Questões de Concursos: Prefeitura de Bandeirante SC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Bandeirante SC. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q916908 | Arquivologia, Protocolo, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

O protocolo de documentos é um conjunto de procedimentos que organiza e controla a tramitação de documentos dentro de uma instituição. Ele é essencial para garantir a eficiência na comunicação interna e externa, além de assegurar a rastreabilidade e a integridade das informações. Indique a alternativa CORRETA em relação aos procedimentos de protocolo de documentos:

12 Q916911 | Direito Constitucional, Disposições Gerais na Administração Pública, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

Conforme a Constituição Federal, além dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá ao seguinte, EXCETO:

13 Q916905 | Administração de Materiais, Inventários, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

O inventário patrimonial é um procedimento administrativo e contábil obrigatório, que consiste na verificação física dos bens móveis permanentes localizados na respectiva unidade administrativa e deve ser realizado periodicamente, conforme as normas da organização. Indique a alternativa com procedimento INCORRETO:

Fonte: Manual do Inventário Patrimonial 2021 − Versão 6.1 - IFAL.

14 Q916918 | Português, Análise sintática, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


O impacto dos micróbios de casa na sua saúde

Passamos cerca de 90% das nossas vidas em ambientes fechados. Mas o que talvez você não perceba quando está no aconchego do lar é que você não divide seu espaço apenas com sua família ou animais de estimação — você também compartilha sua casa com milhões de micróbios invisíveis.

Na verdade, a poeira doméstica abriga 9 mil espécies diferentes.

Assim como nosso intestino e boca, nossas casas também possuem um microbioma.

Conhecido como "microbioma doméstico", trata-se do intrincado ecossistema de bactérias, fungos, vírus e outros micro-organismos que prosperam nos lugares em que vivemos, trabalhamos e estudamos.

À medida que os pesquisadores se aprofundam no estudo do microbioma doméstico, seu impacto significativo na nossa saúde está se tornando cada vez mais evidente. Pesquisas atuais mostram que ele pode ter influência em tudo — na nossa saúde respiratória, em como nosso sistema imunológico funciona e até mesmo em nosso bem-estar mental.

O microbioma doméstico é significativamente influenciado por nós. Cozinhar, fazer faxina e até mesmo ter um animal de estimação interferem nas populações microbianas da nossa casa.

Curiosamente, o design e a operação dos edifícios também desempenham papéis cruciais na determinação de que micróbios prosperam em ambientes fechados.

Por exemplo, o tipo de sistema de ventilação em vigor, a presença de luz natural e os materiais de construção usado pode promover ou inibir o crescimento de certos micróbios.

O microbioma doméstico pode influenciar nossa saúde de maneiras positivas e negativas.

Pelo lado positivo, a exposição a uma grande variedade de micróbios pode estimular nosso sistema imunológico, especialmente durante a infância.

Essa ideia é baseada na hipótese da higiene, que sugereque a exposição precoce a micróbios ajuda a treinar o sistema imunológico a distinguir entre agentes nocivos e inofensivos.

Isso pode reduzir a probabilidade de desenvolver certas alergias e doenças autoimunes (como asma, alergia ao pólen (hay fever), eczema e esclerose múltipla).

Essa exposição microbiana também pode reforçar o sistema imunológico contra doenças respiratórias comuns, como resfriado, gripe e bronquite.

Mas a exposição a certos micróbios também pode ter consequências negativas.


(https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3d93xjxyrvo adaptado)

"Cozinhar, fazer faxina e até mesmo ter um animal de estimação interferem nas populações microbianas da nossa casa."


O sujeito do verbo 'interferir' é:

15 Q916921 | História e Geografia de Estados e Municípios, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

A localidade de Bandeirante/SC recebeu esta denominação por influência do modo de colonização usado pela colonizadora em dispor bandeiras nas áreas de instalação. Desde 1944, já se instalavam os primeiros desbravadores, membros de famílias oriundas do Rio Grande do Sul, das regiões de Caxias do Sul e Bento Gonçalves atraídos pela abundância de madeira e solos férteis. Quem eram as famílias de sócios da Colonizadora Bandeirante? Marque a alternativa CORRETA.

16 Q916922 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Lei Orgânica do Município de Bandeirante, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

Todo o poder é naturalmente privativo do povo, que o exerce diretamente ou indiretamente, por seus representantes eleitos. Julgue os itens a seguir sobre como a soberania popular pode se manifestar:

I.Referendo.
II.Voto popular.
III.Plebiscito.

Fonte: Lei Orgânica do município de Bandeirantes/SC.

É CORRETO o que se afirma em:

17 Q916914 | Direito Constitucional, Organização PolíticoAdministrativa do Estado, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

Em relação as competências da administração pública municipal, indique a opção incorreta:

18 Q916909 | Informática, Windows, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Bandeirante SC, AMEOSC, 2024

Em relação as características do Sistema Operacional Windows, avalie as afirmações abaixo:

I.A instalação de atualizações automáticas no Windows não é uma prática recomendada, uma vez que sua desativação prolonga a vida útil do hardware, apesar de deixar seu sistema desprotegido contra vulnerabilidades conhecidas.
II.O sistema operacional Windows é projetado exclusivamente para uso em dispositivos pessoais, e não possui capacidades integradas para gerenciar ambientes de rede complexos, como é o caso de sistemas operacionais desenvolvidos especificamente para servidores.
III.A arquitetura do Windows permite a instalação de uma variedade de softwares de terceiros, mas a execução simultânea de múltiplos programas pode comprometer significativamente a performance do sistema, especialmente em versões mais antigas.
IV.O sistema operacional Windows é amplamente reconhecido por sua interface gráfica intuitiva, que facilita a navegação e a interação do usuário, permitindo que mesmo aqueles com pouca experiência em tecnologia possam operar o sistema com relativa facilidade.

Pode-se confirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.