Questões de Concursos: Prefeitura de Barão RS

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Barão RS. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q986917 | História, PréHistória ou História NãoEscrita, Professor História, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Antes da colonização ibérica, os Guaranis já ocupavam o litoral leste do Brasil e a região do Rio da Prata, explorando os recursos naturais. Com base nos insumos que cultivavam, assinalar a alternativa que indica o produto usado como matéria-prima para a tecelagem, por ser uma fibra vegetal fácil de trabalhar.

12 Q986924 | Inglês, Professor Língua Inglesa, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Texto associado.
Hypatia (born c. 355 CE—died March 415, Alexandria) was a mathematician, astronomer, and philosopher who lived in a very turbulent era in Alexandria’s history. She is the earliest female mathematician of whose life and work reasonably detailed knowledge exists. Hypatia was the daughter of Theon of Alexandria, himself a mathematician and astronomer and the last attested member of the Alexandrian Museum. Hypatia continued his program, which was essentially a determined effort to preserve the Greek mathematical and astronomical heritage in (1) extremely difficult times. She is credited with commentaries on geometry, number theory, as well as an (2) astronomical table. These works, the only ones she is listed as having written, have been lost, although there have been attempts to (3) reconstruct aspects of them. She was, in her time, the world’s leading mathematician and astronomer, the only woman for (4) whom such claim can be made.
She was also a popular teacher and lecturer on philosophical topics of a less-specialist nature, attracting many loyal students and large audiences. Her philosophy was Neoplatonist and was thus seen as “pagan” at a time of bitter religious conflict between Christians (both orthodox and “heretical”), Jews, and pagans. Her philosophy also led her to embrace a life of dedicated virginity. The climate of tolerance lapsed, and shortly afterward Hypatia became the victim of a particularly brutal murder at the hands of a gang of Christian zealots.
The affair made Hypatia a powerful feminist symbol and a figure of affirmation for intellectual endeavor in the face of ignorant prejudice. Her intellectual accomplishments alone were quite ______ to merit the preservation and respect of her name, but, sadly, the manner of her death added to it an even greater emphasis.

Source: Encyclopedia Britannica. Adapted.
Considering the facts within the text, mark the CORRECT item.

13 Q986823 | Secretariado, Organização e Metodos, Secretário de Escola, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Considerando-se as características do arquivo escolar, segundo o Parecer nº 325/2014 - Registros escolares na Educação Básica pelos estabelecimentos de ensino integrantes do Sistema Estadual de Ensino, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

O Arquivo Escolar se constitui de dois segmentos: ___________. Nenhum documento pode ser dele retirado sem autorização escrita ___________ e registro do fato.

14 Q986864 | Psicologia, Psicologia da Educação, Professor Língua Portuguesa, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Sobre as características do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), assinalar a alternativa CORRETA.

15 Q986872 | Biologia, Professor Ciências, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

O crescimento de uma população é determinado fundamentalmente por dois fenômenos: ___________ e ___________.

16 Q986874 | Astronomia, Professor Ciências, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

A Lua é o único satélite natural da Terra. É o astro mais brilhante do céu noturno. As fases da Lua correspondem aos diferentes aspectos com que ela se apresenta no céu ao longo das noites e dos “dias claros” de um mês. Sobre a Lua, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A fase da Lua é um fenômeno astronômico de observação simultânea para todo o globo terrestre (quando a Lua cheia é vista do Brasil, ela também é vista como tal em Portugal).
( ) Com certa regularidade, a Lua ora atravessa a sombra da Terra (eclipse da Lua), ora projeta sua sombra na superfície terrestre (eclipse do Sol).

17 Q986880 | Biologia, Professor Ciências, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

A mitose compreende uma série consecutiva de fases, conhecidas respectivamente como:

18 Q986883 | Biologia, Professor Ciências, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

O sistema nervoso controla uma série de funções orgânicas, como movimentação, função glandular, pensamento, fonação, órgãos do sentido etc. Esse complexo sistema se divide em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O SNC se divide em encéfalo e medula espinhal. O cerebelo é um órgão que faz parte do encéfalo, e seu nome significa “pequeno cérebro”. Sobre o cerebelo, assinalar a alternativa INCORRETA.

19 Q986884 | Geografia, Professor Geografia, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre a unidade temática conexões e escalas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A atenção está na articulação de diferentes espaços e escalas de análise, possibilitando que os alunos compreendam as relações existentes entre fatos nos níveis local e global.
( ) Explica os arranjos das paisagens, a localização e a distribuição de diferentes fenômenos e objetos técnicos.
( ) Tem por objetivo a reprodução de elementos de representação gráfica como forma de desenvolver a linguagem cartográfica e espacial.

20 Q986902 | Educação Física, Professor Educação Física, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são consideradas competências específicas de educação física para o ensino fundamental:

I. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
II. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
III. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho e saúde para padronizar os modelos existentes e, assim, combater posturas preconceituosas.

Está CORRETO o que se afirma:

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.