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Questões de Concursos Prefeitura de Barbacena MG

Resolva questões de Prefeitura de Barbacena MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q805205 | Legislação e Decretos, Decreto n 1651 1995, Médico Auditor, Prefeitura de Barbacena MG

A ComissaÞo Corregedora Tripartite (CCT) funciona junto ao DENASUS – Componente Federal do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), conforme estabelecido no § 2º do art. 4º do Decreto nº 1.651/95. Seus membros saÞo designados mediante portaria do Ministro de Estado da Sauìde.

Cabe à Comissão Corregedora Tripartite, EXCETO

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62Q28612 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

No sistema de comunicação, exposto por Guimarães (2000), a valorização da mensagem escrita, a diplomacia da linguagem, assim como algumas ponderações e regras a serem lembradas, constituem pontos básicos para uma comunicação
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63Q28609 | Arquivologia, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Considerando o controle sobre os serviços postais e os procedimentos de protocolo, expedição e arquivo, analise a seguinte situação:

O contrato de órgãos públicos com os Correios pode abranger uma extensa gama de serviços possíveis de utilização. A expedição de correspondências é essencial para a execução das atividades administrativas. Dessa maneira, os serviços contratados devem visar a eficácia, sem negligenciar a preocupação com o menor custo possível para a instituição.

Fonte: adaptado de BRASIL. Advocacia-Geral da União. Coordenação-Geral de Documentação e Informação. Manual de Procedimentos de Protocolo, Expedição e Arquivo. Brasília: AGU, 2010.

Desse modo, documentos que necessitam de confirmação de recebimento e sejam urgentes NÃO devem ser postados por meio de
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64Q28586 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Texto associado.
Texto 1
A “facebookização” do jornalismo

Cleyton Carlos Torres

      [1º§] A crise que embala o jornalismo não é de hoje. Críticas a aspectos conceituais, morais, editoriais e até financeiros já rondam esse importante pilar da democracia há um bom tempo. O digital, então, acabou surgindo para dar um empurrãozinho – tanto para o bem como para o mal – nas redações mundo afora. Prédios esvaziados, startups revolucionárias, crise existencial e um suposto adversário invisível: o próprio leitor.
      [2º§] O leitor – e suas mídias sociais digitais conectadas em rede – passou a ser visto como um inimigo a ser combatido, um mal necessário para que o jornalismo conseguisse sobreviver. Não mais se fazia jornalismo para a sociedade, mas se fazia um suposto jornalismo dinâmico e frenético para que os grandes nomes da imprensa sobressaíssem diante dos “jornalistas cidadãos”. Esse era um dos primeiros e mais graves erros – dentro de uma sucessão – que seriam seguidos.
      [3º§] As redações continuaram a ser esvaziadas, a crise existencial tornou-se mais aguda e o suposto adversário invisível cada vez se tornava mais forte. Havia um clima de que os “especialistas de Facebook” superariam a imprensa. Não era mais necessário investir em jornalismo, já que as mídias sociais supririam toda a nossa fome por conhecimento e informação. O mito – surgido nas próprias redes sociais – parecia ter sido absorvido de tal maneira que a imprensa não mais reagia. Mesmo com o crescente número de startups sobre jornalismo, o canibalismo jornalístico parecia mais importante.
      [4º§] Agora, outros erros tão graves quanto os citados estão sendo cometidos pela imprensa. O comportamento infantilizado de muitos veículos através das mídias sociais, por exemplo, demonstra imaturidade e desestruturação de pensamento. A aposta em modismos – e não mais em jornalismo – tem causado um efeito em cadeia que faz com que tanto canais grandes como pequenos se comportem de maneira duvidosa – pelo menos perante os conceitos do que se entendia como jornalismo.
      [5º§] O abuso de listas, o uso de “especialistas de Facebook” como fonte, pautas sendo construídas com base em timelines alheias ou o frenesiencantador de likes e shares têm feito com que uma das maiores armadilhas das redes sociais abocanhe o jornalismo. O jornalismo, como instituição e pilar da democracia, agora se comporta como um usuário de internet, jovem, antenado, mas que não tem como privilégio o foco ou a profundidade. A armadilha se revela justamente no momento em que “ser um usuário” passa a valer como entendimento de “dialogar com o usuário”.
      [6º§] As mídias sociais digitais conectadas em rede trouxeram a “midiatização da mídia”, ou a “facebookização do jornalismo”. Quando se falava em jornalismo cidadão e em participação do usuário, muitos pensavam em um jornalismo global-local, com o dinamismo e velocidade que a internet exige. Porém o que temos visto não vai ao encontro desse pensamento, já que o espaço do cidadão no jornalismo é medido apenas pelo seu humor, a participação do usuário é medida em curtidas e o jornalismo, muitas vezes, não é jornalismo, é apenas uma mera isca para likes e shares.

