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Questões de Concursos Prefeitura de Balneário Camboriú SC

Resolva questões de Prefeitura de Balneário Camboriú SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q896911 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na redação dada pela Lei nº 14.945, de 2024:

A carga horária mínima anual será de.............horas para o ensino fundamental e de.............horas para o ensino médio, distribuídas por, no mínimo, 200dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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202Q896924 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Qual é o principal papel da teoria do currículo na educação contemporânea?
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204Q897807 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Ao abordar a questão das interações, o princípio 4.2 dos Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil (2018) orienta que o professor:
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205Q897842 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com o teor da Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Religioso é voltado para as Ciências das Religiões, que investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades e abordado na área das Ciências:
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206Q897848 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No calendário muçulmano, o período no qual as pessoas adultas praticam jejuns de alimento, bebida, tabaco e relações sexuais, desde o nascer até ao pôr- -do-sol, é denominado:
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208Q896919 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Como as competências socioemocionais são vistas no contexto da racionalidade neoliberal?
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209Q897718 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

O Brasil foi dividido oficialmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em cinco grandes complexos regionais. Há ainda outra regionalização do Brasil conhecida como regiões geoeconômicas. Essa regionalização teve como critério adotado os aspectos naturais e socioeconômicos.
As regiões geoeconômicas brasileiras são:
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210Q897722 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

O Planeta Terra está circundado por uma camada de gases conhecida por atmosfera terrestre.
A Camada atmosférica, que é muito importante por conter a camada de ozônio, sendo responsável por filtrar a radiação ultravioleta (UV) emitida pelo Sol, é chamada de:
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211Q1065686 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação ao encerramento de correspondências oficiais na Administração Pública.
( ) As formas de encerramento devem ser seguidas de ponto e vírgula. ( ) Cordialmente é utilizado para comunicações endereçadas a autoridades de hierarquia superior à do emissor. ( ) Atenciosamente é utilizado para comunicações endereçadas a autoridades de igual hierarquia ou de hierarquia inferior à do emissor e à de particulares. ( ) Respeitosamente é utilizado para comunicações endereçadas a autoridades de igual hierarquia à do emissor. ( ) As comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras seguem regras prescritas pelo Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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213Q897765 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Estudos revelam que pensar nos direitos da infância significa assegurar os seguintes direitos de aprendizagem e desenvolvimento:

1. Brincar.
2. Conviver.
3. Conhecer.
4. Expressar.
5. Explorar.
6. Participar.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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214Q897766 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Consta na Base Nacional Comum Curricular que as habilidades para o ensino da Língua Portuguesa, no quarto ano do Ensino Fundamental, são:

1. Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.
2. Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
3. Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.
4. Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
5. Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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215Q897803 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

No documento “Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças” (2009), no critério referente ao período de adaptação, é proposto que:
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216Q897809 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação aos espaços, materiais e mobiliários, conforme os Parâmetros Nacionais de Qualidade na Educação Infantil (2018).

( ) A utilização da televisão e de outros equipamentos eletrônicos, incluindo objetivo e tempo de tela, fica a critério de cada professor.
( ) As produções das crianças devem ser expostas em posição acessível ao seu campo visual.
( ) O ambiente deve garantir segurança e proteção, promovendo também a autonomia da criança.
( ) O mobiliário, os equipamentos e os recursos devem ser acessíveis a crianças com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, promovendo inclusão plena.
( ) Materiais e brinquedos duráveis devem ser dispostos de forma segura e organizados em ambientes, cestos ou caixas inacessíveis, para que as crianças peçam ajuda a um adulto para acessá-los.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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217Q897846 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre as competências da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, determinadas pelo Decreto nº 3882, de dezembro de 2005.

( ) Estabelecer as normas para a habilitação e a admissão dos professores.
( ) Executar a qualificação, atualização, aperfeiçoamento didático-pedagógico e formação continuada dos professores.
( ) Regulamentação dos procedimentos para a definição dos conteúdos do Ensino Religioso.
( ) Subsidiar as instituições estaduais e comunitárias na criação cursos de licenciatura plena em Ensino Religioso.
( ) Selecionar os professores responsáveis pela disciplina, enquanto não houver oferta suficiente de professores habitados para ministrá-la.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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218Q897870 | Pedagogia, Gestão Escolar, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo sobre o tema Atividade Orientadora de Ensino (AOE).

Desenvolvida por Moura, tem como objetivo aprofundar a.................................e permitir processos mediadores da apropriação dos................................. pelos sujeitos em atividade.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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219Q1013328 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Alguns sinais iniciam sua produção com a letra do alfabeto manual equivalente com a letra inicial da própria palavra em português.
Assinale a alternativa que contém essa ideia ao ser sinalizada em Libras.
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220Q1013334 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

O arqueamento das sobrancelhas corresponde a expressão facial na Libras para marcar gramaticalmente:
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