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Questões de Concursos Prefeitura de Balneário Camboriú SC

Resolva questões de Prefeitura de Balneário Camboriú SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q1015368 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

Na descrição linguística em Libras, encontramos a ocorrência de pares mínimos (Quadros, 2004.)
Assinale a alternativa que apresenta o par mínimo que se opõe quanto à locação (L), quando sinalizado em Libras.
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242Q1013641 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

O sinal de “guarda-chuva” em Libras é feito com a(o):
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243Q897684 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Diante do desafio por uma educação de qualidade, que suscite desenvolver no educando competências para que possa atuar com responsabilidade crítica frente aos dilemas que a sociedade contemporânea apresenta, faz-se necessário repensar a prática do supervisor escolar.
Sobre sua atuação é correto afirmar:

1. Os dilemas educacionais hoje vivenciados não têm decorrência das transformações sociais, culturais, políticas e dos avanços técnico-científicos.
2. Os dilemas educacionais hoje vivenciados apresentam para a escola novos desafios que exigem uma mudança na maneira de compreender o fazer pedagógico.
3. A formação continuada dos docentes configura-se como uma atividade supérflua que vai ao encontro da evolução da sociedade atual, uma vez que a escola supre inteiramente as novas demandas do processo didático-pedagógico.
4. A ação do supervisor não se reduz somente ao controle das rotinas burocrático- administrativas, mas desenvolve-se em parceria com o corpo docente, por meio de ações de reflexão, de orientação e de intervenção no processo ensino-aprendizagem.
5. O processo ensino-aprendizagem realizado pelo professor passa a ser desvinculado da supervisão, o que possibilita aos professores subsídios teórico-metodológicos, para que ampliem as expectativas em relação a suaprática.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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244Q896917 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A avaliação escolar, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, tem como objetivo:
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245Q896918 | Pedagogia, Gestão Escolar, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Se a instituição educacional não questiona e não desconstrói o seu modelo unívoco de ensino, a gestão educacional torna-se obsoleta e excludente. Dessa forma, a escola precisa organizar-se em uma gestão educacional para que todos os estudantes se sintam acolhidos e incluídos.

A partir dessa afirmativa, é necessário:
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246Q897696 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Em relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), seus serviços, recursos e estratégias de acessibilidade, é correto afirmar:
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247Q897767 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Retomando-se o pressuposto anunciado por Leontiev (1970, 1978, 1983), de que as principais mudanças no psiquismo ocorrem por meio das diferentes relações humanas que os sujeitos estabelecem com a realidade social, mediadas sempre pela atividade principal – o jogo, o estudo e o trabalho –, entende-se a necessidade de problematizar o papel que a escola exerce no processo de constituição do pensamento teórico por meio da atividade de ensino, planejada intencionalmente para alcançar esse fim. De acordo com Moura (2010), a compreensão de que, no conceito de atividade, o objeto necessariamente coincide com o motivo da atividade sugere o entendimento sobre a ocorrência de um processo de objetivação no curso interno da própria atividade, isto é, no trabalho.

Diante dessa perspectiva, na Atividade Orientadora de Ensino, o estudante é:

1. Produto da atividade docente.
2. Sujeito passivo na ação educativa.
3. Sujeito principal da ação educativa.
4. Sujeito que apenas realiza as tarefas propostas pelo professor.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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248Q1045479 | Português, Interpretação de Textos, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que contém a figura de linguagem metonímia.
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249Q1014285 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 005, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2022

Na área dos estudos das línguas de sinais, o norte-americano William Stokoe marcou e influenciou inúmeros pesquisadores.

Seu estudo teve especial importância porque:

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250Q1022009 | Inglês, Pronomes Pronouns, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Texto associado.

Reading skill will help you to improve your understanding of the language and build your vocabulary.

Social Media Across Generations

Today’s grandparents are joining their grandchildren on social media, but the different generations’ online habits couldn’t be more different. In the UK the over-55s are joining Facebook in increasing numbers, meaning that they will soon be the site’s second biggest user group, with 3.5 million users aged 55-64and 2.9 million over-65s.

Sheila, aged 59, says, I joined to see what my grandchildren are doing, as my daughter posts videos and photos of them. It’s a much better way to see what they’re doing than waiting for letters and photos in the post. That’s how we did it when I was a child, but I think I’m lucky I get to see so much more of their lives than my grandparents did.