Fonte: Observatório da Imprensa, edição 886 - 19/01/2016. Disponível em: . Acesso em 20 jan. 2016. Fragmento de texto adaptado.

VOCABULÁRIO DE APOIO:

1- Startup: iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.
2- Facebook: é um site e serviço de rede social, lançado em 2004, operado pela Facebook Inc.
3- Facebookização: neologismo (nova palavra) criado a partir de facebook.
4- Timeline: (linha do tempo): espaço para compartilhamento de dados, imagens e ideias nas redes sociais.
5- Like (curtir) e share (compartilhar): opções de interação e compartilhamento disponíveis nas redes sociais
O uso de termos como ‘empurrãozinho’ (1º§) e ‘abocanhe’ (5º §) demonstra que o registro linguístico, no texto 1, apresenta marcas de
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65Q28585 | Português, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Texto associado.
Texto 1
A “facebookização” do jornalismo

Cleyton Carlos Torres

      [1º§] A crise que embala o jornalismo não é de hoje. Críticas a aspectos conceituais, morais, editoriais e até financeiros já rondam esse importante pilar da democracia há um bom tempo. O digital, então, acabou surgindo para dar um empurrãozinho – tanto para o bem como para o mal – nas redações mundo afora. Prédios esvaziados, startups revolucionárias, crise existencial e um suposto adversário invisível: o próprio leitor.
      [2º§] O leitor – e suas mídias sociais digitais conectadas em rede – passou a ser visto como um inimigo a ser combatido, um mal necessário para que o jornalismo conseguisse sobreviver. Não mais se fazia jornalismo para a sociedade, mas se fazia um suposto jornalismo dinâmico e frenético para que os grandes nomes da imprensa sobressaíssem diante dos “jornalistas cidadãos”. Esse era um dos primeiros e mais graves erros – dentro de uma sucessão – que seriam seguidos.
      [3º§] As redações continuaram a ser esvaziadas, a crise existencial tornou-se mais aguda e o suposto adversário invisível cada vez se tornava mais forte. Havia um clima de que os “especialistas de Facebook” superariam a imprensa. Não era mais necessário investir em jornalismo, já que as mídias sociais supririam toda a nossa fome por conhecimento e informação. O mito – surgido nas próprias redes sociais – parecia ter sido absorvido de tal maneira que a imprensa não mais reagia. Mesmo com o crescente número de startups sobre jornalismo, o canibalismo jornalístico parecia mais importante.
      [4º§] Agora, outros erros tão graves quanto os citados estão sendo cometidos pela imprensa. O comportamento infantilizado de muitos veículos através das mídias sociais, por exemplo, demonstra imaturidade e desestruturação de pensamento. A aposta em modismos – e não mais em jornalismo – tem causado um efeito em cadeia que faz com que tanto canais grandes como pequenos se comportem de maneira duvidosa – pelo menos perante os conceitos do que se entendia como jornalismo.
      [5º§] O abuso de listas, o uso de “especialistas de Facebook” como fonte, pautas sendo construídas com base em timelines alheias ou o frenesiencantador de likes e shares têm feito com que uma das maiores armadilhas das redes sociais abocanhe o jornalismo. O jornalismo, como instituição e pilar da democracia, agora se comporta como um usuário de internet, jovem, antenado, mas que não tem como privilégio o foco ou a profundidade. A armadilha se revela justamente no momento em que “ser um usuário” passa a valer como entendimento de “dialogar com o usuário”.
      [6º§] As mídias sociais digitais conectadas em rede trouxeram a “midiatização da mídia”, ou a “facebookização do jornalismo”. Quando se falava em jornalismo cidadão e em participação do usuário, muitos pensavam em um jornalismo global-local, com o dinamismo e velocidade que a internet exige. Porém o que temos visto não vai ao encontro desse pensamento, já que o espaço do cidadão no jornalismo é medido apenas pelo seu humor, a participação do usuário é medida em curtidas e o jornalismo, muitas vezes, não é jornalismo, é apenas uma mera isca para likes e shares.

