Início Questões de Concursos Prefeitura de Balneário Camboriú SC Resolva questões de Prefeitura de Balneário Camboriú SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Balneário Camboriú SC Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 141Q897697 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024No Atendimento Educacional Especializado (AEE), é fundamental garantir que todos os alunos tenham acesso ao currículo e possam desenvolver suas potencialidades. Para isso, diversos............. são utilizados. Estes incluem tecnologias assistivas, como ............e , além de adaptações curriculares, que podem ser feitas para atender às necessidades específicas de cada aluno. Além disso, a formação contínua dos professores é essencial para que eles saibam como utilizar esses recursos de forma.............. na prática educativa. Assim, os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação podem participar plenamente do processo de aprendizagem e desenvolvimento. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. ✂️ a) serviços • leitores • tradutores • correta ✂️ b) serviços • mobiliário adaptado • profissional de apoio • dispensável ✂️ c) recursos de acessibilidade • softwares • ferramentas • eficaz ✂️ d) recursos de acessibilidade • softwares • tradutores • inclusiva ✂️ e) profissionais de apoio • softwares • ferramentas • correta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 142Q896909 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Pesquisadores no âmbito educacional, que discutem questões relacionadas ao currículo escolar, sinalizam que há ensinamentos e aprendizagens que acontecem de forma implícita, ou seja, nas entrelinhas das relações que se estabelecem no ambiente escolar. Tais pesquisadores categorizam essas aprendizagens informais como currículo: ✂️ a) Oculto. ✂️ b) Eletivo. ✂️ c) Opcional. ✂️ d) Secundário. ✂️ e) Segregador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 143Q897806 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Analise o texto abaixo, extraído dos Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil (2018,p.48). “As práticas pedagógicas buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, promovendo..................... de crianças de 0 a 5 anos de idade.” Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. ✂️ a) a aprendizagem ✂️ b) o desenvolvimento integral ✂️ c) a emancipação ✂️ d) a formação ✂️ e) a educação plena Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 144Q897716 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa correta sobre a localização no espaço geográfico. ✂️ a) Os principais meridianos recebem nomes específicos como, por exemplo, o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Capricórnio. ✂️ b) Os paralelos são linhas verticais traçadas do Polo Norte ao Polo Sul e também são medidos em graus. ✂️ c) Os meridianos são linhas horizontais que circundam o planeta. ✂️ d) A longitude é a distância em graus de algum ponto na superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich. ✂️ e) O principal meridiano é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 145Q897699 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024O desenvolvimento global da criança é um processo complexo e multidimensional que abrange diversas áreas, incluindo o crescimento físico, o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Nos primeiros anos de vida, as experiências e interações que a criança vivencia são cruciais para estabelecer a base de seu desenvolvimento futuro. Diante disso, assinale a alternativa que descreve corretamente um dos fatores cruciais para o desenvolvimento global da criança durante os primeiros anos de vida. ✂️ a) O acesso a tecnologias digitais. ✂️ b) A frequência de consultas médicas. ✂️ c) O tempo gasto em atividades físicas ao ar livre. ✂️ d) A qualidade da interação social com cuidadores e familiares. ✂️ e) A quantidade de brinquedos e materiais educativos disponíveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 146Q897811 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (2009) destacam uma série de experiências a serem desenvolvidas com as crianças no que se refere à linguagem oral e escrita, tais como: 1. As crianças são incentivadas a “produzir textos”, mesmo sem saber ler e escrever. 2. As crianças são incentivadas a manusear livros, revistas e outros textos. 3. As professoras contam histórias para crianças em ocasiões especiais. 4. As professoras incentivam as crianças maiores, individualmente ou em grupos, a contar e recontar histórias, além de narrar situações. 5. As professoras realizam leituras esporádicas para as crianças, de livros de diferentes gêneros. