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Questões de Concursos Prefeitura de Barra Bonita SC

Resolva questões de Prefeitura de Barra Bonita SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q977101 | Pedagogia, Principais Autores, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Segundo Paulo Freire (1980), para que haja a construção do conhecimento, é necessário que haja em sala de aula o debate e o respeito.

O diálogo é o encontro entre os homens, mediatizados pelo mundo, para designá-lo. Se, ao dizer suas palavras, ao chamar ao mundo, os homens o transformam, o diálogo impõe-se como o caminho pelo qual os homens encontram seu significado enquanto homens; o diálogo é, pois, uma necessidade existencial (Freire, 1980, p. 42).

De acordo com os conceitos de Paulo Freire, assinale a alternativa que melhor expressa a relação entre afeto e diálogo no ambiente escolar:
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102Q976987 | Pedagogia, Professor I e II Geografia, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A educação formal brasileira inicia-se no período do Brasil Colônia, com a chegada dos jesuítas, em 1549, sob a orientação do Padre Manoel da Nóbrega. Estes religiosos foram responsáveis pela instrução e catequização até o ano de 1759, quando o Marquês de Pombal os expulsou e implantou as Reformas Pombalinas. O objetivo fundamental dessa mudança era a implantação do ensino laico (desvinculado de aspectos religiosos) e público (acessível a todos). Muitas mudanças ocorreram até que se chegasse à pedagogia dos dias de hoje. As principais reformas foram Benjamim Constant (1890), Epitácio Pessoa (1901), Rivadávia Correia (1911), Carlos Maximiliano (1915), João Alves da Rocha Vaz (1925), Francisco Campos (1932), Gustavo Capanema (1946) e as Leis de Diretrizes e Bases de 1961, 1971 e 1996."

Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/ca pes/207142/2/Hitoria%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o .pdf

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a história da educação no Brasil, é correto afirmar:
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103Q977004 | História, Professor I e II História, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Julgue as proposições a seguir sobre o processo de redemocratização brasileira após o regime militar, classificando-as como verdadeira (V) ou falsa (F).

(__)A campanha das Diretas Já (1984) reivindicava eleições diretas para presidente.
(__)José Sarney foi eleito pelo voto direto em 1985, encerrando o ciclo da ditadura.
(__)A Constituição de 1988 ampliou direitos sociais e consolidou o Estado Democrático de Direito.
(__)A cultura nacional na redemocratização foi marcada pela repressão da censura oficial.

Qual das alternativas abaixo indica a análise correta das afirmações dadas, de cima para baixo?
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104Q977013 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Professor I e II Ciências, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Analise os excertos a seguir sobre a relação escola-família-sociedade:

Excerto I.A instituição precisa conhecer e trabalhar com as culturas plurais, dialogando com a riqueza e diversidade cultural das famílias e da comunidade.
Excerto II.É essencial contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, buscando estratégias que os tornem significativos à realidade local e temporal das aprendizagens.
Fonte: Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.
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105Q977090 | Pedagogia, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Lei de Diretrizes e Base da Educação é a mais importante lei brasileira que se refere à educação, foi criada para garantir o direito a toda população de ter acesso à educação de qualidade.

Acesse:https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/direito/ leis-diretrizes-bases-educacao-comentarios.htm Analise as afirmativas abaixo sobre as inovações na Legislação Educacional Brasileira:

I.A gratuidade da educação básica estende-se às crianças e jovens de 4 a 17 anos de idade.
II.As universidades brasileiras estão obrigadas a ter pelo menos um terço do seu corpo docente com formação em mestrado ou doutorado.
III.A legislação garante atendimento educacional hospitalar ou domiciliar para estudantes que estejam internados ou em tratamento de saúde.
IV.A legislação requer que os estabelecimentos de ensino adotem estratégias de prevenção e enfrentamento ao combate e ao uso de drogas no ambiente escolar.

Estão corretas:
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106Q977093 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Desenvolver a Cultura de Paz supõe trabalhar de forma integrada no intuito das grandes mudanças desejadas pela humanidade. Neste contexto, a Cultura de Paz está diretamente relacionada à:
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107Q976968 | Pedagogia, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

As Políticas de Equidade Racial, de Gênero e Diversidade Cultural, juntamente com a Educação para as Relações Étnico-Raciais e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Lei nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008), são dispositivos legais e pedagógicos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Sua implementação efetiva no ambiente escolar exige uma compreensão complexa que transcende a mera inclusão temática no currículo.