Fonte: Observatório da Imprensa, edição 886 - 19/01/2016. Disponível em: . Acesso em 20 jan. 2016. Fragmento de texto adaptado.

VOCABULÁRIO DE APOIO:

1- Startup: iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.
2- Facebook: é um site e serviço de rede social, lançado em 2004, operado pela Facebook Inc.
3- Facebookização: neologismo (nova palavra) criado a partir de facebook.
4- Timeline: (linha do tempo): espaço para compartilhamento de dados, imagens e ideias nas redes sociais.
5- Like (curtir) e share (compartilhar): opções de interação e compartilhamento disponíveis nas redes sociais
Em relação à estrutura textual elaborada, é correto afirmar que o texto 1 é um(a)
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66Q28564 | Direito Administrativo, Tecnólogo Executivo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

No tocante à Lei n.º 8.429/92, sobre improbidade administrativa:
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67Q28578 | Administração Geral, Tecnólogo Executivo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Enumere a sequência de evidências e ações do processo de orientação e influência, aplicado pelos líderes carismáticos, conforme os estudos do comportamento expressos por Robbins (2009):

( ) Articulação de visão atrativa, por meio da idealização de metas.
( ) Comunicação do sistema de valores e exemplificação de comportamento a ser seguido.
( ) Comunicação de expectativas de desempenho e demonstração de confiança na equipe.
( ) Proposição de sacrifícios e engajamentos em comportamentos diferenciados que demonstram convicção em relação à meta.

A sequência correta é
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68Q28615 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Analise as afirmativas abaixo com relação ao emprego dos pronomes de tratamento e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Em comunicações oficiais, o tratamento Digníssimo deve ser usado para os cargos do poder legislativo e judiciário.
( ) É correto o emprego do vocativo Senhor às autoridades dos cargos de Senador, Juiz, Ministro e Governador.
( ) É costume o uso do termo Doutor para alguns bacharéis, embora não seja uma forma de tratamento, e sim um título acadêmico.
( ) Vossa Excelência é o pronome de tratamento de uso consagrado na comunicação oficial com o prefeito e demais autoridades do poder executivo.

A sequência correta é
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69Q28566 | Direito Administrativo, Tecnólogo Executivo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Conforme indica Carvalho (2014), em relação às espécies de atos administrativos e suas formas de exteriorização, o conjunto de atos que representam instrumentos de organização das atividades da Administração Pública e seus órgãos é chamado de
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70Q28611 | Arquivologia, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Considerando as rotinas de processos e os procedimentos de protocolo, expedição e arquivos, enumere as ações referentes ao encerramento de volume com subsequente abertura de volume.

( ) Registra no sistema.
( ) Encaminha para distribuição.
( ) Inclui termo de abertura de novo volume.
( ) Recebe o processo para encerramento de volume.
( ) Indica a numeração do(s) volume(s) na capa do processo.
( ) Confere e ajusta, se necessário, a numeração das páginas.
( ) Inclui termo de encerramento de volume, no respectivo volume a ser encerrado.

A ordem correta é
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71Q327736 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Barbacena MG

Além de ser um objeto sociocultural, em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos; supõe um "fazer sem obrigação externa e imposta", embora demande exigências, normas e controle. No jogo, mediante a articulação entre o conhecido e o imaginado, desenvolve-se o autoconhecimento – até onde se pode chegar – e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que circunstâncias. Para crianças pequenas, os jogos são as ações que elas repetem sistematicamente, mas que possuem um sentido funcional (jogos de exercício), isto é, são fonte de significados e, portanto, possibilitam compreensão, geram satisfação, formam hábitos que se estruturam num sistema. Essa repetição funcional também deve estar presente na atividade escolar, pois é importante no sentido de ajudar a criança a perceber regularidades. De acordo com o PCN de Matemática, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A participação em jogos de grupo também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para a criança e um estímulo para o desenvolvimento do seu raciocínio lógico.