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5. ✂️ e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 147Q896928 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual é o principal objetivo da Educação de Jovens e Adultos? ✂️ a) A EJA visa garantir o direito à educação para jovens e adultos que não completaram a educação básica na idade apropriada, respeitando suas especificidades e experiências de vida. ✂️ b) A EJA se limita a oferecer cursos preparatórios para o mercado de trabalho que aceita somente crianças que não conseguiram se alfabetizar na idade certa e precisam de reforço. ✂️ c) A EJA tem como objetivo central formar cidadãos para competir diretamente no mercado nacional e que possam exercer suas funções sem questionamentos ou indagações apropriadas. ✂️ d) A BNCC estabelece que a EJA deve seguir o mesmo currículo da educação regular, sem adaptações, porque o público atendido merece as mesmas oportunidades que todos tiveram. ✂️ e) A EJA foca apenas na alfabetização, desconsiderando outros níveis de formação e conhecimento, porque o que importa é que esse público tem que aprender uma função social e econômica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 148Q897702 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Considerando uma escola inclusiva, é importante pensar sobre as práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência. Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve corretamente uma prática pedagógica inclusiva na educação especial. ✂️ a) Aplicar avaliações padronizadas a todos os alunos, desconsiderando suas necessidades educativas. ✂️ b) Desenvolver um planejamento educacional individualizado que considere as habilidades e dificuldades específicas de cada aluno. ✂️ c) Promover a segregação dos alunos com deficiência em salas de aula separadas, longe dos demais estudantes. ✂️ d) Utilizar recursos didáticos apenas tradicionais, como livros didáticos, sem considerar tecnologias assistivas. ✂️ e) Realizar o atendimento educacional especializado de forma estanque, sem a necessidade de articulação com o currículo desenvolvido em sala de aula regular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 149Q897706 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Analise as afirmativas abaixo sobre o Transtorno do Espectro Autista. 1. As causas do transtorno autista são desconhecidas. 2. A origem do autismo está associada a anormalidades em alguma parte do cérebro e de origem genética. 3. É causado por problemas relacionados a fatos ocorridos durante a gestação e/ou no momento do parto. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) É correta apenas a afirmativa 1. ✂️ b) É correta apenas a afirmativa 2. ✂️ c) É correta apenas a afirmativa 3. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. ✂️ e) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 150Q897799 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação às diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de 0 a 6 anos à educação (2006). ( ) A Educação Infantil deve pautar-se pela educação em princípio e pelo cuidado em um segundo momento. ( ) A educação e o cuidado das crianças de 0 a 6 anos são de responsabilidade do setor educacional. ( ) A Educação Infantil tem função diferenciada e especializada em relação à ação da família. ( ) As políticas voltadas para a Educação Infantil devem contribuir em âmbito nacional, estadual e municipal para uma política para a infância. ( ) A qualidade na Educação Infantil deve ser assegurada por meio do estabelecimento de parâmetros de qualidade. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V • V • F • F • V ✂️ b) V • F • F • V • V ✂️ c) F • V • V • V • F ✂️ d) F • V • F • V • V ✂️ e) F • V • F • V • F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 151Q897821 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A utilização de robótica na educação é um recurso tecnológico de aprendizagem que dá aos estudantes a oportunidade de montar robôs, em colaboração com os colegas e sob orientação do professor. Além de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico, esta prática também contribui para o desenvolvimento de outras habilidades. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) caso sejam habilidades desenvolvidas na utilização da robótica na educação. ( ) Trabalho em equipe ( ) Criatividade ( ) Liderança ( ) Competitividade Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V • V • V • V ✂️ b) V • V • F • F ✂️ c) V • F • V • V ✂️ d) V • F • V • F ✂️ e) F • V • F • V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 152Q897851 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A religião que tem o maior número de seguidores no território japonês, que se caracteriza pelo seu politeísmo e grande valor atribuído à pureza espiritual e à celebração da existência de Kami, é o: ✂️ a) Budismo. ✂️ b) Islamismo. ✂️ c) Bramanismo. ✂️ d) Sofismo. ✂️ e) Xintoísmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 153Q897686 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024As teorias do currículo são formas de compreensão do currículo no contexto educacional. