Início

Questões de Concursos Prefeitura de Balneário Camboriú SC

Resolva questões de Prefeitura de Balneário Camboriú SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q897866 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Música, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Quando se trata da inclusão de estudantes com deficiência em sala de aula, há caminhos e possibilidades para se alcançar resultados de boa qualidade musical inclusiva.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao tema.

( ) É fundamental que os professores de música se apropriem de conhecimentos a respeito das deficiências de seus alunos, pois esses dados orientarão o planejamento de aulas e as adaptações necessárias.
( ) É preciso respeitar o tempo de aprendizagem dos estudantes, pois os processos cognitivos diferem de um estudante para outro.
( ) Em se tratando de pessoas com deficiência em sala de aula, a aprendizagem padronizada, com planejamentos e atividades iguais para todos, é sinônimo de inclusão.
( ) A inclusão de alunos com deficiência no ensino de música sempre exigirá estratégias alternativas, adaptações, um bom planejamento e organização por parte de professores, coordenadores pedagógicos e pais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q897720 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As cidades de uma metrópole exercem interação e influência recíproca entre si. Podemos dizer então que as metrópoles apresentam graus de conexão externa formando áreas ainda maiores.

Dessa forma, o conjunto de duas ou mais metrópoles interligadas física e funcionalmente recebem o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q897721 | Geografia, Vegetação, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A distribuição das florestas no globo terrestre depende de uma série de fatores, como o solo, o clima, a latitude e a altitude, por exemplo. Esses conjuntos de fatores combinados formam paisagens vegetais diferenciadas, compondo o que conhecemos por domínios morfoclimáticos.
O único domínio morfoclimático exclusivamente brasileiro é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q897836 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre a história do Ensino Religioso no Brasil.

1. No período denominado Brasil Colônia, o Ensino Religioso tinha como objetivos a catequização dos povos originais e a conversão dos grupos africanos residentes no Brasil.

2. Com a promulgação da Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil, em 1891, o Ensino Religioso tornou-se facultativo nas escolas.

3. A Constituição Federal de 1988 estabeleceu a proibição da promoção de doutrinas de qualquer religião por parte do Estado.

4. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação ficou estabelecido que a matrícula é obrigatória na disciplina de Ensino Religioso e ministrada por professor com formação religiosa.

5. A Resolução CNE/CEB nº 04/2010 e a Resolução CNE/CEB nº 07/2010 reconheceram o Ensino Religioso como uma das cinco áreas de conhecimento do Ensino Fundamental, de nove anos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q897812 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), as instituições de educação infantil devem estabelecer procedimentos sistemáticos para o acompanhamento do trabalho pedagógico, bem como para a avaliação, considerando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q897867 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Música, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a pedagogia de projetos, perspectiva desenvolvida por diversos autores, como Ovide Decroly, John Dewey, Jerome Bruner, Miguel Arroyo, entre outros.

( ) A ideia central é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado.
( ) Os conteúdos são trabalhados não mais a partir de uma organização prévia, sequenciada e controlada pelo professor, mas vão sendo pesquisados e incorporados à medida que são demandados pela realização dos projetos.
( ) O professor planeja as atividades educativas a partir de propostas de desenvolvimento de projetos com caráter de ações ou realizações com objetivos concretos e reais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q897712 | Geografia, Histórico, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Depois da década de 1970, a população que vivia nas cidades ultrapassou a população que vivia nos campos.
Isso aconteceu devido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q897822 | Programação, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A programação em blocos é uma maneira lúdica de se aprender programação porque elimina muitos dos desafios que vêm com a codificação tradicional.
São elementos da programação em blocos:
1. listas 2. vetores 3. variáveis e operadores 4. estruturas de decisão e de repetição

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q884291 | Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social – SUAS Gestão da AS, Agente Social, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Sobre o Cadastro Único do Sistema Único de Assistência Social, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q896920 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Segundo a Psicologia Histórico-Cultural, qual é o papel do adulto no desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q897764 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Um dos conceitos centrais da Teoria Histórico-Cultural é o conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1022011 | Inglês, Discurso Direto e Indireto Reported Speech, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Texto associado.

Reading skill will help you to improve your understanding of the language and build your vocabulary.

Social Media Across Generations

Today’s grandparents are joining their grandchildren on social media, but the different generations’ online habits couldn’t be more different. In the UK the over-55s are joining Facebook in increasing numbers, meaning that they will soon be the site’s second biggest user group, with 3.5 million users aged 55-64and 2.9 million over-65s.