( ) Por meio dos jogos, as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos). Ao criarem essas analogias, tornam-se produtoras de linguagens, criadoras de convenções, capacitando-se para se submeterem a regras e a dar explicações.

( ) Em estágio mais avançado, as crianças aprendem a lidar com situações mais complexas (jogos com regras) e passam a compreender que as regras podem ser combinações arbitrárias. Os jogos com regras têm um aspecto importante, pois neles o fazer e o compreender constituem faces de uma mesma moeda.

( ) A grande contribuição dos jogos é demonstrar como realizar uma intervenção pedagógica que desperta e desafia o raciocínio das crianças.

A sequência correta é

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72Q28594 | Direito Administrativo, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Considerando os procedimentos para licitações e contratos orientados pela Lei 8.666, analise a afirmativa e complete as lacunas a seguir:

As _____________ de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por _____________da Administração.

Os termos que preenchem, respectivamente, as lacunas são
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73Q28614 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Considerando os documentos oficiais, indicados por Guimarães (2000), relacione os modelos às respectivas aplicações:

1. Ata
2. Atestado
3. Aviso
4. Certidão
5. Certificado

( ) Representa afirmação escrita e assinada sobre a veracidade de um fato.
( ) Usado em declarações de cunho legal, calcadas em livros e papéis oficiais.
( ) Aplicado para registro de fatos ou ocorrências e resoluções tomadas numa reunião.
( ) Transmitido por autoridade competente com instruções, requisições, comunicações e providências.
( ) Comprovação de fato de que se tem conhecimento adquirido, em razão do cargo ou função exercidos.

A sequência correta é
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74Q28601 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

A respeito do uso de Programas Utilitários e das ações de segurança de recursos computacionais, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso. 

( )Criptografar um arquivo garante que este esteja livre de vírus.
( )Ativar o Firewall evita que o computador seja invadido por usuários maliciosos na internet.
( )Compactar um arquivo evita que usuários não autorizados acessem conteúdos confidenciais.
( )Executar o Desfragmentador de Disco do Windows garante que arquivos na Lixeira sejam permanentemente removidos do computador.

A sequência correta é
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75Q28599 | Legislação Municipal, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Segundo o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Barbacena, analise os itens abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( )A inassiduidade habitual, por si só, é razão para demissão de um servidor público do município de Barbacena.
( )O servidor possui como um de seus deveres frequentar cursos legalmente instituídos para aperfeiçoamento ou especialização.
( )Entende-se como recondução o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, para prestar serviços à Administração Direta ou a outro órgão ou entidade administrativa integrante da Administração Pública Municipal diverso do qual se encontra lotado ou vinculado, com ou sem mudança do seu local de trabalho.
( )Depois de estável, o funcionário público poderá obter licença, sem vencimento ou remuneração, para tratar de interesses particulares, pelo prazo máximo de 02 (dois) anos.

A sequência correta é:
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76Q28568 | Legislação Municipal, Tecnólogo Executivo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

O servidor público estável do Município de Barbacena, que seja investido em mandato de Prefeito, ficará afastado de seu cargo efetivo e
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77Q28565 | Direito Administrativo, Tecnólogo Executivo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Representa(m) princípio(s) a ser(em) observado(s) nas três esferas de governo da administração pública, conforme indicações feitas por Chiavenato (2008), com base na Emenda Constitucional nº 19, de 1998, EXCETO:
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78Q480011 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Barbacena MG

Considere as seguintes afirmativas sobre a assistência farmacêutica no Brasil e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O mercado farmacêutico brasileiro conta com fabricantes privados nacionais e internacionais, além dos fabricantes públicos.

( ) O preço dos medicamentos é definido pelos fabricantes, levando- se em conta os custos com pesquisa e desenvolvimento e aqueles relacionados à produção.

( ) O mercado farmacêutico é caracterizado pela assimetria de informações.

A sequência correta é

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79Q28613 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Antes da redação de uma mensagem, é necessário um processo de configuração mental da comunicação que requer uma autoanálise e um planejamento do que se pretende expressar (GUIMARÃES, 2000).

Um dos pontos básicos a serem observados nesse processo é a
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80Q322330 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Barbacena MG

São características da avaliação formativa, Exceto:
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