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a essas teorias. ✂️ a) Teorias tradicionais visam preparar para a aquisição de habilidades intelectuais, questionando a neutralidade do currículo. ✂️ b) Teorias tradicionais descartam a aquisição de habilidades intelectuais por meio de práticas de memorização. ✂️ c) Teorias críticas questionam a neutralidade do currículo, e o consideram como um produtor de relações de gênero, cultura e identidade. ✂️ d) Teorias pós-críticas: consideram o currículo como um produtor de relações de gênero, cultura e identidade. ✂️ e) Teorias pós-críticas questionam a neutralidade do currículo, mas consideram que não há relações de poder que podem influenciá-lo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 154Q896922 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa que reflete corretamente o papel da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação brasileira. ✂️ a) A BNCC é um documento opcional, sem obrigatoriedade para as escolas públicas ou privadas, podendo ser substituído pelos parâmetros curriculares da educação básica para facilitar a aplicabilidade dos conteúdos. ✂️ b) A BNCC se aplica apenas à educação infantil e ao ensino fundamental, sem contemplar o ensino médio, visto que o ensino médio e superior ainda são regidos pela LDB 9394/96, que precisa ser regulamentada. ✂️ c) A BNCC é um documento normativo que define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para todos os estudantes da educação básica, garantindo um currículo comum e respeitando as especificidades regionais. ✂️ d) A BNCC impõe um currículo fixo, sem flexibilidade para as realidades regionais, para garantir que todos os estudantes tenham os mesmos conteúdos e possam disputar a mesma vaga na universidade pública gratuita. ✂️ e) A BNCC tem como principal objetivo a preparação dos estudantes para exames internacionais para aumentar e escalonar nossos índices avaliativos na Língua Portuguesa, das ciências e da Matemática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 155Q897698 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre o papel do professor frente aos alunos com deficiência. ( ) Os professores devem adaptar suas metodologias de ensino para atender às necessidades dos alunos com deficiência. ( ) O papel do professor é apenas garantir o acesso dos alunos com deficiência na sala de aula. ( ) A inclusão de alunos com deficiência na educação regular promove a diversidade e a empatia. ( ) O trabalho em parceria exercido pelo professor com especialistas, como terapeutas e psicólogos, auxilia no suporte adequado aos alunos com deficiência. ( ) A metodologia de trabalho e as atividades em grupo devem ser evitadas pelos professores, ou a participação dos alunos com deficiência nessas atividades deve ser limitada para evitar conflitos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V • F • V • V • F ✂️ b) V • F • V • F • V ✂️ c) V • F • F • V • V ✂️ d) F • V • V • V • F ✂️ e) F • F • V • V • F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 156Q897704 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Analise o texto abaixo: Na maioria dos casos dos estudantes com Transtorno.............. , o prejuízo na interação social, na flexibilização de pensamento e ação, na comunicação e o repertório restrito de atividades e interesses são características marcantes que variam, dependendo do nível de desenvolvimento e idade, sendo aspectos relevantes que a escola tem que levar em consideração para o desenvolvimento da aprendizagem desse público. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. ✂️ a) de Asperger Atípico ✂️ b) do Espectro Autista ✂️ c) do Processamento Auditivo Central ✂️ d) do Déficit de Atenção e Hiperatividade ✂️ e) Global do Desenvolvimento Divergente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 157Q897710 | Geografia, Clima, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Analise o texto abaixo: O estado de Santa Catarina está totalmente .................... da linha do .................... , portanto está em faixa de clima ....................... . Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. ✂️ a) acima • Trópico de Capricórnio • tropical ✂️ b) acima • Trópico de Câncer • tropical ✂️ c) abaixo • Círculo Polar Antártico • temperado ✂️ d) abaixo • Trópico de Capricórnio • temperado ✂️ e) acima • Círculo Polar Antártico • equatorial Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 158Q1045480 | Português, Ortografia, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa na qual todas as palavras foram corretamente acentuadas. ✂️ a) vôo • órfã • jóia ✂️ b) fênix • feiúra • saída ✂️ c) acém • gás • abençôo ✂️ d) névoa • geléia • parabéns ✂️ e) fiéis • armazém • tênue Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 159Q897800 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Um dos objetivos da Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de 0 a 6 anos à educação (2006), é assegurar que nas propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil os professores participem: ✂️ a) da implementação. ✂️ b) da avaliação. ✂️ c) do planejamento. ✂️ d) da execução. ✂️ e) da elaboração, implementação e avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 160Q897813 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Considerando o campo de experiências “escuta, fala, pensamento e imaginação” da Base Nacional Comum Curricular (2017), relacione os Grupos por faixa etária da Coluna 1 com os Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Coluna 2. Coluna 1 Grupos por faixa etária 1. Bebês 2. Crianças bem pequenas 3. Crianças pequenas Coluna 2 Objetivos ( ) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. ( ) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita. ( ) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) 1 • 2 • 3 ✂️ b) 2 • 1 • 3 ✂️ c) 2 • 3 • 1 ✂️ d) 3 • 1 • 2 ✂️ e) 3 • 2 • 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
