Segundo a pesquisa, que reúne dados atualizados até janeiro deste ano, mulheres representam hoje 49,92% dos profissionais, enquanto os homens são 50,08% do total. Em 1990, só 30% dos médicos no País eram do sexo feminino.


Há localidades do País em que as médicas já são maioria, como na cidade de São Paulo, onde elas representam 51,04% da força de trabalho da profissão, com 39.721 profissionais.


Segundo o CFM, a ligeira vantagem masculina ainda existente no cenário nacional deverá ser superada neste ano porque, desde 2009, as mulheres são maioria entre as egressas das faculdades de Medicina. Entre os profissionais com menos de 40 anos, elas já são maioria (58%). E só considerando os médicos que ingressaram no mercado em 2023, 60% eram do sexo feminino. “A minha turma da faculdade era composta majoritariamente por mulheres. De 40 alunos, só 7 eram homens”, conta a clínica-geral Laura Gomes Flores, que se formou em 2019.


Especialistas e representantes da categoria destacam que a mudança no perfil dos médicos brasileiros traz repercussões também para os pacientes. No estudo divulgado, o CFM ressalta que a evolução na composição de gênero na Medicina “traz consigo novas perspectivas e abordagens para o atendimento à saúde”.


Quanto às áreas de especialização, embora o País esteja atingindo um equilíbrio de gênero no número total de médicos, há especialidades que ainda mantêm amplo predomínio feminino ou masculino.


Estudo de 2023 da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) mostrou que, em dermatologia, pediatria, endocrinologia e alergia e imunologia, as mulheres chegam a mais de 70% dos especialistas. Já em áreas como urologia, ortopedia e neurocirurgia, os homens representam mais de 90% dos profissionais. As especialidades cirúrgicas, no geral, têm menos de 25% de mulheres entre seus médicos.


Para Lígia Bahia, médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a chamada feminização da Medicina é um fenômeno mundial impulsionado pela maior participação das mulheres no mercado de trabalho como um todo e traz um impacto positivo para o paciente ao elevar o número de profissionais do sexo feminino, que costumam ter mais habilidades relacionais, como a empatia. “Mulheres são dedicadas, costumam privilegiar a solidez e a qualidade do trabalho em detrimento da competição e valores elevados de remuneração. A presença feminina costuma ser acompanhada por compromisso e maior tempo de permanência com os pacientes”, diz a especialista.


Para o CFM, o cenário “desafia as estruturas tradicionais e as normas de gênero na Medicina, abrindo caminho para um ambiente mais inclusivo e diversificado” e “pode servir como um catalisador para abordar questões mais amplas de equidade de gênero no setor de saúde”.


Fonte: CAMBRICOLI, Fabiana. Mulheres devem ser maioria entre médicos no País já a partir deste ano. O Estado de S. Paulo, ano 145, n. 47655, 8 abr. 2024.
Metrópole, p. A12. Disponível em: https://www.pressreader.com/brazil/o-estado-de-s paulo/20240408/page/12. Acesso em: 08 abr. 2024, com adaptações.

Observe o emprego das vírgulas no fragmento “Para Lígia Bahia, médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a chamada feminização da Medicina é um fenômeno mundial impulsionado pela maior participação das mulheres no mercado de trabalho” (9º§) e analise as assertivas.

I- As vírgulas foram empregadas de modo adequado para isolar o aposto “médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”.

II- As vírgulas foram empregadas de modo adequado para separar elementos que exercem a mesma função sintática.

III- As vírgulas foram empregadas de modo inadequado, já que não se deve separar sujeito e verbo.

IV- As duas vírgulas poderiam ser substituídas por travessão.

V- Apenas a primeira vírgula poderia ser substituída por travessão.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q910526 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Homem, 72 anos de idade, portador de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus tipo II insulino-dependente, comparece à consulta médica na Unidade Básica de Saúde para se queixar de astenia e para elucidar tratamento prescrito por médico especialista. Pressão no consultório: 145/88mmHg.