Ironically, Sheila’s grandchildren are less likely to use Facebook themselves. Children under 17 in the UK are leaving the site – only 2.2 million users are under 17 – but they’re not going far from their smartphones. Chloe, aged 15, even sleeps with her phone. It’s my alarm clock so I have to she says. I look at it before I go to sleep and as soon as I wake up.

Unlike her grandmother’s generation, Chloe’s age group is spending so much time.......... their phones.......... home that they are missing out on spending time with their friends in real life. Sheila, on the other hand, has made contact with old friends from school she hasn’t heard...................40years. We use Facebook to arrange to meet all over the country, she says. It’s changed my social lifecompletely.

Teenagers might have their parents to thank for their smartphone and social media addiction as their parents were the early adopters of the smartphone.Peter, 38 and father of two teenagers, reports that he used to be on his phone or laptop constantly. I was always connected and I felt like I was always working, he says. How could I tell my kids to get off their phones if I was always in front of a screen myself? So, in the evenings and at weekends, he takes his SIM card out of his smartphone and puts it into an old-style mobile phone that can only make calls and send text messages. I’m not completely cut off from the world in case of emergencies, but the important thing is I’m setting a better example to my kids and spending more quality time with them.

Pronouns are words (or phrases) you substitute for nouns when your reader or listener already knows which noun you’re referring to.
In the sentence I joined to see what my grandchildren are doing, as my daughter posts videos and photos of them…, the word in bold refers to:
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251Q1015369 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

Fonologia em Libras refere-se ao estudo científico do(s) da(s):
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252Q1015372 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

Sobre a escolarização dos surdos, é correto afirmar que:
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253Q1013327 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a aquisição de linguagem por surdos.
( ) Os surdos que só usam a língua de sinais comprometem seu desempenho cognitivo.
( ) Familiares ouvintes de crianças surdas que sinalizam em casa atrapalham o desenvolvimento linguístico dos surdos.
( ) Os surdos expostos aos sinais desde bebê são bem sucedidos em termos do desenvolvimento linguístico.
( ) É altamente recomendável o contato de crianças surdas com modelos linguísticos surdos adultos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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254Q896905 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Elkonin e Leontiev afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma relação determinada por:
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255Q896906 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Consta no artigo 8º da Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, que os currículos, coerentes com a proposta pedagógica da instituição ou rede de ensino, devem adequar as proposições da Base Nacional Comum Curricular à sua realidade, considerando, para tanto, o contexto e as características dos estudantes, devendo:

1. Contextualizar os conteúdos curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens se desenvolvem e são constituídas.
2. Decidir sobre formas de organização dos componentes curriculares – disciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar ou pluridisciplinar – e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares, de modo que se adotem estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.
3. Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, entre outros fatores.
4. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens.
5. Construir e aplicar procedimentos de avaliação meritocrático de processo ou de resultado, que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para preparar os estudantes para o mercado financeiro e empreendedor.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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256Q897679 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta que indica boas ações em relação a práticas de liderança educativa bem-sucedidas na gestão pedagógica.
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257Q896921 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Qual foi o principal desafio identificado no uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto, pelos professores alfabetizadores durante a pandemia da COVID-19?
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258Q897769 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) com base nos estudos que versam a respeito dos conceitos de alfabetização e letramento.

1. Alfabetização e letramento são conceitos referentes ao processo de ensino e aprendizagem da língua escrita.
2. Alfabetização e letramento são conceitos interligados, havendo entre eles uma relação de indissociabilidade e de interdependência, apesar de cada um apresentar especificidades.
3. O processo de alfabetização diz respeito à aprendizagem de uma técnica, o que implica codificação e decodificação.
4. Letramento refere-se a práticas sociais de leitura e escrita.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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259Q1013639 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

Em termos linguísticos, podemos verificar na Libras sinais icônicos, e sobre este fenômeno é correto afirmar que se trata de um(a):
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260Q896907 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, em seu artigo 4º da Base Nacional Comum Curricular, em atendimento à LDB e ao Plano Nacional de Educação (PNE), aplica-se à Educação Básica, e fundamenta-se nas seguintes competências gerais, expressão dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem desenvolvidas pelos estudantes:

1. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base em princípios morais, democráticos, inclusivos, capacitistas e solidários.
2. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
3. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
4. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
5. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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