141Q897697 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024No Atendimento Educacional Especializado (AEE), é fundamental garantir que todos os alunos tenham acesso ao currículo e possam desenvolver suas potencialidades. Para isso, diversos............. são utilizados. Estes incluem tecnologias assistivas, como ............e , além de adaptações curriculares, que podem ser feitas para atender às necessidades específicas de cada aluno. Além disso, a formação contínua dos professores é essencial para que eles saibam como utilizar esses recursos de forma.............. na prática educativa. Assim, os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação podem participar plenamente do processo de aprendizagem e desenvolvimento. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. ✂️ a) serviços • leitores • tradutores • correta ✂️ b) serviços • mobiliário adaptado • profissional de apoio • dispensável ✂️ c) recursos de acessibilidade • softwares • ferramentas • eficaz ✂️ d) recursos de acessibilidade • softwares • tradutores • inclusiva ✂️ e) profissionais de apoio • softwares • ferramentas • correta Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
142Q896909 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Pesquisadores no âmbito educacional, que discutem questões relacionadas ao currículo escolar, sinalizam que há ensinamentos e aprendizagens que acontecem de forma implícita, ou seja, nas entrelinhas das relações que se estabelecem no ambiente escolar. Tais pesquisadores categorizam essas aprendizagens informais como currículo: ✂️ a) Oculto. ✂️ b) Eletivo. ✂️ c) Opcional. ✂️ d) Secundário. ✂️ e) Segregador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
143Q897806 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Analise o texto abaixo, extraído dos Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil (2018,p.48). “As práticas pedagógicas buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, promovendo..................... de crianças de 0 a 5 anos de idade.” Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. ✂️ a) a aprendizagem ✂️ b) o desenvolvimento integral ✂️ c) a emancipação ✂️ d) a formação ✂️ e) a educação plena Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
144Q897716 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa correta sobre a localização no espaço geográfico. ✂️ a) Os principais meridianos recebem nomes específicos como, por exemplo, o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Capricórnio. ✂️ b) Os paralelos são linhas verticais traçadas do Polo Norte ao Polo Sul e também são medidos em graus. ✂️ c) Os meridianos são linhas horizontais que circundam o planeta. ✂️ d) A longitude é a distância em graus de algum ponto na superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich. ✂️ e) O principal meridiano é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
145Q897699 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024O desenvolvimento global da criança é um processo complexo e multidimensional que abrange diversas áreas, incluindo o crescimento físico, o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Nos primeiros anos de vida, as experiências e interações que a criança vivencia são cruciais para estabelecer a base de seu desenvolvimento futuro. Diante disso, assinale a alternativa que descreve corretamente um dos fatores cruciais para o desenvolvimento global da criança durante os primeiros anos de vida. ✂️ a) O acesso a tecnologias digitais. ✂️ b) A frequência de consultas médicas. ✂️ c) O tempo gasto em atividades físicas ao ar livre. ✂️ d) A qualidade da interação social com cuidadores e familiares. ✂️ e) A quantidade de brinquedos e materiais educativos disponíveis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
146Q897811 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (2009) destacam uma série de experiências a serem desenvolvidas com as crianças no que se refere à linguagem oral e escrita, tais como: 1. As crianças são incentivadas a “produzir textos”, mesmo sem saber ler e escrever. 2. As crianças são incentivadas a manusear livros, revistas e outros textos. 3. As professoras contam histórias para crianças em ocasiões especiais. 4. As professoras incentivam as crianças maiores, individualmente ou em grupos, a contar e recontar histórias, além de narrar situações. 5. As professoras realizam leituras esporádicas para as crianças, de livros de diferentes gêneros. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. ✂️ b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. ✂️ c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5. ✂️ e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
147Q896928 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual é o principal objetivo da Educação de Jovens e Adultos? ✂️ a) A EJA visa garantir o direito à educação para jovens e adultos que não completaram a educação básica na idade apropriada, respeitando suas especificidades e experiências de vida. ✂️ b) A EJA se limita a oferecer cursos preparatórios para o mercado de trabalho que aceita somente crianças que não conseguiram se alfabetizar na idade certa e precisam de reforço. ✂️ c) A EJA tem como objetivo central formar cidadãos para competir diretamente no mercado nacional e que possam exercer suas funções sem questionamentos ou indagações apropriadas. ✂️ d) A BNCC estabelece que a EJA deve seguir o mesmo currículo da educação regular, sem adaptações, porque o público atendido merece as mesmas oportunidades que todos tiveram. ✂️ e) A EJA foca apenas na alfabetização, desconsiderando outros níveis de formação e conhecimento, porque o que importa é que esse público tem que aprender uma função social e econômica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