Medicamentos em uso: 1. Hidroclorotiazida 25mg/dia. 2. Valsartan 160 mg/dia. 3. Anlodipino 5mg/dia. 4. Carvedilol 25mg/dia. 5. Aspirina 100 mg/dia. 6. Sinvastatina 20mg/dia. 7. Metformina 1g/dia. 8. Insulina NPH 16-0-0-8.

Traz exames solicitados pelo médico da UBS: - Hemograma - Hb 14,6 g/dl; Ht 45,8%. - HbA1c (HPLC) - 6,1%. - Colesterol total – 181 mg/dl. - Colesterol HDL– 31 mg/dl. - Triglicerídeos – 165 mg/dl. - Cálcio (corrigido pela albumina) - 7,3 mg/dl(VR - 8,6-10,2). - Potássio - 4,4 mEq/L. - Sódio – 143mEq/L. - TSH - 1,34 uU/L. - Creatinina - 1,4 mg/dL- CKD/EPI - 53 mL/min/1.73 m2. - EAS - proteína, hemoglobina e glicose ausentes. - Vitamina B12 - 346 pg/mL. - PSAtotal 0,31 ng/mL. - ECG - sem alterações. - ASCVD plus - 49%.

Diante desse caso, avalie os itens a seguir:

I- O paciente deve ser questionado acerca de eventos cárdio ou cerebrovasculares isquêmicos, se a história for negativa para ambos, é possível descontinuar o antiplaquetário.

II- Asinvastatina está em subdose para o percentual encontrado em ASCVD plus. Deve-se aumentar a dose para 40mg/dia.

III- O paciente precisa investigar hipocalcemia. No ambulatório, é fundamental realizar os Sinais de Trousseau e Chvostek, além disso, investigar laboratorialmente a partir da dosagem de Vitamina D e PTH.

IV- O paciente necessita de realização de MRPAou MAPAde 24 horas, a fim de averiguar controle pressórico.

V- Ametformina precisa ser descontinuada em virtude da taxa de filtração glomerular calculada nessa consulta.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q880603 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Arquivos compactados ocupam menos espaço de armazenamento no disco, podendo ser transferidos para uma mídia física ou nuvem de maneira mais rápida. Assinale a alternativa que apresenta duas extensões de arquivos compactados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q909787 | Nutrição, Frutas, Nutricionista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O consumo de frutas e hortaliças diariamente está associado à manutenção da saúde (Oliveira et al., 2015). Porém, como são alimentos perecíveis, é necessário entender sobre o seu metabolismo para evitar desperdício.

I- Os frutos, após a colheita, continuam com seu metabolismo ativo, pois a respiração, produção de energia e oxidação de compostos continuam ocorrendo.

II- A senescência do fruto ocorre quando os processos bioquímicos catabólicos dão lugar aos processos anabólicos.

III- Ao armazenar diferentes vegetais em uma câmara, deve-se tentar controlar o acúmulo de etileno, que poderá acelerar a maturação desses frutos.

IV- Os danos mecânicos causados aos frutos podem facilitar a contaminação por microrganismos.


De acordo com o metabolismo de frutas e hortaliças, é CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q880611 | Administração Geral, Estratégia organizacional, Agente Administrativo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Os fatores ambientais influenciam as organizações de diversas maneiras, apresentando oportunidades e ameaças que devem ser monitoradas e analisadas pelos profissionais membros das organizações. O ambiente contextual, ou macroambiente, corresponde ao conjunto amplo de fatores externos e macrotendências gerais que afetam a organização de maneira indireta. A composição populacional de uma dada localidade, sua estrutura etária, taxa de crescimento, nível educacional, ocupação profissional e diversidade de gênero, racial e religiosa são elementos que correspondem a que fator do ambiente contextual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q880624 | Enfermagem, Calendário Vacinal, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com a Instrução Normativa do Calendário Nacional de Vacinação 2024, sobre a vacina BCG, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q909646 | Psicologia, Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Dentre as diversas modalidades de documentos psicológicos, definidos em resolução do CFP e listadas a seguir, uma delas se caracteriza por ser o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.