Início

Questões de Concursos Prefeitura de Araruna PB

Resolva questões de Prefeitura de Araruna PB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q1026645 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Advogado, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Ana tem dois filhos: Mateus e Marta. Sabe-se que:

I- A soma das idades de Ana, Mateus e Marta totaliza 63 anos. II- Quando Marta nasceu, Ana estava com 33 anos de idade. III- Em 6 anos, Mateus terá o dobro da idade de Marta.

Qual a idade de Ana, quando Mateus nasceu?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q908673 | Auditoria, Testes de Auditoria, Auditor Fiscal, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Dentre as alternativas a seguir, assinale apenas aquela que contenha de forma CORRETA o procedimento de auditoria que é aplicado para auditar o imobilizado, com o objetivo de verificar se veículos adquiridos pela entidade existem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q910531 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Mulher, 21 anos, chega à Unidade Básica de Saúde queixando-se de fraqueza, dor óssea difusa, piorada há cerca de 1 ano, causando limitação ao movimento. Percebeu também que está perdendo altura. Na útima semana, precisou ir até a serviço de urgência pois teve forte dor lombar e eliminou um cálculo renal. Na ocasião, realizou uma ultrassonografia que mostrou muitos outros cálculos renais. Diante do quadro clínico da paciente, o médico rapidamente suspeitou de um diagnóstico para esta paciente. Quais exames deveriam ser solicitados inicialmente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q910567 | Medicina, Médico Neurologista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Os tumores do sistema nervoso constituem um grande desafio, tanto para o diagnóstico quanto para o manejo e estabelecimento do prognóstico. Sobre tumores do sistema nervoso, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q880714 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual das seguintes afirmações sobre a Educação Infantil é CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q909956 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Farmacêutico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

ARDC nº 22/2014 - Dispõe sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC. Sobre esta resolução da diretoria colegiada da ANVISA, analise as proposições a seguir:


I- O acesso ao SNGPC é feito por meio de senha pessoal, sigilosa e intransferível. O uso indevido da senha e os prejuízos decorrentes da eventual quebra de seu sigilo serão de responsabilidade do farmacêutico responsável técnico e do responsável legal do estabelecimento.

II- Não é objetivo do SNGPC contribuir com a produção de conhecimento sobre estudos de utilização de medicamentos e farmacoepidemiologia.

III- Todas as farmácias e drogarias devem, obrigatoriamente, utilizar o SNGPC para escrituração sanitária dos medicamentos, insumos farmacêuticos e preparações e/ou especialidades farmacêuticas de que trata esta Resolução.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q909980 | Farmácia, Bioquímico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Em um laboratório de diagnóstico, ao processar uma amostra de sangue para análises bioquímicas e hematológicas avançadas, qual técnica de separação é frequentemente combinada com centrifugação para obter uma separação precisa dos componentes plasmáticos e celulares?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q910524 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Todos os indivíduos são diferentes, possuindo características biológicas, psíquicas, culturais e sociais diversas. De acordo com um princípio do SUS, as pessoas não precisam ser necessariamente tratadas de forma igualitária, mas sim ter seus direitos respeitados de acordo com suas diferenças. Desta forma, grupos vulneráveis devem receber uma maior atenção.

De que princípio básico do SUS o texto trata?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q910527 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Mulher, 26 anos, é portadora de hipotireoidismo por Tireoidite de Hashimoto e tem histórico de uso de levotiroxina 75 mcg há 2 anos (dose habitual). Descobriu que está grávida há 3 semanas (confirmada pela dosagem de beta HCG sérico) e suspendeu a medicação. Procura a Unidade Básica de Saúde para início de pré-natal. Qual deve ser sua orientação como médico da atenção básica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q910533 | Medicina, Médico Cardiologista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre a história e os dados clínicos da Síndrome Coronariana Aguda sem Supradesnível do Segmento ST (SCASSST) no idoso, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q910545 | Medicina, Médico Ultrassonografista, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Paciente venezuelana indígena, imigrante, chega ao posto de saúde no Brasil com exame de ultrassonografia mamária que mostra classificação BIRADS 6 na sua conclusão. Com base neste caso, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q910550 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O transtorno bipolar do humor (TBH) é uma patologia que possui um espectro amplo, cuja epidemiologia pode chegar a até 5% da população. Para que se chegue ao diagnóstico de TBH tipo 1 ou tipo 2, é importante estar atento não apenas à sintomatologia maníaca ou hipomaníaca, mas também a duas características essenciais da doença, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q880625 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A gravidez é datada do 1° dia do último período menstrual. A duração média da gestação é de 280 dias (40 semanas), e a partir desse marco calcula-se a data provável do parto. Considerando o exposto, se a última menstruação foi em 27 de janeiro de 2024, a data provável do parto, de acordo com a regra de Naegele, será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q880717 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre o papel da mediação no desenvolvimento infantil segundo Vygotsky, analise as afirmativas e marque a opção CORRETA.

I- A mediação, de acordo com Vygotsky, é o processo pelo qual o desenvolvimento é facilitado pela interação social e pelo uso de ferramentas culturais, como a linguagem e outros instrumentos culturais, como as tecnologias.
II- Vygotsky acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma independente e que a interação social não é necessária para a internalização de conhecimentos e habilidades.

III- A linguagem não desempenha um papel significativo na mediação, sendo apenas um dos vários fatores que contribuem para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

IV- AZDP é a diferença entre o nível de desenvolvimento que a criança pode alcançar sozinha e o nível que ela pode alcançar com a ajuda de um adulto, e é onde ocorre a mediação.

V- A mediação envolve o uso de instrumentos culturais, como números e letras, que ajudam as crianças a estruturar seu pensamento e a compreender o mundo de maneira mais eficaz, através da interação com adultos e colegas mais competentes.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q1026651 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Advogado, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Marta, Pedro e Carol são amigos e estão organizando uma viagem com suas famílias. Para escolher o local da viagem, eles levam em consideração que os três, juntos, têm 6 filhos, 6 gatos e 3 cachorros. Ademais, sabe-se que:

I- Uma pessoa tem três filhos e dois cachorros. II- Marta, Pedro e Carol têm três animais cada. III- Carol tem tantos filhos quanto cachorros. IV- Marta tem mais filhos que Pedro e Carol.

Com base nas informações acima, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q908727 | Veterinária, Veterinário, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

A eutanásia, por vezes, é realizada para o controle de zoonoses ou de epidemias, como também em virtude das circunstâncias e do risco ao animal ou à população. Alguns métodos de eutanásia são aceitáveis, enquanto outros métodos são aceitos sob restrição. Em relação à eutanásia de cães, qual método é considerado inaceitável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q880613 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Agente Administrativo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

O processo de organizar é a segunda função da administração, responsável pela distribuição de tarefas e recursos organizacionais, a fim de viabilizar a consecução dos objetivos. A forma como os recursos e as atividades estão agrupados e ordenados é denominada Estrutura Organizacional. As afirmativas a seguir tratam do processo de definição do desenho da estrutura organizacional:

I- A estratégia de uma organização é apenas um meio para realizar os objetivos. Logo, deve estar subordinada à estrutura organizacional.

II- A estrutura organizacional independe da dimensão da organização.

III- O grau de dinamismo e a complexidade do ambiente exigem diferentes modelos estruturais.

IV- A tecnologia utilizada na execução das atividades de uma organização influencia a estrutura organizacional.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q880706 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

As tendências pedagógicas, de acordo com a história da Didática no Brasil, são classificadas em dois grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao papel da Didática na Pedagogia Tradicional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q880711 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre as concepções de que existem múltiplas criança(s) e Infância(s), é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q880715 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Infantil, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre a atuação do assistente de sala na Educação Infantil no contexto da Educação Inclusiva e da diversidade, de acordo com as práticas recomendadas para promover um ambiente inclusivo, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.