Início

Questões de Concursos Prefeitura de Balneário Camboriú SC

Resolva questões de Prefeitura de Balneário Camboriú SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q896908 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica terão como fundamento essencial a responsabilidade que o Estado brasileiro, a família e a sociedade têm de garantir:

1. A aprendizagem para continuidade dos estudos.
2. A extensão da obrigatoriedade e da gratuidade da Educação Básica.
3. A formação pautada nos princípios da conformação dos corpos.
4. A democratização do acesso, inclusão, permanência e sucesso das crianças, jovens e adultos na instituição educacional, sobretudo em idade própria a cada etapa e modalidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q897682 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A nova mentalidade exigida para se fazer educação de qualidade na sociedade da informação exige mudanças na estrutura e no funcionamento das escolas.
Sobre a presença das Mídias e das Tecnologias de Conhecimento no ambiente educacional, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q1045478 | Português, Interpretação de Textos, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Texto associado.
Texto

O direito de dizer Não

Em meio...........uma série de avanços no terreno da contracepção, o Brasil flexibiliza o acesso...........laqueadura, o mais radical dos métodos, que dispara a preferência entre as jovens.
Por muito tempo, o ciclo da vida de uma mulher não era visto como pleno se não conduzisse...........maternidade. Esta ideia vem sendo aos poucos dissolvida, para alívio, sobretudo, das integrantes das novas gerações. Seja porque a carreira absorve demais as energias, seja por não querer arcar com a complexidade e o alto custo envolvidos, seja por descrença em um futuro melhor diante da ameaça climática, o fato é que cada vez mais elas optam por não ter herdeiros – algumas ficam arrepiadas só de pensar. Ventos que começaram...........soprar nos anos de 1960, quando bandeiras feministas tremulavam com vigor, acabaram por lhes abrir horizontes que representam um avanço inequívoco no campo das escolhas individuais. É justamente neste caldo de mais liberdade que foi divulgada pelo Ministério da Saúde - uma daquelas estatísticas que ajudam...........delinear uma virada de página: o contingente de brasileiras que decide logo na largada da etapa adulta não ter bebês, vem se expandindo em ritmo acelerado.
Os números que agitaram os meios especializados, contido em um relatório, mostram que, no último ano, a procura por laqueaduras – o mais radical dos métodos anticoncepcionais, por esterilizar a pessoa de forma permanente ao amarrar, cortar ou obstruir as trompas, com baixa chance de reversão – subiu 80%, alcançando quase 1.000.000 procedimentos em clínicas privadas e na rede pública Brasil afora. Uma flexibilização de regras foi o empurrão decisivo. Para se submeter a uma laqueadura, era preciso cumprir uma lista de pré-requisitos, entre os quais ter mais de 25 anos, pelo menos dois filhos e aprovação do cônjuge. Até que, em março de 2023, entrou em vigor uma lei que fez a idade mínima cair para 21 anos e retirou a chancela do parceiro.
A demografia fornece uma fartura de dados que reforçam como o furor reprodutivo de décadas passadas está cedendo lugar a um planeta no qual uma porção crescente de países já quebra a cabeça para manter as engrenagens da economia se movendo com menos braços. Tendência em boa parte do mundo, o freio à natalidade é nítido no Brasil, onde levantamentodo IBGE aponta que, em 2022, a natalidade caiu pela quarta vez seguida e a população começará a encolher em menos de 20 anos.

VEJA, Editora Abril. São Paulo, edição 2908. Ano 57 – nº 35. Adaptado.
Analise as afirmativas abaixo sobre o texto.

1. Desde os anos 60, a ideia de que a mulher pudesse optar por gerar ou não filhos começou a ser cogitada.
2. A partir de março de 2023, entrou em vigor uma lei que fez com que a idade mínima para que uma mulher pudesse se submeter a uma laqueadura caísse para 21 anos.
3. O IBGE atesta que em 2021 a natalidade no Brasil caiu pela quarta vez seguida.
4. Desde março de 2023, no Brasil, uma mulher com idade mínima de 21 anos pode decidir se irá ou não se submeter a uma laqueadura, mas deve contar com o apoio e autorização do marido.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q1013644 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

Leia a descrição retirada de Capovila e Raphael (2001):
“Mãos em X vertical, palmas da mão para frente. Movê-las em círculos verticais, aproximando-as”
Assinale a alternativa com o sentido em português correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q897678 | Pedagogia, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que torna verdadeira a afirmação de Ilma Veiga (2002) sobre os fundamentos do Currículo.
“Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta........... se efetive; a............ dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e............. são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o................ propriamente dito” (VEIGA, 2002).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q1013647 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ), considerando o contexto escolar com a presença de surdo na escola inclusiva, onde professores e intérpretes atuam.
( ) O conceito de interprete educacional é utilizado para marcar o profissional que atua em sala de aula. ( ) A nomenclatura correta para o intérprete de sala de aula é assistente de comunicação. ( ) O intérprete tem uma tarefa secundária, pois sua atuação ocorre para suprir apenas uma diferença linguística entre surdos e ouvintes. ( ) A formação e atuação dos intérpretes que atuam em salas de aula em escolas inclusivas carece de compreensão e mais estudos no contexto brasileiro.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q896927 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

De acordo com os princípios da adaptação curricular, qual é o principal objetivo dessa prática no contexto da educação inclusiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q896929 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Como a educação ambiental é tratada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q1065687 | Administração Pública, Comunicação Na Gestão Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de correspondência oficial que se caracteriza por ser um ato externo expedido exclusivamente pelo titular da Pasta ao Chefe do Poder Executivo para sugerir, justificar ou expressar a necessidade de se tomar alguma providência ou, ainda, submeter, à sua consideração, projeto de ato normativo, relatório ou parecer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q897771 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Pesquisadores indicam que a Pedagogia da Infância busca orientar a ação pedagógica por olhares que contemplem sujeitos múltiplos e diversos, reconhecendo sobretudo a infância como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q1015120 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Na história da educação de surdos, a interpretação em Libras esteve no seu início estreitamente ligada aos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q897683 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

A formação inicial e continuada de profissionais da educação básica tem se constituído em campo de disputas de concepções, dinâmicas, políticas e currículos.
Sobre esse processo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q897690 | Pedagogia, Gestão Escolar, Especialista em Educação: Supervisor Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta com relação ao trabalho coletivo, cooperação e liderança na gestão de pessoas na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q1015121 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Nos Estudos Surdos, que abordam os temas sobre cultura e identidade surda, temos uma pesquisadora surda que é referência nas discussões. Indique-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.