Início

Questões de Concursos Prefeitura de Balneário Camboriú SC

Resolva questões de Prefeitura de Balneário Camboriú SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q897685 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta em relação às teorias do currículo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q897689 | Pedagogia, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Quando nos reportamos à Educação Infantil, em especial, devemos conhecer e planejar o tempo e os espaços que possam permitir que as experiências ofertadas possam favorecer à aprendizagem das crianças.
Assinale a alternativa correta sobre esse processo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q896931 | Pedagogia, Educação Especial, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Qual é a principal diretriz estabelecida pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) em relação à educação de pessoas com deficiência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q897707 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:
A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar visa a garantia de que todos os alunos, independentemente de suas.............. , tenham acesso a uma educação de qualidade. Essa perspectiva preconiza que a escola deve ser um espaço de caráter........... , onde todos os estudantes possam conviver e aprender juntos. Diante disso, é importante considerar as adaptações curriculares e a oferta de recursos............ como essenciais para que os estudantes com deficiência possam desenvolver seu potencial e participar ativamente das atividades escolares.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q1014281 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital n 005, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2022

Na Libras, alguns itens lexicais ao serem sinalizados têm a CM inicial do sinal coincidindo com a primeira letra da palavra em Português.

Assinale a alternativa que, ao ser sinalizada em Libras, apresenta essa coincidência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q897805 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

O princípio 3.3 dos Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil (2018) aborda as transições vivenciadas pelas crianças e estabelece que é responsabilidade do professor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q897844 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre o Confucionismo.

1. Religião fundada pelo sábio Confúcio com o objetivo de combater os avanços do Cristianismo no Tibete.
2. É, na verdade, uma filosofia ética e moral que prioriza a orientação da vida dos indivíduos e a promoção da harmonia social.
3. Seus rituais mais relevantes estão relacionados à família, sendo o casamento e os funerais os significativos.
4. Seus seguidores acreditam que todos os seres humanos são naturalmente maus e que a educação é a fonte primordial para transformá-los em indivíduos bons.
5. Amor ao próximo, ser justo, ter um comportamento condizente com os valores morais, cultivar a sabedoria e manter a consciência das vontades dos céus são virtudes essenciais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q897847 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

O caráter inerente a um ser divino que ultrapassa a realidade e com a qual mantém uma relação de soberania e distância é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q1015122 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Na estrutura linguística da Libras, como é denominado o conceito que estabelece que se as mãos não compartilham a mesma configuração de mão, então a mão ativa produz o movimento, e a mão passiva serve de apoio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q896915 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Pesquisadores no âmbito educacional sinalizam que o(s) objeto(s) de estudo da Didática é (são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q897693 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Segundo ALARCÃO (2004, p. 84), a escola configura-se não mais como um amontoado de pessoas, mas como um todo coeso, organizado, com objetivos coletivos e professores reflexivos.
Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q896930 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que reflete corretamente as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q897849 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso e seus objetivos gerais para o ensino fundamental.

1. Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando.
2. Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar respostas aos questionamentos existenciais como a dor, a morte e a finitude humana.
3. Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais.
4. Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas.
5. Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q897688 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre a organização do tempo e dos espaços na prática pedagógica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q897692 | Pedagogia, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Para auxiliar as instituições de educação infantil a planejar seu cotidiano, as DCNEI (BRASIL, 2009) apontam um conjunto de princípios que devem orientar o trabalho pedagógico.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.

1. Os princípios éticos são: valorização da autonomia, responsabilidade, solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
2. Os princípios políticos englobam a garantia dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
3. Os princípios estéticos se referem à valorização da sensibilidade, criatividade, ludicidade e diversidade de manifestações artísticas e culturais.
4. Os referidos princípios precisam estar explícitos nas propostas pedagógicas ou nos projetos político-pedagógicos das instituições de educação infantil.
5. A interação com os outros e a socialização são aspectos fundamentais para o desenvolvimento das crianças, por isso é importante promover atividades que estimulem o convívio e a cooperação entre elas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q897708 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A linguagem, a comunicação e as múltiplas formas de expressão cultural ou artística constituem-se de imagens e apelos visuais cada vez mais complexos e sofisticados. Os conteúdos escolares privilegiam a visualização em todas as áreas de conhecimento, de um universo permeado de símbolos gráficos, imagens, letras e números. Assim, necessidades decorrentes de limitações visuais não devem ser ignoradas, negligenciadas ou confundidas com concessões ou necessidades fictícias.

Em um contexto inclusivo, para que o aluno com deficiência visual possa ter acesso ao conhecimento, recomenda-se:

1. Sentar o aluno a uma distância de aproximadamente um metro do quadro negro na parte central da sala.
2. Evitar a incidência de claridade diretamente nos olhos da criança.
3. Posicionar a carteira de maneira que o aluno escreva na própria sombra.
4. Observar a qualidade e nitidez do material utilizado pelo aluno: letras, números, traços, figuras, margens, desenhos com bom contraste figura/fundo.
5. Explicar, com palavras, as tarefas a serem realizadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q897802 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No documento “Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças” (2009), no critério referente à brincadeira, é proposto que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q1013326 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Ao sinalizarmos o vocábulo “formatura” em Libras temos na composição do sinal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.