Nesse contexto é correto afirmar que:
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108Q976979 | Pedagogia, Professor I e II Geografia, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

No ensino de Geografia na Educação Básica, o planejamento e as práticas pedagógicas devem estar fundamentados em abordagens que favoreçam a construção crítica do conhecimento geográfico pelo aluno. Considerando essa perspectiva, assinale a afirmativa correta:
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109Q977241 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor I e II Matemática, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

As afirmações abaixo tratam das relações interpessoais no ambiente escolar e seu impacto no desenvolvimento de todo o processo que tem como finalidade principal a aprendizagem do estudante. Classifique cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F) e responda a pergunta a seguir.

(__)A intolerância e a violência no ambiente escolar comprometem os direitos humanos e dificultam os processos de inclusão social pela educação.
(__)Existem experiências concretas que demonstram a possibilidade de melhorar as relações interpessoais na escola, promovendo a convivência e o respeito à diversidade.
(__)Problemas de relacionamento na escola são exclusivamente causados por conflitos pessoais entre alunos e professores, sem relação com a estrutura social.
(__)As relações interpessoais não influenciam diretamente o desenvolvimento local, pois estão restritas ao ambiente interno da escola.

Qual é a ordem correta da classificação, de cima para baixo?
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110Q976977 | Legislação Municipal, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Segundo a Lei Orgânica de Barra Bonita/SC, existem, basicamente, três formas pelas quais a aposentadoria de um servidor pode acontecer. Desconsiderando as particularidades de cada uma delas, qual das alternativas abaixo NÃO cita uma dessas formas?
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111Q976990 | Pedagogia, Professor I e II Geografia, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) foi alterada pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 para incluir no currículo oficial da educação básica o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. Essas mudanças buscam avanços nas políticas educacionais de enfrentamento ao racismo estrutural e de promoção da diversidade cultural no ambiente escolar.

Assinale a alternativa que melhor expressa os objetivos dessas legislações:
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112Q977005 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Professor I e II História, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Sobre os direitos educacionais garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), analise as afirmações a seguir:

I.Toda criança tem direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa.
II.A frequência à escola é facultativa até os 10 anos de idade.
III.O ECA assegura o respeito à dignidade da criança, impedindo tratamento vexatório.
IV.A educação deve estar vinculada à preparação para o exercício da cidadania.

A sequência correta, de cima para baixo, da análise feita é
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113Q977009 | Pedagogia, Professor I e II Ciências, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n° 9.394/1996, estão dispostas as diretrizes e as bases da educação nacional. De acordo com a Lei, a gestão do ensino público deve ser democrática, conforme estabelecido nesta legislação e nas normas dos respectivos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Sobre os princípios da Lei (Art. 3°), julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

(__)Garantia de acesso universal aos dados pessoais de cada indivíduo.
(__)Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida.
(__)Garantia do direito de acesso a informações sigilosas sobre a gestão da educação.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
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114Q977165 | Pedagogia, Professor I e II Língua Estrangeira Inglês, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

How World War Two changed how France eats


By June 1940, German forces had blitzed through France in just six weeks, leading more than half of the country to be occupied. As a result, French staples like cheese, bread and meat were soon rationed, and by 1942 some citizens were living on as few as 1,110 calories per day. Even after World War Two ended in 1945, access to food in France would continue to be regulated by the government until 1949.


Such austerity certainly had an impact on how the French ate during and just after the war. Yet, more than 80 years after Allied forces landed in Normandy to begin liberating the nation on D-Day (6 June 1944), few visitors realise that France's wartime occupation still echoes across the nation's culinary landscape.


In the decades following WW2, the French abandoned the staples that had got them through the tough times of occupation; familiar ingredients like root vegetables and even hearty pain de campagne (country bread) were so eschewed they were nearly forgotten. But as wartime associations have slowly faded from memory, a bevy of younger chefs and tastemakers are reviving the foods that once kept the French alive.


There aren't many French residents old enough to vividly recall life in wartime France today, and fewer still would deign to discuss it. Author Kitty Morse only discovered her great-grandparents' "Occupation diary and recipe book" after her own mother's death. Morse released them in 2022 in her book Bitter Sweet: A Wartime Journal and Heirloom Recipes from Occupied France.