Sheila, aged 59, says, I joined to see what my grandchildren are doing, as my daughter posts videos and photos of them. It’s a much better way to see what they’re doing than waiting for letters and photos in the post. That’s how we did it when I was a child, but I think I’m lucky I get to see so much more of their lives than my grandparents did.

Ironically, Sheila’s grandchildren are less likely to use Facebook themselves. Children under 17 in the UK are leaving the site – only 2.2 million users are under 17 – but they’re not going far from their smartphones. Chloe, aged 15, even sleeps with her phone. It’s my alarm clock so I have to she says. I look at it before I go to sleep and as soon as I wake up.

Unlike her grandmother’s generation, Chloe’s age group is spending so much time.......... their phones.......... home that they are missing out on spending time with their friends in real life. Sheila, on the other hand, has made contact with old friends from school she hasn’t heard...................40years. We use Facebook to arrange to meet all over the country, she says. It’s changed my social lifecompletely.

Teenagers might have their parents to thank for their smartphone and social media addiction as their parents were the early adopters of the smartphone.Peter, 38 and father of two teenagers, reports that he used to be on his phone or laptop constantly. I was always connected and I felt like I was always working, he says. How could I tell my kids to get off their phones if I was always in front of a screen myself? So, in the evenings and at weekends, he takes his SIM card out of his smartphone and puts it into an old-style mobile phone that can only make calls and send text messages. I’m not completely cut off from the world in case of emergencies, but the important thing is I’m setting a better example to my kids and spending more quality time with them.

The indirect speech of the sentence “It’s my alarm clock so I have to she says” (3rd paragraph from the text), can be found in which alternative?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q896904 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria HistóricoCultural, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A Teoria Histórico-Cultural, ao assumir uma concepção de homem pautada no movimento histórico, que abarca tanto o enfoque filogenético quanto ontogenético, afirma que é pelo processo de apropriação da cultura e de todos os elementos criados pelo homem, por meio do trabalho, que ocorre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q897810 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Conforme os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (2009), a proposta pedagógica tem como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1015370 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

Quadros e Karnopp (2004) apresentam diferentes processos de flexão na língua de sinais.
Sobre a deixis, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q897687 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A escola pública contemporânea tem como função social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q897703 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Para a promoção de uma relação eficaz entre a família e a escola na inclusão escolar dos alunos com deficiência, é necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q897709 | Pedagogia, Mídias, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As ferramentas de mídia e tecnologia podem alçar os métodos de ensino no ambiente escolar. A sala de aula que contava até então com alunos e professor, quadro negro e giz, globo e mapas, agora conta com um grande aliado: a internet e sua vasta possibilidade de tornar a didática mais assimilativa com seus mecanismos de imagens e interação visual.

Analise as afirmativas abaixo sobre as ferramentas de mídia e tecnologia no ambiente escolar.

1. A internet é uma ferramenta que deixa a didática escolar mais visual para o estudante, já que contém mecanismos que ajudam a captar a atenção com imagens, que consequentemente aumentam as chances de um aprendizado de maior sucesso.
2. Os professores, que são os agentes de transmissão de conhecimento, para que possam usufruir desses avanços tecnológicos e melhorar suas aulas, devem adequar-se à nova ferramenta a seu favor e torná-la adequada em sala de aula como uma importante ferramenta de linguagem audiovisual.
3. A quantidade de informações disponibilizadas nas mídias é imensa e da mesma forma que dá acesso a conhecimento, pode transmitir informações inverídicas e cabe ao professor orientar e filtrar as informações de modo estratégico para considerar um conteúdo a ser debatido ou visualizado pelos estudantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1045484 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais sobre Arte e Cultura, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Os Jogos Paralímpicos de Paris, disputados nos meses de agosto e setembro de 2024, trouxeram resultados históricos para o Brasil.

O país terminou em 5º lugar no quadro de medalhas num total de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q897826 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Existem diversas ferramentas síncronas e assíncronas disponíveis aos usuários no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Associe os exemplos de ferramentas do AVA abaixo com sua definição.

Coluna 1 Ferramentas AVA
1. Chat 2. Fórum 3. Enquete 4. Lista de discussão

Coluna 2 Definições
( ) Instrumento utilizado para coletar opiniões acerca de um assunto referente a disciplina, módulo, tema.
( ) Ferramenta assíncrona que permite discussões online através de mensagens que são postadas durante um determinado período de tempo.
( ) Ferramenta assíncrona que pode ser utilizada para promover conversas individuais ou em grupos, sendo bastante útil para transmitir respostas de avaliações.
( ) Serviço de comunicação síncrona que permite a troca de mensagens escritas entre duas ou mais pessoas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.