148Q897702 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Considerando uma escola inclusiva, é importante pensar sobre as práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência. Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve corretamente uma prática pedagógica inclusiva na educação especial. ✂️ a) Aplicar avaliações padronizadas a todos os alunos, desconsiderando suas necessidades educativas. ✂️ b) Desenvolver um planejamento educacional individualizado que considere as habilidades e dificuldades específicas de cada aluno. ✂️ c) Promover a segregação dos alunos com deficiência em salas de aula separadas, longe dos demais estudantes. ✂️ d) Utilizar recursos didáticos apenas tradicionais, como livros didáticos, sem considerar tecnologias assistivas. ✂️ e) Realizar o atendimento educacional especializado de forma estanque, sem a necessidade de articulação com o currículo desenvolvido em sala de aula regular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
149Q897706 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Analise as afirmativas abaixo sobre o Transtorno do Espectro Autista. 1. As causas do transtorno autista são desconhecidas. 2. A origem do autismo está associada a anormalidades em alguma parte do cérebro e de origem genética. 3. É causado por problemas relacionados a fatos ocorridos durante a gestação e/ou no momento do parto. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. ✂️ a) É correta apenas a afirmativa 1. ✂️ b) É correta apenas a afirmativa 2. ✂️ c) É correta apenas a afirmativa 3. ✂️ d) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. ✂️ e) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
150Q897799 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação às diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de 0 a 6 anos à educação (2006). ( ) A Educação Infantil deve pautar-se pela educação em princípio e pelo cuidado em um segundo momento. ( ) A educação e o cuidado das crianças de 0 a 6 anos são de responsabilidade do setor educacional. ( ) A Educação Infantil tem função diferenciada e especializada em relação à ação da família. ( ) As políticas voltadas para a Educação Infantil devem contribuir em âmbito nacional, estadual e municipal para uma política para a infância. ( ) A qualidade na Educação Infantil deve ser assegurada por meio do estabelecimento de parâmetros de qualidade. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V • V • F • F • V ✂️ b) V • F • F • V • V ✂️ c) F • V • V • V • F ✂️ d) F • V • F • V • V ✂️ e) F • V • F • V • F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
151Q897821 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Inovação e Tecnologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A utilização de robótica na educação é um recurso tecnológico de aprendizagem que dá aos estudantes a oportunidade de montar robôs, em colaboração com os colegas e sob orientação do professor. Além de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico, esta prática também contribui para o desenvolvimento de outras habilidades. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) caso sejam habilidades desenvolvidas na utilização da robótica na educação. ( ) Trabalho em equipe ( ) Criatividade ( ) Liderança ( ) Competitividade Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V • V • V • V ✂️ b) V • V • F • F ✂️ c) V • F • V • V ✂️ d) V • F • V • F ✂️ e) F • V • F • V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
152Q897851 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024A religião que tem o maior número de seguidores no território japonês, que se caracteriza pelo seu politeísmo e grande valor atribuído à pureza espiritual e à celebração da existência de Kami, é o: ✂️ a) Budismo. ✂️ b) Islamismo. ✂️ c) Bramanismo. ✂️ d) Sofismo. ✂️ e) Xintoísmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
153Q897686 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024As teorias do currículo são formas de compreensão do currículo no contexto educacional. Assinale a alternativa que corresponde corretamente a essas teorias. ✂️ a) Teorias tradicionais visam preparar para a aquisição de habilidades intelectuais, questionando a neutralidade do currículo. ✂️ b) Teorias tradicionais descartam a aquisição de habilidades intelectuais por meio de práticas de memorização. ✂️ c) Teorias críticas questionam a neutralidade do currículo, e o consideram como um produtor de relações de gênero, cultura e identidade. ✂️ d) Teorias pós-críticas: consideram o currículo como um produtor de relações de gênero, cultura e identidade. ✂️ e) Teorias pós-críticas questionam a neutralidade do currículo, mas consideram que não há relações de poder que podem influenciá-lo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