"My mother never said any of this to me," she said.


Aline Pla was just nine years old in 1945 but, raised by small-town grocers in the south of France, she remembers more than others might. "You were only allowed a few grams of bread a day," she recalled. "Some [people] stopped smoking − especially those with kids. They preferred trading for food."


Such widespread lack gave rise to ersatz replacements: saccharine stood in for sugar; butter was supplanted by lard or margarine; and instead of coffee, people brewed roots or grains, like acorns, chickpeas or the barley Pla recalls villagers roasting at home. While many of these wartime brews faded from fashion, chicory coffee remained a staple, at least in northern France. Ricoré − a blend of chicory and instant coffee − has been on supermarket shelves since the 1950s. More recently, brands like Cherico are reimagining it for a new generation, marketing it as a climate-conscious, healthful alternative traditional coffee.


According to Patrick Rambourg, French culinary historian and author of Histoire de la Cuisine et de la Gastronomie Françaises, if chicory never wholly disappeared in France, it's in large part thanks to its flavour. "Chicory tastes good," he explained. "It doesn't necessarily make you think of periods of austerity."


Other products did, however, such as swedes and Jerusalem artichokes, which WW2 historian Fabrice Grenard asserted "were more reserved for animals before the war." The French were nevertheless forced to rely heavily on them once potato rationing began in November 1940, and after the war, these vegetables became almost "taboo", according to Rambourg. "My mother never cooked a swede in her life," added Morse.


Two generations later, however, Jerusalem artichokes, in particular, have surged to near-omnipresence in Paris, from the trendy small plates at Belleville wine bar Paloma to the classic chalkboard menu at bistro Le Bon Georges. Alongside parsnips, turnips and swedes, they're often self-awarely called "les legumes oubliés"("the forgotten vegetables") and, according to Léo Giorgis, chef-owner of L'Almanach Montmartre, French chefs have been remembering them for about 15 years.


"Now you see Jerusalem artichokes everywhere, [as well as] swedes [and] golden turnips," he said. As a chef dedicated to seasonal produce, Giorgis finds their return inspiring, especially in winter. "Without them, we're kind of stuck with cabbages and butternut squah."


According to Apollonia Poilâne, the third generation of her family to run the eponymous bakery Poilâne, founded in 1932, a similar shift took place with French bread. Before the war, she explained, white baguettes, which weren't subject to the same imposed prices as sourdough, surged to popularity on a marketplace rife with competition. But in August 1940, bread was one of the first products to be rationed, and soon, white bread was supplanted by darker-crumbed iterations bulked out with bran, chestnut, potato or buckwheat. The sale of fresh bread was forbidden by law, which some say was implemented specifically to reduce bread's palatability.


"I never knew white bread!" said Pla. When one went to eat at a friend's home during wartime, she recalled, "You brought your bread − your bread ration. Your own piece of bread."


Hunger for white bread surged post-war − so much so that while Poilâne's founder, Pierre Poilâne, persisted in producing the sourdoughs he so loved, his refusal to bake more modern loaves saw him ejected from bakery syndicates, according to his granddaughter, Apollonia. These days, however, the trend has come full circle: Baguette consumption fell 25% from 2015 to 2025, but the popularity of so-called "special" breads made with whole or heirloom grains is on the rise. "It's not bad that we're getting back to breads that are a bit less white," said Pla.


For Grenard, however, the most lasting impact the war left on French food culture was a no-waste mindset. "What remains after the war is more of a state of mind than culinary practices," he said. Rambourg agreed: "You know the value of food when you don't have any."


The French were forced to get creative with what theyhad. In France's south-eastern Ardèche department, Clément Faugier rebranded its sweetened chestnut paste as Génovitine, a name whose medical consonance made it easier to market as a fortifier and even prescribe. In the coastal Camargue region, local samphire suddenly stood in for green beans. Morse's great-grandfather foraged for wild mushrooms in the nearby Vosges mountains, and in cities, those with balconies planted their window boxes with carrots or leeks. Paris' public Jardin des Tuileries was even transformed into collective kitchen gardens.


According to Rambourg, this subsistence mindset "would affect the entire generation that lived through the war, and our parents, because they were the children of our grandparents, who knew the war."


As the need for these subsistence methods dissipated, French cuisine underwent another period of change. In 1963, the country welcomed its first Carrefour hypermarket, and large-scale supermarkets soon supplanted small shops. According to Grenard, this was partly due to "suspicion" following corruption during the German occupation, when some grocers inflated prices far past the norm, just because they could . "At the end of the war, consumers held real rancour against small shopkeepers," said Grenard. "In a supermarket, the prices are fixed."


Fast-forward eight decades, and some locals, now motivated by climate change are turning back to small, local grocers, such as the locavore Terroir d'Avenir shops dotting Paris. Others are reaching into the nation's past to resuscitate techniques like canning, preserving and foraging that saved many French residents during the war, according to Grenard. "The people that got by the best were the ones who had reserves."


Today, filling the larder with foraged food has become popular once again. In Kaysersberg, Alsace, chef Jérôme Jaegle of Alchémille puts this ancestral knowledge centre-stage by offering wild harvesting workshops culminating in a multi-course meal. And in Milly-la-Forêt, just outside Paris, François Thévenon highlights the foraging techniques he learned from his grandmother with classes teaching others how to seek out these edible plants themselves.


"After the war", he explained, "people wanted to reassure themselves that they wouldn't lack anything anymore." They turned, he said, to overconsumption, specifically of meat, which even his foraging grandmother ate every day, at every meal.


"You often hear when you ask older folk why they no longer eat wild plants, that it's because they don't have to," Thévenon said, who forages for wild plants because he believes it's good for his health and that of the planet.


According to Apollonia, the war didn't only change how France eats. "It probably changed the way the world eats," she asserted. Today, the techniques and philosophies that helped the French survive are slowly coming back to life.



https://www.bbc.com/travel/article/20250605-how-world-war-two-chang ed-the-french-diet


In the text, hunger, scarcity, and food rationing during and after World War II are central themes. From the perspective of human rights and educational policy, which principle should guide discussions about these issues in the school context?
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116Q976999 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Professor I e II História, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

A parceria entre escola, família e comunidade é amplamente reconhecida como um fator que favorece o desenvolvimento integral dos estudantes. Considerando essa afirmação, qual das alternativas apresenta uma prática coerente com essa perspectiva?
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117Q977003 | História, Professor I e II História, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Com base nos estudos contemporâneos acerca da identidade, cultura e das complexas relações de poder que permeiam as sociedades, analise cuidadosamente as proposições apresentadas a seguir, classificando-as como verdadeira (V) ou falsa (F).

(__)A construção das identidades está sempre associada a dinâmicas históricas e culturais.
(__)A memória coletiva é neutra e desvinculada de ideologias.
(__)As relações de gênero são socialmente construídas, e não biologicamente determinadas.
(__)O poder simbólico pode legitimar desigualdades sociais por meio da cultura.

Qual das alternativas abaixo indica a análise correta das afirmações dadas, de cima para baixo?
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118Q977006 | Português, Professor I e II História, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Entrar no espaço muda o corpo humano — e, inicialmente, isso parece incrível.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpq2329ex05o. adaptado

Assinale a alternativa correta quanto à nova pontuação sem alteração do sentido original da frase.
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119Q977033 | Educação Física, Professor I e II Educação Física, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

O desenvolvimento das capacidades físicas é essencial tanto para a promoção da saúde quanto para o aprimoramento do desempenho motor em diferentes contextos. A prática pedagógica na Educação Física deve considerar a função de cada uma dessas capacidades, sua interdependência e os benefícios específicos que oferecem à aptidão física geral. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I.A resistência muscular localizada está diretamente associada à capacidade de realizar movimentos de alta intensidade por curtos períodos de tempo, sendo especialmente relevante em atividades que exigem explosão, como o salto em distância.
II.A força muscular é fundamental para ações cotidianas como carregar peso, empurrar objetos ou manter a postura corporal, sendo um componente essencial daaptidão física relacionada à saúde.
III.A velocidade, por ser uma capacidade voltada à execução de gestos motores simples, tem menor influência no desenvolvimento global da coordenação motora em atividades complexas.

Está correto o que se afirma em:
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120Q976973 | Português, Professor I e II Anos Iniciais, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Quando "se trata" de músculos, é um caso de "usá-los" ou "perdê-los".
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cpq2329ex05o. adaptado

As normas-padrão de colocação pronominal destacadas na frase denominam-se, respectivamente:
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