Questões de Concursos Prefeitura de Augusto Pestana RS

Resolva questões de Prefeitura de Augusto Pestana RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q892782 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Paciente chega à emergência com um sangramento vaginal aumentado, com sua classificação de risco amarelo, e precisa receber 500 ml de ringer lactato em 2 horas. O equipamento disponível tem um fator de gotejamento de 20 gotas/ml. Aproximadamente quantas gotas por minuto devem ser infundidas na paciente para cumprir a prescrição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q904839 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Em relação às equipes que atuam na Atenção Básica, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (2017), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Equipe de Saúde da Família (ESF), composta por médico, preferencialmente da especialidade Medicina de Família e Comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde (ACS).
( ) O número de ACS por equipe deverá ser definido de acordo com a base populacional, critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos, de acordo com definição local.
( ) Para ESF há a obrigatoriedade de carga horária de 20 horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da ESF. Dessa forma, esses profissionais poderão estar vinculados a no máximo duas equipes de Saúde da Família.
( ) Pode ainda fazer parte da ESF o Agente de Combate às Endemias (ACE) e os profissionais de saúde bucal: cirurgião-dentista, preferencialmente especialista em saúde da família, e auxiliar ou técnico em saúde bucal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q904886 | Nutrição, Nutrição Materna Gestação, Nutricionista, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Os benefícios do aleitamento materno vão além do simples ato de nutrir o bebê: promovem vínculo, auxiliam na prevenção de doenças e auxiliam no desenvolvimento emocional. Contudo, alguns bebês podem apresentar alergias alimentares nesse período. Nesse caso, a busca por ajuda profissional e pelo correto diagnóstico são imprescindíveis para não afetar o crescimento e o desenvolvimento do lactente. Segundo o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras menores de 2 anos, qual é o alimento mais alérgeno para o bebê nesses casos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q892781 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as principais coberturas para o tratamento de feridas ao tipo de ferida para o qual são recomendadas.

Coluna 1
1. Hidrogel com alginato de cálcio e sódio.

2. Ácido Graxo Essencial (AGE).
3. Hidrocolóide em placa.
4. Papaína creme 10%.

Coluna 2
( ) Lesões vitalizadas ou com necrose com pouco/médio exsudato.
( ) Feridas agudas ou crônicas com perda de tecido superficial ou parcial.
( ) Lesões com necrose seca.
( ) Lesões com pouca exsudação ou secas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q904880 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Nutricionista, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Conforme a RDC nº 429/2020 da ANVISA, que dispõe sobre rotulagem de alimentos, sobre as definições contidas na Resolução, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Alegações nutricionais.
2. Alegações nutricionais de conteúdo absoluto.
3. Açúcares totais.
4. Carboidratos.
5. Rotulagem nutricional.
Coluna 2
( ) Alegações nutricionais que descrevem o nível ou a quantidade do valor energético e de nutrientes contidos no alimento.
( ) Toda declaração destinada a informar ao consumidor as propriedades nutricionais do alimento, compreendendo a tabela de informação nutricional, a rotulagem nutricional frontal e as alegações nutricionais.
( ) Todos os monossacarídeos e dissacarídeos presentes no alimento que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano, excluindo os polióis.
( ) Qualquer declaração, com exceção da tabela de informação nutricional e da rotulagem nutricional frontal, que indique que um alimento possui propriedades nutricionais positivas relativas ao seu valor energético ou ao conteúdo de nutrientes, contemplando as alegações de conteúdo absoluto e comparativo e de sem adição.
( ) Todos os monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos presentes no alimento, incluindo os polióis, que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q904885 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Em relação ao Código de Ética dos Nutricionistas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É direito do nutricionista, na realização de pesquisa, respeitar o meio ambiente, os seres humanos e animais envolvidos, de acordo com as normas da legislação vigente.
( ) É vedado ao nutricionista supervisor, preceptor ou docente orientador permitir ou se responsabilizar por realização de estágio em instituições e empresas, públicas ou privadas, que não disponham de nutricionista no local.
( ) É direito do nutricionista delegar atribuições privativas do nutricionista a estagiário de Nutrição, desde que sob a supervisão direta e responsabilidade do profissional, de acordo com o termo de compromisso do estágio.
( ) É direito do nutricionista fazer publicidade ou propaganda em meios de comunicação com fins comerciais, de marcas de produtos alimentícios, suplementos nutricionais, fitoterápicos, utensílios, equipamentos, serviços ou nomes de empresas ou indústrias ligadas às atividades de alimentação e nutrição.
( ) É vedado ao nutricionista utilizar o valor de seus honorários, promoções e sorteios de procedimentos ou serviços como forma de publicidade e propaganda para si ou para seu local de trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q877820 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Rio Grande do Sul, Motorista, Operador de Máquinas e Operário, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Conforme a Constituição Federal, “são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, a proteção do salário na forma da lei”. Sendo assim, casos de retenção dolosa, ou seja, quando o empregador tem a intenção de não pagar o empregado, fazendo uso do salário dele para outros fins, são considerados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q904843 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Paciente encontra-se internada na UTI após uma grande cirurgia abdominal. Ao fechar o balanço hídrico da manhã, o funcionário obteve o valor de 300 ml (negativo) em 6 horas de plantão. À tarde, em 6 horas, o funcionário obteve os seguintes valores de saída: 300 mL de urina, perda de 100 mL por perdas insensíveis, 100 ml de fluidos através do dreno de portovac, 50 mL por vômito. Entradas de líquidos: 1.000 mL de soro intravenoso, 220 mL de água via oral e 150 mL de sopa. Com base nessas informações, qual foi o resultado do balanço hídrico da paciente em 12 horas do referido plantão?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q892774 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Segundo o Ministério da Saúde (2012), os profissionais de saúde devem disponibilizar o tempo que for necessário para dar apoio à mãe e ao seu bebê durante o início e a manutenção da amamentação. O aconselhamento comportamental e a educação para a prática de aleitamento materno são procedimentos recomendados. São técnicas corretas de amamentação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q904861 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Paciente com transtorno de humor bipolar iniciou tratamento com Aripiprazol e tem apresentado incontinência urinária. Qual dos medicamentos abaixo é indicado para cessar a incontinência urinária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q904887 | Nutrição, Nutrição Infantil, Nutricionista, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

O crescimento e o desenvolvimento adequados das crianças se iniciam logo nos primeiros dias de vida com o aleitamento materno. Após a introdução alimentar, algumas crianças podem apresentar alguns distúrbios no crescimento ou desenvolvimento, como déficit ou excesso de peso. Em casos de excesso de peso, o Ministério da Saúde, através do SISVAN, recomenda o uso do IMC-para-idade como índice antropométrico para avaliação. Para crianças maiores de 5 anos e menores de 10 anos de idade, qual é o ponto de corte para caracterizar obesidade, segundo o Caderno de Atenção básica nº 38?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q877822 | Raciocínio Lógico, Motorista, Operador de Máquinas e Operário, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Um veículo faz 13 km com 1 litro de combustível. Saindo da garagem, o motorista percebeu que há 32 litros de combustível no tanque. Quantos quilômetros será possível percorrer com essa quantidade de combustível?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q904840 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Patologia cirúrgica cujos sinais e sintomas mais comuns são cólica biliar, presença de cálculos, dor aguda e contínua, normalmente dor à palpação em hipocôndrio direito, náuseas, vômitos e mal-estar. O trecho se refere à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q904845 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

A Política Nacional de Humanização aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e na gestão do cuidado e dos processos de trabalho. A Política é pautada nos seguintes princípios: _____________ entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, __________________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q904863 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Quanto aos critérios para a prescrição e dispensação de antimicrobianos, descritos na RDC nº 20/2011, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q877817 | Direito Processual Penal, Motorista, Operador de Máquinas e Operário, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

Marcelo deu um soco em Fernanda, sua namorada, mas não deixou marcas visíveis e pediu desculpas logo após o fato. Com base na Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, a atitude de Marcelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q892780 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Augusto Pestana RS, FUNDATEC, 2024

O Centro de Materiais Esterilizados (CME) é uma unidade de apoio técnico dentro dos estabelecimentos de saúde destinada a receber material considerado sujo e contaminado, descontaminá-los, prepará-los e esterilizá-los, bem como preparar e esterilizar as roupas limpas oriundas da lavanderia e armazenar esses artigos para futura distribuição. Sobre os processos realizados nessa unidade, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A limpeza consiste na remoção da sujidade visível, orgânica e inorgânica, mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático em artigos e superfícies.
( ) A desinfecção é o processo de eliminação e destruição de microrganismos, patogênicos ou não em sua forma vegetativa, que estejam presentes nos artigos e objetos inanimados, mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos, ácidos de alto nível, capazes de destruir esses agentes em um intervalo de tempo operacional de 10 a 30 min.
( ) São usados os seguintes princípios ativos permitidos como desinfetantes pelo Ministério da Saúde: aldeídos, compostos fenólicos, ácido paracético.
( ) Nos estabelecimentos de saúde, o método de esterilização disponível para processamento de artigos no dia a dia é apenas o calor, em virtude do tempo médio do processo.
( ) Os controles do processo de esterilização, que podem indicar falha no processo de esterilização de artigos, são realizados através de testes químicos e biológicos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.