154Q896922 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa que reflete corretamente o papel da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação brasileira. ✂️ a) A BNCC é um documento opcional, sem obrigatoriedade para as escolas públicas ou privadas, podendo ser substituído pelos parâmetros curriculares da educação básica para facilitar a aplicabilidade dos conteúdos. ✂️ b) A BNCC se aplica apenas à educação infantil e ao ensino fundamental, sem contemplar o ensino médio, visto que o ensino médio e superior ainda são regidos pela LDB 9394/96, que precisa ser regulamentada. ✂️ c) A BNCC é um documento normativo que define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para todos os estudantes da educação básica, garantindo um currículo comum e respeitando as especificidades regionais. ✂️ d) A BNCC impõe um currículo fixo, sem flexibilidade para as realidades regionais, para garantir que todos os estudantes tenham os mesmos conteúdos e possam disputar a mesma vaga na universidade pública gratuita. ✂️ e) A BNCC tem como principal objetivo a preparação dos estudantes para exames internacionais para aumentar e escalonar nossos índices avaliativos na Língua Portuguesa, das ciências e da Matemática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
155Q897698 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre o papel do professor frente aos alunos com deficiência. ( ) Os professores devem adaptar suas metodologias de ensino para atender às necessidades dos alunos com deficiência. ( ) O papel do professor é apenas garantir o acesso dos alunos com deficiência na sala de aula. ( ) A inclusão de alunos com deficiência na educação regular promove a diversidade e a empatia. ( ) O trabalho em parceria exercido pelo professor com especialistas, como terapeutas e psicólogos, auxilia no suporte adequado aos alunos com deficiência. ( ) A metodologia de trabalho e as atividades em grupo devem ser evitadas pelos professores, ou a participação dos alunos com deficiência nessas atividades deve ser limitada para evitar conflitos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) V • F • V • V • F ✂️ b) V • F • V • F • V ✂️ c) V • F • F • V • V ✂️ d) F • V • V • V • F ✂️ e) F • F • V • V • F Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
156Q897704 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Analise o texto abaixo: Na maioria dos casos dos estudantes com Transtorno.............. , o prejuízo na interação social, na flexibilização de pensamento e ação, na comunicação e o repertório restrito de atividades e interesses são características marcantes que variam, dependendo do nível de desenvolvimento e idade, sendo aspectos relevantes que a escola tem que levar em consideração para o desenvolvimento da aprendizagem desse público. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. ✂️ a) de Asperger Atípico ✂️ b) do Espectro Autista ✂️ c) do Processamento Auditivo Central ✂️ d) do Déficit de Atenção e Hiperatividade ✂️ e) Global do Desenvolvimento Divergente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
157Q897710 | Geografia, Clima, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Analise o texto abaixo: O estado de Santa Catarina está totalmente .................... da linha do .................... , portanto está em faixa de clima ....................... . Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. ✂️ a) acima • Trópico de Capricórnio • tropical ✂️ b) acima • Trópico de Câncer • tropical ✂️ c) abaixo • Círculo Polar Antártico • temperado ✂️ d) abaixo • Trópico de Capricórnio • temperado ✂️ e) acima • Círculo Polar Antártico • equatorial Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
158Q1045480 | Português, Ortografia, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Assinale a alternativa na qual todas as palavras foram corretamente acentuadas. ✂️ a) vôo • órfã • jóia ✂️ b) fênix • feiúra • saída ✂️ c) acém • gás • abençôo ✂️ d) névoa • geléia • parabéns ✂️ e) fiéis • armazém • tênue Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
159Q897800 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Um dos objetivos da Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das crianças de 0 a 6 anos à educação (2006), é assegurar que nas propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil os professores participem: ✂️ a) da implementação. ✂️ b) da avaliação. ✂️ c) do planejamento. ✂️ d) da execução. ✂️ e) da elaboração, implementação e avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
160Q897813 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024Considerando o campo de experiências “escuta, fala, pensamento e imaginação” da Base Nacional Comum Curricular (2017), relacione os Grupos por faixa etária da Coluna 1 com os Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Coluna 2. Coluna 1 Grupos por faixa etária 1. Bebês 2. Crianças bem pequenas 3. Crianças pequenas Coluna 2 Objetivos ( ) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos. ( ) Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita. ( ) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. ✂️ a) 1 • 2 • 3 ✂️ b) 2 • 1 • 3 ✂️ c) 2 • 3 • 1 ✂️ d) 3 • 1 • 2 ✂️ e) 3 • 2 • 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro